Depois dos fogos nos carros elétricos, agora foi um Tesla Semi a arder numa estrada dos EUA

116 Comentários

Os carros elétricos têm estado sob escrutínio nos últimos tempos, em especial devido aos fogos que têm surgido. As causas mais recentes parecem apontar para problemas nas baterias e agora há mais um caso a reportar: um Tesla Semi ardeu completamente e de forma quase espontânea numa estrada dos EUA.

Tesla Semi incêndio camião elétrico

Tesla Semi ardeu numa estrada dos EUA

Um incidente preocupante ocorreu na Califórnia, Estados Unidos. Um dos camiões Semi da Tesla pegou fogo repentinamente perto de um desfiladeiro. Os bombeiros não tiveram outra alternativa senão fechar completamente a estrada quando não conseguiram extinguir o incêndio. O evento levantou mais uma vez dúvidas sobre a segurança dos carros e camiões elétricos.

O fogo foi tão intenso que os bombeiros lutaram muito para o controlar. No entanto, apesar de todos os esforços, as chamas não puderam ser totalmente extintas e o fumo afetou gravemente a qualidade do ar na área.

O camião Tesla Semi é conhecido como um dos exemplos mais inovadores de tecnologia de veículos elétricos no setor dos veículos pesados, com a sua enorme bateria que oferece uma autonomia de 804 quilómetros. O modelo chamou a atenção e é atualmente testado em operações comerciais limitadas, servindo empresas como a PepsiCo. No entanto, este incidente levanta questões sobre a segurança do Tesla Semi.

Incêndio no camião elétrico sem causa

A causa exata do incêndio é desconhecida de momento, e a Tesla e o CEO Elon Musk ainda não comentaram o assunto. No entanto, o incidente reacendeu as preocupações sobre os riscos de incêndio associados às baterias de iões de lítio nos veículos elétricos.

Devido à sua maior densidade energética em comparação com as baterias de veículos tradicionais, as baterias de iões de lítio podem ser extremamente difíceis de controlar em caso de incêndio.

Os padrões de segurança dos veículos elétricos, especialmente no segmento dos grandes e pesados, estão agora sob escrutínio. Resta saber como a Tesla irá responder a este incidente e que precauções tomará no futuro.

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de opas
    opas

    Novidades, há?

  2. Avatar de Silvino
    Silvino

    Parece que há um lobby forte contra a Tesla, notícias em que num parque de estacionamento imediatamente culpam um Tesla antes de se apurar a verdade dos fatos. Sobre este camião até pode ser verdade que tenha ardido, mas qual a razão que causou o incêndio? Sei que o sucesso de uns, será o prejuízo de muitos outros, vamos esperar pelas conclusões da investigação. Gostava que os elétricos tenham sucesso, farto de andar na estrada a respirar ar poluído dos carros a combustão. Sou motorista de pesados e gostaria de mudar para um elétrico.

    1. Avatar de Nono
      Nono

      O mais incrível é haver sempre alguem a tentar mudar os factos, as coisas são como são, a tesla é uma marca recente inovadora, mas como qualquer outra que já cá anda mais tempo não está isenta de problemas de desenvolvimento, o problema é que as coisas estão a andar depressa de mais e não se afina as coisas quem acaba por ser cobaia são os clientes finais, claro que quando os problemas de maior aparecem e evolvem a tesla aparece sempre os defensores a tentar abafar mas a realidade é o que é, a tesla é como os outros também sofre de problemas…

      1. Avatar de JL
        JL

        Se tentam abafar porque é que até os artigos não esclarecem o que aconteceu, até o vídeo fala num num acidente.

    2. Avatar de Toninho
      Toninho

      JL, agora és condutor de TIR. Grande imaginação.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde disse isso ?

    3. Avatar de abilio+silva
      abilio+silva

      Break one nine for a copy, comooon!

  3. Avatar de A.A. Gumane
    A.A. Gumane

    Não pode ser…ou pode? Um Tesla incendiar se, e repentinamente? Pensei que os Teslas em particular e os eléctricos em geral não se incediassem. Aguardemos os profetas dos eléctricos, talvez estejam melhor informados e venham a dizer nos que tudo não passa de Fake News ou que afinal o camião transportava ICEs e que um deles terá se incendiado espontâneamente, como é norma nestes veículos. Não havia um ICE por perto, para servir de bódio expiatório ?

