Deve-se abrir as janelas do carro antes de ligar o ar condicionado?

53 Comentários

Com o calor que se faz sentir, há pequenas dicas que podem fazer toda a diferença. Será que deve mesmo abrir as janelas do automóvel antes de ligar o ar condicionado, por questões de saúde do condutor e dos passageiros? Descubra a resposta.

Deve-se abrir as janelas do carro antes de ligar o ar condicionado?


Sim, é recomendável abrir as janelas do carro por alguns minutos antes de ligar o ar condicionado, especialmente em dias quentes.

Vantagens de abrir as janelas antes de ligar o AC

  • Reduz o calor acumulado
    • O interior do carro pode atingir temperaturas muito elevadas quando exposto ao sol. Abrir as janelas permite libertar rapidamente o ar quente acumulado.
  • Aumenta a eficiência do ar condicionado
    • Com menos calor para remover, o sistema de ar condicionado trabalha com menos esforço, o que diminui o consumo de combustível ou energia (no caso de carros elétricos) e arrefece o interior mais rapidamente.
  • Evita odores e possíveis substâncias nocivas
    • Alguns estudos indicam que materiais plásticos e estofos podem libertar compostos voláteis quando expostos a muito calor. Ventilar o carro ajuda a expulsar esses gases antes de os respirar.

Deve-se abrir as janelas do carro antes de ligar o ar condicionado?

Assim, ao entrar num carro que esteja ao sol, abra as janelas por 1 a 2 minutos. Ligue o carro e, se possível, conduza com as janelas abertas durante esses minutos iniciais. Depois, feche as janelas e ligue o ar condicionado com o modo de recirculação ativado para melhor eficiência.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Depois, feche as janelas e ligue o ar condicionado com o modo de recirculação ativado para melhor eficiência. – Neste caso será melhor desligar,tendo em conta a eficiência. Assim chega mais depressa à temperatura. Talvez abrir quando já se encontre fresco.

  2. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Deve-se pois.

  3. Avatar de JL
    JL

    É giro ver a malta da combustão a apoiar a ideia. Mas em muitos posts tentam passar esse hábito para os outros. LOOOOOL

    1. Avatar de 9WaInJo11
      9WaInJo11

      Com os vidros abertos até se houve melhor o V12 atmosférico.

      1. Avatar de JL
        JL

        Ah ok, então a malta que tem carros a combustão pensa que tem sempre um v12.

        Mas para isso era preciso tê-lo.

        1. Avatar de 9WaInJo11
          9WaInJo11

          Um F12 não tem um V12 atmosférico?

          1. Avatar de JL
            JL

            Tem, mas não é seu.

    2. Avatar de AJ
      AJ

      Pois, deve passar lá muito mais tempo que a malta da combustão , que dá para observar tudo e todos. Parece ser uma pessoa com mania, pode ser transtorno obsessivo compulsivo. Mande ver isso.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então acuse os que andam por aqui que fazem pior, não se vire só a mim.

        E passo algum tempo sim, não tem visto os meus posts por aqui?

        Pode ser mas não é, é só mesmo para brincar com eles, veja se isso não o afeta.

        1. Avatar de AJ
          AJ

          A mim não me afecta assuntos fúteis como estes, mas não deixo de dar a minha opinião, não venho aqui para brincar com ninguém. Isto é um local de troca de opiniões e não um jardim escola.

          1. Avatar de LOL
            LOL

            AJ, não ligue. Já todos sabem quem é. Num certo forum automóvel foi eliminado, agora vem para aqui passar a sua doutrina…

          2. Avatar de JL
            JL

            Se fosse fútil não tinha perdido tempo com ele.

            Afinal não fui o único que vim brincar, e ao menos sou honesto.

            Eu troquei opiniões.

          3. Avatar de JL
            JL

            Então que fórum é esse, todos sabem e ninguém diz ?

            Em qual fui eliminado ? conte lá a verdade, vá não tenha medo.

    3. Avatar de Mário
      Mário

      Engraçado que so vejo este comportamento nos elétricos, por muito que o JL se espume a dizer que é mentira.
      Além de a chegar a Almodôvar a 80 á hora e de vidro aberto a rezar para que a bateria dure até ao carregador.
      Mas claro, os Tesla dele são invencíveis, ele nunca tem contratempos, ele nunca fica sem carga, ele nunca se engana, ele nunca se esquece de nada, ele é o maior do mundo, quiçá de Portugal.
      Até come silício ao pequeno almoço.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde disse que é mentira ?

        Se anda a 80 kmh e de vidro aberto é consigo, ninguém o impede.

        Já mostrei aqui uma prova que o meu vai de casa até ao Algarve sem carregar, se quiser provas é só dizer.

        Não tem porquê faço para não os ter, já sei como funciona, não sou novato, não é por acaso que já tenho 17 anos disto.

