Dieselgate: quatro antigos diretores condenados por fraude

63 Comentários

Cerca de 10 anos depois, um tribunal alemão condenou quatro antigos diretores da Volkswagen por fraude, aplicando a dois deles penas de prisão pelo seu papel no escândalo Dieselgate.



O Dieselgate rebentou em 2015, quando a Agência de Proteção do Ambiente dos Estados Unidos emitiu um aviso de infração, afirmando que a Volkswagen tinha manipulado o software de controlo do motor, permitindo que os carros a gasóleo passassem nos testes de emissões, embora emitissem muito mais poluição durante a condução real.

Desde aí, a empresa já pagou mais de 33 mil milhões de dólares (cerca de 29 mil milhões de euros) em multas e indemnizações aos proprietários de veículos.

Além dos dois gestores da Volkswagen que foram condenados a penas de prisão nos Estados Unidos, o antigo diretor da divisão Audi da empresa, Rupert Stadler, foi condenado a uma pena suspensa de 21 meses e a uma multa de 1,1 milhões de euros – segundo o The Guardian, esta última sentença ainda é passível de recurso.

 

Condenações pelo Dieselgate continuam

Entretanto, quase 10 anos depois, o tribunal de Braunschweig, na Alemanha, condenou quatro antigos diretores da Volkswagen por fraude e aplicou a dois deles penas de prisão pelo seu papel no escândalo.

Todos os arguidos podem recorrer das seguintes sentenças:

  • O antigo diretor de desenvolvimento Heinz-Jakob Neusser recebeu uma pena de prisão suspensa de um ano e três meses, de acordo com a Bloomberg.
  • Um antigo responsável pela eletrónica de acionamento, designado apenas por Hanno J, foi condenado a dois anos e sete meses de prisão, segundo a imprensa alemã.
  • A pena mais pesada, de quatro anos e seis meses, foi atribuída ao antigo diretor do desenvolvimento de motores diesel, Jens H.
  • O quarto arguido foi condenado a uma pena suspensa de um ano e 10 meses.

A serem julgados desde 2021, os quatro condenados deveriam ser inicialmente ouvidos com o antigo diretor-executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, que negou ter cometido qualquer infração.

Contudo, o processo contra ele foi suspenso devido a problemas de saúde e não é claro quando poderá ir a julgamento.

Paralelamente, na Alemanha, estão em curso outros processos contra 31 suspeitos. Segundo a Volkswagen, num comunicado, “os processos no tribunal de Braunschweig são contra indivíduos” e “não têm consequências significativas para os processos nos tribunais civis em que a Volkswagen está envolvida” relacionados com o escândalo.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anung
    Anung

    Pelo menos quatro pessoas que lutaram pelo bem do consumidor foram condenadas!

    1. Avatar de JL
      JL

      Então porque os consumidores pediram indemnizações ?

      1. Avatar de narcesudo
        narcesudo

        Os consumidores não. Apenas alguns e apenas porque há sempre interesseiros que se aproveitam de qualquer oportunidade para encherem os bolsos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Foram os consumidores dessas marcas que pediram indemnizações.

          1. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Mais uma vez: não “os consumidores”, apenas alguns de entre “os consumidores dessas marcas”. Não tome a árvore pela floresta.

          2. Avatar de JL
            JL

            Estando a falar de marcas específicas, quando se fala em consumidores obviamente que os os afetados.

    2. Avatar de XBUZZY
      XBUZZY

      Mesmo, Agora queremos carros descartáveis, que durem meia dúzia de anos e depois lixo, o que e claramente melhor para o ambiente…
      Mas a Europa continua a construir bons carros, só não podem ser vendidos na Europa por que polui o planeta, então vão para África por exemplo, que aparentemente fica noutro planeta.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Inclusive carros fabricados em PT. Grandes máquinas.

    3. Avatar de Paula Latejante
      Paula Latejante

      No IPO devem estar lá uns quantos que foram premiados com a bondade de essas quatro pessoas, muitos por lá passaram e muitos por lá passarão

      1. Avatar de Anung
        Anung

        LOL…
        A adulteração não era detectavel nas IPO

        1. Avatar de JL
          JL

          Tanto era que foi, mas não em Portugal, que nem detectam a falta de um filtro de partículas.

