Elétricos são os veículos preferidos pelas mulheres e os mais velhos

58 Comentários

Quando se fala em veículos elétricos há vários mitos e até narrativas de gozo. Mas a mobilidade elétrica está aí e como em tudo há sempre vantagens e desvantagens. Sabia que os elétricos são os veículos preferidos pelas mulheres e os mais velhos?

Elétricos são os veículos preferidos pelas mulheres e os mais velhos

Veículos 100% elétricos ainda têm pouco impacto em Portugal

Segundo dados do Observatório ACP, os carros elétricos são maioritariamente conduzidos por mulheres, na faixa etária entre os 35 e os 44 anos ou pela faixa de 75 ou mais anos e de classe social alta, sendo nas Ilhas a maior penetração destes automóveis.

Os veículos 100% elétricos ainda têm pouco impacto em Portugal, onde a sua penetração corresponde a 3,5%, o que equivale a uma subida de 1,3% face a 2023, ano em que o Observatório ACP lançou o estudo pioneiro sobre o tema.

Mas 51% – mais 9% do que em 2023 – admite ser pouco ou nada provável a compra de um carro elétrico, em virtude do preço, autonomia e demora no carregamento.

Elétricos são os veículos preferidos pelas mulheres e os mais velhos

Das pessoas sem carro elétrico que participaram no estudo, a maioria (57%) assume que é atualmente mais barato circular com um veículo elétrico do que a combustão, mas apenas 30% admitem a possibilidade de comprar um carro elétrico.

Na escolha do local para carregar os seus veículos, os condutores optam em primeiro pelo Preço mais baixo (69%, menos 6pp face a 2023), localização (65%, menos 2pp face a 2023) e carregadores rápidos (+ potência) (59%, mais 5pp face a 2023).

A escolha do local é feita para 37% (subida de 4pp) dos condutores através da App, 29% optam pelos locais que já conhecem (subida de 6pp) e 16% utilizam o computador de bordo (descida de 2pp).

Encontrar um posto de carregamento disponível é para 27% uma tarefa difícil. Maior dificuldade em encontrar um posto de carregamento nas pequenas cidades e vilas (49%, descida de 6pp face a 2023) e nas áreas rurais (46%, descida de 3pp face a 2023).

O Alentejo é a zona considerada mais difícil para encontrar postos de carregamento (28%, subida de 3pp). 16% afirmam nunca ter sentido dificuldades em nenhuma zona do país.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Pois, isto de trabalhar com pedais e caixa manual é para quem tem kit de unhas.
    Não é para todos, percebe-se.
    Carrega…

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      na cidade nada bate um carro com caixa automática (ou equivalente que não usa embraiagem) o resto é conversa.
      “kit de unhas” é para quem faz uns track days ou competição mas como nunca sequer deves ter andado numa pista, exceto talvez com uns karts com motor de rega e mesmo assim ficaste assustado com a velocidade daquilo, sabes lá o que isso é… 😀 😀 😀

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Aquilo que o @PorcoDoPunjab é um pouco bah até porque quem diz que tem kit de unhas geralmente só se acha.

        No entanto, pessoalmente prefiro caixa manual em cidade, não porque seja melhor ou pior, mas porque sinto que tenho maior controlo do carro para fazer aquilo que quero.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          se ao menos existisse forma de meter mudanças em caixa automatica.. oh, wait..

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Zé Fonseca, está lá o pedal da embraiagem?
            No meu carro com caixa DSG o pedal não está lá.
            Pelo menos nunca o vi.

            E a ideia de meter as patilhas de mudanças atrás do volante aquilo deve ter sido ideia criada na casa de banho.

            Tentei usar aquilo uma vez e estava sempre a ligar as escovas LOL

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Fusion, em lado nenhum eu disse que tinha esse tal kit de unhas.
          Apenas disse que é preciso ter, não disse que o tinha.

      2. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        MLopes, as coisas que vc sabe sobre mim.
        Estou estupefacto…

        Apenas falhou na velocidade, de facto quanto mais depressa me desloco mais gosto.
        No resto acertou em tudo, menos no kart com motor de rega, até porque o mais certo é se me sento num aquilo nem sai do sítio.
        Isto bem visto, afinal falhou em tudo…

        Tenho dois carros, um automático e outro manual.
        Gosto mais de conduzir o manual.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      No dia a dia não há nada melhor que mudanças automáticas.

