É legal pisar a linha contínua para ultrapassar ciclistas?

167 Comentários

Com tantos ciclistas a circularem na estrada, são vários os condutores que fazem de tudo para os passar à frente. Mas será que pisar a linha contínua para ultrapassar ciclistas é legal?

Ciclista e SUV


De acordo com o artigo 146º, alínea o) do Código da Estrada é proibida “a transposição ou a circulação em desrespeito de uma linha longitudinal contínua delimitadora de sentidos de trânsito ou de uma linha mista com o mesmo significado”.

No que se refere à ultrapassagem de velocípedes ou à passagem de peões que circulem ou se encontrem na berma, diz o Código da Estrada, no artigo 38º, alínea e), é indicado que:

  • É obrigatório guardar uma distância lateral mínima de 1,5 m e abrandar a velocidade. Esta distância mantém-se caso estejam a circular dois ciclistas a par, que é o número máximo permitido para que circulem lado a lado
  • Em estradas estreitas, situações de pouca visibilidade ou curvas apertadas, NÃO deve ultrapassar.
  • O mesmo se aplica sempre que não for possível cumprir a regra da distância lateral mínima de 1,5 metros em relação ao ciclista que quer ultrapassar.

Recordamos que pisar o traço contínuo, seja para ultrapassar um ciclista, seja em qualquer outra situação, é uma infração muito grave, segundo o Código da Estrada. Assim, o condutor está sujeito a pagar uma coima entre 120 e 600 euros, terá de cumprir uma inibição de conduzir de 2 meses a 2 anos e perde 4 pontos na carta de condução.

Comentários

167

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Na prática:

    Piso o traço continuo e se os ciclistas forem em reunião ainda os insulto.
    Em caso de acidente de pouco vale saber de quem é a culpa, é o ciclista que fica sempre mal. Portanto, eles que tomem os principais cuidados.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Não, a culpa é tua porque pisaste a linha contínua.

      1. Avatar de Jose Afonso
        Jose Afonso

        É verdade a culpa é do condutor e pode até ir preso, mas quem vai parar ao hospital em estado grave é o ciclista, daí ele dizer que os ciclistas têm de ter o triplo do cuidado.

      2. Avatar de Anung
        Anung

        E eu disse que não era?
        O que disse é que não quero saber pois em caso de acidente eles é que ficam mal do cromado.

        1. Avatar de Sérgio V.
          Sérgio V.

          Pode ser que um dia fiques tu mal do cromado… Eu não ando nas estradas de bicicleta porque é impossível, não há respeito nenhum mesmo se for na berma para lá da linha

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Estão a ver como tenho razão!
            Aqui o Sérgio V. acabou de me dar razão.

            Continua assim para poupares o cromado. Já agora, tenta incentivar amigos e conhecidos a fazer o mesmo que tu.

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          O mais patético é orgulhares-te dessa “mentalidade”. Parabéns lol

          1. Avatar de Anung
            Anung

            Querias que me orgulha-se da tua? Esquece lá isso….

          2. Avatar de Anung
            Anung

            *orgulhasse

            Orgulha-se é o ciclista de ir a empatar o trânsito.

        3. Avatar de T. Ribeiro
          T. Ribeiro

          Então vou-te contar uma história que aconteceu comigo.

          Um carro não me cedeu passagem e levou-me a frente. Por sorte, eu não tive nada, nem um arranhão, só fui ao hospital para certificar que estava tudo bem.

          O carro ficou com o para-brisas todo estilhaçado, e a minha bicicleta partiu a meio. Só em danos materiais a mim, o sr condutor teve de pagar cerca de 7000€. Fora os danos do carro dele.

          Portanto, posso ter tido muita sorte, mas a tua ideia de o ciclista fica sempre mal está completamente errada. No meu caso eu recebi uma bicicleta nova.

        4. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Pode ser que um dia apanhes um mais maluco que tu e ficas estendido tu à beira do carro, já vi um assim, começou-se a armar como herói como tu e deixou os dentes em cima do capot do próprio carro e o ciclista foi embora como se fosse um dia normal, quando chegou a policia ninguém tinha visto nada, havias de ver como ficou o animal e o carro. Um animal como tu e o deficiente do teu pai vão ter o mesmo tratamento um dia, pode demorar mas garanto-te que o universo acaba sempre por dar a volta, fica tranquilo

          1. Avatar de Jack
            Jack

            Com a mentalidade deste gajo a probabilidade disso acontecer cada vez aumenta mais! Quando ando de bike na estrada é uma vergonha que muitos condutores não sabem dar o devido espaço ao ultrapassar! Não sabem o código da estrada ou andam aí a tentar matar alguém?? Se precisar de me desviar de algum obstáculo enquanto uma besta destas me ultrapassa levo com o carro no lombo.
            Próxima volta de estrada vou levar protecção… não se vão ficar a rir!

    2. Avatar de Zé

      Olha, aproveitas e passas logo tu por cima, não?
      Um bocadinho de bom senso de todos é que era bom… As estradas não são em linha contínua durante quilómetros. Enfim.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Bom senso e paciência….muita paciência.
        Infelizmente tenho pouca paciência, e sem ela o bom senso desce para valores minimos 🙂

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Pode ser que um dia um familiar seu que ande de bicicleta e apanhe uma pessoa como a vossa excelência e tenha a mesma atitude que sua. Na bicicleta vai talvez um pai de alguém, mas certamente um filho de alguém…

          1. Avatar de Anung
            Anung

            E? Insultar os bicicleteiros que só sabem atrapalhar faz mal a alguém?

