Descontinuado há 6 anos, Model S 60 ainda dá dinheiro à Tesla… mas de forma controversa

49 Comentários

O Tesla Model S 60 foi uma das opções mais populares nos primeiros tempos do elétrico americano. A opção mais acessível até ao fim da sua produção em 2017 volta agora a ser notícia devido a uma prática da Tesla que muitos utilizadores criticam. Aliás, alguns questionam mesmo a legalidade, face ao que lhes foi “prometido”.

Imagem Tesla Model S


Tesla com práticas legais… mas questionáveis, dizem os clientes

Lembrar-se-á certamente que durante os primeiros anos de vida do Tesla Model S, este esteve disponível com várias capacidades de bateria, desde um fugaz 40 kWh, que mal chegou ao mercado, um 60 kWh, outro 75 kWh, depois veio o 90 kWh, para finalmente lançar a única opção atual, com 100 kWh.

A questão é que, nos primeiros, a capacidade vendida não correspondia à realidade, ao contrário do que se poderia pensar. Numa manobra de redução de custos, a Tesla lançou no mercado a versão de 60 kWh, mas, na verdade, incluía um pack de 90 kWh.

Desta forma, o fabricante americano procurou atrair clientes com um orçamento um pouco mais baixo, para incentivar as vendas numa altura em que as coisas não estavam a correr tão bem como hoje.

Agora, nos fóruns, começam a aparecer alguns proprietários a protestar contra uma prática que descrevem como deselegante por parte da Tesla.

Compraram o pack de 60 kWh, mas carregam o de 90 kWh

Estes proprietários compraram unidades usadas do Model S 60, apenas para descobrir que na realidade têm uma bateria de 90 kWh. Isto é um peso extra e é absurdo, uma vez que se tratam de unidades com acesso gratuito e ilimitado aos Superchargers, pelo que normalmente é a própria Tesla que tem de pagar o consumo extra devido ao peso adicional.

O problema é que a Tesla está a oferecer-se para atualizar o seu pack e aumentar a capacidade útil. Ou seja, em troca de 4.500 dólares (cerca de 4 mil euros) numa operação que o fabricante realiza remotamente.

Claro, este é um movimento perfeitamente legal, embora deselegante, que permite à Tesla comprar unidades usadas com uma bateria de 90 kWh (mesmo quando foi assim comprado novo), reduzir a capacidade por software e pedir aos clientes que paguem os 4.500 dólares para desbloquear a capacidade real novamente.

Este tipo de práticas terá de ser muito bem ponderada, por parte do cliente no ato da compra. E decidir se concorda ou não com este “negócio”. Agora, este tipo de comércio permite que o mercado paralelo entre em ação e possa, de forma mais barata, contornar estas limitações, que não serão só na capacidade da bateria, mas na abertura de várias funcionalidades que estarão bloqueadas no carro até que o cliente pague a mensalidade.

Comentários

49

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spyvspyon
    Spyvspyon

    Elon musk e sua fábrica de mentiras “estou aqui para salvar a humanidade”

  2. Avatar de JL
    JL

    Não entendo onde está o problema, não pagaram uma bateria de 60 kwh quando compraram ? Então agora pagam o resto se querem usar uma de 90 kwh.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      O problema está no peso a mais. Se quisessem mais autonomia e um carro mais pesado teriam comprado um com 90 Kwh já desbloqueados.

      1. Avatar de JL
        JL

        Qual peso a mais ? 100 kgs a mais ?

        A bateria de 90 kwh limitada a 60 kwh deixa o carro mais eficiente que uma de 60 kwh.

        Mas claro que para quem não sabe como estas baterias funcionam, deve ser difícil entender, esta sim, acho que não vai entender, mesmo que explique.

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Se é mais pesado é mais pesado, sejam 10kg ou 100kg. E isso tem influência na autonomia, por pouco que seja.

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, se tivesse a bateria de 60 kWh reais tinha menos autonomia.

          2. Avatar de iDroid
            iDroid

            @ JL

            Pois, mas não tem 60 Kwh reais. Tem 90 reais, limitados por software a 60.

          3. Avatar de JL
            JL

            Errado, se está limitado tem 60 kwh reais. Foi isso que o cliente pagou.

