É oficial: venda de carros a gasolina e gasóleo proibida a partir de 2035

269 Comentários

O Parlamento Europeu aprovou a proibição da venda carros a gasolina e gasóleo a partir de 2035. O Texto foi aprovado com 340 votos a favor, 279 contra e 21 abstenções. Esta é certamente uma decisão que vai criar mudanças profundas no setor automóvel.

É oficial: venda carros a gasolina e gasóleo proibida a partir de 2035


Fabricantes que vendem carros com nível nulo ou baixo de emissões…são compensados

A 28 de junho de 2022, tinha sido aprovada pelos 27 Estados-membros da União Europeia, a legislação que visa proibir a venda de novos carros com motor de combustão a partir de 2035.

Hoje o Parlamento Europeu (PE) aprovou a proposta da Comissão Europeia e a partir de 2035 deixam de ser permitido a comercialização na União Europeia (UE) de novos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais exclusivamente movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035.

É oficial: venda carros a gasolina e gasóleo proibida a partir de 2035

Apesar de ainda faltar muitos anos para 2035, há objetivos intermédios de redução das emissões para 2030, tendo sido fixados em 55% para os automóveis de passageiros e em 50% para os veículos comerciais ligeiros.

Segundo a Lusa, os fabricantes que já vendem veículos com nível nulo ou baixo de emissões (entre 0 e 50 gramas de CO2/km, como veículos elétricos e híbridos recarregáveis com bom desempenho) são recompensados com objetivos de redução das emissões de CO2 mais baixos, através de um mecanismo de incentivo

Partilhar:
Tags:

Comentários

269

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Excelentes notícias 🙂

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Tirania da União Europeia é boas notícias…

      1. Avatar de RC
        RC

        Quando poder diga-me onde posso comprar um carro novo a gasolina, com motor carburado e sem catalisador.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          Não sabe que quer questões binárias quer escalares podem determinar o totalitarismo?
          Esta é uma das escalares . É uma questão de grau.

          Você pode andar nu na rua? não pode, mas o governo obriga-o a andar com a vestimenta dos guardas da revolução? não. Percebe a diferença ou ainda não?

          1. Avatar de RC
            RC

            A diferença está em você aceitar ou não.

            Ninguem está a proibir de você usar o que quiser, essa comparação não faz sentido.

        2. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          Sem catalisador? Depois quero ver se aprovado na IPO.

          1. Avatar de RC
            RC

            Ah ok, então parece que a tirania já começou há muito mais tempo. Ehehe

  2. Avatar de João Maiscedo
    João Maiscedo

    Comentário de quem não sabe a diferença entre via e faixa em 3,2,1…

    1. Avatar de Santos
      Santos

      Ele sabe bem a diferença entre faixa e via. Agora tu continuas o mesmo símio do costume.

  3. Avatar de Silva Ramos
    Silva Ramos

    Que chatice! O elétrico não tem futuro, esta é a 4 ou 5 vez que tentam implementar esta tecnologia, contudo, tem os dias contados. Senão sabem, podem perguntar no ChatGPT ou então basta fazer uma pesquisa no google ou no Youtube.
    Parabéns às marcas que estão a investir e a desenvolver a tecnologia do hidrogénio e a meu ver, a TOYOTA e quem está a apostar mais no hidrogénio. Mas como sempre, o futuro é incerto, mas espero um dia deixar o meu carro a gasolina e conduzir um carro a amigo do ambiente e da carteira tb.

    1. Avatar de AdN
      AdN

      Tanto texto e não sabes pesquisar no chatgpt a eficiência de produzir hidrogénio ( a mais eficiente tem 80%de eficiência) e também a eficiência do carro a hidrogénio da Toyota Mirai ( que anda nos 60%)?
      Pela tua grande sabedoria o futuro está num automóvel com 48% de eficiência? Nem o mais fraco dos carros eléctricos tem uma eficiência tão baixa…

      1. Avatar de Silva Ramos
        Silva Ramos

        Um bom exemplo de desinformação.

        1. Avatar de RC
        2. Avatar de AdN
          AdN

          Espero que esteja a referir-se à desinformação que eu desmontei, porque, se duvida dos meus dados, vá ao ChatGPT e pergunte qual a eficiência da produção de hidrogénio e a eficiência do Toyota mirai, e veja os dados que lhe são devolvidos.
          E até usei o melhor dos dados, porque a eficiência energética de produzir hidrogénio através da electrólise, o processo mais comum, os valores andam entre 60-70%, o que torna a eficiência do veículo a hidrogénio ainda pior. Continua a ser melhor que a gasolina e gasóleo, mas muito menos que o eléctrico…

    2. Avatar de RC
      RC

      Então e hidrogénio tentaram quantas ? Já que é uma tecnologia em evolução há 180 anos.

      Carros a hidrogénio são menos amigos do ambiente que os eléctricos, razões são simples, usam mais minérios raros e gastam muito mais energia.

      Ja agora, os a hidrogenio da toyota sao carros eléctricos, já que a alternativa que apresentou não é funcional nem viável, quem quer um carro que tem 45 kms de autonomia a fazer uma média de 67 km/h ? E no fim gasta 300 a 350 euros em hidrogénio por cada 100 kms ?

    3. Avatar de Rui
      Rui

      O hidrogenio é altamente eneficiente mas ninguem aqui referiu os eletricos so se disse que os a combustao iam acabar as alternativas venham elas quantas mais melhor quero é deixar de dar lucro a galp

  4. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Seria expectável esta medida, no entanto, será necessário reduzir as emissões da indústria e aviação comercial também. O que temos a ganhar com isto, é sobretudo uma qualidade de ar e menor ruído nas cidades. Falta a questão dos ciclomotores e motociclos, que são grandes causadores de ruído.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Isso está no plano. É uma pena que só se fale dos sector automóvel dando ideia que os outros sectores ficam isentos.

      https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20220610STO32720/acoes-da-ue-para-reduzir-as-emissoes-dos-avioes-e-navios

    2. Avatar de jotabê
      jotabê

      Nós já estamos a contribuir para não aumentar as emissões da aviação, não fazer novo aeroporto é ser “amigo” do ambiente.

  5. Avatar de LA
    LA

    De todos os veículos a combustão, os carros e as motas, ainda são os que poluem menos.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      De onde tiraste estes números?

      1. Avatar de AdN
        AdN

        Provavelmente tirou do estudo que se a MSC fosse considerada como um país, seria o 8º mais poluente da Europa
        https ://sicnoticias.pt/especiais/crise-climatica/2019-12-09-Navios-poluem-tanto-em-Portugal-como-todos-os-carros-das-8-maiores-cidades
        Ou do estudo que diz que os 15 maiores navios do mundo poluem tanto como a frota automóvel do mundo inteiro
        https ://www.razaoautomovel.com/noticias/15-navios-puluem-mais-que-os-automoveis/

        1. Avatar de RC
          RC

          Provavelmente não soube separar, poluem em termos de NOx, onde fazem um favor aos carros, já que usam um resíduo de refinação dos combustíveis, metam-os a trabalhar a gasóleo e têm o problema resolvido.

          1. Avatar de AdN
            AdN

            Se me dissesse para os pôr a trabalhar a gasolina, aí dizia uma coisa inteligente, agora a gasóleo vai continuar a emitir NOX, que é o mais prejudicial das emissões dos motos a combustível.
            E você tem algum estudo que diga qual a redução de NOX da nafta para o gasóleo?

          2. Avatar de RC
            RC

            O próprio estudo da T&E sobre os navios, onde referem que o problema deve se ao uso de combustíveis sujos. Portanto agradeçam aos navios por terem combustível mais limpo nos carros e camiões.

          3. Avatar de AdN
            AdN

            Vamos então agradecer a todos os que queimam pneus e plástico em fogueiras porque assim são menos resíduos à deriva nos mares…

        2. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          No artigo da Razão Automóvel:

          «O Parlamento Europeu votou no mês passado a inclusão das emissões dos navios no Esquema de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa da União Européia (ECE da UE).»

  6. Avatar de jão
    jão

    é simples, importo fora da união europeia, antes isso que andar em um carro a pilhas lol

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Dás-me pena. lol

      1. Avatar de jão
        jão

        vai la andar de carrinho a pilhas vai

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Pois vou! Hoje fiz mais de 200km e gastei €2. E tu, quanto gastas para fazer 200km? 20€?

          1. Avatar de Toni
            Toni

            Falta saber a destruição produzida no ambiente para construir o teu carro…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc não gastou 2€. Gastou 2€+ a depreciação do valor diário s/o valor da aquisição.
            Se fizer bem a conta é capaz de estar a perder.
            Por exemplo, de um momento para o outro quem comprou Tesla mod 3 antes da baixa de preços levou de rompante com 10000€ de desvalorização. 10000€ dá para andar a combustão durante 13,88 anos considerando a media anual kms por carro em Portugal.

          3. Avatar de RC
            RC

            Ena, agora a luta é a desvalorização.

            Loooooool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O @Pedro enfatizou a questão da economia. O @Pedro tem que aprender a não menosprezar dados de uma equação que alteram por completo o resultado.

          5. Avatar de RC
            RC

            Então e essa conta como se aplica a outro ? Quando o fabricante lança outro carro exactamente igual com um rádio diferente ?

            Se são caros é porque são caros, se baixam de preço é porque desvalorizam. Povo complicado.

          6. Avatar de jão
            jão

            se achas que isso é para sempre xD

            Adoro ouvir o meu V8 a trabalhar, já tu ouves oque? pois bem me parecia..

          7. Avatar de RC
            RC

            Não é para sempre, no meu caso daqui a 1.5 anos até é a zero euros por 100 kms, já que tenho produção própria, faltam esses anos para amortizar.

            No caso dele ouve o seu v8 a trabalhar, lool, se fosse assim tão bom não deixavam o escape na traseira do carro, afinal o som e o fumo é bom para os outros. Lol

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Foi só um exemplo pratico e rápido corelacionado com uma recente desvalorização imposta pela marca.
            O @Pedro pode ver abaixo e analisar uma outra abordagem corelacionada com o próprio mercado(custos aquisição + utilização vs kms percorridos)
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcqpRjYkOgpZxlkBwCfg?e=gOoWCb

          9. Avatar de RC
            RC

            Comparativo mal feito, nem fui ao detalhe, mas desde quando um i3 gasta mais que um nissan ?

            Enfim.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os nrs não são meus.
            São da Fleet uma revista pró ME
            Eu limitei-me a comparar com um carro a combustão que me foi confiado por uns dias e fazer a conversão para a média nacional anual de kms por carro.
            https://fleetmagazine.pt/tco-de-carros-eletricos/
            Assim de repente já arranjámos outro lugar para vc trabalhar. Além do departamento ISV da AT, tem tb lugar assegurado na redação da FLEET para meter aqueles gajos todos na linha.