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas tu achas que alguém se sente insultado por um banana que não gosta de cumprir as regras? omg…que vergonha alheia. Se sentir insultado na pior das hipóteses ainda vais pra casa com uns óculos de sol novos. Acontece a quem se põe a jeito.

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          Pelos vistos o teus problema não falta de paciência é mesmo falta de inteligência

      2. Avatar de GM
        GM

        Depende das estradas. Se o carro tiver “baixas”, até concordo. Se a ultrapassagem dos ciclistas for feita com cuidado, com atenção quer aos ciclistas quer ao trânsito (inexistente) em sentido contrário, qual é o problema. Não mudou de faixa na totalidade, simplesmente ocupa parcialmente a faixa contrária. O mesmo se passa com tractores agrícolas e quadriciclos.

    3. Avatar de Grunho
      Grunho

      Faz isso. Eu trago sempre uma câmara virada para trás quando vou de bicicleta.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Lol, e como se trata um traumatismo craniano com uma câmara na bicicleta?

        1. Avatar de Jacklowiz
          Jacklowiz

          Da mesma maneira que se trata um emagamento de pernas de um camião a um ligeiro, mesmo que este leve uma camera ligada, como agora é moda na Europa.

      2. Avatar de Maga
        Maga

        essa camara vai enfiada onde mesmo??

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          És muito ignorante ou muito mau a fazer piadas fáceis? Não percebi.

    4. Avatar de Joao
      Joao

      um dia que tenhas uma parente proximo(filho,pai) que tenha um acidente de bicicleta por um automobilista ter as mesmas ideias que tu tens é que vais perceber

      1. Avatar de Anung
        Anung

        O meu pai já teve. O ciclista além de ficar mal ainda teve de pagar o bate chapas.
        Os os ciclistas tivessem as mesmas ideias que eu nunca tinham acidentes.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          És tão tanso que ainda não entendeste que há regras a cumprir?
          Não se trata de “pensar como tu”, tens de cumprir as regras. Não és iluminado..quanto muitos és apenas um desrespeitador orgulhoso…nabo.

          1. Avatar de Anung
            Anung

            E se não cumprir? Bates-me?
            No caso quem tinha de cumprir as regras era o ciclista, que além de ir para o hospital ainda teve de pagar o arranjo do carro.

            Nabo é quem fica com o cromado riscado por pensar que é ciclista iluminado.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Bater num estranho por ele ser um tanso? LOOOL mas por quem me tomas? Quando vejo dejetos de cão no passeio desvio-me. Lido com os grunhos do meu círculo de pessoas próximas…os outros deixo para os amigos/família deles .
            Aparte disto repito: é a lei e é bem explícita. Podes cumprir ou não mas serás SEMPRE tu quem está errado em caso de transgressão. Fim.

    5. Avatar de AdolfoDias
      AdolfoDias

      Quantos acidentes já provocaste, quantos ciclistas já feriste? Zero… Se conseguires ultrapassas, se não consegues vais atrás deles, insultas e ninguém te liga. E a vida continua

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Com sorte ainda leva no trombil…mesmo estando dentro do carro.
        São os “rambos” do volante LOLOL

    6. Avatar de Sergio
      Sergio

      Depreendo que nunca tenhas andado de bicicleta na via pública, nos últimos anos.
      Sim, ando de bicicleta na estrada e sim, sou condutor de automóveis
      Sim, por vezes quando temos um pouco mais de pressa, apanhamos 2 ou 3 a pedalar E então? Assim que houver possibilidade ultrapasso, e vou sempre para a outra faixa.
      E sabes porque faço isso? Por causa de bestas como tú que não respeitam o espaço. Tens noção do que é ir a pedalar e levar com um espelho e ires parar a valeta? Achas que o jovem parou? Tens noção do vento que provoca uma ultrapassagem a rasar?
      Sim, completamente a favor de andarem 2 a 2 para nos obrigar a ir para o outro lado e fazer tudo em segurança ao invés de forçar a ultrapassagem.
      Infelizmente, só se começa a abrir os olhos quando nos toca à porta ou a um familiar. Por mais atrasados que estejamos, mais lixados com o dia, nada paga um erro estúpido destes.

  2. Avatar de mojorisin
    mojorisin

    Uma pergunta dessas só pode ser feita por quem não tenha carta de condução.
    Uma linha continua é o mesmo que uma parede, NUNCA pode ser transposta. Foi assim que me ensinaram no código da estrada

    1. Avatar de Zé

      Na altura que te ensinaram isso havia respeito. Agora é só bêbados de bicicleta e idiotas em trotinetes.

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Faz como eu.

    2. Avatar de Godinho
      Godinho

      E carros estacionados no mundo real nao no codigo da estrada , que faco?

      1. Avatar de Maga
        Maga

        ficas à espera que o tirem, a empatar o transito
        LOL

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Não é legal, mas é sensato ultrapassar um ciclista passando o traço contínuo – desde que se assegure que não vem nenhum carro em sentido contrário, ou seja, que não há perigo na ultrapassagem. O que não é sensato é passar uma tangente aos ciclistas para não passar o traço contínuo, ou formar uma fila a passo de caracol atrás deles.
    O que os ciclistas nessas circunstâncias faziam bem era não ir a lado uns dos outros.

    1. Avatar de há+cada+gajo
      há+cada+gajo

      Aves, não inventes. O traço contínuo é como se fosse uma parede. Não há mais nada a dizer.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Então bato em paredes todos os dias..

