Dieselgate: Software da Volkswagen para corrigir problema volta a enganar condutores

65 Comentários

Foi em 2015 que o Dieselgate, um dos maiores escândalos da indústria automóvel, aconteceu. A descoberta de que um grande número de carros da Volkswagen tinham software destinado a contornar as regras sobre a poluição. Este teve um impacto grande na empresa alemã, mas acabou com um acordo.

Uma das primeiras medidas acordadas entre a empresa e a justiça foi a atualização do software dos carros afetados. O problema surgiu agora com a descoberta que o novo software tem também medidas para novamente contornar as regras.

Dieselgate Volkswagen Software condutores falha

O software da Volkswagen volta a tentar enganar?

O impacto que o Dieselgate teve na Volkswagen foi inegavelmente grande. Para além de ter de admitir que enganou os consumidores e as autoridades, a empresa teve de pagar avultadas quantias. Tudo esteve assente no manipular do software de milhões de carros para assim conseguir contornar os testes de emissões poluentes.

Claro que isso veio a público e o resultado foi bem conhecido. Uma das obrigações que a Volkswagen garantiu foi a criação de um novo software para substituir o presente e que estava alterado. Este foi agora também colocado em causa. Segundo um tribunal distrital de Düsseldorf, surpreendentemente, este novo software tem também uma falha criada para contornar as regras.

O Dieselgate parece ter voltado a assombrar a marca

Em concreto, segundo o que foi revelado, este software altera o modo de funcionamento do sistema de limpeza de gases de escape. Este apenas funciona com temperaturas exteriores entre os 10 e os 32 graus. Fora destes valores o sistema simplesmente está desligado, aumentando seriamente os níveis de poluição libertados.

Esta descoberta poderá trazer novos problemas para a Volkswagen. Para além de uma nova má imagem para a empresa, terá impacto junto dos atuais detentores de carros da marca. Estes já tiveram de suportar muitas intervenções mecânicas e agora poderão ter de voltar a atualizar os seus carros.

Dieselgate Volkswagen Software condutores falha

Condutores vão poder ser compensados por esta falha

Há ainda a questão dos processos em tribunal que podem voltar. A Volkswagen tinha conseguido bloquear novos processos, após 3 anos da descoberta do caso. A decisão do tribunal de Düsseldorf pode deitar por terra este bloqueio e abrir caminho a novos processos.

Não se esperava que a Volkswagen voltasse a cometer este erro. Volta a colocar-se a si e às suas restantes marcas numa posição frágil e certamente com uma péssima opinião dos consumidores. Resta também saber qual será o impacto legal para a empresa deste problema agora descoberto.

Volkswagen: Cemitério no deserto guarda milhares do Dieselgate

Comentários

65

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco
    Buckethead, o meu coração só tem uma côr, azul e branco

    Com o vício que os Portugueses têm por carros alemães, está tudo bem.
    Meu rico carrinho Japonês…. É só meter combustível e fazer revisões normais…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É verdade. Há muito BMW e Audi por essas estradas. E a Mercedes é uma das que mais vende.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        A maioria são importados já com muitos km em cima.

        1. Avatar de Pérolas
          Pérolas

          Aqui não entra nada «.de» (zero) e na empresa onde trabalho as viaturas de serviço deixaram de ser «.de»! … e empresas onde trabalhas conhecidos, a mesma coisa; então em multinacionais do outro lado do Atlântico ui, ui…

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Hoje em dia já não podemos afirmar isso, quase nenhuma marca produz tudo internamente. Por exemplo, quem é que compra um Mercedes e sabe que os motores até 1.8 são da Renault? Ou que o BMW série 2 é na realidade um Renault!? Que a Nissan utiliza normalmente motores Renault!?

      Em relação ao dieselgate, não tenho dúvidas de que todas as marcas aldrabam de uma forma ou de outra!!!!!!! Eu por exemplo, nunca consigo nem de longe nem de perto fazer os consumos que as marcas anunciam!

