Dieselgate: Primeira ação judicial coletiva acontece amanhã

17 Comentários

Foi em 2015 que o Dieselgate, um dos maiores escândalos da indústria automóvel, foi revelado. Os números são simplesmente impressionantes! No mundo foram afetados cerca de 11 milhões de carros, sendo que na Europa foram registados 8 milhões de veículos com este problema. Em Portugal há 125 mil carros afetados

A primeira ação judicial coletiva contra o grupo Volkswagen, acontece já amanhã (30/09) na Alemanha.

Dieselgate: Primeira ação judicial coletiva acontece amanhã


É já amanha que arranca a primeira ação judicial coletiva contra o grupo Volkswagen. Em causa está o software fraudulento que fazia a manipulação das emissões poluentes dos carros da marca.

Volkswagen quis avançar para julgamento no caso Dieselgate

De relembrar que nos Estados Unidos os clientes da marca foram compensados. Tal não aconteceu na Europa, na generalidade dos casos. De acordo com as informações, os clientes da Volkswagen referem que após o escândalo os veículos perderam valor comercial. Nesse sentido exigem uma compensação, isto depois da Volkswagen ter recusado um pré-acordo judicial.

Relativamente a Portugal, sabe-se que o software fraudulento estava presente em cerca de 125 mil carros. Os carros afetados têm sido chamados à oficina e no início de 2019 já só haviam 15% dos veículos afetados com tal problema.

No âmbito da acusação, a Volkswagem tem como trunfo um estudo da Deloitte. Segundo o estudo, após a revelação do caso (em 2015) os carros não sofreram desvalorização. Tal só aconteceu a partir do terceiro trimestre de 2017, aquando de algumas informações que os veículos não poderiam circular.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sakura
    sakura

    “The Apple A13 Bionic processor scores 5,472 points in single-core.” LOL …. Quem faz “batota” que ardarda na fogueira.

  2. Avatar de Pedro Pinto
    Pedro Pinto

    A VW seguiu para tribunal porque já sabe que ganha na europa.
    Para a VW ser condenada na europa, Bruxelas tinha de condenar todas as marcas que adulteraram principalmente Renault, PSA, mas isso nunca irá pra frente.
    Mas espero que se consiga fazer a VW pagar compensação como é claro.

  3. Avatar de Bruh
    Bruh

    Enquanto isso, por cá, continua tudo a comprar carros VW. Provando que, façam o que fizerem, quem engana o povo, não sofre muito com isso e pode seguir caminho, que o povinho não se chateia.

    1. Avatar de Mapril Oliveira
      Mapril Oliveira

      Exactamente. A VW chama aos carros à oficina e limita-se a remover o código fraudulento. O nível de emissões mantém-se exactamente na mesma… mas toda a gente fica satisfeita!

      1. Avatar de O novo do restelo
        O novo do restelo

        Não. A VW remove o código adulterado e atualiza tudo o resto , fazendo com que o carro perca binário e potência e em determinadas situações consuma mais. Há quem tenha tido problemas com a mecânica também. No total em meses vês -te obrigado a trocar de carro. A maioria recebe uma proposta da VW e compra novamente um… VW

        1. Avatar de VW owner
          VW owner

          Verdade. Passat Tdi e tive essa questão. Fui a oficina actualizar o software e o que me aconteceu foi isso mesmo. Perder potencias, maiores consumos (logo mais emissões poluentes) para esquecer. Era cliente da marca e não me enganam tão depressa. A Marca esteve muito mal e os nossos governos igualmente mal. Queixam-se das restrições a poluição para os próximos anos mas é uma consequência da irresponsabilidade das ultimas décadas. Invistam em tecnologia limpa (que nunca houve interesse) com o dinheiro que ganharam com a farsa.

    2. Avatar de Louro
      Louro

      O tuga gosta de ser enganado, por isso óbviamente que mesmo que depois de ter sido enganado pela VW com um fantástico tractor com o badge TDI vai logo de seguida comprar outro tractor com um badge qualquer diferente tipo DCI ou similar.
      E o ciclo repete, over and over again.

      É tao fixe andar com um tractor nas estradas, deviam era de criar uma lei para que os donos dos carros a combustao (especialmente os diesel) fossem obrigados por lei a fazer uma ligacao do escape até á cabine, mesmo ao lado do condutor.

