E se os autocarros utilizassem câmaras para combater o estacionamento ilegal?

14 Comentários

O que acha desta ideia? Não será, ainda, para Portugal, mas os autocarros Metro, em Los Angeles, utilizarão câmaras alimentadas por Inteligência Artificial (IA) para combater o estacionamento ilegal.

Autocarros Metro

A IA já era, antes, utilizada para vários fins sem que déssemos conta, por não associarmos determinadas possibilidades à tecnologia. Agora, temos conhecido, mais proximamente, as suas aplicabilidades e percebido que pode ser adaptada a quase tudo, facilitando, em muito, alguns processos.

Desta vez, a notícia chega dos Estados Unidos: em Los Angeles, os autocarros Metro utilizarão IA para multar os veículos que estiverem ilegalmente estacionados nas faixas dedicadas a si.

Câmara de vigilância

De acordo com a Metro, o programa ficará operacional no final de 2024, dois meses após sensibilização da comunidade, de modo a garantir que o público está informado sobre os objetivos, o calendário e os efeitos da nova iniciativa. Os testes, porém, estão previstos já para este verão.

O governo informou que os condutores terão um período de 60 dias, durante o qual poderão familiarizar-se com o sistema. Os avisos que ocorrerem nesse período serão apenas informativos e não constituem motivo para quaisquer infrações.

O programa, desenvolvido pela tecnológica Hayden AI, visa melhorar os horários dos autocarros, aumentar o número de passageiros e resolver problemas de mobilidade.

Autocarro Metro, em Los Angeles

No ano passado, aliás, a empresa recebeu a aprovação do conselho de administração da Metro para instalar 100 sistemas de câmaras ao abrigo de um acordo de 11 milhões de dólares. O contrato teve início em dezembro e prevê-se que esteja em vigor durante cerca de cinco anos.

Este programa surge, na sequência de uma infração de estacionamento, que fez o Departamento de Transportes de Los Angeles detetar uma falha no sistema.

 

Câmaras ajudarão a detetar e multar estacionamentos ilegais nas vias dos autocarros

Tendo a aplicação das novas regras de estacionamento em vista, serão instaladas câmaras no interior dos para-brisas dos autocarros Metro para procurar carros estacionados nas faixas de rodagem e nas paragens de autocarro. No ano passado, o Conselho Municipal autorizou uma coima.

De acordo com a Metro, cerca de quinze das câmaras serão instaladas em autocarros das linhas 212, que viaja de Hollywood/Vine para as estações Hawthorne/Lennox via La Brea Avenue, e 720, que viaja de Santa Monica para o centro de Los Angeles via Wilshire Boulevard. Além destas, também, alguns autocarros das linhas 910, 950 e 70 de San Pedro, no centro de Los Angeles.

O diretor de crescimento da Hayden AI, Charles Territo, explicou que, embora as câmaras de segurança alimentadas por IA procurem continuamente carros estacionados ilegalmente, o sistema foi concebido para registar apenas quando se nota uma possível infração.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Espero q sim, a começar pelos elektros q circulam na faixa de BUS impunemente a atrasar a vida a milhares de pessoas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Os eléctricos não podem circular na faixa de bus, só na Noruega.

      Essa electrofobia anda a ficar preocupante.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A noticia reporta-se Los Angels,
        que fica na Califórnia q tb autoriza EV’snessas faixas..

        1. Avatar de JL
          JL

          Pois, também não é verdade.

  2. Avatar de Tuga
    Tuga

    Pago um traçado ao tuga que tiver a coragem de implementar isto aqui na tugalândia.

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Em braga vão começar a fazer isso…para já as multas vão ser em modo de alerta para os condutores, mas caso seja um sucesso, as multas viram reais e a doer.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    Apoiado. E a seguir câmaras para os ciclistas para denunciar os que estacionam nas ciclovias e os que ultrapassam sem deixar o 1,5 metros de afastamento.

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      E a seguir câmaras para os carros filmarem a esmagadora maioria dos ciclistas que não pára nos sinais vermelhos! Ou os ciclistas que andam lado a lado a empatar o trânsito, quando podiam facilitar e ir um atrás do outro, causando embaraço ao trânsito.

    2. Avatar de Luis
      Luis

      E os ciclistas em contra mão multarem todos os carros que vêm contra eles

  5. Avatar de JC
    JC

    Entre as medidas que fazem sentido esta é perfeitamente aceitável enquanto combate ao estacionamento abusivo.
    Aqui só é multado quem quer!

  6. Avatar de Fred
    Fred

    E se nos tornassemos todos polícias uns dos outros? Denunciantes profissionais tal como na Alemanha nazi e alguns casos dos 48 anos da ditadura em Portugal?
    Que vergonha.

    1. Avatar de JL
      JL

      Isso é o seu acontece num civilização responsável, assim todos cumprem as leis, pagam poucos impostos, poucas multas e tudo funciona bem, já que uns não têm de suportar os erros e vontades de outros.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não posso estar mais de acordo. Quanto mais polícias e mais denunciantes menos criminosos. E perseguir malfeitores com o apoio dos cidadãos não tem nada a ver com ditadura.

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Na Alemanha, cuida-se do bem estar do povo. Se algo está mal, participa-se e as autoridades tomam conta do caso. Cá deveria de ser feito o mesmo.
      Agora essa das câmaras com o tal IA, não estou muito de acordo. Preferia que equipassem os autocarros com para-choques de aço e resolviam-se muitos problemas…