“É um carro, não um telefone”! Volkswagen confirma regresso dos botões aos seus carros

38 Comentários

A indústria automóvel parece estar a dar um passo atrás no que toca às interfaces do condutor. Até agora, o caminho parecia apontar para um futuro sem botões e focado em ecrãs táteis, mas isso está a mudar. A Volkswagen mostra agora isso mesmo e confirma regresso dos botões aos seus carros.

Volkswagen botões carros interface

“É um carro, não um telefone”!

A Volkswagen está a trazer de volta botões físicos para todos os seus veículos, após ter adotado ecrãs tácteis nos últimos anos. Numa entrevista recente, Andreas Mindt, responsável de design da gigante automóvel alemã, classificou a decisão de retirar estes botões como “um erro”.

“A partir do ID 2all, teremos botões físicos para as cinco funções mais importantes – o volume, o aquecimento de cada lado do carro, as ventoinhas e a luz de emergência – por baixo do ecrã”, explicou, Acrescentou ainda que: “Não é um telefone: é um carro.”

Isto não significa que os ecrãs tácteis vão desaparecer dos novos Volkswagen. Apenas que os condutores terão agora a opção de controlos físicos para as suas tarefas mais utilizadas no dia a dia. Os novos comandos deverão estrear-se no ID.2all, um pequeno veículo elétrico económico que será lançado na Europa.

Volkswagen botões carros interface

Volkswagen confirma os botões nos carros

No ano passado, a Hyundai prometeu manter controlos físicos para as suas funções importantes, como ajustes de volume e ar condicionado. O seu responsável de design destacou os benefícios de segurança de ter um botão físico fácil de utilizar.

Em 2022, um estudo descobriu que os condutores eram mais capazes de executar tarefas simples, como sintonizar o rádio ou aumentar a temperatura do carro através de botões físicos. A Tesla também regressa aos controlos físicos e reais, pelo menos parcialmente. A empresa reintroduziu a haste do pisca-pisca na coluna de direção no recém-renovado Model Y.

Os reguladores europeus também celebram a transição de volta aos botões físicos. A partir de 1 de janeiro de 2026, os automóveis novos vendidos na UE necessitarão de botões ou interruptores físicos para a buzina, limpa-para-brisas, indicadores de mudança de direção, luzes de emergência e características SOS. Isto para obter a classificação de segurança mais elevada do Programa Europeu de Avaliação de Automóveis Novos (NCAP).

Será o fim dos ecrãs tácteis nos carros na Europa? A Tesla é a mais afetada

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    As multas são pesadas para quem vai a conduzir ao telemovel. Mas todas as marcas de automoveis, cada vez mais equipam as viaturas com écrans enormes, com mais funções e opções de comunicação, e que na minha opinião são um grande factor de distração. Será isto o novo normal ??

    1. Avatar de tesliman
      tesliman

      Mas que raio de comparação é essa de o ecrã de um telemóvel com 1 de um automóvel que é Pelo menos 6 vezes maior? o software de um automóvel é feito para usares Praticamente só olhando um segundo para o ecrã, no entanto quando estás a falar ao telemóvel estás bastante tempo e ainda mais perigoso é que muita gente está a ver mensagens em várias redes sociais. Mesmo em muitíssimos modelos com bluetooth, inclusive em carros muito recentes elétricos, eu vejo muita gente com o telemóvel na mão a falar e até a escrever. Por isso mesmo sou totalmente a favor de tirar imediatamente a carta a quem estiver ao telemóvel. Já estive na iminência de acidente porque as pessoas iam distraídas com o telemóvel e mudavam de faixa de rodagem ou batiam no carro da frente. Ainda recentemente vivare as pessoas quase a serem atropeladas na passadeira porque os condutores não paravam por irem distraidas com o telemóvel, isto é gravíssimo!

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Desculpa más não, pelo menos comigo ps botões são mais fácil e práticos, até porque o facto de serem botões permitem-me acionar o mesmo sem olhar apenas pelo tato. Já com os ecrãs táteis, sejam eles de que tamanho, a maioria das vezes dou por mim a pedir ao passageiro se houver para ele fazer determinada ação por mim, e no caso de estar sozinho, abrando sempre, vou devagar e faço o que tenho a fazer. Já tive bastantes sustos a pala dos novos sistemas táteis dos carros.