            O que não faltam são produtos com estas caraterísticas e até carros e ninguém se queixa.´

          4. Avatar de iDroid
            iDroid

            @ JL

            E se pagar os 4500 dólares, passa a ter 90 Kwh reais? Ou tem 60 ou tem 90 reais, não pode ter os dois, independentemente do que pagou ou pagará.

          5. Avatar de JL
            JL

            Se pagar os 4500 passa a usufruir de um pack de 90, o carro passa a ser um model s 90, que na altura tinha uma diferença de 18 mil dólares, já fui confirmar.

          6. Avatar de JL
            JL

            Uma correção, passa a ser um model s 90 tal como disse, mas apenas de tração traseira, já que todos os 90 de origem sao na verdade 90D ou dual motor. Daí a diferença do valor, não é apenas só pela bateria.

  3. Avatar de Lelo
    Lelo

    30 kwh e cerca de 130km extra wltp por 4000€ .
    Não parece mau de todo…

  4. Avatar de Fred
    Fred

    Esta é a nova moda: comprar um objecto do qual afinal não detemos a propriedade.
    Experimentem explicar isso aos vossos avós sem que eles vos chamem palermas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Provavelmente entendiam melhor que você, já que não entendeu.

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        O que é que o Fred não entendeu? Comprou uma bateria de 90 Kwh, deveria poder usufruir dela por pleno, ponto.

        1. Avatar de JL
          JL

          Comprou uma bateria de 90 kwh onde ? Se só pagou uma de 60 kwh, é assim tão dificil entender algo tão simples ?

          1. Avatar de iDroid
            iDroid

            A bateria não é de 90 Kwh se se pagar 4500 dólares? Então sempre foi de 90Kwh.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, a bateria está configurada para 60.

            Quem me dera ser um dono de um que pagou 10 a 12 mil euros para ter um 60 e agora com 4 mim fica num 90.

            Tal como paga, o carro também fica a valer mais.

          3. Avatar de iDroid
            iDroid

            @JL

            Se está configurada para 60 mas é de 90, significa que é de 90 mas está bloqueada artificialmente para 60.

          4. Avatar de JL
            JL

            Está bloqueada para a capacidade que o cliente pagou.

            O meu quadro de casa aguenta 10 kva, no entanto está limitado a 3.45 kva que é aquilo que pago.

  5. Avatar de Kush
    Kush

    A Renault tb funciona assim, o meu zoe ze40 na verdade utiliza o msm pack de baterias do ze50, tenho 25 por cento sempre vago, um dia mais a frente ao fazer uma actualização da BMS volto ter autonomia como se fosse novo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não, o seu pack será sempre de 40 kwh, o de 52 kwh tem elementos com mais capacidade.

      1. Avatar de Kush
        Kush

        Podes confirmar, o pack e o msm, até a diferença de preço nem chega a 1000 eur, 2021

        1. Avatar de JL
          JL

          Lamento mas são diferentes, têm celulas diferentes e até o peso é diferente.

          https://www.batterydesign.net/renault-zoe/

          O de 40 kwh tem células LG Chem E63 , enquanto o 50kwh tem células também da LG Chem, mas as E78.

  6. Avatar de Lelo
    Lelo

    Tenho duvidas que viesse de serie com 90kwh. Creio que estes casos são de modelos 60kwh em que a bateria foi substituida ao abrigo da garantia por um pack de 90 limitado a 60.
    O model s 60 acho que vinha com o pack de 75 …

    1. Avatar de JL
      JL

      Também acredito que sim, já se tinha lido muitas vezes que os de 60 traziam um pack de 14 módulos que dava 75 kwh.

    2. Avatar de x3k
      x3k

      Exatamente. Os 60’s vinham com pack de 75 e já na altura a Tesla sugeria para fazer upgrade de 60 para 75 depois da compra. Se não estou em erro era uma maneira de baixar o valor do carro para aceder aos vários incentivos locais.
      A partir do momento que a Tesla descontinuou aquelas versões abaixo dos 90 (60/75/85), passaram a colocar o pack de 90 em todos e a sugerir este upgrade.

      Só não sei se hoje em dia ainda produzem o pack de 90 ou se já metem o de 100kWh.

  7. Avatar de x3k
    x3k

    Isto é uma OPÇÃO! Se a Tesla obrigasse a fazer este upgrade era uma coisa mas não obriga.

