É legal ligar as luzes de emergência e estacionar onde quiser?

17 Comentários

Encontrou um espaço onde, por momentos, acha que pode deixar o seu carro estacionado mesmo sabendo que não deve? Se ligar as luzes de emergência pode escapar a uma multa por parte dos agentes da autoridade?


Em Portugal, não é permitido estacionar onde quiser e ligar as luzes de emergência. Estas luzes, também conhecidas como “quatro piscas”, têm uma função específica e não servem para justificar estacionamento indevido.

Quatro piscas: Saiba quando pode usar para “estacionar”…

Estacionar em locais proibidos, em locais para deficientes, em segunda fila são práticas (infelizmente) muito comuns entre os condutores. Para “atenuar” a infração, os condutores costumam ligar a sinalização luminosa de perigo… mas será que vale de alguma coisa?

Segundo o artigo 63 do Código da Estrada, referente à utilização da sinalização de perigo…

  • 1 – Quando o veículo represente um perigo especial para os outros utentes da via devem ser utilizadas as luzes avisadoras de perigo.
  • 2 – Os condutores devem também utilizar as luzes referidas no número anterior em caso de súbita redução da velocidade provocada por obstáculo imprevisto ou por condições meteorológicas ou ambientais especiais.
  • 3 – Os condutores devem ainda utilizar as luzes referidas no n.º 1, desde que estas se encontrem em condições de funcionamento:
    • a) Em caso de imobilização forçada do veículo por acidente ou avaria, sempre que o mesmo represente um perigo para os demais utentes da via;
    • b) Quando o veículo esteja a ser rebocado.
  • 4 – Nos casos previstos no número anterior, se não for possível a utilização das luzes avisadoras de perigo, devem ser utilizadas as luzes de presença, se estas se encontrarem em condições de funcionamento.
  • 5 – Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

As luzes de emergência devem ser utilizadas apenas nas seguintes situações:

  • Avaria ou imobilização forçada
    • Quando o veículo não pode continuar a marcha devido a uma falha mecânica.
  • Acidente
    • Para sinalizar a ocorrência e alertar os outros condutores.
  • Sinalização de perigo
    • Quando há um obstáculo ou uma situação de risco na via.

Estacionar em segunda fila, em passadeiras, junto a cruzamentos ou em locais proibidos e ligar os quatro piscas é uma infração, sujeita a coima.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de contraditorio
    contraditorio

    🙂 Como a maioria dos automobilistas estuda o Código da Estrada 1 vez na vida e nunca mais o vê….isto é peanuts 🙂 🙂 🙂 Se os condutores fossem obrigados a estudar o CE de 10 em 10 anos e a fazer exame para revalidar a carta haveria milhares de ex-condutores a andar a pé ou transportes públicos 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Jamaral
      Jamaral

      Mesmo! Disseste tudo-

    2. Avatar de Nirelle
      Nirelle

      Acho que não deveria ser de 10 em 10 anos mas sim de 2 em 2 anos.

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Ainda chamam “4 piscas” quando hoje em dia já são 6 na grande maioria.
    O engraçado, sem ter graça nenhuma, é que até as autoridades o fazem… isso e operações stop nas rotundas…

  3. Avatar de Budvar
    Budvar

    Há sempre 2 exepções de senso comum que o podem justificar. Quando se está a trabalhar ou quando só se demora 5 minutos.

    1. Avatar de Tó

      Quando fizeres isso junto a um polícia conta-nos como correu

      1. Avatar de TiagoR
        TiagoR

        Vai-te perguntar qual a urgência como já me aconteceu !

  4. Avatar de X
    X

    Pensava que o desenrascar era uma das qualidades dos portugueses, claro que sempre teve uma conotação de fazer mal e porcamente sem rigor mas a obra nasce.

  5. Avatar de Sérgio V.
    Sérgio V.

    Se estq7mal. Estacionado não é os piscas que vão fazer a diferença. Esta mal é ponto

    1. Avatar de Virgose
      Virgose

      Isso é verdade mas acrescentaria que um carro mal estacionado pode representar “um perigo especial para os outros utentes da via” pelo que, a confirmar-se esta circunstâncias adicional, deveria o condutor ser multado pelo mau estacionamento e pela falta de piscas.

      No entanto parece-me haver uma contradição: se é possível assinalar circulação de emergência com os 4 piscas… não deveria ser também possível assinalar um estacionamento de emergência (por breves minutos) quando se vai buscar alguém que comprovadamente precisa de assistência hospitalar?

  6. Avatar de 2 dedos de testa
    2 dedos de testa

    Claro que é a começar por BMWs,é depois por aí abaixo, acho que vem no manual de alguns carros em letras pequeninas, que o podem fazer….

    1. Avatar de 2 tsá tsé de dedo
      2 tsá tsé de dedo

      Xenofobia automóvel! Buuuuu!!!

      Carros mal estacionados estorvam todos por igual independentemente da marca.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Mas é um facto que são os “abastados” que mais usam e abusam de estacionamentos incorretos, pois na verdade as multas nem lhes aquece nem arrefece. Se não houver risco de reboque estão-se marimbando se é lugar de deficientes ou bloqueiam um passeio.

    2. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Depois aparecem riscos nos carros e dizem que não sabem porque foi lol

  7. Avatar de SergioA
    SergioA

    Estranho, nao ha excepcoes para casos de emergencia no que respeita a saude? Gravidez, alguem que precise de assistencia imediata em que nao se pode esperar pela ambulancia….

  8. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Pessoalmente sou da opinião que PARAR COM OS 4 PISCAS, só seria aceitável em duas situações:
    – o veículo avariou sendo impossível a sua locomoção;
    – o condutor sentiu se mal, logo não está em condições de conduzir naquele momento…
    … fora isto, NADA!!! Não keto saber se “é só 5 minutos”, se é só pra ir buscar pão, se é pra apanhar os miúdos na escola, etc – f**** se!!! Estacionem o carro como deve ser ou andem a pé. Cagar o carro em qualquer lado e ligar os 4 piscas, ignorando as dificuldades que causam aos outros é das maiores faltas de respeito que podem existir…

  9. Avatar de Orlando Rotações
    Orlando Rotações

    Neste país todos fazem o que querem, estão a c…r para os outros. É em todo o lado. Tem de voltar a coleira para os educar, como os animais. Mão dura.