        Caso não saiba o silício faz parte do nosso corpo, e todos devem ingerir.

        Mas enfim, a dor incomoda-o muito.

        https://www.tuasaude.com/rejuvenescer-com-silicio-organico/

        1. Avatar de danny
          danny

          Não és novato, mas também não enganas. O artigo realmente reflete o que o utilizador em geral pode fazer e não apenas para os “teus raivosos”.
          E estou a vontade para dizer isto. Pegando na frase “Com menos calor para remover, o sistema de ar condicionado trabalha com menos esforço, o que diminui o consumo de combustível ou energia (no caso de carros elétricos) e arrefece o interior mais rapidamente.” Isto aplica-se para ambos na perfeição, pois ja notei a diferença entre ter o ar condicionado ligado e desligado. A diferença de autonomia chega a ser considerável. Claro que não podemos esquecer outros fatores.

          1. Avatar de JL
            JL

            Mas onde disse que isso não se aplicava ?

            Eu só disse que o no meu caso e em muitos, o carro faz isso automaticamente.

            Quero lá saber se tem menos autónoma, ela chega e sobra para o uso que lhe dou, ainda por cima não pago energia.

            Andam sempre preocupados com a autonomia, mas têm esse problema ?

  4. Avatar de Nuno Almeida
  5. Avatar de Realista
    Realista

    O meu carro é elétrico, o ar condicionado liga-se antes de chegar ao carro…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Grandes totós, esta malta dos elektros. Então não leram o artigo, pá?
        Quando o carro está ao sol, o interior pode facilmente chegar aos 60 ou 70 °C ou mais. Plásticos, estofos a imitar cabedal q não passam de PVCs ou poliuretanos, colas, tudo aquilo liberta venenos com o calor.
        Ligar o AC remoto só vai misturar esses compostos tóxicos com ar fresco. Se não abrirem as janelas primeiro, só estão a impedir que essa trampa se escape e a respirar tudo.
        Estão a pagar para andar num spa químico. Parabéns.
        Ceguetas alucinados.

        1. Avatar de André R.
          André R.

          Não digas isso, deixa-os curtir os vapores os plásticos deles são mais “green” que as camisolas do Sporting

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            André, vapores de plásticos?
            Deve-se apanhar uma boa moca com isso…

            Antigamente sei que apanhavam mocas com vapores de cola, agora apanhar uma moca ao entrar no carro, quem não….

        2. Avatar de Realista
          Realista

          E não podes chegar ao carro com ele fresquinho e depois abrir as janelas na mesma?
          Parece que em está a respirar os fumos do motor és tu…

        3. Avatar de JL
          JL

          E quem lhe disse que o carro não tira o ar quente lá de dentro ?

          O meu tem um sistema que acima dos 40ºC está sempre a ventilar.

          Tome e embrulhe para não estar sempre a falar que os outros são aquilo que você é.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vá dar banho ao cão com essa conversa. Não, o ar condicionado não expele essas substâncias para o exterior. Ele só recircula o ar interior ou traz ar do exterior, consoante esteja no modo recirculação ou não.
            E o HEPA ou carvão ativado não eliminam tudo, principalmente gases como benzeno e outros venenos libertados em consequênciadas das altas temperaturas q resultam de um carro estacionamento horas seguidas ao sol.

          2. Avatar de JL
            JL

            O ar condicionado expele se tiver na recirculação.

            Mas eu não falei disso, onde disse que era o ar condicionado ?

            “Para reduzir a temperatura no habitáculo em condições climatéricas quentes, a ventoinha pode ligar-se para ventilar o habitáculo quando o veículo está estacionado. Isto ocorre apenas se o nível de carga da bateria for superior a 20%.

            Ele tem uma ventoinha que mete ar para dentro, isto se a opção na Proteção contra sobreaquecimento do habitáculo sem ter a opção com AC ligado, ou seja, mete ar do exterior para dentro, passando pelo filtro claro.

          3. Avatar de JL
            JL

            Se quiser amanhã faço-lhe um vídeo disso.

            Comigo só aprende….

          4. Avatar de André
            André

            Que tristeza, responde a ele próprio, ao que isto chegou… Parece infantil, em que o meu carro é melhor que o teu…

          5. Avatar de JL
            JL

            Onde houve uma resposta a ele próprio ?

            Tem a certeza que está bem ?

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Ele tem uma ventoinha que mete ar para dentro…”
            Vai dar ao mesmo que eu disse, com a única diferença de o fazer à temperatura ambiente. Continua a ser incapaz de expelir os venenos para o exterior!

          7. Avatar de JL
            JL

            Tanto não vai que não deixa passar dos 40°C, se mete ar de fora, o de dentro tem de sair.