          11. Avatar de RC
            RC

            Nao, se fosse trabalhar para eles para dizer as verdades, deixam de vender revistas, mas alguém vende alguma coisa deste setor a dizer verdades ?

            Portanto até se metem os eléctricos a ter um custo de manutenção quase a dobrar de um a combustão. Loooooool

          12. Avatar de RC
            RC

            Então mas eles fizeram as contas para 120 mil, você reduziu para 36 mil, e usou os mesmos números ?

            Loooool e meteu um a combustão a consumir a consumir 4 litros, ou então 4.5 a usar os preços de há 10 anos. Looooool

          13. Avatar de yamahia
            yamahia

            Onde viu os mesmos nrs? lool
            A única coluna que não está mexida é a desvalorização pq neste caso tanto faz, o q conta são os anos.
            Eu até nem considerei pneus factor de maior desgaste num eléctrico. Eu bem tento ajudar mas nem assim me convencem eheh

          14. Avatar de yamahia
            yamahia

            Mas se lhe faz confusão tb posso deixar aqui a projecção para 120000 KMS em 4anos. Embora não seja essa a realidade em Portugal.

          15. Avatar de RC
            RC

            Erro que de baseia num erro não vai dar coisa boa. Looool

            Leaf a levarem 400 euros de manutencao é obra. Looool deve mudar até o óleo dos pneus.

          16. Avatar de RC
            RC

            Sim sim, tenta ajudar o seu ego, fora o facto de usarem electricidade a 80 cêntimos o kw e gasolina a 1.5 euros, é isso.

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde vê a electricidade a 0,80€/kWh nestes cálculos? Penso que se basearam em 0,152€/kWh, o que acho muito difícil conseguir num carro que percorre 30000 kms ao ano. Mas OK dou isso de barato.
            A gasolina já não sei a quanto estava, fiz isso em Agosto de 2021. É possível que estivesse a 1,5€/l. Mas se quer saber tiro a gasolina muito abaixo disso ainda hoje.

            Fica aí o quadro para os irrealistas 30000 ao ano em PT. Continua a não valer a pena investir num electrico:
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcqpRgylpkaD4_TKvfow?e=mHwZNh

          18. Avatar de RC
            RC

            Entao se consume 15.3 kwh / 100

            15.3 * 360 = 5508

            3672 / 5508 = 0.6666 euros o kwh.

            Fora a manutenção que é outro prego.

            Quantos aos 30 mil, isso não é nada, o meu faz 50 mil, e não é difícil encontrar com mais de 80 mil ano.

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde foi buscar esses 360?

            Eu calculei por alto do seguinte modo.
            Se em 120000 kms gastou 3672€, significa que por cada 100 kms gastou 3,06€. Fazendo o boneco é isso:
            3672€——–120000 km
            x ——– 100
            x=3,06€
            Se o carro gasta 20kWh/100 implica que cada kWh lhe tenha saído a 0,153€
            Nota: Eu faço sempre as minhas contas a 20 kWh para um BEV. É muito mais fácil para depois fazer contas de cabeça e raramente peca por excesso, ao contrario daquilo que os donos insistem em fazer transparecer.
            Nesta caso do i3 tb parece que não anda longe da verdade e não foi preciso sequer ir para a AE
            “Quando terminei a experiência e fiz contas registei 93,9 km percorridos, maioritariamente em cidade,…. Com 63,2 quilómetros tinha um consumo de 18,4 kWh/100”
            IN https://milhas.motor24.pt/bmw-i3-barato-sai-caro/

            Esse valor não existe fora de casa (penso eu de que). Mantenho que é muito difícil fazer 30000 kms ao ano sem ter que tenha que recorrer a um carregador exterior, pelo menos ocasionalmente.
            Depois é o seguinte:
            Imaginemos que eu tinha um I-Pace, parece-me da mesma gama da A4 mas nem por sombras punha aquela bisarma na minha garagem, sem correr sérios riscos de danificar a carroçaria.
            Felizmente há um carregador aqui perto:
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8ZoOLhqeWd84c35uw?e=L3zD0R
            O que estamos a ver aqui?
            Pois, custo em combustível (0,442€/kWh) para 120000 kms=10608€
            E tb só poder usar o carro dia sim/dia não porque ele leva um dia e 1 noite a atingir a carga completa. Hilariante no mínimo, não?
            Isto assim não é vida, certo?

            Então ia optar por um PCR sabe-se lá onde, olha vai já este:
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8Zq8G-AdVYJqsIp0w?e=VsU6RN
            Ao menos tinha carro todos os dias, apesar da seca de mais de 1 hora. Será que dava para almoçar para aproveitar o tempo?. Tlz, mas não no Fialho de Évora que era onde queria ir. Ora bolas iria ter que me contentar com um fastfood qq a preços superinflaccionados
            Portanto custo em combustível (0,875€/kWh) para 120000 kms=21000€

            Para comparação na A4 custo combustível (1,509/l) para 120000 kms=9064€
            E podia ir almoçar à vontade ao Fialho pq não tinha que estar à espera que o carro carregasse.
            Porque carga de água então iria querer um eléctrico. É a grande questão!

          20. Avatar de RC
            RC

            Você confundiu-me com as imagens, tinha uma com 36 000 kms e depois apareceu com essa a 120 mil.

            Ok, está errada a conta.

            Então mas se consome 15.3 porque usa 20 ? Um i3 a consumir 20 ? os donos de i3 até se riem. LOOOOOOL

            1 dia com carga completa ? mas quem escolhe um posto de 3.7 para carregar um carro com uma bateria desse tamanho ? provavelmente só você, lol

            Um ipace é idêntico a um A4 em quê ? no numero de rodas ?

            Depois escolhe um ionity para abusar novamente ? meu caro ionity é só para as marcas aderentes, fora delas não vale a pena escolher.

            Então e porque tinha de carregar lá perto ? porque não escolheu outro posto mais perto, o ipace só faz 50 kms de cada, se usar um pouco a cabeça, já que têm-a para encontrar gasolina barata, também podia usar para encontrar postos baratos.

            e porque havia de perder 1 hora ? com essa velocidade de carga, 30 minutos chega, ou vai perder 30 minutos para chegar dos 85 aos 100% e pagar o dobro ? são essas coisas que novatos ou menos entendidos não sabem.

            Se procura combustível barato, também pode procurar eletricidade barata, não procure a mais cara.

            O mesmo carregamento no carregador da galp fica por 23 euros, isto com o meu cartão.

          21. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu é que o confundi com múltiplas imagens? Don’t give me shit! 🙂
            Quanto tinha só uma imagem à disposição atirou logo com 0,80€ kWh. Eu transcrevo o que vc disse:
            -“Sim sim, tenta ajudar o seu ego, fora o facto de usarem electricidade a 80 cêntimos o kw ” loool

            Em relação ao i3 vc tem um teste real que lhe deixei feito maioritariamente em cidade e o carro mamou quase os 20 kWh/100 portanto não sei qual é a sua dúvida e pq insiste no WLTP da marca!

            Em relação aos abastecimentos com o meu suposto I_Pace agradeço muito os seus ensinamentos. Vou já mudar o plano de carregamento 0↠100 para 0↠80 para assim poupar tempo e dinheiro nos carregamentos e deste modo escuso de ir abastecer no Ionity lá perto do Fialho, esses ladrilhas! Ainda bem que me avisou!!! Aquele Tesla que se vê lá na imagem do posto tb deve ter um acordo especial. Esses gajos dos Teslas são uns sortudos têm acordos em todo o lado até nos Ionity, além de uma rede própria que não emprestam a ninguém. Fuções!
            Mas não faz mal, descobri aqui um carregador rápido para carregar 0↠80 a 5 kms de casa em vez de ser a 400m mas td bem. Para carregar de 0↠80 é só 56 minutos. Deve ser o tempo de fazer um xixi e beber um cafézinho:
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8cWWgcIMcpqbwWovA?e=Ta1JnI
            Assim sai a 0,781€ o kWh, no poupar é que está o ganho!!! Desta forma em vez de gastar 21000€ em electricidade ao fim de 120000 kms já só gasto 18744€ que já é só um poucachinho mais do dobro do que aquilo que gasto na A4.

            Mas acha que com 74 kWh na bateria ainda consigo chegar ao Fialho? É que ainda são uns 135 kms e li há uns dias que um i4 a uma média de 150 kms/h esgotou os 82kWh da bateria numa quilometragem semelhante. E 150 kms/h é a minha velocidade de cruzeiro na A4. Não queria baixar muito disso…
            Mas deve aguentar não acha? Afinal é um carro muito superior a estas vulgares pilecas do segmento D.
            E mesmo que chegue lá com a bateria nas lonas já vi que tenho lá um carregador a 400m do restaurante que sorte pá. Vai carregando enquanto almoçamos e depois no regresso até dá para ir fazendo a digestão. Faz bem andar a pé depois de almoçar. No entanto estou a pensar dormir por lá…É que o sacana do carregador leva-me 18 horas e 18 minutos para me encher a bateria até aos 80%. O que vale é que no domingo não trabalho. 😉

          22. Avatar de RC
            RC

            Simples, você deixou um quadro seu de 36 mil kms e depois apresentou um da revista que não reparei que era 120 mil. Tanto que disse que “usarem”..

            Sim, teste real com abusos, eles próprios reconhecem isso:
            “No modo Confort, o i3 fica liberto de constrangimentos e lá vai até aos 150 km/h, com aquela aceleração que impressiona sobretudo no arranque e proporciona uns interessantes 7,3 segundos de 0 a 100, um gozo para os adeptos da discussão das “poles” nos semáforos… É claro que a bateria ressente-se, ainda assim, pareceu-me, menos do que seria de esperar. Positivo!”

            Aquele tesla é mais um que conhece ou desconhece, mas decidiu carregar, mas duvido que faça como você que fica à espera num carregador Ionity que carregue até aos 100% LOOOOOOOOOOOOL

            Também espera que o seu deposito encha até à boca no modo automático da pistola ? LOOOL

            Escolha tarifários melhores, já lhe disse várias vezes que a miio depende da hora que carrega, com o meu cartão esse mesmo carregamento custa nesse posto 39 euros.

            Leu ? e você daqui para Filho consegue fazer média de 150 kmh ? eh valente, a sua A4 nessa velocidade consome 5 também, epá, sendo temos de fazer banco de ensaio do seu carro, como é possivel gastar tanto a 60 como a 200 kmh.

            É isso é, no fim de ter um não quer outra coisa.