      2. Avatar de Zé

        Se fosse como uma parede metiam um muro como na autoestrada. Se até a própria polícia passa por cima do continuo para ultrapassar “ciclistas” que 90% das vezes são velhos a dar passeios com os “amigos” para fugir às mulheres.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Duas coisas erradas não faze uma certa. Não “deves” pisar um traço contínuo. Ponto.

        2. Avatar de Jacklowiz
          Jacklowiz

          Vossas?

    2. Avatar de superfan
      superfan

      Antes bater no ciclista do que no carro que vem em sentido contrário

      1. Avatar de Zé

        E além de ferires uma pessoa e partires uma bicicleta potencialmente mais cara que o teu carro (porque as há), de te meteres em trabalhos com despesas porque causantes um acidente do qual tiveste culpa por desrespeitares a distância mínima para ultrapassar o ciclista, potencialmente seres responsável por uma morte e ires preso… ainda te arriscas a ser um grande idiota. Mas se calhar já és só pelo comentário.
        Vale a pena seres um idiota só para chegares 10 segundos mais cedo? Xiça…

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Mas o ciclista morto fica bem certo?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ou seja…o que interessa é sobreviver e que se lixem as regras.
            Fazes parte do problema e não da solução rapaz. Independentemente de tudo lembra-te sempre disso.

          2. Avatar de Jack
            Jack

            Basta cumprires as regras e seguem todos a sua vida ilesos e sem stress. Maravilha.

          3. Avatar de Jorge
            Jorge

            Uma vez mais provas o que disse Einstein: Há duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana e a primeira ainda não está provada.

          4. Avatar de Jacklowiz
            Jacklowiz

            O ciclista morto fica tão bem como o condutor morto de um ligeirose vier um camionista desrepeitador.

        2. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Zé, em que país é que se é preso por matar um ciclista num acidente?
          Em Portugal não será, certamente…

          O que mais aprecio é quando estou parado no vermelho e eles passam por mim como se nada fosse.
          Um brinco…

          1. Avatar de Jacklowiz
            Jacklowiz

            À direita ou em frente?

    3. Avatar de Luís Martins
      Luís Martins

      Se existe o traço contínuo é porque é uma zona muitíssimo perigosa para fazer ultrapassagens, já tenho carta de condução há mais de 35 anos e nunca ultrapassei um ciclista ou um carro pisando o risco contínuo

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    sou ciclista e automobilista, quando alteraram a lei para permitir que ciclistas andassem lado a lado considerei uma anormalidade, depois de uns valentes anos a andar na estrada com essa lei constato que apenas os cicloturistas se colocam lado a lado para ir na conversa, os ciclistas esses continuam a andar em fila.. o lugar dos cicloturistas é em vias para bicicletas, não é na estrada..

    1. Avatar de Artur
      Artur

      O motivo de andar em par é exatamente obrigar os carros a fazer uma ultrapassagem em condições quando o numero de ciclistas na estrada é alto. Caso toda a gente vá em fila o carro limita-se a fazer uma tangente aos ciclistas todos em vez de passar para a outra faixa.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Não é essa a prática, a prática é vão dois cepos com de bicicleta com os bofes de fora por terem feito 10 kms e vão a 20 km/h à conversa lado a lado.
        Aprendam a andar na estrada, sou ciclista e não faço dessas vergonhas. Sempre que vejo isso buzino para formarem fila e ainda leva um insulto pela janela, o legislador claramente não pensou quando formulou essa lei

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      É fácil. Pagas mais IUC e constroem-se ciclovias em toda a parte. Não tem nada que saber.

      1. Avatar de Helder Pinto
        Helder Pinto

        Mais ciclovias para quê ?!
        Ninguém as usa!!

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        Isso já não é contigo. O outro diz que não quer bicicletas na estrada, então paga para passarem a andar por ciclovia.

    3. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      E se forem ciclotufistas lado a lado a irem para o trabalho? O lugar dos aceleras não deveria ser na estrada mas numa pista.

  5. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Legislação mal feita. Duvido até que o próprio polícia a respeite.

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Como automobilista oucomo ciclista?

  6. Avatar de andre
    andre

    São leis, esperar que estivessem bem feitas e adequadas à realidade, seria esperar muito.

  7. Avatar de TS
    TS

    Isto é assim porque quem faz as leis neste país n percebe nada do assunto, em Espanha é permitido passar o traço contínuo exactamente nesta situação.
    A lei Portuguesa na presença de um traço contínuo não permite que um veículo possa ultrapassar um ciclista na presença de um traço contínuo, porque existe a obrigatoriedade de dar 1.5m laterais na ultrapassagem a um ciclista e isso implica necessariamente passar para a outra via.
    Já estava na altura de seguirmos o exemplo de Espanha.

  8. Avatar de Luís+Rosa
    Luís+Rosa

    Ciclistas é para andarem em ciclovias. Caso circulem em estrada não vou andar 10 km atrás de um ciclista para evitar passar o traço continuo. Ciclistas a parzinhos é gay 🙂

    1. Avatar de Figueiredo
      Figueiredo

      As pistas para ciclistas não são necessárias, pois já existe uma via para os condutores desses veículos circularem, chama-se via trânsito.

      1. Avatar de Zé

        Fazem sim.
        Morei numa vila onde, à margem da estrada nacional criaram uma ciclovia delimitada pelo separadores de betão. Quando está bom tempo é um tal de ver famílias inteiras a passear de bicicleta, totalmente seguros e tranquilos. Desde velhotes a crianças pequenas.
        Agora vivo uns 20 kms ao lado, e na mesma estrada nacional não tem ciclovia nenhuma e apesar de ser uma zona com uma beleza natural incrível, ninguém vai passear por lá de bicicleta. Só mesmo os ciclistas a sério. As famílias vão para outro lado.

