e-Corner: Hyundai transforma o IONIQ 5 num… caranguejo

8 Comentários

Ainda não está tudo inventado, longe disso, o mercado automóvel tem muito para inovar e a tendência é para deixar o comum mortal de boca aberta. Para começar, veja só como a Hyundai conseguiu que o seu elétrico IONIQ 5 passasse a ter a capacidade de se mexer como um caranguejo. Sim, leu bem. O construtor sul-coreano apresentou na CES 2023 uma versão única do elétrico que pode deslocar-se na diagonal ou lateralmente como os caranguejos.

Esta funcionalidade, estranha, poderá ser uma mudança no paradigma e só é possível graças a um sistema de quatro rodas direcionais, que rodam até 90 graus para permitir uma manobrabilidade única.

Imagem Hyundai IONIQ 5 e-corner... um elétrico caranguejo


e-Corner: a revolução que a Hyundai quer trazer para as estradas

Cinco anos após a estrear na CES 2018, a tecnologia e-Corner da Hyundai está mais próxima da realidade. Após a sua aparição mais recente na CES 2021, o sistema esteve em exibição no evento mundial da semana passada. E desta vez, em vez de construir um protótipo dedicado para mostrar a tecnologia, o braço Mobis da empresa integrou o e-Corner num elétrico IONIQ 5.

Como pode ver no vídeo que a Hyundai partilhou, o módulo, muito parecido com a funcionalidade “CrabWalk” do Hummer EV, permite que as rodas de um carro rodem de forma que não é usual.

Isso permite que o condutor consiga manobras únicas, mais simples, fáceis e até seguras. Por exemplo, o estacionamento paralelo, que por vezes é compilado quando o espaço não é muito, com esta tecnologia tornar-se-á muito fácil, basta girar as rodas em 90 graus e conduzir o carro na horizontal.

Menos prático, mas igualmente interessante, é o e-Corner que também permite que os carros se movam na diagonal e girem no local. É até possível fazer uma curva sobre o centro do veículo!

Apesar de se falar que a tecnologia poderá aparecer em 2025, a verdade é que a Hyundai Mobis não divulgou mais detalhes sobre o módulo. Fica, contudo, a ideia do enorme potencial que está implícito nas imagens partilhadas.

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ab
    Ab

    Qualquer azelha vai estacionar numa boa!

  2. Avatar de Helio
    Helio

    num TT faz sentido, se nao for muito pesado

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Já estou a ver alguns na autoestrada a ocupar 2 faixas 🙂

  4. Avatar de Vitor Moreira
    Vitor Moreira

    Estou a imaginar as declarações ao seguro: estava a estacionar ao contrário…

  5. Avatar de RCS
    RCS

    Como seria o “moose test” com esta tecnologia?

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Já existiu um automóvel com este tipo de tecnologia no início do século XX. Não me lembro qual a marca, talvez fosse um Ford, não tenho a certeza neste momento. Como se pode calcular não teve muita saída, mas a ideia tem um bom sentido prático.

  6. Avatar de sa.pong
    sa.pong

    Em 1920/30 já havia carros que faziam isto…