          23. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais uma vez não me venha com tretas.
            Eu sei perfeitamente o que lhe levou ao engano, são as suas ideias preconceituosas em relação a tudo o que mexe e que não tenha uma bateria a servir como armazenamento de energia e depois precipita-se e divulga informações erradas constantemente. Neste caso até tive o cuidado de alertar que a Fleet era pró ME, mas OK

            Sim vc tb me ensinou uma horas especiais onde é possível carregar mais em conta.
            Havia de ser lindo eu chegar a casa e qd chegasse a hora da verdade parar tudo e atirar;-“Ó Maria, aguenta aí os cavalos que está na hora de ir carregar o I-Pace. Volto daqui a umas 2 horitas para continuarmos” ahahahah

          24. Avatar de RC
            RC

            São pro ME ? Onde eles se indentificam como tal e o que isso tem a ver com as comparações sem nexo onde até metem a manutenção mais cara num VE ?

            Não, preconceitos faz você, como acabou de fazer.

          25. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fdx. Gajos que dizem que abastecem a uma média a 0,15 €
            o kWh durante 120000 kms só podem ser pró ME. Nem é preciso or ver mais nada. Vc sabe isso tão bem como eu. Não se faça de parvo.
            Qt aos custos de oficina não me choca, sabendo de antemão q sobre a capa de que tem q ser mão do obra especializada têm o descaramento de levar 80€ à hora.

          26. Avatar de RC
            RC

            Tanto ? Eu neste momento abasteço a 12 cêntimos já com iva, e há tarifários bem abaixo disso.

            A mim choca, nunca paguei mais de 80 euros por uma revisão, a média é andar nos 65.

            Mão de obra especializada ?????????????????????????

            Não me diga que nas revisões vão abrir os motores e as baterias. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLL

          27. Avatar de yamahia
            yamahia

            LOOL????
            Então o que é isto?
            “Existe alguma polémica face ao elevado preço das revisões; paguei de avanço (plano de manutenção) 2500 euros por quatro revisões, sendo o preço normal 3000 já com Iva, se não for pago em avanço. São de 20000 em 20000 kms, por acaso até vou fazer a primeira esta semana.”
            IN https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=67&t=7630
            Baratinho…eheh

          28. Avatar de RC
            RC

            Looooooooooooooooooooooooooooooooooooool

            Espere espere espere, deixe ir ali há sua lista procurar o tesla model x, espere;
            Espere, esperei olha, parece que não encontrei. Ahahahhahahhaa

            Depois sou eu o pro EV. Looool

            Fico à espera que me diga onde está o filtro HEPA nesses carros. Poool

          29. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sem dúvida. vc vive uma realidade virtual.
            Tem o testemunho mais à frete de um user que comprou um model 3 usado com 4 anos e por precaução foi à Tesla fazer uma revisão. Levou logo uma ripada de 1000,00€ que é para aprender lool

            Pode comparar aqui como o modelo do povo, o Y, sai (bastante) mais caro de manter que.por ex., um Corolla
            MODEL Y
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8c6YiiEKN7AGMsUxg?e=2Ryb1X

            COROLLA
            https://1drv.ms/u/s!AvwLJVpLF7bcq8c6YiiEKN7AGMsUxg?e=33zU1U

            Convencido?

          30. Avatar de RC
            RC

            Outra mentira, o model y nao saiu há 4 anos, como tem 4 anos ?

            Então e que peças levou ? Isso não é só manutenção porque eles nem sequer obrigam a fazer.

          31. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem disse que tinha 4 anos?
            Sabe o que é manutenção programada? Isso tem um custo pré definido (se td correr dentro do esperado). São os mínimos. Não venha com histórias que nao tem custos de manutenção pq nao levam óleo.
            Olhe, eu compro o 5w30 5lts a 25,00€ no supermercado e ainda me sobram 1,3 lts para a revisão seguinte. Esse é o menor dos problemas.
            Muita sorte tem vc esse site não entrar com a contabilização do custo da bateria nas lonas ao fim de 8 anos e 1 mês.

          32. Avatar de RC
            RC

            Os teslas não têm manutenção programada, onde inventou isso ?

            https://www.tesla.com/pt_pt/support/vehicle-maintenance

            Então e porque não compra um filtro e o óleo para o tesla no supermercado ?

            Se entrar com o custo da bateria que já está paga, também tem de entrar com o custo do motor, caixa, filtro de partículas, e outras coisas, quer que continue ?

          33. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc tem um testemunho de um user que adiantou 2500,00€ (para não pagar 3000€) para 4 manutenções (a cada 20000 kms)
            Tem a evidência dos custos de manutenção de uma revista especializada no assunto.
            -Não sei o que quer que lhe diga mais.

            No entanto lembro que esta sequência alvitrei 80,00€/h para a mão de obra nos carros eléctricos.
            Afinal é pior no VW iD3 é só 108€/hora. (preços já de 2023)
            https://www.clubeletricos.com/viewtopic.php?f=9&t=8685&p=151656&hilit=manuten%C3%A7%C3%A3o#p151656

          34. Avatar de RC
            RC

            Tem ? onde ? euros ? não vi.

            Um user que você rebuscou no seu pc é alguma coisa de relevante ?

            Ah boa, ainda bem que veio confirmar que afinal os 1200 ou 1400 euros não faziam o mínimo de sentido.

            Como viu, não existe manutenção programada, porque insistir em algo tão obvio ?

          35. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc só pode estar a desconversar.
            Logo a seguir tem outro já referido que levou com 1000,00€

            Ou seja se vc se sente às vontade para andar com o carro anos a fio sem que seja visto pelos mecânicos da marca, epá força. Problema seu.

            Agora se for consciente e resolver fazer pelo menos uma inspeção por ano, conte com uma factura de ~800€ por intervenção.

            E voltamos ao mesmo. Grande parte é MO. Inicialmente falei em 80/h mas pelos vistos já passa dos 100€

          36. Avatar de RC
            RC

            800 euros por ano ? Ahahhahahahhahaha

            Só pode andar a sonhar.

            Deve pensar que a tesla é como as oficinas que você está habituado; eles cobram as horas que estão lá de volta do carro. Agahahaha

            Errado, grande parte é peças, apesar de neste momento levarem 110 euros por hora de mão de obra, portanto os seus dados estão todos errados, este valor já é o mesmo há mais de 4 anos, nunca vi ninguém a queixar-se do valor de mão de obra, porque esses valores são tabelados por troca de peça.

            Adiante.

          37. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            110 + IVA ou já com IVA incluido? Em qq dos casos está mais barato que a C. Santos_Mercedes ~150,00€/h eheh
            Bem-vindos ao maravilhoso mundo dos eléctricos ahahah

          38. Avatar de RC
            RC

            Sendo que as revisões dos vê raramente ultrapassam a meia hora, sim, é muito bom. E atenção, é esse valor para especializada. A manutenção normal não a requer, apenas é necessária quando se trata de reparações ou peças que estejam na linha de alta tensão.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso era se te permitissem legalizar o veículo…

      1. Avatar de jão
        jão

        nada é impossivel meu caro

      2. Avatar de jão
        jão

        até porque se usares os neuronios lês a noticia devidamente e percebes que é proibida a venda de carros dentro da europa, ninguem te impede de os ires buscar la fora e legalizar

        1. Avatar de RC
          RC

          Para os ter dentro da garagem, nem precisa de ir buscar fora…

    3. Avatar de RC
      RC

      Já pode importar carros a pilhas da europa , já que cá não os vendem, é de aproveitar agora que estão muito baratos, já que venderam muito em tempos e agora nada, no ano passado venderam-se apenas 77 carros a pilhas na Europa.

        1. Avatar de RC
          RC

          Para quê comprar? Depois não tem onde os abastecer.

    4. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Já somos 2.

  7. Avatar de MegaDrive
    MegaDrive

    É expectável que os carros eletricos sejam só uma moda passageira e o verdadeiro futuro esteja no hidrogénio. A partir daí seria bem mais simples fabricar combustivel a partir da… água que temos imenso à disposição e atmosfera visto que existe em abundancia. Começa a haver pessoas a mais e recursos a menos. As minas de litio não vão durar para sempre…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O hidrogénio não aparece sozinho, é preciso uma grande quantidade de energia para separar o mesmo, pois está ligado ao oxigénio. Além de que é extremamente explosivo e tem de ser armazenado a temperaturas muito baixas para se manter no estado líquido. Os carros elétricos com baterias de lítio são uma tecnologia inicial, vão aparecer outras tecnologias de baterias mais eficientes e mais simples, isso é certo. O hidrogénio não será o futuro dos automóveis…

    2. Avatar de RC
      RC

      Mas a hidrogénio são eléctricos na mesma.

      Se são tão bons, porque vendem tão pouco ? 77 em toda a Europa em 2022.

      É simples ? só com água ? eu pago 100 milhões de euros se usar só água para obter hidrogénio.

      Mas esqueça, eu nunca vi ninguém defender o hidrogénio e que ao mesmo mesmo tivesse o mínimo de noção do que estava a dizer. E não, sem litio também não tem hidrogénio, é também um dos seus elementos cruciais.

      1. Avatar de Naodouonome
        Naodouonome

        Células de hidrogénio e hidrogénio são 2 tecnologias diferentes.

        1. Avatar de RC
          RC

          Sim, um é o equipamento que usa hidrogénio para produzir eletricidade, e o outro é o combustível propriamente dito.

    3. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Por incrível que pareça, não é viável usar a electrólise, usa se muita energia para obter muito pouco hidrogénio.
      O hidrogénio vem da separação de outros gases.
      Depois usar hidrogénio não é viável, por várias razões, usar células de hidrogénio talvez seja viável no futuro.

      1. Avatar de RC
        RC

        Essa é a solução que já é usada pela Toyota e Hyundai, mas eletrólise é atualmente a única forma dele ser verde, com a separação de gases são emitidas grandes quantidades e CO2.

        1. Avatar de sishdj
          sishdj

          quantas casas tem paineis solares no telhado que geram energia que nao pode ser armazenada nas baterias ou terias de ter outro valor da casa em baterias. e nao esta ninguem em casa para usar essa energia. a unica solucao para nao ser “deitada fora” e vender a edp por 1/10 do preco que compras aos mesmos. imagina so se em vez de deitar fora via edp a usasses para gerar o hidrogenio de forma pouco eficiente… nao seria isto tao mau para quem vende energia ou para quem recebe uma parte da venda dessa energia?

          1. Avatar de RC
            RC

            Pode, no ano de 2022,40 % da energia que consumi foi armazenada e gasta das baterias, a minha bateria custou menos de 2000 euros.

            Está mal informado, hoje pode fazer contrato com operadores para a vender e pagam ao preço do mercado ibérico, OMIE, ficando eles claro com uma comissão de 5 a 12%.