        1. Avatar de Figueiredo
          Figueiredo

          As bicicletas são um meio de transporte, não são um brinquedo, construir pistas para ciclistas em estradas e demais vias de trânsito não faz qualquer sentido, pois como referi, já existe uma via para esses veículos, chama-se via de trânsito.

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        É verdade, só que isso não garante a segurança dos ciclistas. Para isso era preciso sinalizar a via a proibir a ultrapassagem de ciclistas e colocar lombas separadas por algumas dezenas de metros para não os deixar speedar. A menos que tenha largura suficiente para garantir um corredor só para ciclistas, mesmo que tenha menos de 1 metro.

  9. Avatar de superfan
    superfan

    A piada da coisa é que, podem disfarçar a coisa, mas não estamos a falar de ciclistas que usam a via publica como meio de transporte . Estamos sim, a falar de ciclistas que usam a via pública para praticar desporto. Ora se uns podem praticar desporto ciclista, outros também gostam de praticar desporto motorizado. Daí as ultrapassagens com emoção.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      As asneiras dos ciclistas pagam-nas eles. O desporto motorizado, se der para o torto, são os outros utentes da via que pagam. Portanto, é tolerância zero para as emoções do desporto motorizado.

  10. Avatar de Figueiredo
    Figueiredo

    O que não pode ser legal é circularem velocípedes sem matricula, seguro, espelhos, sinais de luzes e sonoros, conduzidos por pessoas com não possuem carta de condução ou licença para tal.

    1. Avatar de John
      John

      Os ciclistas federados têm seguros da própria federação!

    2. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Quem lhe garante que o ciclista não tem carta de condução? Como os distingue? Os peões, tal como os condutores de velocípedes são utilizaðores da via pública. Precisam de espelhos e luzes aceito, se forem senhoras, para efeitos de maquilhagem A matricula: serve cartão de cidadão. Quanto a emiterem sinais sonoros, dispenso-me de comentar o que oiço quando levo o vidro do carro aberto.

  11. Avatar de jota
    jota

    Sendo proibida “a transposição ou a circulação em desrespeito de uma linha longitudinal contínua” a questão que se coloca é: É proibido passar por cima do ciclista para o ultrapassar ou deve-se ir 1, 2, 3… km a 10 à hora atrás do ciclista?

    1. Avatar de Pois
      Pois

      É a segunda opção.

      1. Avatar de Anung
        1. Avatar de Jacklowiz
          Jacklowiz

          Trotinetes, carroças, tratores com atrelados, lambretas e até peões atletas.

  12. Avatar de Joao
    Joao

    só um ciclista e automobilista é que percebe o desrespeito que os automobilista teem pelos ciclistas, e mais, um ciclista deveria ter prioridade sobre um automobilista

    1. Avatar de Anung
      Anung

      E não têm?. A ambulância dá-lhes sempre prioridade.

    2. Avatar de superfan
      superfan

      Ciclista nem deveriam ser permitidos em 99% das estradas

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tens de cumprir e calar. Manda em casa…se conseguires.

      2. Avatar de Jacklowiz
        Jacklowiz

        100% nas autoestradas.

  13. Avatar de Hugo+Nabais
    Hugo+Nabais

    Bom, não se pode passar uma linha continua, mas pode-se ir lado a lado a 15/20km/h a impedir o trânsito de andar.
    Faz tanto sentido!!!!

  14. Avatar de John
    John

    É engraçado ver os automobilistas a fazerem razias aos ciclistas nas estradas, mas quando estão atrás de uma carroça de ciganos não o fazem…

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Só os do Chega

    2. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      Boa tarde, é possível utilizar outro argumento? Esse era giro em 2015.

      1. Avatar de John
        John

        Era giro em 2015 e continua a ser giro em 2024, para além de ser verdade!

    3. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Razias não digo, mas tangentes…

  15. Avatar de F
    F

    É sempre perigoso andar de bicicleta em vias onde hajam carros . Já levei com um carro parado que resolveu mudar de direção quando eu ia a passar ao lado dele ..outra que me aconteceu : um carro parado na esquerda da via , resolve virar para entrar na garagem que fica á direita ….há ciclistas nabos , mas há cada nabo a conduzir carros .

    1. Avatar de Maxgiger
      Maxgiger

      E porque não reduzires a velocidade? e que tal ter mais atenção? se calhar, o tal nabos que falas, como queria entrar na garagem, precisava de estar mais a esquerda, para depois entrar a direita.
      Isto é como os “nabos” dos camionistas, quando vão numa estrada de 2 vias e precisam de fazer uma curva muito apertada, eles têm sempre a mania de ocupar as duas vias.

  16. Avatar de filgood
    filgood

    so tenho no ouvido a musica dos comme restud

  17. Avatar de Nelson Silva
    Nelson Silva

    Eu sou utilizador de bicicleta desde muito tempo, atualmente tenho vergonha de ver o desrespeito que estes mesmos ciclistas de fim de semana de sol, têm para com o trânsito. Cruzo-me com facilidade com 3 e até mesmo 4 ciclistas a par, na conversa, em estradas sinuosas, com filas de veículos à retaguarda, e até parecem orgulhosos disso! É uma vergonha para alguém que é utilizador tanto por desporto como por necessidade, tanta falta de civismo, cidadania e respeito pelos outros utilizadores. É caso para perguntar: “onde pára a polícia?” Sim, pois mesmo o andar a par, pode ter que ser inutilizado e passar a fila única, quando as situações de tráfego assim o exijam.