      2. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        Não e o tamanho do ecran, mas sim desviar o olhar para a tela em vez de estar atento ao transito. Esse é o perigo. com botões normalmente interagimos com eles sem ter que olhar.

  2. Avatar de rui
    rui

    Ou seja a VW confirma que não sabe implementar sistemas modernos baseados em toque e necessita de voltar ao que fazia a 10 anos…

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Moderno é muito diferente de ser melhor e mais prático.
      Até porque o verdadeiro objectivo do “one screen only” é o corte de custos.

      1. Avatar de rui
        rui

        Se Marcas como a Tesla consegues ter o ecrã e não há perda de segurança pois usas igual ao botões fisicos, porque é que na VW isso é diferente? ou na Stellantis com os atalhos e a confusão que isso é…

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Não é igual. sem botaoes tens de retirar os olhos da estrada.
          Eu com botoes faço as coisas sem olhar.

        2. Avatar de Fernando P
          Fernando P

          Isso não é verdade.
          Na tesla a muitas funcionalidades só funcionam através do écran tátil.
          No entanto a VW devia estar calada, porque tambem usa nos seus carros “tradicionais” botões táteis (ar condicionado no T-ROC) que são difíceis de usar e são quase iguais aos dos écrans táteis, ou até piores.

        3. Avatar de Peter
          Peter

          Não há perda de segurança…
          Tem olhos na ponta dos dedos?

    2. Avatar de Luis
      Luis

      As marcas alemãs têm sempre sido um pouco cépticas à mudança. Vê-se isso pelo enorme atraso que têm no desenvolvimento de carros elétricos acessiveis. NA minha opinião estavam à frente de muitos outros quando se deu a corrida ao elétrico e acabaram por ficar para trás. Então agora com a concorrência chinesa estão mesmo a anos-luz da concorrência, especialmente na relação preço/qualidade. É pena porque a indústria alemãé um dos principais motores da economia europeia, mas têm de pensar que o mundo não gira em torno deles. Ou se adaptam ou ficam para trás. Marcas como a VW, substimam demasiado o consumidor, aliás depois do dieselgate acho que não têm mais credibilidade em perspetivar o futuro. Isto passa-lhes quando as vendas começarem a cair a pique.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Compra um tablet e monta-te nele na estrada 😀
      Ou então espera pelas naves espaciais, que estão quase quase a ser acessíveis

  3. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Por um lado até concordo dos botões, uma pessoa com os botões fisicos, nem precisa olhas e sabe mais ou menos onde estão, com o ecrã tátil temos de olhar para saber se estamos a clicar no sitio certo, isso resulta em um momento de distração.
    Mas isto é a minha opinião.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Concordo plenamente é mais prático utilizar os botões físicos na minha modesta opinião.
      Coisas tão simples como ligar e alterar a temperatura do AC, por exemplo ñ requer tirar os olhos da estrada com os botões.

    2. Avatar de rui
      rui

      Depende, se tivermos a falar de algo tipo Dacia Sandero que tem meia duriza de botões, pode ser verdade, mas antes dos “tablets” aparecerem, começavas a ter modelos que a consola central começava a dar vibes de cockpit de um Boieing 747 dos anos 80…
      Se tens 50 ou 80 botões a tua frente, podes ter memoria muscolar para meia duzia deles, mas não para todos e vais ter de olhar para ver qual é mesmo o botão para ligar o desenbaciamento traseiro…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Só podes estar a brincar.
        Os botões mais utilizados vais decorar em pouco tempo, diria assim de repente os mais utilizados, desembaciador de vidro, por norma bem visível e acessível, Ac, abertura de vidros e portas, espelhos retrovisores, piscas, limpa para vidros, comandos do rádio, o resto é supérfluo.
        Ter o GPS, nos “tablets” também não me parece a melhor opção, acho que os “tablet” devem ser apenas e só para entretinimento e algumas configurações que faças de muito quando em vez, é a minha opinião e vale o que vale.

        PS. @rui, espero que compreendas que estamos a conversar o facto de não estarmos de acordo não me impede de respeitar a tua opinião apenas não concordo com ela.