    1. Avatar de JL
      JL

      Aqui está o exemplo disso, incêndio espontâneamenfe, quando até o próprio vídeo dos jornalistas falam no acidente.

      1. Avatar de LR
        LR

        Curioso, desta vez o que os jornalistas dizem já é credível. Há uns dias atrás, o que os reporters diziam, aquando do incêndio no Prior Velho, já não era credível, era tudo inventado, apenas para criar audiências. É uma no cravo, e outra na ferradura, consoante a direção do vento, certo?…

        1. Avatar de JL
          JL

          Eu disse que não era credível ? Só disse que não foi espontâneo, que foi acidente.

          Mostre lá onde eu disse ser tudo inventado?

          1. Avatar de LR
            LR

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 02:23
            Então onde estão as testemunhas ?

            O comandante da Proteção Civil a falar na TV, todos os jornalistas a insistir que começou num eléctrico e ele dizia sempre :” não temos essa informação”.

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 11:06
            Mas os telejornais estavam lá quando começou o fogo ? Onde estão as imagens ?

            Ah papa tudo.”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 20:32
            Então mas:

            “Acredita-se que tenha começado num carro eléctrico que estava carregar…”

            Isto é uma confirmação? Looooooool”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 13:03
            Nunca cospem porque não sabem, o jornalista estava lá quando começou o incêndio ? você parece pior que eles.”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 19:13
            E onde a CMTV viu baterias a arder ? e os bombeiros disseram onde ?

            OS BOMBEIROS MENTIRAM ? E A CMTV TEM RAZÃO ? é isso ?”

            “JL 17 de Agosto de 2024 às 18:55
            Qual elétrico ? nesse caso vai ter de ser a CMTV a provar que foi um eléctrico ?

            “..foi dado por chamada telefónica, às 17:58, desconhecendo-se ainda as causas do sinistro.””

            “JL 18 de Agosto de 2024 às 12:50
            A CMTV foi a primeira, os outros copiaram, mas também há os que deram as informações que tinham das autoridades, já deixei aqui algumas.

            Quem confirmou ? Mostre lá ?”

            “JL 18 de Agosto de 2024 às 14:52
            Não, para ter audiência, é assim tão difícil de ver ?”

          2. Avatar de viciado em Informática
            viciado em Informática

            hahaha !

          3. Avatar de JL
            JL

            Então afinal disse que foi inventado onde ?

          4. Avatar de JL
            JL

            Já agora deixe os links.

          5. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Calma Jeoverde…ate tremeste das canetas quando te apresentaram provas (sendo verdadeiras é claro) .

            Também é so mais uma para te incompatibilizares 🙂

          6. Avatar de JL
            JL

            Eu estou calmo, já você parece que não, então mostrem lá onde estão as provas verdadeiras de que:

            “aquando do incêndio no Prior Velho, já não era credível, era tudo inventado”

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Muito melhor incemdiar-se em acidente loool

        1. Avatar de JL
          JL

          Se tivesse lido sabia porque disse o que disse, mas mais uma vez deve ser difícil ler.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mais uma vez peço que me expliques o que não entendi eu… talvez não tenhas entendido tu o que EU disse LOLOL

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Aguardo a tua explicação e que digas onde tens dúvidas. Eu não tenho dúvidas nenhumas mas já é hábito fazeres afirmações básicas mas que no final enrolas e literalmente ninguém as consegue entender.
            É óbvio que o problema é teu pois não acontece com mais ninguém por aqui.
            Vá…explica lá o que não entendi epah e livra-te de dizer, como fazes SEMPRE…”está explicado, lê outra vez”.
            Desembucha…

          3. Avatar de JL
            JL

            Basta ler, entende logo o que disse.

            Não tenho dúvida nenhuma, aliás, a minha intervenção foi para desfazer uma dúvida.

            Também não vejo mais ninguém a pedir esclarecimentos para uma dúvida que nem existe, portanto o problema é mais seu do que meu.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que basta ler LOLOL Nem a pedidos tão claros e diretos consegues responder como vais conseguir ter uma conversa séria com alguém?
            Basta é de seres ridículo.