            E sabe quanto custa o equipamento para gerar hidrogénio ? Esse sim, nunca se paga, por isso ser um sistema que não tem qualquer rentabilidade.

            Usar energia para produzir hidrogénio e voltar a transformar em electricidade tem uma eficiência de 20 a 30%, isso não é aproveitar, é desperdiçar.

    4. Avatar de João
      João

      E os metais raros que são utilizados na célula de combustível, duram para sempre?

      1. Avatar de RC
        RC

        Pois, nem duram, nem podem ser recuperados, já que desaparecem devido a oxidação.

  8. Avatar de Mr. Y
    Mr. Y

    Já agora uma infografia que mostra o peso que a rodovia tem na emissão de dióxido de carbono. Em 2019:

    Carros: 60.6%
    Camiões pesados: 27%
    Camiões ligeiros: 11%
    Navegação: 14%
    Aviação: 13%

    https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/priorities/cambio-climatico/20190313STO31218/emissoes-de-co2-dos-carros-factos-e-numeros-infografias

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Reparei que os valores não são os mais correctos.
      A rodovia representa 71.7% e os valores acima representam a percentagem dentro da categoria.

      1. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Os mais poluidores de todos os aviões. Dentro do transporte rodoviário, são os carros. É simples.

    2. Avatar de LA
      LA

      Tinha a ideia que os camiões pesados, a navegação e a aviação emitia mais CO2, que os carros. Também tem a ver com a quantidade de carros, que existe.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Sim, isso tem a ver com a maior quantidade de transportes rodoviários em comparação com os outros. Mas se se quer realmente reduzir rapidamente terá de ser aí o foco. Isso traz mais resistência porque serão mais pessoas e empresas atingidas.

        Não se deve cair no mesmo ‘erro’ que nos plásticos que foi proibir as palhas. Isso causa algum impacto que se note?

        1. Avatar de David Guerreiro
          David Guerreiro

          As palhinhas têm impacto na vida marinha, são encontrados animais com palhinhas no corpo. Se não forem produzidas, não há como irem parar ao oceano, simples quanto isso.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Eu não disse que não tinha impacto…

      2. Avatar de Há cada gajo
        Há cada gajo

        Era melhor lerem o relatório, tal como quem escreveu a noticia. Eu sei, dá trabalho, mas ficamos todos muito mais esclarecidos. Leiam.

        1. Avatar de AlexS
          AlexS

          O “relatório” ou a propaganda?

          1. Avatar de RC
            RC

            Se tem um que o contraria, força, apresente.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Mr. Y, mesmo que esses nrs estivessem certos (que não estão, pois no caso dos aviões e dos navios apenas estão contabilizadas as emissões nas cidades que têm os aeroportos e os portos. É bom lembrar a essa gente que um avião enquanto voa e um navio enquanto navega tb contribuem em larga escala para a degradação do planeta), substituir o carro a combustão por um carro elétrico não vai contribuir em nada para a diminuição do CO2. Antes pelo contrário. Vai agrava-lo em dobro ou em triplo.

      1. Avatar de RC
        RC

        pois vai, é que depois é preciso transportar electricidade por navio. Loool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/energia/detalhe/terminal-de-gas-de-sines-bate-recordes-em-2022-com-71-navios-e-63-twh-de-energia-recebida

          Sim só o ano passado foram 71 navios que enquanto estiveram estacionados brindaram Sines com 284 TONS SOx, 2840 KGS particulas e 568 TONS CO2.

          1. Avatar de RC
            RC

            Ena que terror. Loooool

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Mais uma vez, os navios e os aviões não estão ‘esquecidos’

            https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20220610STO32720/acoes-da-ue-para-reduzir-as-emissoes-dos-avioes-e-navios

            Parece dar a ideia que só se está a haver regras para os carros de passageiros. Mas é compreensivel, porque é gera mais impacto porque é onde mais gente será directamente afectada.

            Já se fala em limitar os voos internos e forçar a utilização do comboios, pensa-se em electrificar e descarbonizar o GNL para o abastecimento dos navios, etc.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @RC tudo conta meu amigo, então se formos a considerar o metano que libertam na trasfega é melhor fugir.

          4. Avatar de RC
            RC

            Ui, e maior terror ainda, são só 7 % na escala mundial, maior parte pela extração e refinação de combustível, procure por emissões fugidias

    4. Avatar de Carlos
      Carlos

      Isso dá ——- p`ráí 125%

  9. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Isso é muito tarde…!

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Cheira-me que em 2034 as vendas dos carros a gasolina e gasoleo vão disparar. os Eletricos devem, ter os dias contados…

    1. Avatar de paulo
      paulo

      quando chegar 2035 muda para 2040!! sempre foi assim!

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Nada disso, em 2034 já se venderão muito poucos carros a combustão… Além do fim anunciado, vão cada vez mais restringir os mesmos, com cidades a impedir a circulação de carros a combustão, impostos mais elevados, etc. Os elétricos não têm os dias contados não. O que vai suceder com a evolução tecnológica, é que vamos ter elétricos com outras tecnologias de armazenamento de energia, que não necessariamente o lítio.

    3. Avatar de RC
      RC

      A pergunta que fica é, quem em 2034 vai querer um carro a combustão ?

        1. Avatar de RC
          RC

          Será ? já testou algum electrico ?

          1. Avatar de Toni
            Toni

            Nem preciso.

          2. Avatar de RC
            RC

            Pois não, para os preconceituosos a vida é simples, basta dizer não é falar mal daquilo que não comecem.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Os velhos do Restelo.

  11. Avatar de Driver
    Driver

    Os elétricos não poluem 😀
    Mentes brilhantes a trabalhar para os mesmos…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Onde é que se diz que não polui?

      1. Avatar de RC
        RC

        Ninguém, está ele a dizer, mais um ambientalista chato.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quem diz é quem os vende e os governos. Tudo corrido a emissões zero. A mentira do século pois poluem mais que os outros a combustão!

        1. Avatar de RC
          RC

          Mentira é aquele que você tenta divulgar, que são emissões zero.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fie-se 🙂
            Como disse mais abaixo isso assim seria uma excelente forma de fugir à proibição dos carros a combustão a partir de 2035. Mas se assim for compro 1.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem diz que tem emissões zero não sou eu. Quem identifiquei acima é que diz isso. Eles e os seus seguidores que não percebem ou não querem perceber que estão a ser enganados.

            (a resposta de cima é para apagar pois está respondido mais abaixo)

          3. Avatar de RC
            RC

            Neste contexto, você foi o único a falar em emissões zero.

            Eu fui enganado ? Porque quem ? Loool

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qq carro que esteja à venda é anunciando com emissões zero.
            No IMT a mesma coisa…”Taxa de CO2=zero emissões
            Que quer lhe lhe diga? É Fake! E o people acredita

          5. Avatar de RC
            RC

            E é alguma mentira ? Considerando a mesma aplicação que nos outros ?

            Então deviam cobrar mais impostos aos a combustão como já vimos.

          6. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Não, não é fake.
            Nos carros a combustão também é anunciada a poluição criada pela produção do carro?
            Nos carros eléctricos a emissão é (praticamente) zero comparando-se com gasolina ou gasóleo. Quem compra sabe que o carro usa baterias e que elas não nascem nas árvores.

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não @Mr. Y. Não é sequer necessário entrar em linha de conta com a produção do automóvel (mas devia).
            Enquanto o escape do carro a combustão anda atrelado ao mesmo, o escape dos BEV está nas centrais termoelétricas.
            Emitem e não é pouco mesmo na fase da pós produção. As contas já estão feitas. É só consultar.
            Tem um bom exemplo aí mais acima ( Volvo XC40 2018 T3 vs
            Volvo XC40 Recharge)

          8. Avatar de RC
            RC

            Contas essas que estão mal feitas, como já desmontei várias vezes.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Erradas estão mas é na sua cabeça!

          10. Avatar de RC
            RC

            Na minha e na sua, sabe bem disso.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As minhas estão certas e a base de cálculo até foi fornecida por si através dos seus amigos da T&E.
            Portanto deixe-se de filmes que só lhe fica mal.
            Nem estamos a entrar em linha de conta com o metano pq se entrarmos então passa a ser pior que o carvão!

          12. Avatar de RC
            RC

            Não, estão erradas, porque você assume que toda a energia elétrica vem de carvão e gás, o que é mentira, e além disso usa consumos máximos observados nos eléctricos, e não médios, e depois usa consumos anunciados para os a combustão, ou seja, tudo tendencioso.

            Nop, você é que faz filmes, não eu.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não Sr. eu não digo que a energia vem toda do gás e do carvão.
            O que lhe provei ( pq vc disse que não acreditava) é que um BEV com electricidade 100% proveniente do gás, emite apenas um pouco menos de CO2 por km que um equivalente a combustão e se esse carro usar electricidade 100% gerada a partir do carvão, emite o dobro do CO2 em comparação com o equivalente em combustão.
            Factos são factos.

            Alguns países europeus conseguem um mix de electricidade atractiva para uso em carros eléctricos, sobretudo os escandinavos.
            Só que há 2 problemas nessa equação.
            1- Eles são uma pequena minoria do território europeu (~3%), portanto com pouco significado no consumo global europeu de eletricidade.
            2-Eles , sobretudo a Noruega, incentivam fora de portas praticas ambientais nada amigas do planeta.
            Significa que a Bateria do BEV que circula pelas estradas da Noruega cuja bandeira o seu governo tanto gosta de ostentar, já degradou e poluiu em qq ponto do planeta o equivalente a 200.000 kms num carro a combustão. Hipocrisia no seu melhor!
            Portanto a maioria da electricidade consumida da europa é na sua grande maioria obtida através de fontes fósseis

          14. Avatar de RC
            RC

            Não, você nem isso conseguiu provar, já que usou dado errados de bateria que nunca existiram, usou os dados que o ivl tinha de 2007 a 2011, para carros que a volvo nunca teve.

            Seja sincero, admira que usou um cenário que não existe, aliado ao fato de nem sequer ter usado os valores de emissões para o fabrico de combustíveis, tal como entram na conta da T&E e da ICCT, e esses ainda nem chegaram a ponta do iceberg com as manutenções….. mas espere que está quase lá, segundo disseram nos próximos anos iam ter isso conta.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nos casos em apreço (electricidade proveniente 100% do gás ou 100% do carvão) nem é preciso entrar em linha de conta com a produção da bateria.

            Em relação ao seu devaneio lembro-o que a mineração e tratamento do gás e do carvão antes de chegarem à termoeléctrica é pior para o ambiente que a mineração e tratamento do petróleo antes deste chegar aos depósitos dos carros.

