É apenas uma rotunda! Mas nos EUA os condutores não sabem usar…

54 Comentários

As rotundas servem para simplificar o trânsito. No entanto, há regras que têm de ser cumpridas para não se gerar o caos. No estado do Kentucky, sul dos Estados Unidos, um cruzamento perigoso deu espaço a uma rotunda.

No entanto, uma vez que os condutores não sabem como circular numa rotunda o caos tem sido gerado na pequena cidade nos EUA (vejam o vídeo).

É apenas uma rotunda! Mas nos EUA condutores não sabem usar..


Foram várias questões de segurança as que levaram a tomar a decisão de se acabar com o cruzamento e construir uma rotunda. Neste local passam, por dia, mais de quatro mil veículos. No entanto, nem sinais, nem semáforos resolveram o problema dos acidentes, daí se ter avançado para uma rotunda.

Mas, face à inexperiência dos condutores, a rotunda tem causado o caos no trânsito. Ora vejam o vídeo.

O vídeo que foi partilhado no Youtube tornou-se viral. Este vídeo foi publicado a 25 de abril, e já foi visto por milhares de pessoas.

Em Portugal, no dia 1 de janeiro de 2014 entrou em vigor as alterações propostas no Diário da República de 3 de setembro de 2013. As regras  de circulação nas rotundas foram alteradas. De acordo com o Artigo 14.º – A do CE:

  1. Nas rotundas, o condutor deve adotar o seguinte comportamento:
    1. a) Entrar na rotunda após ceder a passagem aos veículos que nela circulam, qualquer que seja a via por onde o façam;
    2. b) Se pretender sair da rotunda na primeira via de saída, deve ocupar a via da direita;
    3. Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;
    4. Sem prejuízo do disposto nas alíneas anteriores, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino.

2 – Os condutores de veículos de tração animal ou de animais, de velocípedes e de automóveis pesados, podem ocupar a via de trânsito mais à direita, sem prejuízo do dever de facultar a saída aos condutores que circulem nos termos da alínea c) do n.º 1. 

3 – Quem infringir o disposto nas alíneas b), c) e d) do n.º 1 e no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300. 

De referir que todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas – saber mais.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Este pessoal tinha um colapso nervoso na Magic Roundabout que fica em Swindon UK

    1. Avatar de miguel
      miguel

      mostrei essa rotunda ao meu pai, ha umas semanas. ele, no trabalho, faz entre 300 a 400km por dia, todos dos dias. anda nisto ha 38 anos. a reaçao dele foi esta: “fds! qué essa m€&@5a! pra´qué essa me&&6a? vais por onde quiseres, o importante é nao bater!”

  2. Avatar de pH
    pH

    Nem lá, nem cá…

  3. Avatar de salman
    salman

    ainda sacam das armas e começam a disparar contra a rotunda

  4. Avatar de FAR
    FAR

    Lol, de uma foma ou de outra eles lá se amanham xD

  5. Avatar de berto
    berto

    “Se pretender sair da rotunda por qualquer das outras vias de saída, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a via de saída imediatamente anterior àquela por onde pretende sair, aproximando-se progressivamente desta e mudando de via depois de tomadas as devidas precauções;” imagina que os tugas sabem disto…. até as rotundas funcionam, ainda juntar o pisca á saída e também á entrada…

    1. Avatar de onurb82
      onurb82

      Saúdo o berto e os tugas das suas rotundas!!!
      Porque os tugas que eu vejo do meu lado direito e à frente até assustam…

      Faz muita falta um instrutor, João dos Burros em cada escola, porque continuam a ser cometidas muitas infrações!!!

      Se o quadrúpede da frente ignorar as regras descritas por si, eu tenho de estar muito atento porque não quero o meu bolinhas estragado… Não quero precisar de polícias ou seguradoras…

      1. Avatar de Helio
        Helio

        Mas só as viaturas ligeiras, por exemplo, ao fim de 4 anos de matricula, é que necessitam de fazer inspeção de segurança.
        Quando posso ter uma licença de condução durante 50 ou mais anos e nunca ser “inspeccionado”

        1. Avatar de 652mga
          652mga

          A Licença de Condução para condutores do Grupo I, licença esta obtida antes de Janeiro de 2013, terá que ser renovada aos 50 anos… portanto nunca teve esta licença durante 50 anos (não é possível a obter ainda dentro do útero).

          https://www.doutorfinancas.pt/vida-e-familia/guia-para-renovar-a-sua-carta-de-conducao/

    2. Avatar de kolas
      kolas

      Todos os dias vejo gente a fazer exactamente o contrário, querem sair, vão ao centro da rotunda, querem continuar a circular na rotunda, encostam-se à direita. e sabe-se lá porquê, acham que têm razão e apitam (outra ilegalidade). É como fazer piscas de emergência para dizer que estão ali parados, isso todos sabem, não sabem é que não se pode usar os piscas de emergência assim… “-ah, e tal….”