        2. Avatar de Paula Latejante
          Paula Latejante

          Não chegaste lá, mas eu ajudo…

          Instituto Português de Oncologia

          1. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Inspeção Periódica Obrigatória.

          2. Avatar de Anung
            Anung

            Esses têm muito mais com que se preocupar, com o tabaco por exempo, do que com a poluição dos carros.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E certas comidas ambientalmente “correctas”

          4. Avatar de Paula Latejante
            Paula Latejante

            JL eles não estão preparados para essa conversa

    4. Avatar de Artilheiro
      Artilheiro

      Qual bem do consumidor. Aqueles que foram enganados, pela marca?

      1. Avatar de narcesudo
        narcesudo

        Julga que o consumidor médio tem interesse algum nas políticas restritivas debitadas pelos burocratas ambientalistas da Europa?
        Os consumidores querem é poder deslocar-se num automóvel onde o preço entre em consideração e seja adequadamente equilibrado com regras anti-poluição.
        Mas os burrocratas ambientalistas da Europa nem sequer estão preocupados com a poluição pois não é isso que os move, apenas estão obcecados com o CO2 que não faz mal a ninguém.

        1. Avatar de JL
          JL

          O que é um consumidor médio?

          Se não tivessem preocupados, tal como as autoridades, não tinham sido julgados e condenados.

          1. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Eu explico-lhe pois evidentemente não sabe: um consumidor médio é aquele que não se deixa levar pelo fanatismo nem de odiar nem de adorar (como é o seu caso).

            E foram julgados e condenados porque infringiram regras arbitrárias e sem sentido impostas por fanáticos que estão do mesmo lado da barricada onde o JL se encontra.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, bem me parecia que não sabia e estava a inventar.

            Foram julgados porque infringiram regras que foram feitas por pessoas eleitas pelos cidadãos, ou seja, pela vontade do povo. Podem não fazer sentido para si, fazem para outras pessoas.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Hoje também compram carros achando que são ecológicos e eficientes, porque os testes dizem que sim. Mas na verdade, poluem muito mais que os diesel… consumos irrealistas, eletricidade produzida a carvão ou gás, desgaste excessivo de pneus e travões devido ao peso, e só a produção da bateria já polui mais do que 200.000 km num diesel moderno. Estudos como os da Emissions Analytics provam que os elétricos libertam até 1.000 vezes mais partículas dos pneus do que dos escapes.
        E os diesel modernos, com filtros, quase não emitem nada.
        Daqui a uns anos temos,ai o ElektroGate.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quais ? Os diesel mais antigos ? Sim, poluem mais que os mais recentes.

          Então mas afinal ali atrás não havia centrais a gás e carvão e agora já há ? Você dedida-se.

          O resto são alucinações suas, como de costume.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Beba menos. Isso está grave.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Deviam era condenar quem anda a destruir florestas e a assassinar animais para implantar painéis solares e eólicas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Sem isso os diesel também não trabalhavam.

      Diga me qual é a marca do gerador que usa em casa ?

      1. Avatar de narcesudo
        narcesudo

        Então e porquê que sem painéis solares e eólicas os diesel não trabalhariam?

        1. Avatar de JL
          JL

          Porque também usam usam electricidade, não se lembra no apagão que muitas bombas fecharam ? E a refinaria também parou.

          1. Avatar de narcesudo
            narcesudo

            Lamento mas isso é o JL a esticar a realidade para se ajustar à sua narrativa.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, são factos.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Parou para proteger os equipamentos dos desequilíbrios de tensão provocados pela palermice chamada “renováveis”.
            Já está mais que provado que não são fiáveis e não podemos confiar nestes alucinados.
            A GALP que exija de volta a central a carvão de Sines, ou então que monte uma de backup, mesmo que pequena. Qualquer dia o país pára à conta dos delírios verduscos.

          4. Avatar de Anung
            Anung

            E? As pessoas têm reservatórios de combustivel de 1000 litros no minimo em casa.

          5. Avatar de JL
            JL

            Errado, parou por má gestão, se tivessem feito uma boa gestão não tinha parado.

            Sim, não podemos confiar nos alucinados que andam sempre a inventar.