  12. Avatar de Silva
    Silva

    Para quem não diz que não quer andar a pilhas, sabe que pode comprar um híbrido? A proibição é para carros movidos exclusivamente a combustíveis fósseis.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Exato, em princípio híbridos devem estar ainda presentes, se bem que também é algo que vá acabar eventualmente.

      1. Avatar de jão
        jão

        Não deixa de ser um carro com pilhas

        1. Avatar de RC
          RC

          Tal como o seu v8 é. Lol

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Os híbridos tb serão banidos a partir de 2035.

        1. Avatar de RC
          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está respondido mais abaixo.

  13. Avatar de lumia
    lumia

    10 anos para colocarem em prática o gasóleo sintético e gasolina sintética

    1. Avatar de RC
      RC

      Então ? os atuais convencionais estão baratos demais ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Claro que aquilo vai baixar o valor com o aumento da produção. Se arranjarem 3 mil milhões para subsidiar esse combustível como arranjaram para subsidiar a electricidade, nem era preciso esperar mais.
        Aliás já há um certo percentual incluindo nos combustíveis actuais.
        A ideia é ir incrementando esse percentual até 2035.

        1. Avatar de RC
          RC

          Ainda mais ? Além dos iva vouchers, redução de isp, etc.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E por outro lado carregam com 50% de impostos. Ou seja dão um chouriço a troco de um presunto.
            Contudo não me estou a referir a esses mas sim aos sintécticos que ainda por cima levam com um sobrecusto por lt em vez de uma redução

          2. Avatar de RC
            RC

            Nos carregamentos também, até mais de 50%.

            Sinteticos ? Isso existe onde ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nos postos de carregamento nem é tanto os impostos. São mais os mamões/taxos da Mobi.e dos OPC.

            Sintécticos, por enquanto entenda-se biocombustíveis.
            Este ano o incremento subiu para 11% tanto no gasóleo como na gasolina, resultando num agravamento do valor por litro de 0,06€ no gasóleo e 0,04€ por litro de gasolina.

            Resumindo os carros a combustão para poluírem menos são penalizados com um aumento. Os BEV’s apesar de poluírem mais são agraciados com um subsídio de 3 mil milhões.

          4. Avatar de RC
            RC

            Taxos ? Entao o dono da bomba e do espaço não recebe nada?

            Biocombustíveis
            não são sintéticos, são coisas diferentes.

            3 mil milhoes para todos, até para voce ter luz mais barata em casa e combustíveis também, já que também a usam, não olhe só para o lado que mais lhe convém.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por isso eu disse que por enquanto vamos considerá-los (os biocombustíveis) sintéticos.
            Mas é para aí que tende, não duvide.

          6. Avatar de RC
            RC

            Tende ??? Onde ? Na China, é que parece que cá não. A não ser que uso combustíveis sintéticos em pilhas de combustível.

  14. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Bem ainda a pouco tempo era 2030, já estamos nos descontos 🙂
    Depois vão utilizar navios para trazerem os carros elétricos até nos, se há coisa que polui que se farta são os barcos.
    Quero ver países africanos a carregar os carros, atenção não sou contra os carros elétricos, o meu próximo carro vai ser um Dacia Spring, mas a Toyota sabe melhor que ninguém que no dia que acabar com os carros a combustão é o 1º dia de falência, vamos aos países menos desenvolvidos e vejam a quantidade de Toyotas que por lá andam.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Por isso é que esta medida só se aplica na UE. É lógico que nos países menos desenvolvidos as medidas para se atingir metas de redução de emissões serão outras. Além disso, esses países, normalmente, são os que emitem muito menos em termos globais

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Tens a certeza? A Índia por exemplo é um grande poluidor, e é menos desenvolvido…

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Por isso é que falei normalmente. A Índia deverá ser uma excessão.

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            excepção*

          2. Avatar de RC
            RC

            Mas a índia também já tem planos traçados para a transição. Ou pelo menos intenção disso.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Apesar de tudo 40% da electricidade consumida no mundo ainda tem origem no carvão.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Tens razão a percentagem anda por volta desses valores mas o que é que isso tem a ver com este plano que se aplica somente à UE?
          A grande maioria dos países já se compremeteu a deixar de usar carvão. O nosso país é um exemplo claro ao ter fechado as centrais a carvão.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            As nossas centrais deixaram de queimar em PT e foram queimar para Marrocos. (chama-os parvos)

            A Alemanha subiu drasticamente a produção a carvão agora em 2022
            Entre outros.
            Não se verifica tendência para diminuir, antes pelo contrário.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Sabes muito bem porque é que na Alemanha tiveram de activar as centrais a carvão em 2022
            Em 2023, a tendência deverá ser para baixar novamente como já acontece há uma década.

            https://ember-climate.org/insights/research/european-electricity-review-2023/

            «When Russia invaded Ukraine in February 2022, it quickly became apparent that Europe was facing a gas crisis. There were numerous, rapid responses at an EU and Member State level to mitigate the risks and reduce the scale of the crisis. Among a host of other measures, these included reactivating coal units, importing more coal and diversifying fossil fuel supplies. Combined with rising coal generation at the start of summer (the EU’s coal burn in March was 35% higher than in March 2021), this created international speculation that Europe was “returning to coal”.

            Coal power has been in structural decline in the EU for the past decade. Even with the rise in 2022, coal generation was still 37% below 2015 levels, producing just 16% of the EU’s electricity. The temporary uptick in 2022 was a small bump in the path to phasing out coal in Europe, with a wider view showing why it is inaccurate to say Europe “returned to coal”.»

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então e a electricidade que chega de Marrocos a Espanha (e por consequência a Portugal?) E os espanhóis nem conseguem quantificar quanta…

            E como se não bastasse:
            “Portugal está através da REN a estudar uma ligação própria a Marrocos, o país magrebino está a desenvolver uma ambiciosa expansão de renováveis mas até dispor de uma produção suficiente usará as centrais a carvão, como a recém inaugurada de Safi com 1386 MW de potência bruta (na foto) e exportará para a península eletricidade “suja”, refere o El País.”

          4. Avatar de RC
            RC

            Ena, também será essa que vão usar para hidrogénio verde e combustíveis sintéticos limpinhos ? ????

  15. Avatar de Antonio Cunha
    Antonio Cunha

    Ainda bem

  16. Avatar de António II
    António II

    E quando é que substituem os milhares de camiões pesados pelo comboio? Quando vão proibir os barcos, os cruzeiros, aviões a jato particulares, moto 4, autocarros, o uso do carvão e de todos os combustíveis fósseis? Que impacto tem se a Europa obriga e na China, India, EUA, Rússia e Brasil vai continuar tudo na mesma ou pior (caso da China e da Índia). Parece que, mais os vez, os 1º a apanhar por tabela e ter que mudar, somos nós cidadãos e não os grandes poluídores!

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Isso é verdade. O planeta é só um, e não é pelo facto da Europa reduzir as emissões que resolve o problema, se outros países estiverem a emitir o mesmo ou mais. Na China e Índia é muito comum o uso de carvão na indústria e produção de energia.

    2. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Nunca vai ser substituído o camião pelo comboio pela simples razão que o comboio não vai a todo lado….

      1. Avatar de RC
        RC

        Pois não, mas evitava que circulassem milhares de camiões por estrada e pela europa.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Nós na UE somos o laboratório/cobaias da experiência. Se a coisa correr para o torto os outros já não se metem nisso.

      1. Avatar de RC
        RC

        Primeiros, então e californiamos e noruegueses ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          São mais 2 laboratórios mais pequenos. Um para a EFTA e outro para os EUA lool

          1. Avatar de RC
            RC

            E canadianos também ?

    4. Avatar de mamba
      mamba

      Dois males não fazem um bem.
      Os outros estarem a fazer mal não é desculpa para nós fazermos mal também.

  17. Avatar de Mais um
    Mais um

    Óptimo! Excelente! Vai ser desta que, chamo um político para me levar às costas. Até aqui, tenho sido eu que o carrego.

  18. Avatar de Fusion
    Fusion

    Fo**eu

    Tenho 10 anos para arranjar uma garagem inexistente no meu prédio, ou que à autarquia se lembre de criar postos de carregamento em todas as tuas.

    Seja como for se entretanto conseguirem que os carros carreguem em menos de 5 minutos que venham eles, nesse caso tudo bem

    1. Avatar de RC
      RC

      Não tem 10, tem mais, só a venda de novos acaba, os usados continuarão a circular.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Caso as coisas não mudem o preço dos carros a combustão vai triplicar ou até mais, o mercado de segunda mão vai galopar. É preciso fazer alguma coisa na prática até lá. Porque se as coisas não mudarem que faço eu com um carro elétrico? As condições não existem, e assumindo que toda a gente tem garagem para carregar, a rede eléctrica vai aguentar?

        1. Avatar de RC
          RC

          É preciso garagem para carregar ?

          Quando à rede elétrica existem estudos a dizer que sim, que até 2035 nem é preciso fazer nada, mas convém começar a preparar algumas mudanças, se todos os carros que existem forem substituídos por eléctricos o consumo na UE aumenta 14 a 15% em relação ao atual.

          1. Avatar de Fusion
            Fusion

            Então? Mandas uma tripla pela janela?
            Em aldeias que postos ficam a 30km? Fazem 60km para carregar o carro?

            Nesses casos como é?

          2. Avatar de RC
            RC

            Nao, instalam carregadores como fazem agora.

            Nas aldeias não há electricidade ? Essas são a parte mais simples, conhece alguém na aldeia que não tenho um lugar de estacionamento é uma garagem ? Eu vivo numa e não conheço.

          3. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @Fusion
            Achas que em 10 anos a rede eléctrica não se vai alargar? É óbvio!
            Tal como a Tesla, os próprios fabricantes vão ter a sua rede de carregamento.
            Acredito que não irão faltar carregadores em grandes superfícies e até nos actuais postos de gasolina. Com o crescimento da rede é suposto o preço para se carregar baixar para preços aceitáveis.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      @Fusion 10? Eu acho que é mais 12 anos.
      Até lá muita água vai correr debaixo das pontes. É preciso é calma eheh

      1. Avatar de RC
        RC

        E muito combustível você vai gastar, e no final chega a mesma conclusão que todos chegamos, que raio andei eu a fazer todos estes anos. Loooool

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Eu andei numa cena já paga. Não fui investir 50 mil sem necessidade só pq me querem convencer que com isso vou ajudar a salvar o planeta.

          Nos próximos 12 anos, se gastar 9600€ em combustível é muito.
          Com que necessidade iria dar de mão beijada 40000€ adicionais à industria? Ainda por cima iria estar a contribuir para coisas que não concordo nomeadamente o fabrico de baterias e consequente enterro no solo poucos anos depois (sim eles fazem isso)

          1. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Tu andas sempre a saltar de argumento. Agora são as baterias que são enterradas.
            Sabes que a OBRIGAÇÃO de recuperação das baterias por parte dos fabricantes também está no horizonte, não sabes?