      1. Avatar de Elektro
        Elektro

        O pior é quando um gajo pára no STOP e um iluminado qualquer começa a apitar para avançar!

        1. Avatar de FreakOnALeash
          FreakOnALeash

          Estão apertados para c@gar!

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu acho que também fazia falta ali sinalização. Mas aquele pessoal sai da rotunda pela via da esquerda…

  7. Avatar de MACnista
    MACnista

    Típicos americanos!!!!!!!!!

  8. Avatar de Filipe
    Filipe

    Credo!
    Aí se vê bem a inteligência norte-americana.

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      LOL!! Se eles fossem circular na rotundas em Portugal era o caos!!

      1. Avatar de Blockd
        Blockd

        Atenção que em há sítios onde, até há alguns anos, estiveram colocados semáforos (numa das mais movimentadas do Funchal, junto ao hospital), onde tiveram depois de pintar um traço contínuo para evitar acidentes diários que lá aconteciam (esse mantem-se atualmente)… Mas respeitarem as regras nas rotundas ainda é complicado…

        1. Avatar de Filipe
          Filipe

          ahah…
          MAs ja está muito melhor aqui no Funchal, embora ha sempre um azelha que gosta de fazer a rotunda td por fora..
          Os americanos sao conhecidos por serem maus a conduzir. Basta ter um carro manual que a maioria nao sai do sitio.
          Imaginem entao uma rotunda do relógio ou pior como em Paris o Arco do Triunfo.
          Nos EUA a rotunda é uma coisa recente. Deveriam por mais sinalização para azelhas. Parece ter pouco movimento pq aquela gente toda fora de mao…

    2. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      Isto é perfeitamente normal eles não têm rotundas, imagina que é tu tirares carta de condução sem nunca teres visto uma rotunda real na tua vida, e depois imagina o quão bem tu irias circular numa rotunda.
      Este processo é normal, houve um cidade nos EUA que trocou a maioria dos cruzamentos com semáforos por rotundas, no início foram muito criticados e houve um aumento do tempo que as pessoas passavam no trânsito, afim de algumas semanas melhorou e hoje em dia a maioria da população é a favor das rotundas visto que para além de terem diminuído o tempo que perdem no trânsito também diminuiu a sinistralidade.
      Dá-lhes tempo que eles também aprendem.

      1. Avatar de Carlos Braga
    3. Avatar de MACnista
      MACnista

      that’s right!!! LOLOLOLOLOL

    4. Avatar de QQ
      QQ

      Pois, somos tão mais inteligentes. Cura-te.

      1. Avatar de zakarias
        zakarias

        Então ? Somos mais burros ? Eu não acho , ma s enfim, cada um fala por si…

        1. Avatar de eu2
          eu2

          Somos iguais, já ouviste falar?

          1. Avatar de zakarias
            zakarias

            Sim parece-me bem, ouviste-me dizer que somos diferentes ?

      2. Avatar de Hélio Musco
        Hélio Musco

        Claro. Nós temos o Costa, eles têm um velhote!

    5. Avatar de Miguel
      Miguel

      Deve ser o mesmo que pensam os indianos de nós. Eles nem necessitam de sinalização.

    6. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Filipe concordo completamente contigo… nem consigo comentar mais além de um simples… LOL !

  9. Avatar de Pedro
    Pedro

    As rotundas para eles são uma novidade mt recente em mts estados. Americanos pouco inteligentes? Nós andamos desde 1986 até agora de mão estendida em relação à UE….Para na falar que fomos os primeiros na Ue a preencher os impressos para a bazuca…$$$
    Triste povinho português.

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      No meio disso tudo só tens razão numa coisa: és triste.

      1. Avatar de onurb82
        onurb82

        Não é ele… Somos nòs!!!
        Porque ao irmos cada um, de peito cheio ao ver a sua nacionalidade o “estranja” pensa dessa maneira…

    2. Avatar de SSD
      SSD

      Vai ao Google e pesquisa por Whataboutism. Perfeito exemplo do que acabaste de escrever

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Era meter aquela malta a andar em Viseu. ahahah

    1. Avatar de MACnista
      MACnista

      … Ui isso é que era!!! LOLOL

    2. Avatar de onurb82
      onurb82

      Barreiro, aproxima-se!!!