        1. Avatar de rui
          rui

          Eu percebo a opinião, só digo que pode igualmente complicar, isso de decorar é giro quando andas num só carro, lembro-me de andar em carros que tirando o radio era meia duzia de botões e obviamente sabia onde ir sem olhar, mas carros mais modernos mesmo com botões para as funções já começam a ser tantos ao pé uns dos outros que não é tão imediato. Isto é especialmente verdade quando andas em carros diferentes, como foi o meu caso quando tirei a carta, pois andava no carro que tivesse disponivel lá em casa e eram todos de marcas diferentes com equipamentos distintos e disposições distintas…

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            @rui, eu durante anos trabalhei com vários carros tanto ligeiros e pesados, com sinalização de urgência e nunca foi um problema. mas lá esta quando acabas-te de tirar a carta, agora já não é assim tão problemático.
            Atenção não sou contra os “tablet” acho é que é complicar o que é simples no que toca as funções básicas do carro.

        2. Avatar de Jose
          Jose

          Completamente de acordo.

        3. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          O ecra central deve ser para tudo menos entretinimento ahah então estás a dizer que te distrais a carregar num botão tatil mas depois queres por netflix no ecra central ou o jogo do solitário ahah

          1. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Mas quem é que falou em Netflix, para ti musica, tipo Spottily Apple Music não é entretinimento?
            Já sei a culpa é da esquerda e o Put In não é um ditador, certo?

    3. Avatar de MLopes
      MLopes

      sem dúvida!

  4. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Pela descrição da “alteração” basicamente não vão mudar nada, nos ids esses botões ja existiam, é uma noticia para obter sentimento positivo pela VW.

  5. Avatar de Nuno Magalhães
    Nuno Magalhães

    Em 2021 já o CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imparato, dizia que “vende Alfa Romeo e não iPad com um carro à volta”.

    Principalmente para pessoas com alto índice de distração, quanto mais ecrã pior.

  6. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Uma das razões que não quis um TESLA e prefiro de longe o meu MeganE. E mesmo assim, acho o ecrã do meu exagerado e demasiado baixo.

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      A Renault neste momento e para o meu gosto pessoal, está com umas linhas muito bonitas, para o meu gosto pessoal.

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    Concordo a 100% alguns botões mais diretos são importantes como o ar condicionado e o triângulo. São um fator de segurança ao volante.

  8. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    ecrã para sistema de info entretenimento SIM
    ecrã para operar os sistemas essenciais à condução, mais: ventilação, desembaciamento, volume do rádio, vidros, limpa pára brisas, NÃO.

    1. Avatar de rui
      rui

      Vidros no ecrã central nunca vi… o resto tirando o volume do radio, tudo é automatico em carros modernos…

  9. Avatar de MLopes
    MLopes

    era tão bom se se desse o regresso dos principais botões físicos. aquilo que se perdeu em ergonomia por uma suposta modernidade é absurdo

  10. Avatar de Pedro
    Pedro

    E mais fiabilidade?…. tipo melhores bombas de água, queima acentuada de óleo de motor, injectores com defeito de fabrico, start and stop. E mais e mais e mais. Vergonha de marca!

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Só precisa de 2: travão ⏸️, acelerador ▶️

  12. Avatar de Grunho
    Grunho

    Ou são ingénuos, ou são otários. O chiffre d’affaires das marcas faz-se com os carros que avariam, não com os carros que duram. E os botões avariam muito menos que os ecrãs.

  13. Avatar de sirHamiltonCampeão2025
    sirHamiltonCampeão2025

    Excelente notícia! Botões são melhores que ecrãs!

  14. Avatar de João
    João

    Parece que tudo andou depressa de mais por causas das modas e dos idioters…telefone multa…ecrans com app complicadas que tiram os olhos da estrada=0!
    enfim

  15. Avatar de Carlos
  16. Avatar de PTO
    PTO

    LOL
    Acabou de apresentar um para 2027 que quase não tem botões, mas sim um ecrã de um portátil no tablier e agora vem com esta treta? É caso para dizer “olha para o que eu digo e não para o que eu faço”. 🙂