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            Ninguém diz que a compra de veiculos eléctricos NESTE MOMENTO é para qualquer carteira e que todos querem comprar para salvar o planeta. Acredito que a maioria só irá comprar porque o investimento sairá mais barato e que não terá problemas a abastecer quando precisar.
            Continuar a ignorar e teimar que não estamos num processo de electrificação da economia é que não entendo.

          3. Avatar de RC
            RC

            Enterro onde ? ainda as vou desenterrar. Diga ai onde estão. Tenho aqui boa aplicação para elas.

          4. Avatar de RC
            RC

            Nada disso, o melhor é dar 70 mil por um a hidrogénio e em vez de 9600 gasta 30000 em combustível e depois pode enterrar na mesma tanto as pilhas, como as baterias como os tanques. LOOOOL

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @RC e @MrY podem ver aqui:
            UE
            https://www.lamag.com/citythinkblog/tesla-accused-environmental-violations/
            ou
            EUA
            https://www.theguardian.com/business/2018/oct/17/tesla-accused-of-failing-to-prevent-pollution-at-california-factory
            (mas esta foi apagada lool)

            Podem procurar tb por BYD e baterias enterradas no chão de um grande armazém de Hong Kong. Negam sempre q o fazem mas qd são apanhados lá têm que confessar.

            Não tenham dúvidas. Estas coisas que se vão apanhando são apenas a ponta do iceberg. Eles estão-se a borrifar para o ambiente e convivem bem com a mentira dando a parecer o contrário. Querem é os créditos do carbono e o resto que se lixe.

            @RC Quanto ao H2…não se preocupe. Temos tempo 🙂

            @Mr Y Não ignoro nada e não teimo nada. Já sei o que a casa gasta, depois veio o DieselGate. Este hype vai durar até chegar o BatteryGate. Grave numa pedra!

          6. Avatar de RC
            RC

            Baterias enterradas num grande armazém ? Looooool

            Epá ,
            O que mais gostava era de enterrar mais umas quantas na minha garagem.

            Tem tempo ? Pois tem, sabe porque é que as tecnologias evoluíram ? Porque os humanos têm um tempo de vida limitado.

            Sim vamos esperar que pelo menos 100% da energia seja renovável, coisa que levará décadas, depois ninguém quer essas tecnologias, porque na verdade, e até hoje; já perderam todas as vantagens que tinham, por isso não de venderem quase nenhum.

            Essas tecnologias teriam vingado há 20 anos atrás, quando se fez a maior aposta neles, não vingaram, agora os ve’s já não vai deixar porque esses perderam as vantagens que detiam.

  19. Avatar de Joao M
    Joao M

    Adoro quando lançam datas arbitrárias para metas…

    1. Avatar de RC
      RC

      O bom planeamento assim o diz, sem datas traçadas não se vai a lado nenhum.

  20. Avatar de Leitor
    Leitor

    “Hoje o Parlamento Europeu (PE) aprovou a proposta da Comissão Europeia e a partir de 2035 deixam de ser permitido a comercialização na União Europeia (UE) de novos automóveis ligeiros de passageiros e comerciais exclusivamente movidos a combustíveis fósseis a partir de 2035.”

    Os Híbridos ainda vão ficar à venda ainda bastante tempo após 2035.

    1. Avatar de RC
      RC

      Não, apenas os híbridos plug-in, porque esses são os únicos que não se movem exclusivamente a combustíveis.

      1. Avatar de Leitor
        Leitor

        Não, os full hybrid também se movem sem recorrer ao motor de combustão se formos por essa perspectiva.

        1. Avatar de RC
          RC

          A fonte de energia é apenas uma, combustível, porque usam exclusivamente combustíveis, logo não servem. Apenas os híbridos plugin.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Duvido que os hibridos Plug-in tenham permissão para serem vendidos após 2035. Se assim for, esta decisão é só uma forma encapotada de continuarem a vender automóveis a combustão novos a partir de 2035.
            Eu convivia bem com um hibrido Plug-in mas não devo ter essa sorte.

          2. Avatar de RC
            RC

            Se dúvida é porque não leu a notícia toda, volte lá atrás e leia também outras.

            Ah, agora já é encapotada.

            Lógico que vão ter alguma regras especiais, que entretanto irá ver.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ui, excelente notícia. Afinal vamos poder continuar a usar carros a combustão. Eu sabia eheheh (não preciso ler eu acredito em si eheheh)

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          O meus a descer tb não gastam gasolina. Será que passam?

        3. Avatar de RC
          RC

          Em termos económicos até é melhor, assim existem sempre onde ir buscar mais impostos. Ehehee

  21. Avatar de Just a man
    Just a man

    As crianças que extraem o litio das minhas em África agradecem do fundo do coração, esta medida!!
    A seca que assola o planeta vai ajudar imenso na produção de hidrogenio…
    O tão proclamado “deus” dos carros eléctricos foi o primeiro a dizer que: os combustiveis fosseis são e vão ser necessarios por muito tempo…
    o metal que rodeia as baterias e que serve de chasis e carroçaria dos carros eléctricos,a borracha dos pneus dos mesmos,são extraidos e processados como? com energia eléctrica? são entregues á vossa porta tipo: beam me up scotty???
    Acordem para a realidade.
    Se acham que as petroliferas vão desaparecer e que os combustiveis fosseis vão desaparecer, esperem sentados, mas com um espanador para irem retirando o pó.

    1. Avatar de RC
      RC

      As crianças não extraem lítio nas minas de africa, mas sim cobalto, que cada vez se usa menos nas baterias, já existem vários modelos que não usam cobalto, no entanto a refinação de combustíveis usa-o, não sou que digo, é o próprio instituto do cobalto.

      Vão ser durante algum tempo, não para sempre, por isso se dar tempo ao tempo.

      São da mesma maneira que os outros, no entanto usam 300 a 400x menos recursos e energia, leia em baixo.

      Quem disse que as petrolíferas iam desaparecer ? trabalha numa e está com medo ?

      Sim, acorde para a realidade ou ainda usa o nokia 3310 que não permitia ir à internet ?
      https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converters/

      https://www.transportenvironment.org/discover/batteries-vs-oil-comparison-raw-material-needs/

  22. Avatar de Pedro
    Pedro

    A nova ditadura com aparência de democracia

    1. Avatar de RC
      RC

      Qual ? aquela que proibiu-me de comprar um carro a gasolina com motor carburado e sem catalisador ?

      1. Avatar de AlexS
        AlexS

        Precisamente essa.

        1. Avatar de RC
          RC

          Ainda bem que proibiu, senão ainda andávamos em chaços com com 2 litros para ter 40cv e a consumir 15 e 20 litros de gasolina.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Elétricos “De Bragança a Lisboa são 9 horas de distância” Xutos sempre atuais.

          2. Avatar de RC
            RC

            E qual a diferença para os outros ? Quantas vezes o faz por ano ?

          3. Avatar de AlexS
            AlexS

            E não quer perceber algo que acabou por escolha natural das pessoas e algo imposto pela violência dos governos.

          4. Avatar de RC
            RC

            Acabou com o quê? Escolha natural ? Mas pensa que vive na selva ou num estado democrático ? Se quer escolha natural tem de ir para um local onde não se aplique um sistema que tem regras.

            Onde posso comprar um diesel sem filtros de partículas ?
            Lol

  23. Avatar de João
    João

    Excelente notícia. Chega de fumo, barulho, óleo, correios, velas, catalisadores, filtros de ar e combustível, vazamentos, pastilhas de freio, combustível adulterado (cá em brasil). Espero q cá Tb acabe. Isso se chama evolução.

  24. Avatar de Indignado
    Indignado

    Vou comprar um carro em 2034 nos descontos de fim de ano ao preço da uva mijona !!!!!

  25. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Daqui a uns dias está a BP e outras empresas a passar vários cheques espetaculares…. 2035 vai passar a 2235

    1. Avatar de RC
      RC

      Boa, aproveite, no meu caso dentro de um ano, já ando de borla durante mais 20 a 24 anos.

  26. Avatar de Andre
    Andre

    Tenho um automóvel combustão. Pergunto o seguinte, quando todos tivermos um elétrico, como é que vamos carregar? Com fios da janela ao automóvel. Eu não tenho garagem e só por esse facto é que não tenho elétrico. Como é que vai ser?

    1. Avatar de João
      João

      Como qualquer carro a gasolina, só que em um eletroposto. Hj já se carrega de 20 a 80 % em 20 a. 30 minutos. Imagina daqui 10 anos. Capaz de ser mais rápido do que completar o depósito hoje. Se não for, não é nada absurdo esperar 20 minutos.

    2. Avatar de RC
      RC

      Vai a um posto de carga e carrega.

      Alguma vez teve uma bomba de gasolina em casa para o seu atual ?

      1. Avatar de jão
        jão

        RC e João, parece-me que ter carros eletricos também vos afetou a capacidade de pensar, pois bem, para um carro a combustão eu demoro 5-7 min a abastecer o deposito, em um eletrico vou ter que estar 30 min ou mais com o rabinho sentando a espera que o popo a pilhas carregue 🙂 para vocês que secalhar não têm nada para fazer não vos incomoda muito, mas para outros, 30 min é muitooooooooooooooo tempo 🙂

        pensem nisso

        1. Avatar de RC
          RC

          Tanto tempo ?

          Eu por semana não demoro mais do que 20 segundos para carregar.

          Parece que você é que está afetado, não vê que o carro carrega sem eu lá estar, já você durante esse tempo nem o telefone pode usar.

          Durante um ano gasto muito menos tempo que você, e nem sequer preciso estar numa fila para pagar.

          Pois é, quando nao se pensa em tudo….

          1. Avatar de RM
            RM

            Vejam o salvador do planeta, RC que gasta milhares de euros em três carros elétricos para dizer que é amigo do ambiente.
            Em que século vais ter o retorno do investimento feito?
            Quando simplesmente andar de transportes públicos resolvia o grande problema da poluição, mas vens querer impor só a tua visão, que se deve comprar um carro elétrico novo só porque para vossa excelência acha que é mais vantajoso para si.
            Eu defendo acabar com todos os carros, sejam elétricos ou a combustão, defendo que a União Europeia tome conta da minha vida em todos os aspectos desde que corte de cabelo eu posso fazer até o que posso comer, até quantos filhos posso ter, aliás eu nem devia de ter de me preocupar com nada era só trabalhar de sol a sol e ainda agradecer todos os dias ao grande líder.
            Lá porque dizes que vives off-grid, a tua realidade não se aplica a grande maioria da população, onde mal tem dinheiro para o passe público e vens querer impor a tua vontade a tudo e todos que não partilhem da tua opinião.
            Claramente deves ser mais um mini ditador, com a mania que se não for como tu queres, não pode haver outra escolha para os restantes.
            Aqui não se trata de salvar o meio ambiente, trata-se de se impor, sobre os de mais, se os veículos elétricos são assim tão bons e com tantas vantagens, não era necessário proibir a venda de veículos a combustão eu acredito que a grande maioria ia ver essas vantagens e escolher o que é mais vantajoso ou não?
            Se os veículos elétricos são superiores em tudo, porque é necessário banir carros a combustão para favorecer outra tecnologia?
            Os elétricos por natureza não conseguem mostrar a sua superioridade?
            Qual é o receio? Tem medo que a população não saiba escolher por eles?