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Em autoestrada são “todos” automáticos, é mais divertido conduzir com caixa manual mas não é mais confortável que caixa automática, é apenas a minha opinião pessoal.

    3. Avatar de RD
      RD

      Que comentário machista e preconceituoso.
      Tenho décadas de condução de veículos com caixa manual.
      Já tive caixa automática em veículo a gasóleo e agora também tenho veículo elétrico.
      Não me sinto velho nem feminino. Simplesmente dou preferência à suavidade de condução, ao silêncio, ao conforto no para-arranca, mas não significa que não tenha unhas para um carro com mudanças manuais, e atenção que o binário nos VE para quem quiser abusar, pede boas unhas também. Por último, no que toca à boa condução, não é regra que as mulheres possam conduzir pior ou melhor. Depois de muitas centenas de milhares de kms na estrada e sem sinistros, digo com segurança pelo que vejo, que há muito homem que não sabe o que anda a fazer na estrada.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Até ao dia de hoje não me lembro de ver nenhuma mulher a conduzir um carro elétrico e já andei por muito lado. Não me devo ter apercebido.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não? 😀 cúmCaneco tens de conduzir e olhar para o ambiente, tira os olhos do combustível 😀

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Eu num elétrico olho é pra o nivel da bateria…. num a combustão o que menos me preocupa é o ponteiro do combustivel! 🙂

        1. Avatar de Vítor M.

          🙂 pronto, seja. Mas podes olhar as vistas. Nos elétricos a ansiedade ainda é um problema. Hoje cheguei a casa com 1% no Polestar 3 🙂

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Precisamente caro Vítor 🙂 E numa pessoa ansiosa ainda mais.

          2. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @Vítor M.- cognome o Corajoso 🙂 🙂

          3. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
            BurroFuiEuQueEstudei

            A sério? Vítor isso é que foi “esticar” a autonomia do EV 🙂

          4. Avatar de MLopes
            MLopes

            já cheguei à bomba de combustível duas com 0km de autonomia num mx-5 nd2 😮
            é burrice, mas às vezes as vistas são bem mais agradáveis do que o quadrante 😀 😀 😀

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Já agora, e para lhe responder Vítor, eu não vivo nem ando em grandes cidades. O meio onde vivo é pequeno, por isso disse isso. Mas sim, é verdade que ando até em autoestradas e é raro ver mulheres em carros elétricos. Pode acontecer que elas até andem mas como eu disse nunca vi nenhuma a conduzir um. E também é verdade que não há muitas mulheres a conduzir carros elétricos, toda a gente sabe isso.

        1. Avatar de Vítor M.

          Nas grandes cidades, até nas cidades fora do arco das grandes (Lisboa, Porto) há muitas mulheres já ao volante dos elétricos, Braga, por exemplo, vejo muitas (muitas, dentro do razoável, claro, porque a maioria ainda conduz carros térmicos).

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Não digo que não e você até estará certo, mas quanto a mim e que eu digo na minha pessoa é que eu não me lembro de ver nenhuma mulher a conduzir um carro elétrico. O meio onde vivo também é um meio onde não há grande riqueza por isso não é de admirar.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          acho que onde vives não existem é mulheres

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Deves ser cego, então teslas é mato

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        E agora também moda aqui para os nossos lados o Kia EV9, praticamente só conduzidos por senhoras, o carro é lindo mas pelos visto é carro de senhora 🙂

    3. Avatar de PTO
      PTO

      Vejo muitas. Então na empresa onde trabalho são mais que os homens.

    4. Avatar de Leonel matos
      Leonel matos

      Lol já vi bastantes.

    5. Avatar de Gustavo
      Gustavo

      é leafs, ids, zoes, EQEs, de vez em quando a aberração do machE…

  3. Avatar de AlexS
    AlexS

    Mudanças manuais é a razão.

  4. Avatar de Fernando
    Fernando

    Sou mais velho do que penso…. ou então, estou demasiado em contacto com o meu lado feminino!!! 🙂

    1. Avatar de BurroFuiEuQueEstudei
      BurroFuiEuQueEstudei

      Já somos dois hah aha hah hah ah ahah h a

  5. Avatar de Max
    Max

    Diz o estudo que: “Relativamente aos carregamentos, a grande maioria (86%) carrega o veículo em casa”.
    Dos que não carregam em casa, uma parte há de fazer o carregamento na empresa, mas o estudo não diz quantos. E também não diz qual é a parte dos que carregam só na rede pública (não carregam em casa nem na empresa) – só se sabe que são menos de 14% dos que têm um veículo elétrico.

