E se circulássemos em autoestradas cobertas por “telhados solares”?

19 Comentários

O tanto de estradas que temos pode ser aproveitado para outros fins, indo além da circulação de pessoas. Tendo em conta o descampado que cerca a maioria das autoestradas, porque não cobri-las com painéis solares?

Telhado solar numa autoestrada, na Alemanha

Não é a primeira vez que se pensa em algo assim, mas, agora, o projeto saiu do papel. O “primeiro teto solar numa autoestrada alemã” foi visitado, há uns dias, pelo ministro dos transportes da Alemanha, Volker Wissing.

A área de serviço de Hegau-Ost, na A81, confirma os planos do governo federal alemão: usar a vasta rede de estradas do país para gerar “energia verde”.

 

Um telhado solar a cobrir autoestradas…

O “primeiro teto solar” numa autoestrada é nada mais nada menos do que um telhado de 12 por 14 metros, composto por módulos fotovoltaicos, instalados 5,5 metros acima do asfalto. Os painéis assentam numa estrutura de aço fixada na faixa de rodagem da área de serviço.

Para já, trata-se de um projeto-piloto, cujo ponto de partida será colocar a cobertura em funcionamento. Depois, os técnicos vão recolher dados para saber como funciona uma instalação fotovoltaica, sob a qual circulam frequentemente veículos.

Tratando-se de um projeto-piloto, fruto de uma ideia inovadora, teremos de esperar para ver os resultados. Contudo, os responsáveis estimam que produzirá até 40.000 kWh por ano – o suficiente para cobrir as necessidades de dez agregados familiares de quatro pessoas.

Vamos monitorizar cientificamente o funcionamento do projeto-piloto durante um ano. Desta forma, queremos ter a certeza de que os objetivos básicos são apoiados pelas melhores soluções técnicas possíveis.

Explicou Markus Oeser, diretor do Instituto Federal de Investigação Rodoviária (BASt), em junho.

Telhado solar numa autoestrada, na Alemanha

O mesmo instituto referiu também que um dos objetivos deste teto solar passa por provar que uma estrutura de painéis é “rentável e construível em condições reais de tráfego”. Por isso é que, para já, o foco não está em atingir uma grande potência, mas antes comprovar que esta abordagem é possível.

O projeto está a ser executado na Alemanha, mas esta não é a única interessada e a única ativamente envolvida. Afinal, o teto solar para as estradas integra um estudo financiado também pela Áustria e pela Suíça: foi concebido pela Fraunhofer ISE, uma organização sediada em Friburgo, na Alemanha, e pela Forster FF e pelo Instituto Austríaco de Tecnologia, ambos sediados na Áustria.

Segundo o governo alemão, o consórcio foi encomendado pelos ministérios dos transportes dos três países – Alemanha, Áustria e Suíça -, no âmbito de um estudo conjunto sobre as infraestruturas.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Portanto em vez de o fazerem ao lado, fazem por cima, aumentando o custo, dificultando a manutenção, aumentando o perigo para os condutores, reduzindo a visibilidade, aumentando os reflexos dos farois…

    Como raio é que estas ideias saem do guardanapo onde foram rabiscadas?

    1. Avatar de nunov
      nunov

      Até pode ser uma excelente ideia, porque ocupar mais terreno e fazer desmatamento se existe espaço por cima das estradas? O custo de instalação pode ser maior, não sei se muito maior, mas se existem muitos km de autoestradas, é aproveitar esses terrenos! E quanto à parte tecnica, penso que a Fraunhofer deve ter analisado todas essas questões. Em termos ambientais, os carros andam à sobra, menos AC ligado. E com a melhor circulação de ar por debaixo dos PVs, o rendimento destes até melhora!

    2. Avatar de Miguel A.
      Miguel A.

      O aumento do custo da instalação é compensado pelo facto que não tem que pagar o terreno novamente, porque ele já foi expropriado. As novas instalações fotovoltaicas que estão a aparecer por aí tem o custo do terreno associado. Coisa que aqui não acontece. Chama-se projecto piloto por alguma razão

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        A montagem é manutenção a não ser que se corte vias, vai requerer espaço extra espaço que ou será as permas, onde se perde área, ou a volta, onde ficava bem era os próprios painéis…

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          Não se podia colocar nos railes de proteção?
          Eu já gosto pouco de andar AE, muitas delas não se vê nada de jeito e se ainda vão cobrir, nós aqui ainda temos sol que se farta, mas lá para aqueles lados não é assim tanto, lá vai o pessoal ter de tomar suplementos de vitamina D

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Pelo contrário, se nesses pontos da AE onde forem montados painéis se aproveitar para travessia de peões e de ciclistas, o custo de cada utilidade até diminui.

  2. Avatar de Marko
    Marko

    A ideia é boa, o custo das portagens das ditas autoestradas é que deve ser péssimo… Se por auto estradas sem iluminação, com piso irregular algumas delas pagamos o que pagamos imagino com painéis solares…

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      E com ajudas do fundo europeu.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Não me parece que estejam a planear cobrir toda a extensão da AE mas sim apenas alguns segmentos, como por exemplo acontece quando passamos por baixo de uma ponte de x em x km…

    3. Avatar de Marko
      Marko

      Independentemente da extensão vai ter custos de manutenção e será alguém a pagar… Os do costume 😀

  3. Avatar de LA
    LA

    E aonde vão arranjar matéria prima para o fabrico de tantos painéis celulares?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      não vão, por isso nunca vai sair do papel, além da pegada ecologica que iria causar

  4. Avatar de TT
    TT

    Seria um desastre ambiental! Iriam interferir ainda mais com os ecosistemas.
    Além de ser bonito ver o que aconteceria em caso de incêndio de um veículo.

  5. Avatar de jhvs
    jhvs

    E vê-los voar no inverno… 🙂

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Porquê?

  6. Avatar de Tobias
    Tobias

    Era fixe! Mas fixe, fixe, era: e se circulássemos em autoestradas sem pagar? Isso então…

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    Péssima ideia. Os inimigos da energia solar adoram vociferar sobre as tais “áreas verdes e de natureza arrasadas para colocar os painéis”. Se fizerem isso, perdem esse pretexto para lutar contra a energia solar. Coitadinhos, não se faz.

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Parece-me uma excelente ideia!

  9. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    Até lá ainda há muito onde implantar isso. Penso que a solução será antes a micro ou pequena produção. Telhados de apartamentos, hotéis, hospitais, pavilhões desportivos, quartéis, escolas, fábricas, etc, etc. Claro que não interessa aos grandes investidores que preferem derrubar árvores, mesmo protegidas para terem centrais de grandes potências. Outros locais que estão a surgir, parques de estacionamento de grandes superfícies, podem e devem em vez de toldos, sombreamento com paneis solares. Mas acho que se deve apostar mais nas éolicas offshore, onde há “vento” quase 24h/365