    3. Avatar de Blockd
      Blockd

      Em Viseu o trânsito flui até bastante bem, apesar do trânsito intenso, porque as rotundas são bem grandes e já as têm há imenso tempo, apesar de haver mais em Sintra, Cascais, Loulé e Leiria, neste momento! É sinal que fizeram bem as coisas e há quem siga o exemplo!

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Ainda me lembro da primeira vez que lá fui passear com a namorada…sou de uma cidade pequena e nunca tinha visto daqueles cruzamentos com sinalética luminosa manhosa, os nativos fizeram logo questão de me alertar sonoramente que não estava a proceder corretamente (ainda hoje não sei o que fiz mal)!

  11. Avatar de Cláudio Andrade
    Cláudio Andrade

    uma semana em viseu e aprendiam a circular em rotundas

  12. Avatar de Jorge
    Jorge

    Com mais este vídeo, eis que surge boa oportunidade de associar e comparar motoristas americanos ao de ‘comunistas disfarçados’, ainda mais se considerarmos o quanto eles coletam e distribuem em mídias como Yputube as peripécias de um chamado modo caótico de motoristas e tráfego da Russia.

  13. Avatar de Indignado
    Indignado

    Quem é que pensava que os Americanos eram um povo inteligente e evoluído ????

  14. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Este pessoal estaciona o carro à entrada de Viseu e visita a cidade a pé !

  15. Avatar de 652mga
    652mga

    Perante o actual CE português esta “rotunda” no vídeo não o é… depois antes da “rotunda” aqueles “divisores” da via não são precedidos por um traço contínuo ou sinalização a proibir a ultrapassagem… o que me impede de ultrapassar o veículo que segue à minha frente e depois não poder voltar a circular o mais à direita possível?

    Mas eu desconheço o CE em vigor EUA…

    berto quantas rotundas conhece onde não é possível os procedimentos descritos pelo CE para a circulação nestas?

  16. Avatar de Redin
    Redin

    Mas isto leva a crer que a legislação andou com o carro a frente dos bois.
    Alguém em perfeito juízo cria uma regra de transito que não esteja prevista no código da estrada? Não é de admirar que os comportamentos sejam desajustados. O vídeo é viral à nossa realidade.
    Eu se for conduzir para a Inglaterra também me iria sentir um “tontinho” primeiro que me fosse habituar a conduzir pela esquerda. Uma região como o Algarve cheio de turistas ingleses não lhes pode conferir o direito de lhes facilitar a condução, criando regras locais que não estejam de acordo com a nossa legislação.

    1. Avatar de Paulo Martins
      Paulo Martins

      A legislação de rotundas existe nos EUA há muito tempo, simplesmente as cidades nunca optaram por essa opção nos cruzamentos, é normal que haja problemas no início, há é que realmente manter a aposta nas rotundas e não voltar a trás só porque para já não está a correr tão bem.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        A minha falha nessa informação deve-se a nunca por lá ter passado e viver obviamente fora dessa realidade. No entanto, uma legislação terá de acompanhar o desenvolvimento do interesse das comunidades. Se nunca foram adoptadas rotundas, a legislação para as mesmas deixa de fazer qualquer sentido. No melhor dos cenários a sinalização carece da sua presença, mesmo em fase de construção, tal como parece demonstrar pelo video.

      2. Avatar de 652mga
        652mga

        Então será diferente da portuguesa, pelo menos neste caso…

  17. Avatar de Vasco
    Vasco

    Desenrascam-se muito bem para quem se calhar nunca conduziu em rotundas. E o transito sempre a fluir, com normalidade.

  18. Avatar de Sergio
    Sergio

    Uma semana aqui em aveiro e ficavam bem instruidos

    1. Avatar de Alex
      Alex

      30 km a norte e fazem mestrado em S. J. Madeira eheh

  19. Avatar de Joao
    Joao

    Isso explica porque os motoristas do Cities Skyline são tão “burros” quando tem uma rotatória, ainda bem que existe o Traffic Manager para você “ensinar” como fazer

  20. Avatar de Sousa
    Sousa

    Mas… Aquilo é uma praça. Torna as coisas ainda pior.

  21. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nos estados unidados nem saber fazer curvas simples, quanto mais rotundas.
    Já viram o seu desporto automóvel de eleição? Do que estavam á espera….

  22. Avatar de supersilva
    supersilva

    Dá zero pra eles!

  23. Avatar de AlexX
    AlexX

    Acho um comportamento normal para quem nunca viu ou aprendeu a usar rotundas. É que nem vejo ali qualquer sinalização. Mas até pode ser que hajam menos acidentes doravante que quando haviam semáforos.
    Por cá fazem parte do código há décadas e no entanto muitos ainda não as sabem contornar. E tantos artistas nem as contornaram, optando por seguir em frente e galgar a rotunda.