          5. Avatar de JL
            JL

            Comece por si.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pedi-te uma explicação educadamente a algo que afirmaste. Se não sabes responder podes dizer. Estamos cá para te ajudar lol
            Faz-te um homenzinho… mesmo que não o sejas, aqui, podes parecê-lo…aproveita.

          7. Avatar de JL
            JL

            Só se pode ter uma conversa séria quando alguém está disposto a entender os argumentos do outro, mesmo que discorde dos mesmos.

            Consigo não é possivel isso.

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Isso dito pela pessoa que mais comentários faz por aqui a contestar tudo e todos é tão absurdo que dá a volta e fica cómico.

          9. Avatar de JL
            JL

            Exato, e vou continuar.

            Nem mais, porque tento entender o que é dito por aqui, ao contrário de si.

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            Por escrito podes parecer o que quiseres… ainda assim preferes parecer maluco. Rapaz…basta ler a quantidade de perguntas que fazes por aí. Mas tentas entender o quê?
            Tu tentas discordar…SÓ e UNICAMENTE. Fim. Por alguma raãzo só comentas em artigos sobre elétricos. É óbvio, só tu é que não vês LOLOL

          11. Avatar de JL
            JL

            Mas não se pode fazer perguntas ?

            Afinal não é que o Hugo adora fazer ?

            Discordo quando discordo e concordo quando concordo.

            Comento outros também, talvez comente mais estes porque me sinto mais à vontade.

  4. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Dores de crescimento, e ainda bem que se notícia todos os incidentes para as construtoras de VE poderem melhorar e tornar os VE mais seguros.
    Ou preferiam que estes casos fossem abafados e serem segredos bem guardados?
    Com qual das situações se pode tornar os VE mais seguros?
    A Tesla sendo a pioneira e a que está mais a frente é claro que é um alvo mais apetecível, mas só se torna alvo porque estão a arder com aparente facilidade.
    Ainda à dias era noticia num jornal desportivo que ex. jogador do Benfica era agora condutor de Uber, mas o jogador saiu do Benfica para o PSG e depois para o Porto, mas a noticia diz que é um ex. jogador do Benfica, quando se é grande é assim .

  5. Avatar de Zé

    É preciso olhar para estas notícias com alguma ponderação. Os carros elétricos estão na moda (seja falar bem ou mal) e qualquer “evento” merece uma notícia. Se um carro ICE se incendiar, não há notícia, nada. Se for um elétrico, corre o mundo. Pensem bem. Estamos, em Portugal, a ler uma notícia de um camião que se incendiou nos estados unidos. Incendiou-se um carro na minha terra (onde Judas perdeu as botas) aqui há umas semanas e nem no jornal local, que se vê grego para encher as páginas, foi notícia, quanto mais chegar aos estados unidos.
    Não me parece que seja um problema muito grande, mas também vai chamando a atenção, não deixando os construtores em sentido. Mas calma…

  6. Avatar de Zé

    E pode ser que os carros elétricos tragam um benefício inesperado. Uma forma de apagar incêndios que não se resuma a despejar água em cima do fogo. Ainda agora vemos o combate aos fogos florestais. Ainda não há melhor que isto? Temos evoluído tanto e continuamos a usar a mesma técnica de sempre. Existem extintores, “granadas” anti fogo, espumas de combate ou retardantes, canhões de CO2. E já existem sistemas pensados para atacar fogos de baterias de Lítio. Aliás, nas empresas é obrigatório ter extintores de CO2 para várias situações.

  7. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Certo certo é que aos dias de hoje ainda muito boa gente pensa que os carros a GPL rebentam e se incendeiam do nada, ainda existem proibições a nível de estacionamento subterrâneo, são obrigados ainda a andar marcados como as vacas com um autocolante seja ele grande e azul ou verde e pequeno, não têm qualquer beneficio fiscal mesmo sendo menos poluentes onde o melhor que se teve foi 50% de desconto no antigo selo e durante pouco tempo, até certas marcas não fazem reparações/revisões a carros que estejam convertidos a GPL nas suas oficinas, no entanto andam nas estradas á décadas ainda nem as instalações eram feitas por profissionais, andava a malta com bilhas de casa na mala do carro, agora comparem percentualmente os “problemas” com carros a GPL(que até são a combustão em 99% dos casos) e elétricos e expliquem-me qual a logica em haver tanta discrepância em tudo.