      1. Avatar de Ahramis
        Ahramis

        Pois, é pena que, em termos de Euro6, o Diesel emite muito menos C02 do que a gasolina, ou, do nada, já não importa o aquecimento global?

        1. Avatar de Louro
          Louro

          @Ahramis
          Emitir menos cO2, nao significa que seja menos poluente.

          cO2 nao é a unica coisa que os veiculos a combustao emitem e na verdade até emitem coisas ainda mais nocivas e que podem causar ainda mais problemas, tais como NOX.

          Acho que já deu para reparar que os motores a combustao já chegaram ao limite minimo daquilo que emitem para a atmosfera, nao dá para baixar mais mantendo a mesma performance e rendimento que o mercado exige.
          Acho que isso é mais do que claro através do DieselGate onde nao foi só a vw a ludibriar os numeros mas sim praticamente todas as marcas em todos os motores a diesel.

          Quanto a questao de gasolina, repara que até agora ainda nao se ouviu falar de alguma marca a ludibriar os numeros para obter melhores valores quando estao em testes.

          1. Avatar de Ahramis
            Ahramis

            Não discuto isso… O que me impressiona é a diabolização do dIesel e o endeusamento da gasolina, como se houvesse ainda futuro para os fósseis, enfim… Quanto ao Nox a emissão do Diesel é realmente superior em cerca de 10%, daí que os novos motores a gasolina já venham equipados com… FAP. O resutado da aposta na gasolina é só este: https://www.motor24.pt/motores/transicao-do-diesel-para-a-gasolina-leva-a-aumento-de-emissoes-co2-para-niveis-de-2014/ É um longo caminho até ao Hidrogénio, embora haja quem pense que o futuro reside no Lítio…

          2. Avatar de Louro
            Louro

            @Ahramis
            Acho que seja mais do que óbvia a razao do ataque ao Diesel, porque é em facto aquele que mais polui e sou um dos que sempre achou carros domésticos a diesel a coisa mais parva que por aí anda. Sou também apologista que deveriam de comecar gradualmente a aumentar os impostos no Diesel para carros domesticos até que seja impraticavel ter os mesmos.

            Nao acredito que o futuro esteja no Hidrogenio, mas cá estaremos para ver 🙂

        2. Avatar de Henrique
          Henrique

          Diesel faz gaz NOX, que é nocivo para a saúde do ser humano, ao contrário do CO2 que não mata ninguém. Ou acha que paga mais de IUC nos Diesel porque é mais giro?

          1. Avatar de Ahramis
            Ahramis

            Não percebi… Os motores a gasolina não produzem Nox em termos relevantes? Então porque razão vêm agora equipados com FAP??? Talvez uma consulta aos limites do Euro6 o possa esclarecer: https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fimages.theconversation.com%2Ffiles%2F167493%2Foriginal%2Ffile-20170502-17241-1rzsq9e.png%3Fixlib%3Drb-1.1.0%26q%3D45%26auto%3Dformat%26w%3D754%26fit%3Dclip&imgrefurl=http%3A%2F%2Ftheconversation.com%2Ffact-check-are-diesel-cars-really-more-polluting-than-petrol-cars-76241&docid=VUGQnrhdGuxmbM&tbnid=TumPGTVT2gwvrM%3A&vet=10ahUKEwjA7ZKguPjkAhXfQEEAHZ9eC5IQMwhGKAAwAA..i&w=754&h=442&bih=947&biw=1920&q=euro6%20nox%20disel%20petrol&ved=0ahUKEwjA7ZKguPjkAhXfQEEAHZ9eC5IQMwhGKAAwAA&iact=mrc&uact=8

          2. Avatar de just saying
            just saying

            “ao contrário do CO2 que não mata ninguém.” GÉNIO!!! Experimenta respirar para dentro de um saco várias vezes, durante um longo periodo. E garante que mesmo que desmaies, continuas a respirar só de dentro do saco, só para ver o que acontece…

        3. Avatar de João
          João

          Bem, achar que Diesel e’ menos poluente e’ como dizer que arvores comem peixes.

  4. Avatar de Dani Silva
    Dani Silva

    Finalmente, espero que se faça justiça! Isto já devia estar resolvido há anos!!

  5. Avatar de João Coelho
    João Coelho

    A humanidade é hipócrita?