    Pagaram por uma de 60kWh e não por uma de 90, apesar de o hardware ser ‘o mesmo’, se quiserem usar tudo pagam o upgrade senão continuam com a autonomia que 60kWh permite.

    Não foi a Mercedes que fez a mesma coisa com o pack de aceleração nos seus elétricos? Ou a BMW com o sistema de subscrição mensal de aquecimento dos bancos… O hardware está no carro, mas só pode usar se pagar… A meu ver é exatamente a mesma coisa.

    1. Avatar de Dono da verdade
      Dono da verdade

      Exato mas isso não é desculpa para estes esquemas. Todos os fabricantes de elétricos parecem estar a criar este tipo de artimanhas ridículas. É quase como comprar uma casa completa mas não se pode aceder a um quarto sem se pagar um extra.
      No entanto parece que vai ser por aqui que vai evoluir o negócio do tuning nestes carros.

      1. Avatar de JL
        JL

        Quem me dera ter um carro com esta artimanha. Loool

        1. Avatar de iDroid
          iDroid

          Porquê? Tens gosto em pagar 4500 dólares extra?

          1. Avatar de JL
            JL

            É um extra que deixa o carro com mais 33 % de autonomia, porque não havia de querer ? já que tinha comprado um carro que custava 15 a 18 mil euros menos.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Comparar o peso de um aquecedor de bancos com o pessoal extra de uma bateria de 90 que só utiliza a 60, é a mesma coisa que ires caminhar todos os dias com uma mochila às costas com um garrafão de 6 litros de água mas tu sabes que só bebés 1,5 litros de água, mas acartas com os 6 litros.
      Já agora se é para o carro ficar mais barato mas colocam a bateria mais cara limitada a 60, onde é que a marca está a poupar?

      1. Avatar de JL
        JL

        Em termos efetivos até é menor, são apenas 50 kilos, já que baterias de 60 nunca houve, mas sim de 75.

        Portanto 50 kilos 2000….

      2. Avatar de x3k
        x3k

        50kgs de peso (como levar um passageiro) extra nem deve gastar 1kwh a cada 100kms…
        Se é pela autonomia, deve ser a mesma q no primeiro dia q o recebeu.

        Esteve a poupar na produção e na logística. É muito mais simples produzir apenas uma versão de bateria do que meia dúzia, relembrando a altura em que foi isto, antes do Model3, altura em que estavam a preparar a sua saída para o mercado, ou seja, as linhas de produção eram precisas para produzir para o novo carro.

        1. Avatar de JL
          JL

          A maior diferença é aquela que muitos desconhecem, a bateria dos model s é feita por módulos de 5 a 6 kwh cada, para ter 60 kWh tinha de ter 11 a 12 módulos que deixa a tensão total muito baixa, deixando o carro menos eficiente, a electrónica e motores tinha de ser outra, por isso tiveram o 60 com 14 módulos em vez dos 16 que é o 85 , 90 e até o 100.

          Apesar do carro ficar mais pesado, fica mais eficiente e cortam apenas na capacidade.

  8. Avatar de Helio
    Helio

    Os mesmos motores VW com diferentes CV, conforme a marca e modelo. Áudios no topo, Golf GTI e depois gama mais baixa

  9. Avatar de Louro
    Louro

    Não percebo qual é o drama, tem uma bateria maior e pagaram uma mais pequena.

    Mesmo com a degradação de autonomia estes carros têm a mesma que tinham quando saíram de fábrica e estão a reclamar? Lol

    1. Avatar de JL
      JL

      Quando o tuga até se queixa por demasia. Loool

    2. Avatar de me and me
      me and me

      nao é drama. eles pediram uma de 60 e meteram de 90 por auto recriaçao.
      o que têm no carro é uma bateria de 90, e têm o direito de usufruir da bateria na sua plenitude. eles nao pediram a marca uma bateria de 90 ao preço de uma de 60….

      se a marca nao tinha, dizia que nao tinha e orçamentava o correto.
      agora as pessoas têm algo que nao pediram e estao a cobrar mais para a poder usar….

      aqui ha falta de transparecia e a verdade é que se tenho uma bateria de 90 TENHO O DIREITO de a usar a 100%. se a marca a meteu a preço de 60 é única e exclusivamente problema da mesma, fez porque assim o quis…

      desculpar estas atitudes com redução de custos de produção é ridículo porque a poupança é minima

      1. Avatar de JL
        JL

        Num diesel ou gasolina que traz um motor igual a outras versões que debitam mais potência, não é igual ? Porque o cliente não pode usufruir da mesma potência sendo que tem exactamente o mesmo equipamento que outro carro mais carro ?