          2. Avatar de RC
            RC

            Eu salvador do planeta ? Não.

            Onde disse que vivo off-grid ?

            Arranje transportes públicos para eu fazer 240 kms por dia e estamos bem.

            Você é que quer ser ditador, tanto que quer impor modos de vida aos outros.

            Impor ? Então onde posso comprar um carro novo a gasolina com motor carburado e sem catalisador, ou então um diesel sem filtro de partículas?

            Onde conseguem mostrar a sua superioridade ? Na minha utilização são superiores em tudo, cada 1 que veja se é superior ou não. Mas você como quer ser ditador pretende que os outros sigam apenas os seus passos.

            Eu disse que era para salvar o planeta? Eu não sou ambientalista como você tenta ser.

            Mas a população pode escolher, ou você não quer ?

      2. Avatar de Mf3rRo
        Mf3rRo

        A questão não é essa, a questão é que a maioria dos pontos de carregamento dentro das cidades/vilas, os carros electricos ficam lá o dia quase todo como fosse uma garagem e não há ainda muitos pontos.
        E sim, ele podia levar gasolina/gasoleo para casa, neste caso só se levar um gerador. 😀

        1. Avatar de RC
          RC

          Tambem ainda não há muitos carros.

          Gerador para ? Saudades de gastar combustível ?

          Ja agora, só se levar um gerador industrial, já que geradores portáteis não carregam ve’s.

  27. Avatar de Awake
    Awake

    Duvido, sinceramente, que vá acontecer tão cedo…a demanda por energia seria brutalmente elevada, mas…

    O grande problema que se vê nestas situaçoes é em caso de desastre, ou no exemplo que temos na Ucrania, que em tempo de conflito acabam por necessitar de combustiveis fosseis uma vez que a energia que o pais produz é severamente afetada e apenas geradores a combustiveis fosseis os salvam, e mantem muita da frota a funcionar.

    A ver vamos como se desenvolve o mundo até lá para fazer face á (ainda) escassez de produção de energia limpa.

    Ligeiramente offtopic, pplware, tenho reparado em muitos projetos ligados a cryptomoedas a seguir a mesma direçao energetica, alguns a fazer ligações com a UE, como o caso de EWT / EnergyWebToken. Já pensaram em analisar este tipo de projetos sustentaveis e explicar como podem ajudar o mundo com esta tecnologia?

    1. Avatar de RC
      RC

      Quanta energia precisam a mais ?

      1. Avatar de Awake
        Awake

        Tendo em conta que mais de 70% da energia atual provem de combustiveis fosseis (petróleo, gás natural e carvão mineral) terá de ser uma alteraçao significativa a nivel mundial.

        No caso de Portugal, e tendo em conta “apenas” os veiculos automoveis, deveremos ter um aumento acima dos 15 ou 20% (há vários estudos sobre isso, inclusive aqui no pplware).
        Acredito que nos próximos anos a tecnologia e o investimento em estruturas nos dará melhores respostas para esta situaçao.

        Na minha opinião, a soluçao irá passar pelo Hidrogenio liquido e não pelas baterias atuais, mas apenas o tempo o dirá.

        1. Avatar de RC
          RC

          Existem ? Então mostre lá esse estudo ? A T&E afirma que de forem todos eléctricos e aumenta 15 %.

          Então energia eléctrica para electricos nao ha, mas energia para tecnologias que gastam 5x a 10x vezes mais como é o caso do hidrogénio e combustíveis sintéticos já há ?

          Ou pensa que o hidrogénio vem do universo como muitos dizem ?

          Líquido ??? Onde só o arrefecimento do mesmo consume mais que um eléctrico comum ?

          Se são tão bons porque investem tanto há tantos anos e não vendem nada ? Na Europa em 2022 apenas se venderam 77, a Alemanha já gastou bem mais de 400 milhões em postos de bastecimento, e tem agora 1280 carros a hidrogénio nas suas estradas, onde já os vende há 7 anos.

  28. Avatar de Infinity
    Infinity

    Bem vou ter que comprar um jato privado pois esse poluem pouco

    1. Avatar de Awake
      Awake

      Ainda estão isentos das novas taxas sobre a aviação? 😀

  29. Avatar de Joao M
    Joao M

    Isto é tudo muito arbitrário.
    Lança-se uma data para daqui a 10 anos, mas não existe uma estratégia – que não seja abstracta – em como é que isto se irá tornar uma realidade. Existem vários problemas:
    – Tema da dependência energética. O carregamento dos carros não é feito “do ar”. A energia tem de vir de algum lado. Alguém já falou por aqui sobre as limitações aos carregamentos impostas em alguns Paises (ou partes de países) por causa das limitações na energia causadas pela guerra? Isto com um ratio baixo entre combustão e eletricos, agora imagine-se com uma grande percentagem de eletricos ligados à rede. A infraestrutura eletrica – a começar pela produção – não está preparada para isto. Se queremos que isto seja uma realidade então é preciso apostar na produção de energia eficiente, não intermitente e sem demagogias e populismos (como é feito com o nuclear).

    – Carregamentos dos veículos. Temos infraestrutura para um cada vez maior número de carros a precisar de carregamento? A malta diz que quem não pode carregar em casa que vá a um posto (porque ninguém tem um posto de gasolina em casa – verdade). No entanto abastecer um carro a combustível fossil demora uns 5min (abastecer + pagar) enquanto um carro elétrico demora em média (salvo erro) num posto de carregamento ultra rapido uns 30min. Se as filas para abastecer já chegam a ser medonhas em picos imagine-se as filas para carregamento quando apenas existem 2-3 postos por bomba e outros poucos em parques de estacionamentos. Temos capacidade e infraestrutura para aumentar em grande escala, em 10 anos?

    De novo, isto é tudo muito arbitrário e sem nada em concreto. Sem planos específicos de implementação – seja por país ou de forma consolidada. Tenho sérias duvidas se vamos ter infraestrutura para isto em 10 anos. Sim, em 2035 não implica que todos os carros vão ser eletricos mas implica uma grande percentagem e, como referi no inicio do texto, já temos paises a ponderar limitações nos carregamentos para “poupar energia” em tempos dificeis… em 10 anos vamos criar toda esta infraestrutura – principalmente enquanto andamos em demagogias sobre a produção eletrica? Há, claro, vamos importar a energia dos “paises pobres” 😀

    1. Avatar de RC
      RC

      Tem a certeza que leu o plano todo ?

      1. Avatar de Joao M
        Joao M

        sim. nada especifico. https://www.consilium.europa.eu/en/policies/green-deal/fit-for-55-the-eu-plan-for-a-green-transition/
        Vejo muitos planos mas já vejo este tipo de planos há anos. O problema é quando depois chocam com a realidade e estes ultimos 3 anos foram uma boa forma de a Europa ver como é um choque com a realidade.

        DAquia pouco já começamos a soar como o Guterres que, no meio de uma guerra entre Russia e Ucrania a preocupação dele foi “o impacto ambiental da guerra” …

        1. Avatar de RC
          RC

          Nada de específico ? Carregadores a cada 50 kms nas estradas, 100 kms para os postos de hidrogénio , mais carregados nas cidades, incentivos para instalação. Incentivos para instalação de unidades de produção de energia, etc.

          Chocam ? Com qual ? Não entendi ?

          1. Avatar de Joao M
            Joao M

            quem paga os carregadores a cada 50km? Como é feita a instalação? como é preparada a infraestrutura?
            Eu posso dizer até que quero tomada de carregamento em cada posto de iuminação publica mas, quem paga isso, quem instala e quem prepara a infraestrutura? A parte pratica da coisa.

          2. Avatar de RC
            RC

            Quem paga ? A ue uma parte, a restante o dono deles.

            Como é preparada ? Como sempre foi, neste momento nem temos problemas a nível de infra-estrutura , pelo menos segundo os moços que fizeram o estudo sobre isso.

            Quem paga ? Os mesmos que pagaram a infra-estrutra para combustíveis, empresas e os que usam pagam. Qual a dificuldade disso ?

            UK e até Portugal já existe postos de carga em postes de iluminação.

          3. Avatar de RC
            RC

            O dinheiro que vai deixar de enviar para os ricos do petróleo chega e sobra para isso tudo.
            Se tivéssemos produção, ainda vá, agora somos um país dependente.

    2. Avatar de Awake
      Awake

      Exatamente, e sim o pais em causa foi a Suiça senão estou em erro.

      Penso que estão a colocar “o carro a frente dos bois” em tudo isto, mas até 2035 ainda irá mudar muita coisa…esperemos que para melhor.

      A media de um carro a combustao encontra-se nos 2 min, hidrogenio 5min e, baterias variam bastante conforme a tecnologia vai evoluindo e da capacidade das mesmas, mas penso que no futuro iremos ter o carregamento “lento” em casa (para quem tiver essa possibilidade) e carregamentos ainda mais rápidos em postos de abastecimento para eletricos…tal como aconteceu em smartphones que passamos de algumas horas para uns 10/15 minutos de carregamento, acredito que o consigam melhorar com o passar dos anos…mas como a tecnologia e potencias são diferenets posso estar a dizer asneira devido a certas limitaçoes que possam existir.

      1. Avatar de RC
        RC

        A potência é maior depende da aplicação, 10 carros a carregar em 1 hora usam a me mesma potência eu 1 carro a carregar em 6 minutos.

        A média para o hidrogénio anda nos 10 a 15 minutos, 5 minutos é o mínimo que se consegue em condições muito especiais, por exemplo com o clima em Portugal, talvez só o consiga em alguns dias de inverno desde que não encontre ninguém a abastecer no mesmo posto nos últimos 20 minutos.

