Dieselgate: Supremo trava recurso da Volkswagen em Portugal

15 Comentários

Apesar de já terem passados alguns anos, o escândalo batizado de “DieselGate” continua na memória de todos. A Volkswagen já compensou clientes nos EUA, na Austrália, na Espanha e na Alemanha, mas há ainda muitos processos a decorrer.

Recentemente o Supremo Tribunal de Justiça travou um recurso da Volkswagen em Portugal. Saiba o que está em causa.

Dieselgate: Supremo trava recurso da Volkswagen em Portugal


Em 2016 a Deco iniciou um processo contra a gigante Volkswagen por causa do caso Dieselgate. A Volkswagen (VW) interpôs um recurso, mas o Supremo Tribunal de Justiça considerou ser improcedente um recurso interposto pela Volkswagen (VW) relativo ao caso “Dieselgate”.

De relembrar que num dos vários recursos que interpôs, a Volkswagen defendia que os tribunais portugueses não tinham competência material para julgar o processo que iniciámos na defesa dos portugueses afetados pelo escândalo Dieselgate.

De relembrar que em julho último, a Altroconsumo, organização de defesa dos consumidores italiana, venceu a ação coletiva contra a Volkswagen, perfazendo um total de 200 milhões de euros de indemnização aos consumidores afetados.

Segundo Tito Rodrigues, das Relações Institucionais da DECO PROTESTE…

O recurso a este tipo de táticas da Volkswagen foi só mais uma forma de esticar a corda e manifestar a total indisponibilidade para reparar e indemnizar os consumidores portugueses, utilizando os enormes recursos financeiros de que dispõe e esgotando os parcos recursos públicos que temos (enquanto País) em matéria judicial. Inaceitável

Não desistimos desta causa e não abrandamos na pressão que tem de ser exercida sobre a Volkswagen e o sistema judicial, dado que estes intermináveis expedientes formais só servem aqueles que dispõem de recursos financeiros para os explorar, como é o caso da gigante alemã 

Dieselgate: Supremo trava recurso da Volkswagen em Portugal

Portugueses esperam da Volkswagen o mesmo desfecho favorável no caso Dieselgate

O caso “Dieselgate” afetou cerca de 125 mil automóveis do grupo Volkswagen em Portugal. Após 6 anos de espera, a decisão do tribunal italiano foi um marco muito importante. A Volkswagen já compensou clientes nos EUA, na Austrália, na Alemanha e em Espanha, mas mantém recusa em indemnizar os restantes europeus lesados pela manipulação dos testes às emissões dos carros.

Dentro da Europa, não podem existir consumidores de primeira e de segunda. Os portugueses não podem ser tratados de forma diferente dos consumidores alemães e italianos. A Deco aguarda por um desfecho no mínimo idêntico e pelo justo reembolso da Volkswagen junto de todos os consumidores.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PeterSnows
    PeterSnows

    É inadmissível , enganaram os clientes. E agora discriminam os mesmos.
    É um 2 em 1.
    Se poder, não compro um VW nos próximos tempos.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Alguém o obriga a comprar VW? Vete e pronto.

      Dito isto, este tipo de atitude (por parte da VW) deveria ser altamente publicitada. Se este tipo de informação que prejudica a marca (leia-se: afeta vendas) fosse tornado mais publico de certeza que eles se chegavam à frente, mas da forma como as coisas estão a acontecer é uma batalha inglória para a DECO.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os lesados aqui não são os clientes. É a população toda que respirou o ar dos escapes dos fumarentos. Quem os comprou já sabia que poluíam à brava, que o gasóleo poluía muito mais que a gasolina, mas como era mais muito barato e um bom negócio para eles, borrifaram-se completamente para as consequências na saúde pública.

  2. Avatar de RatazanaDoPunjab
    RatazanaDoPunjab

    Se puder? Então mas porque raio é obrigado a comprar VW?
    O que não falta são marcas melhores e mais baratas.
    E mesmo que queira um VW novo não sei se o vai ter nos tempos mais breves.
    Anda tudo com muitos meses de espera…
    Falta de chips, autoradios, etc…

  3. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    E havendo um desfecho a favor dos consumidores, os benefícios são para quem ? Para todos os consumidores afetados e que estão identificados ou só para os associados da DECO ?

