É condutor? 4 coisas que deve ter sempre “em mente”…

27 Comentários

Além das avaliações teórica e prática para obtenção do título de condução, é normal os condutores serem melhor condutores com a experiência adquirida. Além do código da estrada, deixamos aqui hoje quatros coisas que os condutores devem saber.


Apesar da experiência adquirida pelos condutores e do conhecimento do código de estrada, há coisas que nem todos sabem. Nesse sentido, hoje deixamos aqui quatro curiosidades, que os condutores devem ter sempre em mente.

Condutores: Sabiam que…

  • A velocidade estreita o campo visual: a uma velocidade de 130 km/h, o campo visual é de apenas 30 graus, o que atrasa a deteção de riscos, reduzindo a capacidade de reagir atempadamente.
  • Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece: em 50% das colisões, o veículo não tem tempo de parar. É por este motivo que é tão importante manter a distância de segurança.
  • Quanto maior a velocidade, mais graves são os danos: num atropelamento a 30Km/h, 90% das pessoas sobrevive, a 50 km/h a morte do peão é quase certa. Numa colisão frontal a 70km/h, 90% das pessoas sobrevive, a 90 km/h a morte é quase certa. O nosso corpo não está preparado para o embate.
  • Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos, porém, uma reduzida diferença de velocidade pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

Em Portugal, estima-se que o excesso de velocidade esteja na origem de pelo menos um terço dos acidentes com vítimas mortais.  Os dados provam que o efeito dissuasor dos radares contribui decididamente para a redução de acidentes graves permitindo assim salvar vidas. 

Sabia que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), no cumprimento das suas atribuições de planeamento e coordenação de apoio à política do Governo em matéria de Segurança Rodoviária, está a definir a Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária 2021-2030 – Visão Zero 2030, alinhada com a política de segurança rodoviária da Comissão Europeia 2021-2030, com a Declaração de Estocolmo e com a abordagem do Sistema Seguro?

A Visão Zero 2030 pretende fixar o horizonte de médio prazo da política de segurança rodoviária em Portugal e definir os objetivos estratégicos e operacionais correspondentes, a concretizar através de planos de ação bienais.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de semerodk
    semerodk

    5 – reduzir a velocidade em 25% para o carro elétrico não ficar sem bateria.

    1. Avatar de JL
      JL

      5- reduzir a velocidade em 25% para o carro a combustão não ficar sem combustivel.

      1. Avatar de O-das-CAldas
        O-das-CAldas

        5 – Se ficar sem combustível, vá ao posto de combustível, compre uma garrafa de água de 1,5 L, deite a água fora, encha de combustível na bomba e meta no depósito. Se ficar sem bateria, está lixado, mande vir o reboque para levar o carro até onde houver um carregador.

        1. Avatar de JL
          JL

          Errado, já há serviços de assistência que carregam o suficiente para chegar a um posto de carga.

          Mas é possível ficar sem bateria ?

          Já agora, em muitos carros a combustão isso não resolve, só mesmo com mecânico.

          1. Avatar de O-das-CAldas
            O-das-CAldas

            Já há, é como quem diz, o ACP tem um carro de assistência para a Grande Lisboa e já terá um para o grande Porto.
            E cuidado com o consumo da bateria, não gastar sos últimos 10% – porque, por razões de segurança, o carro pode já não pegar.
            https://www.acp.pt/eletricos/vantagens-para-socios/assistencia-a-veiculos-eletricos

          2. Avatar de JL
            JL

            Nem só o aço, a brisa também tem.

          3. Avatar de JL
            JL

            Pode não pegar ? Está a falar de carros a combustão ?

          4. Avatar de O-das-CAldas
            O-das-CAldas

            É o que diz no video do ACP do link.

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas não é, eu já vi uma carrinha da advolt que presta esse serviço para a brisa. Num dos encontros de VE em Portugal até fizeram uma demonstração.

        2. Avatar de Ifm
          Ifm

          6- andar sempre o mais a direita. ( A via do meio não é para passeio seu Ot@r).
          Não obrigue os outros condutores a ter de correr 3 faixas para o ultrapassar ou ter mesmo se ultrapassar pela direita.

        3. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          @O-das-CAldas, isso da garrafa de 1,5 l, não é na bomba, deves de ir buscar é ao deposito de um outro carro, é que nas bombas já não permitem que os combustíveis sejam transportados assim, é necessário um recipiente próprio “jerrican”, isto se fizeres tudo segundo as regras.

          1. Avatar de O-das-CAldas
            O-das-CAldas

            Passou-se comigo – contei a história e perguntei se tinham um jerrican. Responderam-me o que disse: compre uma garrafa de 1,5 L, deite a água fora e encha na bomba. Depois, até comprei um jerrican de plástico (nem sei onde anda), que tinha um “bico” comprido, nem sei se alguma vez o cheguei a usar 🙂

      2. Avatar de semerodk
        semerodk

        2min numa bomba.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quando quiser mande um vídeo com um abastecimento de 2 minutos numa qualquer bomba, desde que para o veiculo , até arrancar com ele.

          1. Avatar de Infinity
            Infinity

            5 min dá-me quase 900km

          2. Avatar de JL
            JL

            Tanto tempo ? 10 a 20 segundos dá me para 450 KMS.

  2. Avatar de O-das-CAldas
    O-das-CAldas

    Placas de sinalização à beira da estrada:
    – Reduza 70
    – Reduza 50
    – Reduza 20
    – Bem-vindos a Reduza.
    A viagem durou 1H e 53 minutos. Não houve atropelamentos.

    1. Avatar de OutroChegano
      OutroChegano

      😉 😉 😉

  3. Avatar de Luiz
    Luiz

    6- se não levar o carro para dentro das lojas, cidades mais limpas

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Hehehe se até lugares vagos tapam para estacionarem em segunda fila! É comodismo, não é estupidez.

  4. Avatar de Vilna
    Vilna

    A 1°a coisa a ter em mente é fazer sempre o pisca. Não, não viola o rgpd.
    e ajuda muito na condução e previne muitos acidentes

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Ah, não sabes que quem compra os carros a crédito, só tem os piscas ativados quando acaba de pagar o carro?

  5. Avatar de Nelson
    Nelson

    Fico contente por saber que posso circular à velocidade recomendada e segura, fora de mão, a ultrapassar por exemplo, ou mesmo em situações de traço continuo…

  6. Avatar de Vitor
    Vitor

    Os sistemas de segurança evoluem, o poder de travagem dos carros é muito superior ao dos anos 70 quando definiram os limites de velocidade…e mesmo assim ainda vejo na A28 zonas com o limite de 100 porque um asno se esbardalhou enquanto olhava para o telemóvel.

    Eu sou a favor a acabar com os limites por um ano e comprar com o ano anterior…

    https://pplware.sitedev.pt/motores/limite-de-velocidade-de-150-km-h-ja-e-uma-tendencia-na-europa-e-os-radares-de-portugal/

    1. Avatar de Andreas Noack
      Andreas Noack

      Nas localidades sou contra. De resto, siga.

  7. Avatar de PSP apanha nabos
    PSP apanha nabos

    Sempre que, no mesmo sentido, existam duas ou mais vias de trânsito, este deve fazer-se pela via mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direção.
    Ajude-nos a combater a sinistralidade rodoviária.

  8. Avatar de Mapril
    Mapril

    Wc=1/2*mv^2
    Energia Cinética = metade da massa vezes a velocidade ao quadrado.