    1. Avatar de Zé

      Tive um carro a GPL vários anos e houveram mais carros a GPL na família e amigos (alguns por influência minha). Zero problemas. Tive um Peugeot com 60CV que andava o mesmo que a gasolina. Um amigo meu comprou um BMW (por conselho meu foi para gasolina para converter a GPL e não para carro a diesel) com 210CV que depois do GPL instalado e uns “toques” devia andar entre 250 e 300CV e era uma máquina. Poupou uns 10 ou 15k em relação a um carro a diesel.
      Ouvi todas as histórias e mais algumas, desde a famosa “bomba na mala” a “é mais barato mais gasta o dobro”, “não anda nada”… enfim. Tudo e mais alguma coisa. Mas falam sem saber. Durante os 4 ou 5 anos que andei a GPL não tive qualquer problema. Fartei-me de passear e sei exatamente quando gastava e quanto poupei, pois nessa altura tinha paciência para registar todos os abastecimentos com kms e preços (ainda tenho os dados hoje). Em menos de 40.000 kms tinha o investimento pago (incluindo revisões do sistema de gás). E o carro nunca ardeu, nunca explodiu, nada. Inclusivamente nos centros de Inspeção era cada nabo. Certa vez tive de ser eu a educar um “inspetor” quanto à colocação do dístico no carro de um amigo meu. O Senhor estava teimoso, mas teve a humildade de ir verificar a legislação (esperámos uns 15 minutos enquanto foi verificar). No final veio admitir que nós tínhamos razão e pediu desculpa. Da minha parte nada chateado fiquei até porque ninguém deve acreditar em ninguém. Verifica-se e resolve-se, e assim foi.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Que houve umas instalações mal feitas e que deram barraca da grossa… Lá isso houve!
        Agora vindo de origem devidamente ecrtificado e comprovado, bi-fuel cada vez mais em voga, parece-me uma boa opção!

        1. Avatar de JL
          JL

          Só o é devido ao preço, quando começarem a ser muitos deixa de ser, já que o GPL acaba por ser um resíduo aproveitado da refinação, quando forem muitos, a teta acaba….

          1. Avatar de Zé

            JL:
            Sim, e não. Há alguma dificuldade em escoar o GPL. O gás natural é muito mais barato e apesar de ainda faltar levar o GPL a muito território (mas de baixa densidade populacional) aos poucos a rede tem crescido.
            Mas não acredito que o número de carros a GPL aumente. Sempre foi algo residual no mercado automóvel.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pode ser mas cada vez há mais GPL disponível pq cada vez mais habitações usam GNC canalizado enquanto o gás de botija tende a cair em desuso.

        2. Avatar de Zé

          Obviamente que falo de coisas sérias. Havia malta antigamente (quando até era proibido) com, literalmente, uma bilha de gás na mala do carro e um tubo manhoso. Mas também, por exemplo, nas casas é obrigatório trocar a mangueira ou tubo de gás com regularidade, pois têm prazo de validade. Poucos são os que trocam.
          Agora é como tudo o resto. Se estiver bem feito (seja de “origem” ou after market), é tão seguro como o resto.
          De referir que ainda houveram marcas a vender carros a GPL de “origem” que não o eram exatamente de fábrica. O carro era igual aos outros e transformado para o cliente. Não sei se ainda alguma marca o faz neste momento, mas não tenho acompanhado.
          Um pequeno senão é a disponibilidade de postos de abastecimento, que há relativamente poucos. Eu nunca tive problemas. Além de que, em caso de falta, o carro anda a gasolina na mesma.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A Repsol diz que dos seus cerca de 500 postos, 100 estão equipados com GPL. Portanto ≈ 20%. Parece bom.

            Há dias parei nas bombas da Prio aqui antes de entrar no Túnel do Grilo sentido SN . Era uma fila de autocarros da FlexiBis que até metia medo.
            De tal forma que para entrar no espaço tive que andar a inventar. Explicaram-me que estavam ali para abastecer com gás. Desconheço se era GNC ou GPL.

