Depois da dependência do gás russo, Europa pode ter problemas com as baterias chinesas

40 Comentários

A Europa acordou para o facto de estar largamente dependente de outras potências, nomeadamente em termos de gás e, agora, de baterias. A questão não é nova, mas as preocupações estão a cimentar-se.

Baterias

A Europa está cada vez mais preocupada com a sua dependência da China no que respeita às baterias de iões de lítio e às células de combustível. Prova disso é um relatório apresentado aos líderes da União Europeia (UE).

Conforme adiantado, o relatório alerta para o facto de ser crucial tomar medidas firmes até 2030, pois, caso contrário, a dependência da Europa relativamente à China para estes componentes poderá tornar-se tão problemática como a que existia em relação à Rússia, em matéria de energia, antes do conflito na Ucrânia.

O documento levanta preocupações sobre a crescente influência global, bem como o peso económico da China. Os líderes europeus irão debater as propostas da Comissão Europeia durante uma reunião agendada para o dia 5 de outubro, em Granada, Espanha.

Produção de baterias de carros elétricos

Afinal, embora a Europa seja muito competitiva na indústria da eletrólise, com mais de metade do mercado mundial, a situação é muito diferente no que diz respeito às células de combustível e às baterias de iões de lítio. Esta situação terá um impacto direto na indústria dos carros elétricos.

Além das baterias e das células, o relatório aponta que a Europa também é vulnerável noutros setores, especificamente, o da tecnologia digital, não tendo capacidade para dar resposta à crescente procura por dispositivos como sensores, drones, servidores e equipamento destinado ao armazenamento.

Comentários

40

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Victor
    Victor

    A Europa é dominada e controlada internamente interesses dos EUA com “pessoas” que nunca foram eleitas por nenhum cidadão Europeu colocadas em cargos chave e que não são mais que marionetas e vassalos que cumprem a rigor todas as ordens dadas por Washington.
    Depois temos Guterres que “estranhamente” foi colocado como Presidente da UN pelos mesmos EUA, depois de claras provas dadas de total incompetência como Primeiro Ministro de Portugal.
    Mas o que eu mesmo gosto é das declarações fascistas da Ursula van den Leyen e de Joseph Borel: Sozinhos somos fracos, mas juntos somos muito mais fortes.

    1. Avatar de J
      J

      Não poderia estar mais de acordo.
      A Europa, neste momento, é apenas um fantoche dos EUA.
      Só espero que o Trump não ganhe as eleições, pois caso isso aconteça, parece-me que os EUA vão deixar de apoiar a Ucrânia. Nesse momento ficará a Europa com o menino nas mãos.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Nem Trump nem os republicanos dão sinal de não continuar a apoiar a Ucrânia. Quando muito vão ser mais exigentes nas contas da aplicação do apoio dos EUA.
        O que Trump se tem gabado é que se fosse ele a invasão da Ucrânia não tinha acontecido, dando a entender que era assunto das conversas dele com Putin – Putin a ameaçar invadir e Trump a ameaçar com as consequências. Isto não é consistente, porque Putin sempre negou que tinha intenção de invadir a Ucrânia, até se ter iniciado. Quando Biden começou a anunciar que a invasão estava iminente poucos acreditaram.

      2. Avatar de Luís Costa
        Luís Costa

        Pronto, leste na imprensa comunista (CNN) que o Trump era um bandalho e no entanto o presidente ucraniano esteve em reunião com republicanos em que simplesmente querem saber para onde vai o armamento (o mais levezinho) porque já estão escaldados do mercado negro que houve aquando da guerra do Iraque.. interessante que agora os políticos que queiram lutar pelos direitos dos seus povos são logo considerados ou de extrema direita ou fascistas.. isto acontece na Polónia e Hungria, no entanto que eu saiba o povo é que elege quem quer lá a representá-los

    2. Avatar de Carlos Osório
      Carlos Osório

      A China é controlada por dirigentes do Partido Comunista Chinês e o povo chinês não foi chamado a votar em nenhum deles e vens para aqui falar dos americanos? Podem ter muitos defeitos, mas de 4 em 4 anos há eleições nos States. Convives bem com ditaduras, mostra bem que tipo de pessoa é que tu és, não passas de um comunista que chama fascistas até a presi4da UE, és simplesmente ridículo.

      1. Avatar de Ivo
        Ivo

        Isto de votar 4 em 4 anos é relativo. A sociedade americana funciona à base de plutocracia, independentemente do partido democrático ou republicano. O “eleito” trabalha a favor do interesse das empresas que financiaram na campanha eleitoral.

        1. Avatar de O casebre feudal
          O casebre feudal

          Então achas que melhor que uma democracia é viver com ditadores? É penoso ouvir tais comentários…

          1. Avatar de Rit
            Rit

            Você leu o que o Ivo escreveu? E se leu percebeu?

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          E sabes quem foi o único presidente que lutou contra esses interesses? Chamam-lhe de fascista agora e fazem de tudo para ele não voltar lá novamente

    3. Avatar de Joaocesar
      Joaocesar

      Finalmente mais um que tem os olhinhos abertos.

    4. Avatar de Rit
      Rit

      Excelente comentário.

    5. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      100 correcto

  2. Avatar de Victor
    Victor

    * internamente pelos interesses…

  3. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Não sei como é que o Ocidente consegue achar que não dependemos de todo o oriente..
    Esta politica de alienação externa só nos traz problemas, dividas e empobrecimento na evolução..
    Juntos seriamos todos mais fortes, mas lá está, somos marionetas dos EUA.