  30. Avatar de Just a man
    Just a man

    Estranho…. Alemanha e Suiça regulam horários e alturas para se poder carregar os frigoríficos com rodas devido á escassez de electricidade para aquecer as casas no inverno….
    O planeta passa por secas cada vez mais severas,mas o que importa é carregar os frigoríficos com rodas para parecer bem e ser “verde,amigo do ambiente”…e depois vão de férias em viagens de avião que poluem pouco ou em cruzeiros até às Caraíbas ou aos fiordes noruegueses… hipocrisia!! O buraco do ozono nunca esteve tão pequeno!!
    Perguntem á Greta… é tão “verde e ecologista” e acumula milhares de milhas em aviões…devem de ser eléctricos ou então lá está: Beam me up Scotty!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Outra mentira , regularam ou criaram um plano para o caso ser necessário poupar energia?

      e olhe que os a combustão também não foram poupados.

      Se passa por secas então está na altura de deixar os que causam maior danos, que são os fogoes que está a tentar defender.

      Mas se é ambientalista ou está armado num, conteste com provas as suas ideologias junto dos responsáveis.

      1. Avatar de Just a man
        Just a man

        Deixem de comer hambúrgueres e o planeta agradece. Deixem de fazer viagens de avião e o planeta tb agradece. Deixem ir em cruzeiros e o planeta tb agradece.
        A combustão para vocês é o diabo!! Abram os olhos para ver quem realmente vai ganhar com os carros “vedes”!!!
        Todos querem carros a electricidade,mas já pararam para pensar de onde vem essa mesma electricidade?? Centrais a carvão,gerada por barragens com cada vez menos água… só são verdes no produto final vocês!! Cego não é o que não vê, É O QUE NÃO QUER VER!!

        1. Avatar de RC
          RC

          E você já deixou isso tudo ?

          Para mim não é o diabo, onde me viu a dizer isso ?

          Centrais a carvão já não existem em Portugal.

          Então qual a solução ? Hidrogénio e combustíveis sintéticos ? Então de onde vem a electricidade para eles ? Looooolll

        2. Avatar de RC
          RC

          Eu quero ver sim, por isso ter uma central em casa que me produz 90% de toda a electricidade que consumo.

          E você ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A Greta enquanto não for a nado e de bicicleta a pedais para as conferências não tem o meu apoio lool

  31. Avatar de Miguel
    Miguel

    Agora “só” falta os fabricantes começarem a vender carros elétricos de jeito. Têm 12 anos.

    1. Avatar de Infinity
      Infinity

      De jeito até produzem, o problema é que tens que dar os 2 rins

  32. Avatar de 50cents
    50cents

    É oficial: aguentar o máximo possível o teu carro a combustão e quando este acabar, voltar a comprar outro usado que é (muito) mais barato.

  33. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    https://europe.autonews.com/environmentemissions/eu-transport-ministers-discuss-emissions-czech-republic
    Mais depressa acaba a UE!!!
    A votação final para a aprovação da proibição de venda de carros novos a combustão a partir de 2035 foi adiada porque a Alemanha apenas aprova caso os combustíveis sintéticos forem permitidos e a Itália é completamente contra. Entretanto outros 14 estados membros querem que a medida seja repensada.
    Só não adivinho a sorte grande looloolool

    1. Avatar de RC
      RC

      Exacto, essa é a maneira mais rápida até de se acabar com os a combustão, quem vai querer abastecer com um combustível tão caro?
      É só mais uma ajuda para electrificar.
      Looool

      1. Avatar de RC
        RC

        Não se esqueça de referir quais as marcas que estão por detrás disso. Onde eu não tenho qualquer ambição de ter um. Lol

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Porsche e Ferrari. Ou seja, os testas de ferro de 2 dos maiores grupos auto VAG e FCA. O outro grande, Toyota, tb não acredita nos electrões, portanto…É capaz de ser a indústria em peso.
        A juntar a isso, temos os Ministros dos Transportes de pelo menos catorze estado da UE que só por acaso representam a maioria da população do laboratório.
        Eu sabia que isso não tinha a mínima hipótese de passar. Os (a) meninos (a) mimados (a) do PE enfiam a viola no saco ou acabam. É isso!

        1. Avatar de RC
          RC

          Toyota não acredita ? Veja lá bem as últimas atualizações, já agora a toyota é japonesa, e a Europa está bem se marinbando para ela.

          14 ministros ? Ou 1 da Alemanha ?

          Isso não vai dar em nada, no máximo aceitam isso para essas marcas que podem continuar a vender carros a combustão depois de 2035, as tais que não passarem os 10 mil por ano, e pronto, ficam todos contentes.

          Até porque só serve para rir um país como a Alemanha que você usa tanto para demonstrar que a grande parte da energia que gasta bem do carvão, e com razão, e depois quererem combustíveis sintéticos. Quando chegarem ao parlamento a falar disso, e os outros parlamentares até sacam as pipocas:

          “então mas sois os que gastam mais carvão e querem combustíveis sintéticos ? Querem queimar carvão para produzir electricidade para depois produzir combustíveis ? Devem pensar achar que somos parvos é que isto é apenas uma batalha ganha para o lobby do carvão?”

          Isto vai ser só rir , diversão garantida e ver novamente a Alemanha a fazer figura de parva.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Toyota é japonesa mas tem um peso grande na Europa (bem como nos EUA),
            De resto o que a Toyota está a fazer é Marketing. O “verde” vende. Mas a verdade é que o único carro “verde” que tem à venda é o BZ4X ainda do tempo do antigo CEO
            Neste momento em saldos na China (25000,00€)- Cheira a fracasso

            Ministros conto 13:- “Apart from the Czech Republic, those invited to attend the meeting are Finland, France, Germany, Hungary, Italy, Poland, Portugal, Romania, Slovenia, Slovakia and Spain, an EU official told Reuters.”
            Mais se poderão juntar.
            A oposição da Alemanha surgiu à última hora o que permitiu a este grupo passar a deter a representação da maioria da população da UE o inviabilizou a votação. Como vê não é a única. A soma da população dos 1ºs é claramente superior à dos restantes que ainda não se pronunciaram Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Estônia, Grécia, Irlanda, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e Suécia.
            Tenho para mim que até à data da reunião será fácil convencer mais uns ministros. Nomeadamente Bulgária, Croácia e Grécia.

          2. Avatar de RC
            RC

            A sério, então esqueceu-se dos HEV, PHEV, e do FCEV (mirai) que tanto dizer ser o mais verde de todos ?

            Há uns meses até andaram a inventar que a bateria de um tesla dava para fazer 90 hibridos. LOOOOL

            Eu contei um então, esses apenas foram convidados.

            Não tem nada a ver com maioria, tem a ver que se não votarem todos, não há resultado, na UE é assim.

            Ou será fácil “COMPRAR” uns quantos ? O lobby é grande…..

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Se calhar expressei-me mal.A Toyota não acredita nos electrões provenientes dum bloco de 600 ou 700 kgs de onde apenas se consegue extrair uma quantidade de energia ridícula por unidade de massa.
            A Itália declarou liminarmente ser contra independentemente dos sintécticos, a República Checa foi quem promoveu a reunião. Portanto não foi a Alemanha isoladamente que levantou a voz contra. Antes pelo contrário. A Alemanha foi a última a declarar-se contra e para não parecer muito mal deixou a porta aberta aos sintécticos para dar a sua anuência ás pretensões da UE.
            Se basta um para isso não passar, nunca irão ter o SIM da Itália. E portanto jamais isto passará visto por esse prisma. No entanto creio ser necessária uma maioria para abortar este delírio da UE.

          4. Avatar de RC
            RC

            Curioso, a toyota durante 30 anos acreditou que podia tirar eletrões de um bloco de 600 a 700 kilos, que é abastecido por uma panóplia de complexos sistemas de conversão que usam…………..curiosamente…..ELECTRICIDADE.

            Leia novamente, a reunião era e é para discutir a norma euro 7.

            Veremos, se for aprovada a norma euro 7 como está prevista, até vão concordar em banir os ICE em 2035.

            É um caminho sem retorno, no máximo conseguem mais uns aninhos para empatar a coisa, tal como fizeram com a euro 7.

  34. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Entretanto a Comissão já se pronunciou em definitivo sobre a questão colocada em Abril de 2020 pelo eurodeputado Peter Liese, que questionou a UE sobre a sustentabilidade e impacto ambiental dos veículos elétricos, incluindo o estudo do professor Christoph Buchal que prova que os carros elétricos podem ser mais poluentes do que os veículos a gasolina ou diesel?

    É que a resposta 3 MESES depois não passou de uma evasiva e prometeu para este ano de 2023 uma conclusão sobre as emissões de TODOS os carros.
    “Finally, in order to better understand life cycle issues in future, the co-legislators have asked the Commission to evaluate, no later than 2023 pursuant to Regulations (EU) 2019/631 and 2019/1242 on CO2 standards for light and heavy duty vehicles, the possibility of developing an EU methodology for assessing and reporting life-cycle CO2 emissions of all vehicles.”
    IN https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

    Já há resposta?
    Estamos à espera!!!!

  35. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Entretanto a Comissão já se pronunciou em definitivo sobre a questão colocada em Abril de 2020 pelo eurode p-u-t-ado Peter Liese, que questionou a UE sobre a sustentabilidade e impacto ambiental dos veículos elétricos, incluindo o estudo do professor Christoph Buchal que prova que os carros elétricos podem ser mais poluentes do que os veículos a gasolina ou diesel?

    É que a resposta 3 MESES depois não passou de uma evasiva e prometeu para este ano de 2023 uma conclusão sobre as emissões de TODOS os carros.
    “Finally, in order to better understand life cycle issues in future, the co-legislators have asked the Commission to evaluate, no later than 2023 pursuant to Regulations (EU) 2019/631 and 2019/1242 on CO2 standards for light and heavy duty vehicles, the possibility of developing an EU methodology for assessing and reporting life-cycle CO2 emissions of all vehicles.”
    IN https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306-ASW_EN.html

    Já há resposta?
    Estamos à espera!!!!

    1. Avatar de RC
      RC

      Tá com pressa de saber que os seus números estão errados ? isso já sabemos que estão, qual a pressa. LOOOL

      Tenha calma, começa-mos o ano há 2 meses.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não, apenas estou curioso para ver como vão descalçar a bota loolool

        Este adiamento da meta para a proibição de carros a combustão após 2035 resolvida à pressa não veio nada a calhar eheheh
        Afinal ainda não estava nada proibido loolooloolool

        1. Avatar de RC
          RC

          Nem nunca eu disse que estava, você é que insistia na imposição, eu sempre disse que não havia nenhuma nem estava decidido.

          Alguma vez me viu a dizer que concordava com isso ?

  36. Avatar de Bueno
    Bueno

    Todos preocupados coma poluição causada pelo automóveis, e não enxergam as toneladas de agrotóxico poluindo o solo e rios do Brasil de Sul a Norte , em nome do Agro que representa 23% do PIB.