    1. Avatar de Mitra
      Mitra

      Certamente para quem fez a queixa em tribunal é o mais lógico.

  4. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Trata-se de uma queixa conjunta dos “lesados” com o apoio da Deco, os valores indemnizatórios são divididos pelos queixosos que se juntaram à queixa.
    Tal com acontece com os que se associaram *a queixa conjunta contra o facebook por divulgação de dados pessoais e outras em marcha com o apoio da DECO

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      mas se bem calha ainda tem que ser associado da deco senão nao podes fazer parte dos lesados

  5. Avatar de Não digo
    Não digo

    Coitados dos lesados!
    Sofreram tanto, ficaram sem…… Esperava não ficaram sem nada, o carro fazia o mesmo que quando o compraram!!
    Ou seja estão a ser hipócritas e a ir buscar dinheiro por algo que já têm e nunca se queixaram!!

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Não necessariamente, existem casos em que os veículos não ficaram iguais tanto em rendimento como em consumos e, em certos casos existem diferenças demasiado grandes, agora, se existem pessoas que vão a boleia dos que efetivamente foram prejudicados ai já é outra historia.

    2. Avatar de PM
      PM

      O carros não ficaram a fazer o mesmo, pelo menos os que foram “intervencionados” pela marca para anular a fraude. Isso é conversa fiada. Passaram a consumos piores, rendimento menor, e não estou a referir a velocidade só por si, mas todo o desempenho do motor, e passaram a ter problemas em injetores e EGR. Portanto, a não ser que seja agende comercial do grupo VW, não deveria estar com este tipo de comentários

    3. Avatar de tesla@forever.com
      tesla@forever.com

      Todos ficamos lesados com a mafia da VW e AUDI. Em Portugal infelizmente são a esmagadora maioria dos diesel e andamos todos a respirar pior porque estes coisinhas enganam toda a gente. E andaram 10 anos a parecer que eram melhores quando afinal são bem piores que todos os outros. E as reparações, quando feitas, não deixam os carros iguais. E agora nos eléctricos são os piores de todos em várias categorias, como eficiência, e vendem ID.4 com motores já com rachas por dentro. Sei que não vais ver os videos do Munro Live porque vais ver Tesla, Ford, Kia, Nissan, e todos os outros a bater a VW/AUDO em todas as categorias. Claro que nada importa para um fanboy.

      1. Avatar de FreakOnALeash
        FreakOnALeash

        Essa do motor com rachas por dentro. Pode por aí o link sff, não que duvide de si mas gostava de saber mais do assunto. Obrigado.

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    Concordo plenamente quando dizes que todos ficámos lesados! Ou melhor: o MUNDO ficou lesado, porque os carros deles afinal poluem muito mais que aquilo que se pensava.

    Tenho um Toyota híbrido e comprei-o não só pelos consumos, mas porque o meu tipo de utilização permite que não polua tanto como um diesel ou um carro a gasolina convencional, e não se justifica o investimento num elétrico.

    Não sou um ambientalista maluco, mas garanto que se se descobrir que a Toyota andou a fazer a mesma marosca que a VW, eu próprio ponho um processo em cima deles!

  7. Avatar de Torcido
    Torcido

    Pouco tempo depois do escândalo, houve um processo por venda fraudulenta com intenção de devolução do bem.
    O processo ainda se arrastou nos termos da negociação, com manobras dilatórias e sem que qualquer das partes chegasse a acordo. No dia em que tinham que comparecer perante o juiz, após alguns adiamentos, já à porta da sala de audiências, o representante da marca comunica que aceitava os termos da pretensão da acção e apenas fez uma exigência, a assinatura de um termo de confidencialidade. O juiz apenas perguntou se as partes tinham chegado a acordo e, como a resposta foi afirmativa, foram comunicados os termos. Os três veículos (Audi A6 com cerca de um ano) foram devolvidos (o meu com 48000km) e o montante pago pela sua compra devolvido.