          6. Avatar de JL
            JL

            Ou mais anung.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Por caso o que mais vejo ultimamente é malta a encher cubas de 1000 litros com gasóleo. N’outros tempos via mas era só de quando em vez.
            Algumas é para explorações agrícolas e levam gasóleo agrícola. Mas a grande maioria é mesmo gasóleo normal.
            O último que vi até estava a encher com Evologic e tudo. Ainda olhei 2x’s a ver se não me tinha enganado e estava a ver bem.
            Isto ainda devem ser traumas resultantes do apagão eheh

          8. Avatar de Mário
            Mário

            O meu diesel trabalhou sempre, assim como as bombas de combustível da minha rua…. E veja lá até pararam lá carros elétricos a pedirem para carregar de que forma fosse.
            Tudo bem era um gerador de 150kva alimentado a gasóleo. Nem sei como iam dormir naquela noite só por verem os seus elektros alimentados a gasóleo.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL, esteja descansado que que mesmo que não conseguíssemos dar ao arranque da refinaria não iriamos ficar sem combustível.
            Temos sempre reservas permanentes para mais de 90 dias.
            Isso dá mais que tempo suficiente para chegarem aí várias frotas de petroleiros carregadinhos de combustíveis já refinados.
            Gás para electricidade é que coiso…Só temos para 3 semanas ahahah
            https: //sicnoticias.pt/pais/2024-10-02-portugal-tem-as-reservas-de-combustiveis-em-niveis-maximos-cf3e51fc

          10. Avatar de JL
            JL

            O meu eléctrico também trabalhou sempre, Mário, eléctricos que precisam de cabos ligados a redes no teto só existem nas feiras, cresça…

            Incrível como você sabe que funcionaram sempre e até sabe que foram lá pessoas perguntar se podiam carregar os eléctricos, não há ninguém como você neste mundo.

          11. Avatar de JL
            JL

            Então mas afinal produzem electricidade com recurso a combustíveis fósseis e depois já não temos ? Você decida-se.

            Eu não falei em reservas, as reservas das barragens até duram bem mais eu isso, e a reserva do Sol nunca vai acabar nas novas e posteriores vidas.

            Mas o facto é que sem electricidade tudo apagou, mesmo aquela que você dizia que funcionava com própria energia.

          12. Avatar de JL
            JL

            Claro que sim, agora vê se muita gente a comprar cubas de 1000 litros para ter em casa e a tirar licenças para isso. Looooooooool

            É isso, deve ter traumas idênticos aos seus.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A energia do sol nc acaba? Olhe que não é isso que nos diz a experiência recente looolooolool

          14. Avatar de Vítor M.

            Heheh 😀 como assim….?

          15. Avatar de JL
            JL

            Não, a energia do Sol vai acabar muito depois da civilização humana e até do planeta.

          16. Avatar de Mário
            Mário

            Pois sei caríssimo JL. O supermercado fica mesmo ao lado e era impossível não ver.
            As reservas das barragens dão para bem mais? Tem a certeza? Se tivesse o país exclusivamente a ser alimentado por barragens não duraria mais que alguns dias. Duvido que dê para mais de uma semana.

          17. Avatar de JL
            JL

            Impossível não ver ? Então porque não tirou foto ? Não vê que nem todos são nabos ?

            Sim dão, e há anos que até duram mais de um ano.

            Então mostre lá provas disso ?

          18. Avatar de Mário
            Mário

            @JL deixe de ser mentiroso e leia um pouco.

            O nosso amigo gpt não foge muito da realidade, mas claro você vai dizer que ele é que está mal e você é que esta certo

            considerássemos um ano médio (13 TWh), a proporção seria:

            13 TWh / 46 TWh ≈ 28%
            → Ou seja, a hídrica, num ano normal, cobre cerca de 28% do consumo elétrico anual.

            Se usássemos só hídrica…
            Suponhamos que Portugal consome 46 TWh por ano.

            Com uma capacidade hídrica de 13 TWh/ano (média), isso daria para:

            (13 / 46) × 12 meses ≈ 3,4 meses de fornecimento elétrico.

          19. Avatar de JL
            JL

            Afinal quem mentiu foi você, que disse que durava para alguns dias.

            “Se tivesse o país exclusivamente a ser alimentado por barragens não duraria mais que alguns dias”

            Olha afinal já não são alguns dias, estranho.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Vitor M
            Apagão/ solar / Telegraph
            Não só ficamos sem a solar como tb sem todas as outras por causa do solar.