      Os japoneses fazem sem dúvida grandes carros, mas os alemães também. Há para todos os gostos e o que interessa é termos possibilidade de escolha. O azar que teve a VW foi ter sido apanhada como um exemplo a seguir pelos americanos. E logo os americanos que têem carros tão ecológicos!!!!! Tudo não passou de uma guerra comercial que já começou à anos e que tenho vindo a afirmar aqui. Já foram apanhadas empresas como a VW, o Deutsch Bank, a Apple, a Microsoft, o Facebook, etc……

      1. Avatar de Zé Ruela
        Zé Ruela

        BMW serie 2 um Renault !? Não podias estar mais errado. BMW tem tudo (Entenda-se motores e Chassis) In House ! De resto concordo …

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Lol está muito longe da verdade, se fosse bom entendedor da matéria, Meu amigo está enganado, pois os série 1.16 2.16 por aí a fora tem motor peugeot , coisa que já possui em 1 mao

          1. Avatar de Gaspar Oliveira
            Gaspar Oliveira

            Não tem motor peugeot (grupo PSA), as duas marcas tinham um acordo de investigação de tecnologia de motores de baixa cilindrada, que depois expandiram para os de alta cilindrada, mas nem sei se mantêm.
            Que é diferente da Ford que usava os blocos dos motores HDI do grupo PSA (peugeot/citroen/ds/opel)

          2. Avatar de Zé Ruela
            Zé Ruela

            Não existe nenhum motor 1.6 cm3 nesses modelos. Actualmente a BMW não tem nenhum 1.6 em produção. O que existe é um 1.5 3 cilindros que equipa vários Modelos BMW e Mini. Alguns anos atrás houve uma parceria BMW – PSA que deram origem a um motor 1.6 e 1.4 esses motores nunca equiparam nenhum BMW mas sim alguns Mini. Já agora para que aprenda mais alguma coisa o 1.8 cm3 que fala como sendo Renault é na verdade o 1.8 de origem Mercedes usado no antigo Classe A200 Diesel. Houve se cada uma nos dias de hoje que ate mete do …

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Que grande confusão vai nessa cabecinha. Motores 1.8 da Renault? BMW série 2 da renault? Nop…

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Mais vale ter motor psa que BMW que basta uma pequena pesquisa no Google para ver o nível de fiabilidade dessa marca

        2. Avatar de Rui
          Rui

          Leia lá o separador da Mercedes e veja quantos modelos Mercedes usam motor Renault. A única confusão foi a troca do motor Renault em vez de PSA na BMW

          https://www.razaoautomovel.com/2017/04/afinal-quem-e-que-usa-motores-de-quem

      3. Avatar de Nuno25
        Nuno25

        Rui, no caso do consumo não são as marcas que aldrabam…. eles apenas anunciavam o consumos realizados com a norma NDEC que está muito desfasada das condições reais de condução. Neste momento a norma é a WLTP que já é mais real, mas mesmo assim deixa um pouco a desejar e continua “simpatica” para as marcas. o Modelo Americano parece-me ser o mais realista (EPA). Sempre que o mesmo carro é vendido igualzinho nos E.U.A e na Europa é que dá para perceber as diferenças.

      4. Avatar de Carlos
        Carlos

        Não diria mais acertado.

    3. Avatar de AJ
      AJ

      Infelizmente também existe o dieselgate nipônico e o “Açogate”.
      Como é sabido, não se trata de erros mas sim de fraudes e a Volkswagen em 2017 anunciou que iria pagar mais de 69 milhões de dólares (perto de 59 milhões de euros), para encerrar um dos últimos grandes processos judiciais relacionados com as emissões, nos EUA.

    4. Avatar de PTO
      PTO

      Cá por casa é só Toyota e Mazda.

  2. Avatar de Antonio
    Antonio

    Que vergonha! A VW não paga a quem foi enganado, e quem continua a comprar estas lixeiras ambulantes!

    1. Avatar de JP
      JP

      Isso apenas acontece na Europa, já nos EUA pagaram e bem.

  3. Avatar de Louro
    Louro

    Uma boa chapada de luva negra, naqueles que continuam a insistir que Diesel é que é…

    E lá vamos nós com todos os TDI a serem vendidos ao desbarato.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      que se passou com os diesel?

      Sempre tive diesel e não tenho razões de queixa, penúltimo carro foi Ford com 480.000 depois comprei um renault e já lá vai com 320.000 nada a apontar.

      PS- O unico cuidado que tenho é de fazer as manutenções a horas ou antes até, por exemplo o meu renault dci a marca diz que é de 30.000 em 30.000 mas nos 20.000 já troco o oleo e filtros.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Diz isso quem não tem carro ou não precisa dele para se deslocar…… vamos todos comprar Teslas de 70.000€!!!!!!

        Também sempre tive carros diesel e nunca tive razões de queixa, e cada um com várias centenas de milhares de km em cima!!!!!!!