  8. Avatar de MataPorcosDoPonjab
    MataPorcosDoPonjab

    Falemos de coisas sérias agora, preciso trocar o meu velho Seat SDI do ano 2000, estou indeciso entre o T-Rock, T-Cross, Avengis, Arona e o Stonik… qual a vossa opinião ? Os brinquedos a pilhas não são para considerar sequer.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nem podia considerar, já que cá nem se vendem.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Bazinga…

        1. Avatar de JL
          1. Avatar de ElectroescadaS
          2. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, bazinga para si também. Looll

          3. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Não preciso do protagonismo que vossa Excelência tão fugasmente precisa para encher o papo…

          4. Avatar de JL
            JL

            Quem está a reclamar do protagonismo é o senhor.

          5. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Errado.

            Basta ler quantos palpites você passa a vida a evacuar neste blog…

          6. Avatar de JL
            JL

            Que palpites são esses ?

            São diferentes dos seus ?

  9. Avatar de viciado em Informática
    viciado em Informática

    Fake News, pá !, então não se ve logo que é montagem , se não usa combustível como pode arder ? esta mania que os bateristas de iões de lítio pegarem fogo está a deixar-me com a “pulga atrás da orelha”.
    Deve ser é sabutagem para essa marca não vender mais carros, estão com inveja do fantástico que é andar por aí a espalhar ambiente não poluido.
    Eu palpita-me que é para baixar os preços, mas isto sou só eu a conjeturar.

  10. Avatar de PJA
    PJA

    Vamos ver se nos entendemos, em circulação nos EUA há 285M de automóveis, muitos deles carros com muito anos, por vezes veículos alterados a de forma inadequada. Carros elétricos nos EUA são 3,3M, dizer que um BEV se incendiar não é muito grave, quando na sua esmagadora maioria são veículos recentes, é esconder a cabeça na areia.
    É urgente encontrar uma solução técnica para este grave problema.

    1. Avatar de Pois, Pois
      Pois, Pois

      Então nos EUA, terra da Tesla, há menos eléctricos do que em PT (1.15% vs 1.87%)… não pensei que assim fosse… lá também não se convencem com os bev!!!

      1. Avatar de JL
        JL

        Lá não têm os preços da gasolina de cá.

        1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
          Mascotes electricas nao obrigado.

          Mas têm o Reverendo Mor Elon Musk a evangelizar os cordeirinhos.

          1. Avatar de JL
            JL

            Hum, e você gosta ? boa, continue na equipa dos cordeirinhos. LOOL

          2. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Quando referi os cordeirinhos eram as pessoas como você 🙂
            So falta fazerem reuniões de Tupperwares mas em versão Electricos…ah pera ja fazem quando vão carregar os carros e ta uma fila enorme.

            Em relacao ao Elon Mus, ate me aflige ve-lo lado do Trump …fica a ali uma dupla muito perigosa.

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu é que sou cordeirinho ? Então ?

            Só falta fazerem reuniões ? Porque você já as faz ? Boa.

            A mim não aflige nada, nem sequer toquei nesse assunto, mas já ficamos a saber que ficou incomodado com isso.

          4. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Jeoverde…calma que tas nervoso, dá descanso aos dedos e relaxa…

          5. Avatar de JL
            JL

            Estou nervoso ? parece que não, você é que está, tanto que virou as “armas” todas para mim, deixe lá, não me mete medo nem que faça buuuuu.

            Quem lhe disse que escrevo com os dedos ?

          6. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Acho que ja nem os meus filhos falam assim.. “buuuuu? ”

            Ahahahah

          7. Avatar de JL
            JL

            Eles não, mas você…….

    2. Avatar de MataPorcosDoPonjab
      MataPorcosDoPonjab

      Os evangelizados não veem q.q. problema, eu por mim continuarei fiel aos motores a combustão, preocupa-me um pouco deixar a maquina estacionada junto a um brinquedo a pilhas que pode incendiar a q.q. momento mas os seguros devem cobrir os danos colaterais, digo eu.

      1. Avatar de JL
        JL

        Os evangelizados dos motores a combustão também só vêem problemas quando não é naquilo que evangelizam.

        Pois, a pilhas também eu não estacionava na minha garagem.

        Isso, comece a deixar o seu nem longe, a malta agradece, já temos riscos nas portas que chegue.