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Esses empatas desrespeitadores apenas vão orgulhosos disso até me apanharem a mim ou a alguém parecido.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        És o maior dentro do carro lol Um dia destes calha-te um igual a ti e com jeito mudas de atitude (assumindo que é verdade essa arrogância toda…..leia-se “grunhice”)

    2. Avatar de John
      John

      Conheço quem tenha sido ciclista profissional e hoje é ciclista de fim de semana e ta-se a c*gar pró codigo da estrada. Eu ja deixei de usar a bicicleta como meio de transporte.

      Sim fui ciclista federado, hoje não o sou, mas vejo com cada malabarismo por parte dos (pseudo) ciclistas que atualmente não lhes posso dar razão para quando ha acidnetes com eles. Mas por outro lado, aqui o @Anung, pode ser que fique algum dia abraçado a um capô de um carro (tantas vezes deseja isso aos outros, ainda lhe vai calhar)!

    3. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      O andar a par surgiu por, entre outras razões, pra facilitar embaraçamentos de trânsito. Se anda em grupo, com eventualmente 20 ou 30 ciclistas, serão mais fáceis de ultrapassar. Em fila única nem amanhã de manhã.

  18. Avatar de Maga
    Maga

    entre pisar a linha e atropelar o ciclista, é melhor atropelar para cumprir a lei. bem pensado

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Leu as penalizações pecuniárias para tal ato? O outro supeito que será mais gravoso.

  19. Avatar de André R.
    André R.

    Pisar uma linha longitudinal contínua não é “muito grave” como referem, se essa linha dividir duas faixas no mesmo sentido… por isso “ Recordamos que pisar o traço contínuo, seja para ultrapassar um ciclista, seja em qualquer outra situação, é uma infração muito grave, segundo o Código da Estrada.” não é totalmente verdade. Só quando a linha divide dois sentidos de trânsito.

  20. Avatar de Zé

    Tenho carro e dou umas voltas de bicicleta. E digo que falta bom senso de todos os lados. Mas também falta, por vezes, autoridade. Poucos são os automobilistas que respeitam os 1,5metros. Mas também ninguém multa os ciclistas por circularem fora das ciclovias (ou nos passeios). Onde existem ciclovias assinaladas é obrigatório usar. Também deveriam multar os peões que fazem das ciclovias autênticos passeios ou atravessando as mesmas sem dar cavaco a ninguém. E aos automobilistas que fazem delas parques de estacionamento. Ou as autarquias que estacionam os contentores de lixo e reciclagem nas mesmas.
    Temos automobilistas que conduzem como animais, quer hajam bicicletas, peões ou sei lá que mais. Temos ciclistas que galgam passeios, passadeiras, semáforos e tudo o mais. Temos peões a atravessar a estrada como lhes apetece (ainda ontem se não fosse bastante atento mandava uma crocada num cromo que sai do meio de uns carros estacionados a correr). Temos trotinetes que pensam que não há regras. Também temos ciclistas que seguem aos molhos em estradas onde não deviam. A lei permite, mas deveriam pensar um bocadinho, até para segurança deles. No meio disto tudo, temos autoridades que muitas vezes têm “orientações” para fechar os olhos ou simplesmente não têm nada. Nem carro, nem agentes… basta ir num qualquer dia levar os putos à escola para ver o descalabro que é com os automobilistas ao molho. E muitas vezes a discutir com os polícias quando estes pedem para não parar o carro no meio da estrada.
    Bom senso dava jeito.

    1. Avatar de PoPeY
      PoPeY

      É isso mesmo… 100% a minha opinião.
      Costumo dizer que a via publica é uma selva. Precisamente por esse motivo abandonei o ciclismo. Faço somente BTT e mesmo assim levo o terço para ir rezando os poucos km que faço em alcatrão. Enquanto automobilista, vejo que os ciclistas “da nova escola” são vaidosos, estúpidos e provocadores. Deviam ter mais respeito, principalmente com os camionistas, perder 10min varias vezes ao dia atras de ciclistas, pode ser a diferença se vai conseguir ir dormir a casa ou nao. Na maior parte das vezes os ciclistas podiam facilitar, no entanto, optam por nao o fazer, contribuindo assim para o mau estar e agressividade que se vê de parte a parte pelas estradas fora.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Tal e qual. No final de contas será sempre vantajoso para ambos os lados facilitar o próximo, no entanto, a avaliar pelos comentários, vemos por aqui “Rambos” que para além de não o fazerem ainda se acham superiores por tal feito. E assim vai o mundo….

  21. Avatar de Delfim campos
    Delfim campos

    Em portugal e proibido.. Mas espanha austria alemanha e outros.. Nao é proibido.. Desde que nao metam o ciclista e os outros veiculos sentido contrario

  22. Avatar de bigname
    bigname

    A melhor é que mesmo havendo ciclovia, muitos ciclistas (cicloturismo, com bikes de corrida, etc) usam a estrada, devem considerar que a ciclovia é para meninas. Esses é que deviam ter multa pesada.

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Não é assim. Mesmo com ciclovia ao lado da estrada a lei permite que o condutor do velocípede opte. Pode prescisar de sair a meio da ciclovia e esta não ter saída.

  23. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    Não, vou andar atrás desses até que se decidam a sair da frente.