  6. Avatar de Grijó
    Grijó

    ? A Aston Marin já aposta em eléctricos? Pensava que esta marca só tinha carros a combustão

  7. Avatar de Factos
    Factos

    Cozinhas e Lares de idosos existem por algum motivo.

    1. Avatar de Joachim P.
      Joachim P.

      ahahahhah

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Sem dúvida a opção preferida de quem já não tem a destreza suficiente para conduzir e por quem não faz ideia do que é a condução.
    Em ambos os casos, compram pq ouviram dizer que os elektros andam sozinhos.

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      os carros de caixa automática têm imensas vantagens no dia-a-dia e com as caixas automáticas atuais dá para fazer coisas que nem imaginas em modo manual.
      os carros com com caixa manual são bons para quem sabe se divertir e para uns track days

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        “…dá para fazer coisas que nem imaginas em modo manual…”

        Como o que, por exemplo? Pergunta genuína.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Com patilhas acredito q se safem.

      3. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        track days com caixa manual é mesmo de quem nunca foi brincar para o estoril

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Estoril?
          O Autódromo Fernanda Pires da Silva fica em Alcoitão, Estoril é só para inglês ver.

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Para mim condução é levar o carro de um ponto ao outro. Brincar com a caixa de velocidade é para racers.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Conduzi carros manuais durante 20 anos, é mais um empecilho que outro coisa.

        E no transito das cidades só te queres ver-te livre delas e em AE vais em 5/6 mudança o caminho todo. É como na culinária, onde a maioria pensa que é um bom chefe de cozinha por grelhar bifes na churrasqueira, mas a maior parte deles o que cozinha melhor são noodles de microondas…

        1. Avatar de RD
          RD

          Bem dito. Deixei um comentário acima semelhante.
          Esta malta esquece-se que quem tem VEs ou até mesmo carros a combustão interna pode ter décadas de experiência com carros de mudanças manuais, e por incrível que pareça, depois de mudar para VE ou caixa automática/robotizada, ainda continuam a saber conduzir com caixa manual se preciso, e com melhor precisão que os aceleras que ainda vivem no tempo em que o Fast and Furious estava na moda

    3. Avatar de JL
      JL

      O que é condução ?

    4. Avatar de RD
      RD

      Treta, pura treta!! Que comentário miserável

  9. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Tem toda a razão, então num semáforo, o combustão, 1@ vroomm, 2@ vroommm, 3@ vroommmm, eu no meu VE , ssssssss , eeh , já foste …

    1. Avatar de MLopes
      MLopes

      só mesmo isso e retas porque depois quando chegam as curvas…já foste… 😉 😀

      1. Avatar de Antonio Vasco
        Antonio Vasco

        Qual é que já foi, o combustão ou o eléctrico? Porque o eléctrico faz qualquer curva de gás

      2. Avatar de JL
        JL

        Então as curvas para eléctricos são diferentes ?

  10. Avatar de Anung
    Anung

    E do JL…

    Resumindo, o JL gosta do mesmo que elas gostão.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Já comeste a sopa? 🙂

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Este ouviu falar do que elas gostam e apareceu logo para reclamar um bocado 🙂

    2. Avatar de JL
      JL

      Não gosta de coisas que também gostam ? Era estranho.

    3. Avatar de RD
      RD

      Tiraste a vista do dicionário para olhar para a manete das mudanças… que coisa de principiante

  11. Avatar de Aires
    Aires

    Este post claramente tem foco nos comentários. hahaha
    Realmente carros elétricos com mais tendência a terem assistentes de condução terá como clientes pessoas com mais preferências nessa área.
    Pessoal mais velho entende-se, as mulheres, bem talvez elas deveriam analisar isto e tirar as suas conclusões.
    Para nós homens, já se faz piada do tema a vários anos, e assim teremos de continuar.

    1. Avatar de JL
      JL

      Mas todos têm assistências à condução, isso não é um exclusivo destes.