      2. Avatar de JL
        JL

        Para o ajudar a identificar o carro ainda posso meter um daqueles sinais “perigo se incêndio num canto do vidro, se assim o desejar. Loool

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1 Com motores a combustão temos a certeza que nunca irá incendiar, coisa que nunca aconteceu

    3. Avatar de JL
      JL

      É tão grave que foi a primeira vez que lidaram com uma situação destas.

      1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
        Mascotes electricas nao obrigado.

        Ate parece que existem Tesla Semi com fartura…

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas existem teslas com fartura nos EUA entre muitos outros evs.

          1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Mas estamos a falar de Tesla Semi ou restantes EV’s…é melhor ir rever o video porque falam de 1 vez para o Tesla Semi.

            Não sei se viu tambem o camionista dizer que tava ali á 9h a espera que o fogo se apagasse (são 9h de fumo pelo menos ..ahaha fez mais fumo que um a combustao).

          2. Avatar de JL
            JL

            Errado, o bombeiro falou que é uma nova tecnologia para eles e ainda não têm experiência com este tipo de fogo.

            Quem falou em carros aqui foi você, mais ninguém jeoverde:

            “Quando referi os cordeirinhos eram as pessoas como você
            So falta fazerem reuniões de Tupperwares mas em versão Electricos…ah pera ja fazem quando vão carregar os carros e ta uma fila enorme.”

            Fez mais fumo ? como sabe ? estava lá ? ah já sei, como é um jeoverde todo preocupado com o ambiente teve sempre online e a contactar a Greta, bom para si.

          3. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
            Mascotes electricas nao obrigado.

            Ahaha você é mesmo uma comédia…i rest my case.

          4. Avatar de JL
            JL

            Ainda bem, espero que agora não venha dizer que ando triste e nervoso.

  11. Avatar de Lelo
    Lelo

    The electric semitruck went off the interstate eastbound near Nyack Road in “Placer County and crashed into trees on the right shoulder around 3:15 a.m. Monday, according to California Highway Patrol’s”

    https://www.latimes.com/california/story/2024-08-19/tesla-semi-fire-toxic-fumes-highway

  12. Avatar de Hélder+Lemos
    Hélder+Lemos

    Este vídeo descreve bem o problema dos VE’s e no geral o problema da tecnologia das baterias, “Low-Probability High-Consequence”:
    https://www.youtube.com/watch?v=vVfNkJ84SQ0

    1. Avatar de Yamahia
  13. Avatar de VpokaFP
    VpokaFP

    Só compra Teslas quem quer problemas.

  14. Avatar de Jota
    Jota

    Video elucidativo sobre a realidade elétrica
    Vejam em https://youtube.com/shorts/KLznpugiNcQ?feature=shared

    1. Avatar de JL
      JL

      Já comparam carros com camiões?

    2. Avatar de Mendes
      Mendes

      Muito bom documentário. Ficou tudo ainda mais evidente. Obrigado Jota.

      1. Avatar de JL
        JL

        Documentário ? Looool

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Como o policia diz…é tudo uma tecnologia nova… e acho que antes de venderem carros electricos deviam fazer testes de fogos para perceberem que material é o melhor para apagar o fogo e/ou a reacção das baterias é não libertar mais combustível.

    Normalmente usa-se agua, mas já houve corporações de bombeiros a usarem outros materiais e o fogo é muito dificil de apagar…devia-se mesmo fazer testes exaustivos, não só para para não pegarem fogo como para apaga-los.

  16. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    JL, esta semana tem sido complicada.
    Esses dedos já devem doer de tanto carregarem nas teclas…

    1. Avatar de JL
      JL

      Complicada ? Não entendi, só mais uma no paraiso.

      Não, a si e a outros é que deve doer, já que insistem em “carregar na mesma tecla”. Loool

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Pelo menos parece que acertaste na medicação….só 50 correspondências ao teu nome.
        Chegará o dia em que conseguirás simplesmente ler algo e seguir em frente.

        1. Avatar de JL
          JL

          E depois ?

          Esse problema não é meu, é seu e do PorcodoPunjab

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Que problema? Não sou moderador nem nada que se pareça…não sobrará problema absolutamente nenhum para mim 🙂

            ps: também não sofro com comentários alheios nem me sinto na obrigação de responder e ter a última palavra em todos. Isso sim, seria um problema meu.