  24. Avatar de João Ferreira
    João Ferreira

    Engraçado que em Espanha quando aplicaram o mesmo género de leis sobre bicicletas ao código da estrada, também criaram a exceção de se poder ultrapassar com traço contínuo.
    Alguém com olhos ou que não cria leis atrás de uma secretária…

  25. Avatar de Fausto
    Fausto

    A pergunta está mal elaborada. Deve ser: É legal um ciclista que não saiba o codigo de estrada e não obedecer às regras de trânsito circular na via pública sem seguro?

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Sabe, se for automobilista. Andar a par não é desobedecer às regras.

  26. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Na estrada de Benfica, se quisermos avançar temos sp que pisar a linha contínua e não é por causa dos ciclistas.

  27. Avatar de Antônio João
    Antônio João

    Com estes tipos de comentários é que se vê o povinho atrasado que somos, depois é este tipo de gente que diz “no estrangeiro é que é bom”

  28. Avatar de Hhrocha
    Hhrocha

    Nao sou contra dos ciclistas andarem na estrada desde que sejam civilizados, acho tambem que deviriam tirar o código pelo menos.
    Sou contra aqueles que vão em grupo a ocupar a faixa toda a conversar e que causam uma fila atrás deles. Sou contra quando criam faixas dedicadas a ciclistas e os mesmos continuam a vir para a faixa de carros, estes devem ter um atraso qualquer ou são muito burros mesmo.
    É a minha opinião pelo menos
    E só o meu ponto de vista

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Eu também não sou contra tu viveres, desde que sejas civilizado… que conversa é essa? És contra os ciclistas?! Olha eu sou contra os tratores, camiões, domingueiros, papa-reformas, filas de trânsito, ambulâncias, não deviam existir porque tenho sempre pressa e o mundo tem de rodar à minha velocidade, não é a dos outros…
      A tua opinião é como o teu ponto de vista, mentecapto

      1. Avatar de Hhrocha
        Hhrocha

        Estou a ver que és um ciclista dos que mencionei ahahah Boa tarde

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Ele está 100% correto. Não tens de ser contra absolutamente nada. Se não gostas tens de respeitar e cumprir as regras como os outros, que gostam, os que gostam assim assim e os que nem sabem se gostam ou não.

          1. Avatar de Hhrocha
            Hhrocha

            Outro ciclista chateado estou a ver. Boa tarde

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Completamente errado, mais uma vez.

    2. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Os que vão a conversar são iguais aos automobilistas que vão ao telemóvel. As ciclovias são facultativas e como tal optativas.

  29. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Acho graça às leis do nosso país. Os condutores são obrigados a isto e à aquilo mas os ciclistas não são obrigados a usar a ciclovia quando existe uma. Acho cada vez mais que Portugal não é um país de 3º mundo mas sim de 5º mundo (estou a ser generoso)

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Os condutores “Rambo” que andam por aqui são uma minoria assim como são os ciclistas que não usam a ciclovia quando está disponivel.
      Haja respeito uns pelos outros!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        -Muitas x’s as ciclovias estão ocupadas com pessoas incluindo crianças e animais. Nesses casos são um perigo.
        -Quem quer treinar estrada (treino de competição) não vai fazê-lo numa ciclovia.
        -Por mim estou à vontade, quanto menos estrada e mais monte, melhor.

  30. Avatar de TdSR
    TdSR

    Os ciclistas são os novos reis da estrada. Fazem o que querem e os condutores que se amanhem.

    1. Avatar de Mestre Interespacial
      Mestre Interespacial

      Que se vai fazer agora ?? Agora a “batalha” está perdida, a bem dizer. Eu também acho que eles deviam ir para aquelas vias para andar com as bicicletas deles mas estão por todo o lado nas estradas. Eu nunca vi como agora. E são às dezenas que passam por mim todos os dias. 😐

    2. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Eu a pensar que eram os motociclistas. Mais: os camionistas fazem o que querem e os automobilistas que se amanhem.

  31. Avatar de José Gonçalves
    José Gonçalves

    Ciclistas a par é para derrubar ou fazer com que se paguem, mais nada, também sou ciclista, muito mais do que muitos dos qu andam a par armados em parvos e no dia em que eu for a par de outro ciclista que me façam o mesmo, que me atirem para a berma ou para o chão!!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      É para derrubar como os cerca de ZERO que já derrubaste LOLOL
      Conseguiste votar Chega e ambos sabemos que tiveste de ler o boletim várias vezes 😀

    2. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Qualquer camionista te faz esse favor se tambem fores automobilista.

  32. Avatar de Jorge
    Jorge

    E perdemos tanto tempo a tentar justificar porque somos um país miserável no fundo da tabela.
    Basta ler alguns comentários.
    Triste miséria.

  33. Avatar de FRshop.pt
    FRshop.pt

    De heróis e de gente com razão está o cemitério cheio, eu tb sou ciclsta e automilista porém em qualquer das situções na minha cabeça prevalece sempre a regra do Bomsenso, mas reconheço que há pessoas arrogantes na estrada e na vida quer vistam a pele cliclista ou de automobilista. Haja respeito e acima de tudo BOMSENSO

  34. Avatar de David
    David

    O que é difícil é que nós motoristas temos que passar longe das bicicletas, mas quando estamos parados eles passam a 10 centímetros. Esse dias eu vi no Porto, uma senhora foi sair de um taxi (que não estacionou por falta de espaço) e quase foi atropelada uma bicicleta, e pelo lado direito.