        1. Avatar de Louro
          Louro

          Olha, dois cá em casa…

          Model S 2014 já conta com quase 300000km,
          Model S do ano passado já leva com mais de 35000km,

          Sim nao preciso de carro para me deslocar, por isso comprei dois Tesla, como antes dos Tesla tinha carros a gasolina e também nao precisava deles para me deslocar é que o meu M5 foi vendido com quase 230000 e a minha Mercedes E63 foi vendida no ano passado com cerca de 180000km

          Como ves, nao ando nada…

          1. Avatar de Marco
            Marco

            2 Teslas Model S + 1 BMW M5 + 1 Mercedes E63…ganhas o ordenado mínimo, não? Ou o RSI?

          2. Avatar de Louro
            Louro

            Vim ver os comentários e reparei numa gafe… 35000km, o Model X nao S.

          3. Avatar de Louro
            Louro

            @Marco
            A pergunta é o que é que isso tem a ver com o assunto?

            Acho que seja óbvio que não ganho o salário mínimo e muito menos vivo do rsi…

          4. Avatar de Pérolas
            Pérolas

            @Marco: o homem para fazer esta quantidade de kms não deve passar o dia no café, a beber umas bejecas, a falar de gajas e tudo isto à pala do fundo de desemprego… Tem de lhe dar forte… Faço menos kms, mas, hoje, já levo 10 horas de trabalho em cima e a abrir… A pausa para este post é para espairecer…

          5. Avatar de Louro
            Louro

            @Pérolas

            Por vezes as pessoas olham para o espelo mais próximo acabam por se ver a si próprios pensando que nao sao eles.

            É tipo o meu gato, quando era mais novo passava em frente ao espelho e pensava que estava ali outro gato, nao se apercebendo que se trava dele próprio tentava brincar com esse gato misterioso que ali aparecia.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        @Miguel,
        O problema dos diesel? Sao porcos, sujos, ruidosos e completamente desactualizados… daí as marcas agora terem de andar com esquemas para conseguir vender essa treta.

        1. Avatar de Zé

          Cada um tem direito há sua opinião, mesmo que ela não se encaixe na realidade actual, chama-se a isso falta de informação, ou então o que pretende é desinformar.
          Para promover a sua informação, caso queira, leia sobre motores Diesel:
          https://blog.galp.com/energy2drive/os-carros-a-diesel-tem-futuro
          Sobre o novo combustível Diesel pode ler aqui:
          https://rr.sapo.pt/2019/02/13/motores/morte-do-gasoleo-care-diesel-promete-menos-65-de-emissoes/noticia/141013/

          1. Avatar de Louro
            Louro

            @Ze
            Queres uns tantos artigos a dizer o contrário?

            Pois, parece que são tão limpos que a vw até tem a necessidade de adulterar o software para enganar nos testes.

  4. Avatar de RR
    RR

    ” erro infantil.” ??? LOL

  5. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Não é um erro infantil, foi mesmo propositado. Lá se vai a crença da engenharia e seriedade alemãs.

  6. Avatar de Pedro R.
    Pedro R.

    Diesel ou também gasolina?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      O próprio nome que deram ao processo responde à tua pergunta DIESELgate

    2. Avatar de rui
      rui

      não tenho bem a certeza, mas penso que só os diesel fazem a queima para limpar os gases (nomeadamente redução de nox) para regenerar os FAP’s. A gasolina tem o catalisador mas penso que é sempre passivo, não é ativado.

    3. Avatar de Nuno Moreira
      Nuno Moreira

      Diesel.
      O problema sempre foi o Diesel, porque este é naturalmente muito mais poluente que a tencnologia a gasolina (nomeadamente em NOx – Óxido de Azoto, que tem efeitos diretos na saúde dos seres vivos).
      A VW, em conjunto com a BOSCH, encontrou um método de enganar as medições oficiais para o Diesel, promovendo que seria tão ou mais amigo do ambiente que a Gasolina, nomeamente, que o Prius.
      Um estudo independente nos EUA, feito por 3 rapazes de forma rudimentar (simplesmente mediam as emissões em andamento) a 3 carros a Diesel, VW Jetta, VW Passat e BMW X5, revelou para os carros VW medições em níveis superiores ao anunciado em dezenas de vezes. O BMW X5 também revelou medições superiores, mas dentro do aceitável.
      Os próprios técnicos pensavam que havia um erro nas medições, tal foi o espanto. Tudo se confirmou e a própria VW admitiu a fraude.
      Nos EUA tomaram-se medidas.
      Na Europa as medidas tomadas foram engodos para a opinião pública e a VW mudou o marketing para a tecnologia elétrica. Há demasiado emprego em causa, sendo a VW a maior empresa da Alemanha, com instalações por toda a Europa. Em Portugal, a fábrica da VW representa cerca de 1% do PIB e muito bom emprego no distrito de Setúbal.

  7. Avatar de V.T.
    V.T.

    Aqui fala-se da Volkswagen e não “dos carros alemães” é bom que entendam isso ok?