          2. Avatar de JL
            JL

            Para mim também não.

            Ao que parece sofre, não faltam são comentários seus a responder aos meus só porque sim.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Só porque sim não…só porque posso e sendo que mais de metade dos comentários são muitas vezes teus fica difícil responder a mais alguém.

          4. Avatar de JL
            JL

            Simples, não responda.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Repito: Respondo porque posso e quero, assim como tu. A diferença é que não o faço compulsivamente.

          6. Avatar de JL
            JL

            Acabou de o fazer, só não é compulsivo quando se chama Hugo ? Curioso !!

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ah..para ti quem responde a alguém que comenta freneticamente todos os posts sobre veículos elétricos é automaticamente compulsivo LOLOL vá…cresce e boa tarde…

          8. Avatar de JL
            JL

            Eu fiz uma pergunta, não sei se reparou.

    2. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
      Mascotes electricas nao obrigado.

      Tudo em nome do Reverendo Musk!!

      O Jeoverde(JL) deve ser o elemento mais fiel da congreçao dos EV’s, munido do Livro de Elon e uma bateria portatil 🙂

      1. Avatar de JL
        JL

        Ena, ele é assim tão importante para si ? boa.

        Sou ? e você é o oposto, o elemento mais fiel à congreção dos ICE’s e da Galp. Ena, já lei o livro do Elon e tudo, deve ser por isso que tem tanto ódio. LOL

        Tal como você usa muitas baterias portáteis, duvido que esteja a usar um gerador para estar aqui a escrever, mas olhe, isso ficava-lhe bem.

        1. Avatar de Mascotes electricas nao obrigado.
          Mascotes electricas nao obrigado.

          Não me diga que antes dos EV voce utilizava o que? Carrinhos a pedais ou rolamentos?

          So para não usar energia de centrais de carvão…
          Ahahahah

          1. Avatar de JL
            JL

            E depois, não posso trocar para uma tecnologia melhor ?

            Ou vai manter-se sempre a carvão ?

          2. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            @JL da maneira como bates na mesma tecla, não…

          3. Avatar de JL
            JL

            Então você é que é o mandão? E
            Ou é mandado por alguém ?

          4. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Não percebi. Mandado por quem?

          5. Avatar de JL
            JL

            Não sei, você lá sabe.

          6. Avatar de ElectroescadaS
            ElectroescadaS

            Neste caso estás a ser parvinho. Não sabes o que escreves mas tentas sempre ter a ultima palavra o que aliás já se percebe há muito tempo…

            Tenho pena de si muito sinceramente. Acho que aprendiamos uns com os outros mais em vez de andarmos nas guerrinhas virtuais…

            Abraço…

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu sei, tanto que ficou incomodado com o argumento.

            Se me está a chamar nomes, é normal que eu responda, ou continua armado em mandão?

            Quem tem pena são as galinhas.

            Quem está com guerrilhas é você, tanto que se veio meter na conversa, mas olhe que segundo os argumentos que usa, não me parece que queira aprender alguma coisa.

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eletroescadas não digas isso. O JL é o único lúcido que por aqui anda.
            As conversas dele demonstram precisamente isso 😀

          9. Avatar de JL
            JL

            Claro que demonstram, senão você lia e seguia, cada vez tenho mais a certeza que realmente sou dos poucos aqui que diz alguma de jeito, senão não havia tantos incomodados.

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOOOOOOL É isso é isso… O mundo todo errado e em contra mão AHAHAH

          11. Avatar de JL
            JL

            Pois não está, porque isso é que são um pequeno numero está errado.

          12. Avatar de Hugo
            Hugo

            Irra, nem escrever sabes lol

          13. Avatar de JL
            JL

            Pois não está, por isso é que um pequeno numero está errado.

          14. Avatar de Hugo
            Hugo

            Ahhh agora sim faz sentido LOLOL

  17. Avatar de jpr
    jpr

    Façam uma pequena pesquisa por explosão em barcos e motas de água para verem o perigo dos gases da gasolina.

    1. Avatar de ElectroescadaS
      ElectroescadaS

      Basta usares uma Stihl para sentires os gafo da gasosa…