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Provavelmente seguia pela direita para evitar atrapalhar o trânsito. O taxista deixou que a senhora saisse do carro a meio da estrada, sem encostar ao passeio?

  35. Avatar de Mestre Interespacial
    Mestre Interespacial

    Eu apanho cada susto quando os vejo ao meu lado. Por isso ando devagar. Mas sei que eles deviam era andar naquelas vias que eles têm para andar com as bicicletas. Hoje em dia não se pode andar em lado nenhum que eles estão por todo o lado. Até com trotinetes, é verdade. 😐

    1. Avatar de 2 dedos de testa
      2 dedos de testa

      Ciclistas só deveriam circular a par quando as circunstâncias o permitissem e ade que não case embaraço à circulação dos demais. Um carro não impede um ciclista de avançar mas a circulação a par… É só pensar um pouco.

      já agora, falta a norma que obriga ciclistas a respeitar peões, moderar velocidade e por a porcaria de uma campaínha e usa-lá!

    2. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Ciclistas com trotinetes?

  36. Avatar de Hugo
    Hugo

    Aguardo é que um dia o seguro para circular na estrada seja obrigatorio para trotinetes e bicicletas .

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      E fica o problema resolvido. Genial.

  37. Avatar de tiago
    tiago

    sabendo que:
    – um carro tem uma média de 1.70m de largura
    – devemos deixar 1.5m de distancia para com o ciclista
    – a largura de uma via de circulação tem 3m

    Somando 1.7 + 1.5 = 3.2m que é mais do que a largura da via, diria que é impraticável não transpor a linha continua. O que não faltam por aí são estradas nacionais e municipais com kilometros de traço continuo. Assim de repente recordo-me da EN125 e do IP8 que vai até Sines…. kilometros sem possibilidade de ultrapassar uma bicicleta que anda a 10km/h.

    1. Avatar de GM
      GM

      Essas contas, admitindo que o ciclista vai na berma, ou na valeta. O que não é o caso, mais ainda quando vão a par. Nestas alturas, ocupam meia faixa. Simplificando, para garantir o 1,5m de segurança, há que ocupar a via de sentido contrário.

      1. Avatar de Jacklowiz
        Jacklowiz

        Aleluia. Parabéns, afinal estamos a discutir o quê aqui todos? As ultrapassagens só se devem fazer pela outra faixa. É uma das razões porque os carros têm piscas, que indicam que o condutor vai mudar de via.

  38. Avatar de Rick
    Rick

    E a questão da malta em segunda fila com quatro piscas? Caso a linha seja continua devemos aguardar que suas excelências voltem para retirar o veículo?

  39. Avatar de Pdero António
    Pdero António

    Nunca compraria uma bicicleta de estrada. Faço muito BTT, adoro BTT, a minha região é ótima para isso. Quando tenho de fazer um travessia de um trilho para outro, ou de um caminho para outro, passando pela estrada, ou até a sair da cidade ou a entrar, no inicio ou fim do passeio de BTT, tenho apanhado muitos sustos. Nem sei como o pessoal aguenta fazer bicicleta de estrada. É só loucos! Desdes camiões a fazerem tangentes, idosos a não passarem para o outro lado do traço, mesmo que seja descontinuo, mulheres e ultrapassar no menor espaço possível e a meterem-se à tua frente, gajos a ultrapassarem a mais de 100km/h, etc., etc….ciclismo de estrada é um salve-se quem puder! Não há qualquer espeito….

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      110% de acordo

      1. Avatar de Jacklowiz
        Jacklowiz

        0%. Sozinho no campo? E se tropeçares numa rocha? Na estrda ainda tens auxílio.

  40. Avatar de Eu
    Eu

    Em relação ao traço contínuo acho que devemos usar de sensatez. Dantes os ciclistas andavam á vontade na estrada e nunca houve problemas, eram respeitados e respeitavam.
    Agora passam aos magotes o sinal vermelho, “e eu parado a vê-los passar”. De notar que eu não estou a dizer se sou ciclista ou conduzo um automóvel. Nas passadeiras lá vão eles com o rabinho no selim e a utilizar a passadeira para passarem sem qualquer rebuço. Também tem que se ter muito cuidado numa rua pedonal, porque ao virarmo-nos normalmente, podemos ser vítimas de um embate brutal.

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      Há gente mal formada a achar que não tem que cumprir as regras em todas as condições, automobilistas, peões ou ciclistas. Quanto “bom cidadão” se transforma e comporta como um verdadeiro animal ao volante?

  41. Avatar de B
    B

    Tanto ciclista top? Mas olhem? E a obrigatoriedade de um seguro como qualquer outro veiculo? Oh, não é preciso, os animais são os demais.

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Aqui está a solução. Um simples seguro resolve os egos de quase todos

    2. Avatar de John
      John

      Quem é federado tem seguro. Aliás, basta 40 paus por ano para ser federado.

      https://www.fpciclismo.pt/cpt

      Barato e evita chatices!

      Muito têm falado das ciclivias (uns com razão, outros perdem-na com argumentos infantis), mas muitas delas são mais construídas e com péssimos pavimentos. Convido a todos a utilizar a ciclovia entre Vila Real s. António e Castro Marim depois de ter caído uma chuvada e o piso ja estiver a começar a secar.

  42. Avatar de António Guedes
    António Guedes

    Tenho uma duvida, sobre o facto de pisar o traço contínuo..
    Imaginemos que existe um obstáculo parado na via, por exemplo um veículo mal parado. A solução, segundo a lei é esperar que o dito cujo venha retirar o veículo quando bem lhe apetecer, e ficar ali parado à espera? Ligar para a policia e aguardar eternidades até a policia chegar?