          8. Avatar de Mário
            Mário

            Oh JL então não era aos 41 graus? Afinal é 40. Prove la, mostre lá? É só mentiras como sempre. Já tem teslas na garagem para dadores de pecas?

          9. Avatar de Mário
            Mário

            Oh André. Tens de ter a noção que os teslas do JL são especiais de corrida. Aliás o Musk tem o flavour JL self made. Os carros dele têm tudo o que os outros não têm. Até conseguem carregar em cabos elétricos com 80 anos.
            Os carros dele são tailored das melhores castas. Ele é superior a todos os outros. Nem deve ter amigos com carro a combustão, nem motas. Porque poluem e eles são uns ignorantes. Porque toda a gente tem 10 000€ para meter painéis e baterias segundo ele. Nem mentir sabe.
            Ele contradiz especialistas, chama lhes mentirosos e está tudo certo.

          10. Avatar de JL
            JL

            É aos 40°c.

            Não, não tenho peças, nem preciso, é fácil comprar peças para eles, a Tesla vende directamente.
            .
            Os meus são iguais aos outros, todos fazem isso.

            Então os cabos também têm velhice ? Já deviam estar na reforma ?

            Tenho pois, mas parece que estão a diminuir, cada vez mais amigos compram, porque vêem o que é bom, a família mais chegada já estão todos.

            Gastou 10 mil euros ? Se foi à pouco tempo foi enganado.

            Claro que não sei mentir, eu só digo a verdade e provo a quem quiser.

            Onde chamei mentirosos ?

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “…Nessa altura nós pensávamos que os carros elétricos seriam cool dentro de alguns anos, que seriam os melhores carros ou com a performance mais elevada.
            Agora percebemos que à medida que a eletrificação se está a tornar convencional, as pessoas no topo querem diferenciar-se com um carro a combustão. …”
            Mate Rimac, Junho de 2024

          12. Avatar de JL
            JL

            E ? Lá está, o barulho fala mais alto. looool

        4. Avatar de 9WaInJo11
          9WaInJo11

          Fora os elétricos que entram em combustão espontânea!

          São um perigo para a saúde pública!

          1. Avatar de JL
            JL

            Entram ? Mas o que se tem visto são os a combustão a entrar em combustão espontânea, repare bem naquele que você gostava de ter:

            https://gtspirit.com/2015/08/16/ferrari-f12-berlinettas-engine-catches-fire-in-turkey/

      2. Avatar de Mário
        Mário

        Nem mais o que? É só coisas de gajos mimados. Ah eu tenho um carro que liga o AC antes de eu lá chegar…. Que fancy.
        Fala o gajo que nem sabe o que é uma enxada (JL) e que concorda em arrasar floresta para meter painéis.
        Sim, porque se percebesse alguma coisa não concordava.
        O pastor do rebanho dos elétricos da zona oeste.

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas está assim tão invejoso por algo tão simples ?

          Não sei ? Quem lhe disse ? Eu vivo em zona rural, os meus pais eram agricultores, e por acaso também tenho formação em.agricultura, tirada na Escola Agrícola de Rio Grande.

          Não, eu não sou a favor de atrasar floresta, mas sim arrasar culturas intensivas de árvores que secam o solo, se tiver algum engenheiro agricola que discorde disto diga.

          Aqui quem quer ser pastor é você, já que parece um pastor da igreja universal.

          Deixe-se dessa atitude infantil e respeite as opções e opiniões dos outros.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não é engenheiro agrícola mas sim agrónomo.

    1. Avatar de Ric
      Ric

      Mas não abre as janelas antes

    2. Avatar de 9WaInJo11
      9WaInJo11

      E a autonomia baixa 20% e tens de ir a pé para casa.

      1. Avatar de JL
        JL

        Então qual teve para baixar isso ?

    3. Avatar de Mário
      Mário

      E depois queixa se como muitos ali no forum da Tesla a dizer que perderam 5% da bateria por ter o AC ligado.

      1. Avatar de JL
        JL

        5% já acredito, se deixarem o AC ligado.

        Mas ele disse 20%.

    4. Avatar de Raul
      Raul

      o meu é a combustao (do ano 2015), e tambem se liga antes de chegar ao carro…

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    O meu é melhor e económico, baixo o para brisas…

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Isso é muito poluidor para o JL. O dele só polui na concepção e fabrico das baterias, mas ele diz que não..
      Sabe que as baterias dele dizem tailored to JL, the supra sume of elétrics.

      1. Avatar de JL
        JL

        Disse que não onde ? Seja homem e assuma o que diz.

  7. Avatar de Pierre
    Pierre

    Antigamente eram as tabernas, agora são este “géneros de coisas” onde escrevem… toda a gente tem razão…

    LOL

    Por isso que ninguém sabe o que faço ou tenho… mas arrefecer o carro antes de lá chegar é bem fixe

    :))))