        1. Avatar de me and me
          me and me

          concordo plenamente.

          MAS nos sabemos que estamos a comprar um carro a debitar 60cv e que existe uma versao com o mesmo motor a debitar 90cv. nos sabemos que temos o motor e estamos a escolher pagar menos para ter um carro que nao está a dar os 100% e com isso pagar menos imposto. é uma escolha nossa.

          neste caso eles meteram a bateria maior sem notificar o cliente e isso para mim é o errado

          1. Avatar de JL
            JL

            Também o notificam que tem um motor que pode debitar 90cv ?

          2. Avatar de me and me
            me and me

            @JL claro que sim… mas nao vamos tentar desconversas que ja vi que es fanboy da tesla.
            eu nao quero saber se o carro é um tesla ou uma carroça de bois, o que interessa é que nos como consumidores, cada vez mais compramos produtos que nunca sao inteiramente nossos.
            mesmo que a tesla neste caso tenha dito que ia meter uma bateria de 90 mas limitada a 60, eu como proprietário do veiculo tenho o direito de poder fazer o que quiser dele, incluindo usar toda a capacidade da bateria. eu devia poder fazer esse upgrade de software sem ter de pagar chavo a tesla, ou ate eu mesmo trocar a bateria por outra maior e ter de funcionar. o carro é MEU e nao da tesla…
            esta é a verdadeira questao…

          3. Avatar de JL
            JL

            Este é inteiramente de quem o comprou, eles não estão a comprar algo que não é deles.

            E tem o direito de usar , onde dizem que não tem esse direito ?

            E pode fazer o upgrade, paga os 4 mil e recebe o update no carro, nem precisa de sair de casa e deixar o carro numa oficina, como tinha de fazer com um a combustão que também não usa nem pode usar todas as suas capacidades. Depois recebe os documentos para tratar da papelada.

            E pode trocar por outra, quem disse que não ? A tesla ate lhe dá acesso ao software da marca, pagando claro, coisa que mais nenhuma faz.

            E não, não sou fanboy, se acha que sou, também posso dizer que é um hater tesla.

            Mas respeito a sua opinião, apenas expliquei como funciona.

          4. Avatar de Louro
            Louro

            No caso, as pessoas compraram a versão de 60kw, sabendo que havia a versão de 90, pagaram menos por causa disso.

            É igual.

          5. Avatar de Louro
            Louro

            E podes fazer o upgrade sem pagar nada à tesla, só tens de saber é como o fazer.

            Simples.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Provavelmente o teu problema é achares que tens direito…

        Nunca, foi vendida nenhuma bateria de 90, foi vendida uma de 60 que foi o que o cliente pediu e pagou.

  10. Avatar de me and me
    me and me

    nao surpreende nada..
    andamos ha anos a comprar produtos que no fim nunca sao efetivamente nossos, opções presentes mas bloqueadas ou com subscrição, nao poder fazer reparações, etc etc…

    isto é transversal a tudo o que compramos, esta é mais uma, nada mais.

    de certa forma a marca nao tem o direito de instalar uma bateria maior e dizer que apenas funciona 2 terços da mesma e mais tarde mandar proposta para desbloqueio dos restantes 33%. se nao havia a de 60 diziam que iam meter a de 90, se necessario mais cara, a funcionar como 90.
    o incorreto, a meu ver, é ter um produto que nao estou a usar na plenitude. se a tesla meteu uma bateria maior e cobrou um preço mais baixo, aqui o consumidor nada tem a ver com isso, porque na verdade a partir do momento em que compro a bateria(é um bem fisico) eu tenho o direito de a usar como bem entender, ou seja utilizar toda a sua capacidade e isto é que nao pode ser decidido pelo fabricante.
    a desculpa de ser para baixar custo tambem nao é verdade, porque o custo é virtualmente o mesmo, apenas estao a vender literamente gato por lebre. se pago por um carro com bateria de 60 e mandam uma bateria de 90, que tenho eu a ver com isso? nao foi o que pedi e o bem é meu, e eu devo poder fazer o que quiser dele e usufruir dele na plenitude.
    é isto que temos de refletir