    1. Avatar de Jacklowiz
      Jacklowiz

      Se lhe acontecer, quanto tempo acha que aguenta? Ja esqueceu o que diz o código?

  43. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Porque que só os carros de 4 rodas não podem pisar a linha continua da faixa esquerda nem a continua da faixa direita quando são ciclistas ou motas que não dão mais de 60 kmh, os ciclistas podem ir na faixa em 3 a 4 pares um ao lado do outro a ocupar a faixa como a largura de um na sua mão?

  44. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    E quando os estão parados no trânsito devido aos cruzamos, obras, ou semáforos, quando estão com horários marcados de trabalho e no meu caso que trabalho nas Ambulâncias a transportar utentes para as consultas de fisioterapia, radioterapia, consultas médicas, exames e etc…. E estarmos na fila de trânsito devido a obras, semáforos e horas de ponto de maio trânsito, os veículos de 2 rodas não podem pisar ambas as linhas contínuas e encostar-se e bateram nos carros para não estarem parados atrás dos carros de 5 lugares nos semáforos, longas filas e etc…

  45. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Não ha coimas nem multas para as motas de 2 rodas passam no meio da linha continua e o outro lado da linha continua a ultrapassar os veículos de 5 lugares principalmente no meio das Cidades e Vilas???, acontece praticamente todos os dias no meu dia a dia no trabalho a fazer serviços com a

  46. Avatar de João
    João

    Em Espanha tenho ideia q é permitido pisar o traco contínuo para ultrapassar os ciclistas

  47. Avatar de Bandalho
    Bandalho

    O que me parte todo é a lei permitir que ciclistas pedalem em par (lado a lado), quase que aposto que só neste país da Europa tal coisa é permitida. Mas já que é assim que proibam os automóveis de circular por estradas nacionais aos Domingos e feriados pois é impossivel viajar nestes dias com tanto empecilho na estrada

    1. Avatar de FRshop.pt
      FRshop.pt

      Neste país é mesmo assim anda tudo ao contrário, direitos humanos para os bandidos enquanto as vitimas sofrem. Os ciclistas andam no gozo enquanto os automoblistas muitas vezes andam na estrada em trabalho e com horários contados. Eu tb faço btt mas na estrada jamais, só em terra batida, caminhos etc. De heróis e gente com razão está o cemitério cheio.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Apostas mal, já perdeste. A lei de andar lado a lado foi criada não porque quem faz as leis sabe o que está a fazer, ao contrário de muito burro que critica entendidos do fundo da sua ignorância. A lei foi criada devido a pessoas estupidas que pensam que quando vão de carro, como estão numa lata protegida acham que é responsabilidade dos outros sair da frente porque são mais fracos. Já agora, os empecilhos que falas são os velhotes domingueiros ou os ciclistas que queres atropelar porque não te deixam fazer o teu sunday rally? Não te apetece matar velhotes às vezes? Afinal já tão velhos e nós temos horas pra chegar aos sítios, não é? E aproveito também para satisfazer a curiosidade de saber o porquê de tanta pressa aos Domingos e feriados? É a tua frustação de ser um idiota chapado e descarregas em estranhos com que partilhas a estrada? Aposto que é porque os teus pais sempre preferiram o teu irmão e isso deixa-te frustrado, triste e com um ódio interior que de vez em quando até tens flashes de como te apetece matar a tua família toda, faz um favor à sociedade e faz a coisa certa, ninguém precisa de ti

      1. Avatar de Bandalho
        Bandalho

        Se a lei foi criada pelo motivo de que quem vai de carro estão numa lata protegidos , também deveriam isentar estes do pagamento do seguro anual, uma vez que estão protegidos. Deveriam sim legislar sobe a obrigatoriedade de pagamento de seguros de vida e responsabilidade civil daqueles que não se interessam da sua segurança para nada e que circulam por estrada em veiculos de duas rodas.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        @Peter, tb sou “ciclista” e não te reconheço nenhuma razão no teu comentário .
        Sabes que mais? Uma das permissas do código da estrada é não circular a velocidades demasiadamente baixas ao ponto de prejudicar a normal fluidez do trânsito.
        Como “ciclista” JAMAIS me aproveitarei da lei para que me permite circular lado a lado com outro ciclista em estradas onde só cabe um carro.
        A lei esta mal feita e é perigosa e deveria ser revista o quanto antes. Entretanto só uso BTT e qt mais monte melhor.

        1. Avatar de Bandalho
          Bandalho

          A lei está mal feita pois também deveria permitir veiculos automóveis circularem lado a lado tal como bicicletas onde só cabe um carro, que é no caso de quem viaja sózinho poder ir a conversar com o condutor do outro veiculo. E mais a mais eu onde encontro as melhores promoçoes de bons vinhos e onde baixo preço é significado de qualidade , só mesmo no Pingo-Doce (ESta mensagem era para o Peter mas ele não befalar sem ofender)

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Pois, o problema são as leis que aparentemente estão mal feitas, isto porque quem faz as leis do código da estrada aparentemente não percebe nada daquilo, o que é estranho porque bastava vir aqui aos comentários do pplware e facilmente se arranjavam gajos que finalmente iam fazer leis como deve ser!

  48. Avatar de Bandalho
    Bandalho

    A medida número 1 seria a obrigatoriedade de um seguro de responsabilidade civil equivalente ao que acontece com os outros veiculos a motor. Só por aqui muito ciclistas começariam a entender que afinal têm cu…!