E se no futuro não houver semáforos na estrada?

10 Comentários

Parece descabido e caótico pensar numa estrada sem semáforos e numa geração que pensa nos semáforos como uma ferramenta obsoleta. No entanto, depois de ver os resultados de um estudo, realizado ao longo de dois anos, um engenheiro afirmou que poderá ser possível concretizar uma mudança deste calibre.

Semáforos

Cerca de 270 câmaras colocadas na estrada permitiram aos Nissan Leaf prever potenciais perigos, como autocarros parados nas faixas de rodagem. Os testes foram realizados ao longo de dois anos e recolheram o desempenho de dois carros autónomos fabricados no Japão, enquanto completaram centenas de voltas ao longo de um percurso, em Woolwich, no sudeste de Londres.

Segundo o Sky News, este deverá ter sido o primeiro estudo a envolver tecnologia de condução autónoma, no Reino Unido, a par da utilização da infraestrutura da estrada e dos sistemas dos próprios veículos.

Se pensarmos talvez daqui a 20 ou 30 anos, será que podemos então começar a pensar nas infraestruturas no exterior? Pode começar a remover algumas dessas infraestruturas, tais como os semáforos?

Questionou Thomas Tompkin, engenheiro no Smart Mobility Living Lab.

Condução autónoma

Embora reconheça que “há muito trabalho a ser feito antes que isso aconteça”, o engenheiro acredita que “é aí que se pode começar a ver uma mudança sísmica na forma como as nossas estradas estão dispostas”.

Conforme recorda o Sky News, no passado, a ideia dos veículos de condução autónoma foi apoiada pelo governo britânico, uma vez que mostrou empenho em introduzir legislação que permitisse a sua utilização. Além de ter expressado vontade, o governo também investiu sete milhões de libras num projeto chamado ServCity. De acordo com o ministro dos transportes, Jesse Norman, este surgiu com o objetivo de colocar o Reino Unido na “vanguarda da inovação”.

 

Leia também:

Combustíveis: Preços vão aumentar! Saiba onde é mais barato…

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de _RJCA_
    _RJCA_

    Se a maioria dos condutores que eu vejo nas estradas nem os piscas usam porque razão haveria de haver sinais também. Só meia duzia de otários comigo incluido é que se preocupam em conduzir de acordo com as regras de transito…

  2. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Podiam testar este sistema na Índia. Um óptimo caso de estudo porque por lá o trânsito é bem caótico 🙂

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Os ciclistas que andam pelas nossas estradas já vivem nesse futuro.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      talvez até o carros do estado.

    2. Avatar de Oh
      Oh

      Lol
      Mentira não é..

  4. Avatar de Gerbilo
    Gerbilo

    É devido a esse pensamento generalizado que acham que é divertido fazer razias aos mesmos sem pensarem….ao contrário dos condutores eles não tem metal a proteger os mesmos em caso de acidente.
    Gostava que por uma vez te colocasses no outro lado só para experimentar. Enfim….

    1. Avatar de _RJCA_
      _RJCA_

      Uma pessoa no mínimo consciente não precisa de ser “ciclista” para entender o perigo que vocês “ciclistas” passam ao andar na via pública mas a verdade é que vocês “arriscam-se” um bocado.

      Portanto vendo bem, a culpa pode ser repartida tanto por vocês como por nós mas pela parte que me toca eu nunca fiz uma razia a um ciclista…

  5. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Já há muita gente a viver nessa realidade…

  6. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Muito mais poluição e muito mais gastos até na manutenção …

    Não é esses Pais que necessita de duas terras para o seu way of life ?

  7. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    Uma coisa é certa, melhoraria o trânsito.
    Ou podem fazer como Viseu e São João da Madeira. Rotundas em todo o lado. Turbo rotundas já agora porque 90% desta malta não as sabe fazer.