          21. Avatar de Vítor M.

            Mentira. No apagão não fiquei sem o solar, bem pelo contrário, Off Grid a bombar no apagão! E é um facto, o Solar não acaba.

          22. Avatar de JL
            JL

            O apagão foi em Portugal e Espanha,não foi no Telegraph

          23. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tenho razões para duvidar.
            Infelizmente não espelha a esmagadora maioria dos habitantes na península mesmo que muitos deles (incluindo empresas) tivessem painéis solares e baterias.
            Basicamente quem se safou tinha um gerador incluindo bombas de gasolina.

            Não deixa de ser irónico que, logo hoje, tenha sido noticiado que as cinco bombas de combustível do concelho de Cascais, destinadas a assegurar e priorizar os serviços ás viaturas de emergência, não tenham nenhum gerador.
            Ou seja, os carros se precisaram, tiveram que recorrer às bombas que serviram o “comum dos mortais”

          24. Avatar de JL
            JL

            Se tivessem solar com baterias essas bombas estavam asseguradas.

            Eu também tive energia durante o apagão, e conheço muitos outros que tiveram.

            Já usa gerador em cada ? Já se desligou da EDP ?

          25. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu do amigo @Vitor M não tenho razões para duvidar, mas de si tenho todas as razões para o fazer e já lhe expliquei pq.
            Basta ver q durante o período vc só coloca aqui uma posta e foi de um telemóvel q se calhar nem era seu.

            Qt ao Telegraph, ele expôs a nu a loucura do sistema ibérico e explicou o porquê. Vá rever o artigo.
            É preciso não esquecer q este jornal tem fontes que muito poucos sonham sequer almejar. E é de uma isenção a toda a prova.
            Por outras palavras, não se deixa corrompier pelo terrivel lobby climático de q fala o Prof. Mira Amaral.

          26. Avatar de Mário
            Mário

            E o JL já se desligou da EDP ? Afinal é daqueles que não quer viver em sociedade porque não quer pagar aos chulos da eredes.
            O liberal de gingeira.
            Depois a culpa é dos sindicatos…. Aqueles que compravam Porsches e depois a culpa da falência da empresa era dos sindicatos.

          27. Avatar de JL
            JL

            Da EDP já me desliguei há muitos anos.

            Quem não quer viver em sociedade é você, tanto que embirra com as escolhas dos outros.

            Eu sou liberal, você não.

            Portanto também atribui culpa aos sindicados ? não se sindicalize.

          28. Avatar de Mário
            Mário

            Oh JL cresce e aparece….
            Ainda me estou a rir com a instalação elétrica com 80 anos e que suporte um carro elétrico….

          29. Avatar de Mário
            Mário

            Acha bem não contribuir para o desenvolvimento da rede de distribuição de energia em Portugal? Aquela que foi paga com esmolas europeias…. Aquilo a que se for um governo de esquerda a fazer são subsídios, se forem os liberais são incentivos.
            Entretanto já comprou mais um Tesla que faz 1200km.com um carregamento?

          30. Avatar de JL
            JL

            Portanto teve de se calar se e arranjar outro hate, então mas olhe lá, eu posso viver como quero eu tem de ser à sua vontade ?

            Mas eu contribuo para o desenvolvimento da rede, tanto que até lhe injeto e ergia, ainda o tem meti lá 31 kwh, o que lhe disse é que. Ao estou ligado à EDP, ninguém é obrigado a estar ligado a esses, pode estar a outros.

            Já agora, a rede eléctrica foi paga por nós, e não pelos europeus.

            Não comprei não, mas está assim tão cheio de inveja de ter um ? Compre, deixe o preconceito de lado e compre um, ou seja cresça, seja um homem, uma pessoa.

          31. Avatar de JL
            JL

            Mas ainda não entendi essa da instalação co. 80 anos, que especial tem de ter uma instalação para carregar carro eléctrico ? Nessa altura não havia cabo 2.5 mm2 ? Curiosamente é o que tem em toda a casa.

  3. Avatar de PJA
    PJA

    Penas de prisão, e muito bem aplicadas. Agora, 10 anos depois.

  4. Avatar de Carlos
    Carlos

    E as indemnizações aos lesados? O A.Costa vassalo tão fofinho, foi premiado com um emprego premium por se manter calado…
    Por cá só nos move o futebol…

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Nem em 2025 a DSG DQ200 esta livre de problemas!!