    1. Avatar de Nuno Moreira
      Nuno Moreira

      Exato. Apenas VW.

  8. Avatar de vargas
    vargas

    Não se trata de qualquer erro, mas sim uma medida deliberada tal como a anterior. Pessoalmente continuo a defender que há uma perseguição aos diesel com fins meramente comerciais. Se poluem mais, que se arranje tecnologia, tal como se vinha a desenvolver com os adblue e afins. Já a gasolina será sempre a maior responsável pelo efeito de estufa que curiosamente ninguém fala. E já agora que se discuta a catástrofe ambiental que representam as poucas centenas de navios de cruzeiro face ao milhões de carros.
    No fim do dia o que importa hoje é que a carneirada compre carros a gasolina para daqui a uns anos “se descobrir” um outro poluente qualquer que faça mudar novamente para diesel.

    1. Avatar de Nuno Moreira
      Nuno Moreira

      Não há nenhuma persiguição. Bem pelo contrário.
      A Europa à muitos anos que é complacente com o Diesel, porque é uma tecnologia de grande relevância na indústria europeia, não só na Alemanha. Apenas na Europa existe o fabrico de carros ligeiros Diesel.
      O efeito de estufa, provocado pela emissão de CO2, é o que mais se fala na Europa. Aliás, o CO2 é o mais relevante para as entidades oficiais na Europa. Ao NOx é dada pouca importância oficial porque é neste que o Diesel é muito pior. Em termos de CO2, o Diesel está ligeiramente melhor que a Gasolina. Não desvalorizando o CO2, estes têm efeitos indiretos para a vida e esses efeitos são reparados, nomedamente em termos da camada do ozono que se regenera. O NOx emitido tem efeitos diretos na vida porque a inalação deste faz mal à saúde de forma imediata. Nos EUA o NOx é tão restrito como o CO2, na Europa, apenas após este caso é que se começou a falar de NOx.
      Quantos aos filtros que os Diesel utilizam para o NOx e CO2 o probelma é que estes precisam de ser substituídos com frequência para manter a eficácia e a substituição é dispendiosa. Um Diesel sai pouco poluente da fábrica e após cerca de 30 mil kms está muito diferente. Não me parece que isto seja solução.
      Obviamente que há muitas outras coisas bem mais poluentes, nomeadamente o metano emitido pelos animais, sendo o principal motivo pelo qual as associações ambientalistas recomendam a diminuição do consumo de carne.
      A questão central é que foi a VW que promoveu carros amigos do ambiente, que não o eram, num esquema de fraude.

    2. Avatar de João
      João

      percebe tanto de carros como a origem de Deus… Um carro diesel emite menos CO2 que um a gasolina por o consumo ser menor. Na realidade, um motor a gasolina a 5l/100 e um motor a diesel a 5l/100, o Diesel emite mais CO2 – por litro, a queima de diesel emite mais CO2 que gasolina. O que acontece é que a evolução dos motores a gasolina ficou estagnada no tempo por falta de interesse (apenas a Toyota, Mazda e Honda se interessaram por melhorar este tipo de motores), enquanto o resto da indústria ficou interessada em melhorar veículos diesel (no caso dos fabricantes europeus) e nos EUA nem sequer estão preocupados em melhorar porque não se interessam se existem alterações climáticas ou não. Um diesel até com AdBlue tem mais emissões de NOx do que um equivalente a gasolina, e sem AdBlue é um verdadeiro atentado para a saúde respiratória das pessoas. Os cruzeiros e os aviões são realmente atentados maiores que automóveis e existem medidas a serem implementadas pelo menos para navios, pois aviação é uam área mais complexa de implementar energias alternativas (perigo de queda).

      1. Avatar de Bill
        Bill

        Aviões a gasóleo, nunca ouvi falar.

        1. Avatar de Fabio
          Fabio

          Pesquise um pouco sobre o que é o combustivel dos aviões. O JET A-1 é bastatnte semelhante ao diesel tem é bastantes aditivos para que o torne mais seguro para os aviões.

        2. Avatar de Louro
          Louro

          @Bill

          Le isto, é capaz de te fazer perceber o que o Fabio disse.

          https://generalaviationnews.com/2011/03/17/jet-a-versus-diesel-fuel/

          Outro ponto a ter em consideracao, as plantas consomem cO2 e expelem oxigenio, pelo que estou em acreditar que o impacto de nOX será muito maior do que o de cO2

  9. Avatar de Nuno tavares
    Nuno tavares

    Ainda bem que não fiz actualização mesmo depois de a VW me ter enviado algumas cartas

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      A não actualização não daria cancelamento das matriculas?

  10. Avatar de joao
    joao

    “Condutores vão poder ser compensados, ” Mas isto é problema ambiental. As multas deveram ser usadas na recuperação direta do clima.

    1. Avatar de Luís Ribeiro
      Luís Ribeiro

      Ou seja… para o estado quem têm já uma reputação excelente no que toca à utilização dos dinheiros públicos.

  11. Avatar de jose soares silva
    jose soares silva

    Eu não compreendo como ainda há tantos carros da woxevagam novos a andar nas nossas estradas?

    1. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      Nunca vi nenhum.

    2. Avatar de Zé

      Nunca vi nenhum desses… mas gostava.

  12. Avatar de Iron... Man
    Iron… Man

    Eh.Eh, os falsos moralistas da UE continuam a fazer das deles. Nos States, lixaram-se, indemnizações de biliões, na UE, é um farta de vilanagem, coitados, erraram ?! comprem lixo alemão, comprem,..

  13. Avatar de JJ
    JJ

    Gasolina também!! Aqui na alemanha muito pouco vem à luz 🙁

  14. Avatar de Mapril Oliveira
    Mapril Oliveira

    Essa história de que o problema poderia ser corrigido por software é um embuste histórico. O problema sempre foi o hardware, e a função do software inicial era apenas e só esconder as deficiências do hardware. Vêm depois dizer que vão corrigir as deficiências do hardware com novo software? Poeira para os olhos, é claro que a única maneira de corrigir o problema seria alterar ou substituir os motores.

    1. Avatar de nop90
      nop90

      Vá lá, alguém sensato e que diz algo de jeito e verdadeiro.

  15. Avatar de Daniel Ferreira
    Daniel Ferreira

    Meu pai recebeu uma carta para ir VW mudar software, por outro nome foi mudar o mapa da centralina no dia a seguir ja estava numa oficina a mudar o mapa outra vez porque o de origem o carro andava menos e bebia mais .

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Que rapidez… Demorou 1 dia a descobrir que andava menos e bebia mais… Certamente nesse dia deve ter feito milhares de Km para ter uma boa base de comparação…

  16. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Sabia que a BMW nos testes de consumos usam carros quase totalmente despidos, estilo comercial, sem bancos/vidros/portas traseiras, sem A/C, com jantes leves de ferro e pneus de baixo perfil (etc) e depois aplicam o resultado do melhor teste a todos os modelos que vendem com esse motor?
    Carros que podem pesar mais umas centenas de quilos?
    Depois admiram-se dos consumos irrealistas!
    Eu não confio nos alemães.

  17. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    Eu vou continuar com um VW porque não tenho razão de queixa.
    Mas se tivessem visto a reportagem da RTP1 que eles removeram dias depois. Tinham visto que todos, mas mesmo todos os diesel tinham software manipulador. Renault em primeiro lugar e por aí fora nos maiores poluidores…
    Tinha montes de coisas apontar do documentário, mas vou ficar por aqui, porque o IMT simplesmente não quer saber de poluição, senão já tinha aprovado a última Norma para carros diesel…

  18. Avatar de Rodolfo
    Rodolfo

    O que é que se entende por “desligar o sistema de limpeza de gases”?

  19. Avatar de Thomas Tschoepke
    Thomas Tschoepke

    Basta instalar uma célula que produza o gás Hidroxy ou HHO e qualquer motor irá poluir 80% menos…

  20. Avatar de Luís Martins
    Luís Martins

    Toda a indústria automóvel andam a aldrabado os resultados nas emissões de gases poluentes e nos consumos de combustíveis. Está a chegar a vez de a Mercedes/Daimler levar uma multa simpáticas de cerca de 1 bilião de euros por ter feito o mesmo que VW no caso diselgate , pelo que vejo as grandes empresas alemãs andam quase todas a aldabar os clientes e os governantes que de forma desleixada e incompetentes anda a parir leis para baixar a poluição, quanto fecham os olhos ás indústrias super poluentes e aos barcos hiper poluentes é sempre o carrito a pagar as favas e as culpas pois é a galinha de ovos de ouro para sacar a massa ao povo e encher os cofres do fisco.

  21. Avatar de Pedro Matos
    Pedro Matos

    Havia bom remédio! Sendo já a segunda vez que isto acontece, bastava a União Europeia multar o grupo Volkswagen em 10% ou 20% da facturação anual. Se calhar pensavam duas vezes antes de aldrabar uma terceira vez…

    1. Avatar de Pérolas
      Pérolas

      A situação de enganarem os consumidores, vendendo mais de 17.000 mil viaturas de testes (número oficial) como novas conta como «uma vez» de aldrabice?