    Woke culture vai assassinar o ocidente..

  4. Avatar de Júlio Martins
    Júlio Martins

    os políticos europeus, no passado tanto quiseram ajudar as economias asiáticas que agora se depende totalmente delas …

    1. Avatar de Aves
      Aves

      E a China não depende do ocidente, apesar das tensões e conflitos, especialmente no período mais recente de Xi Jinping II?
      Mas anda a procurar tornar-se menos dependente da China.

      1. Avatar de Stanley
        Stanley

        A China sempre desejou ter acesso total a Europa. A Russia também. Todos querem a Europa, essa “dama” tão desejada. Mas ela está aliançada com os EUA. Então, muito ciúmes acontece.

        ***

        O engraçado é ver o Brasil no papel de cafajeste. 😀

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Eu não tenho dúvidas que se aprende mais com este documentário “O Mundo segundo XI Jinping” (passou várias vezes na televisão oficial em Portugal) do que a ler resmas de papel.
          https://www.youtube.com/watch?v=m9Uz-9wQsBE
          É de 2018, mas mostra a consistência da estratégia da “Nova rota da seda” da China, também em relação à Europa. Soube aproveitar as divisões na Europa. Por exemplo, em 2011, a UE (a “troika”) exigiu que Portugal vendesse empresas públicas, entre elas a Rede Elétrica Nacional (infraestrutura elétrica) e Eletricidade de Portugal (produção elétrica). Mas as empresas europeias não quiseram gastar dinheiro a comprá-las – foram vendidas a empresas chinesas.
          Quanto ao Brasil, tem-se visto Lula a “pôr-se em bicos de pés”, para parecer maior. Mas, antes de partir para a reunião dos BRICS, falou longamente com Biden. Lula tem procurado jogar em vários tabuleiros no que considera ser o interesse do Brasil. Torna-se um jogo bastante confuso, na verdade.

          1. Avatar de Stanley
            Stanley

            Vou assistir a este doc. Parece interessante.

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Também deve haver em BR.

          3. Avatar de Stanley
            Stanley

            No mesmo canal tem um documentário interessante sobre Taiwan. Percebe-se que a progressiva implementação da democracia na ilha chinesa incomodou muito Xi Jinping.

      2. Avatar de João Câmara
        João Câmara

        A China depende do ocidente, porque é lá que vende quase tudo o que fabrica.

  5. Avatar de supersilva
    supersilva

    Construir fábricas na África!

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Tive um cliente na produção de cerveja (com uma unidade de produção no continente africano) que me disse na altura que o mercado africano é complicado, as pessoas não são como os chineses: não lhes apetece trabalhar, simplesmente não trabalham…

    2. Avatar de Ifm
      Ifm

      Construir fábricas num país volátil não parece ser a escolha certa, em países desse gênero, só há investimentos com alta rentabilidade, se der para o torto não há prejuízos.

      Investimento na Europa tem de ter uma rentabilidade ao fim de 3 anos e grandes projectos ao fim de 10.

      Países africanos instáveis, é investimentos a 1 ano no máximo.petroleo diamantes etc.
      Ninguém investe a longo prazo, muito menos um país onde não há know how.

      China é um país super estável há décadas.

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Portanto a opção para deixar de estar dependente da Ásia é ficar dependente de África?
      Qual é a diferença?

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Toni ninguém vai investir na África nem hoje nem daqui a 20anos.

        Aquilo tem problema de raiz, culturais e tudo.

        País como a Índia, China, Tailândia etcetc são países pobres mais tem outra cultura e a cultura de um país não se muda em 2 décadas demora umas 2 a 3 gerações de pessoas, portanto 200anos se começarem agora.

        Mas como não vale a pena, só os chineses inventem lá, que daqui a nada mandam naquilo, mas usam mão de obra externa.

        Estranho né??? Vais explorar os recursos de um país mas até a mão de obra levas de fora… diz muito sobre esse país

  6. Avatar de Toni da Adega
    Toni da Adega

    Não vejo onde está o problema, é tudo uma questão de escolhas.
    Não querem minas ou fábricas na Europa. Tem que vir de algum lado.

  7. Avatar de O casebre feudal
    O casebre feudal

    Vamos pôr os pontos nos “i”:

    – o “ocidente ” depende do “oriente” e vice-versa. Sem a produção deslocalizada do “ocidente” para o “oriente”, a China nunca teria ganho conhecimento e indústria de alto calibre, seriam uma Índia, Paquistão, etc.; a moeda de troca era o oriente também comprar tecnologia de ponta, automóveis, etc ao ocidente.

    – a questão é que as empresas ocidentais pela ganância deram vários tiros GRAVES nos pés: fizeram “all-in” e mataram essa indústria no ocidente e temos total dependência da China; a China com o tempo, aquilo que comprava à Europa, já não precisa!!! Agora constroem eles! (Carros, máquinas de alto nível, etc)

    – quando o ocidente viu em DESESPERO que a China agora é Autosuficiente e só lhe falta a produção de chips de alto nível, bloqueou a China!

    – a China já detém grande parte da Europa, dos prédios, etc. (via fundos de investimento ou PMEs “europeias”) e consegue produzir quase tudo que antes importavam, inclusive nó no pescoço da indústria automóvel europeia e americana. Bem…mas que coça estamos todos a levar… e agora a China já não precisa dos nossos produtos, foi todo copiado e assimilado.

    Resumo: a China estava quase a fazer check-mate a todos, em especial à Europa. Agora só lhe faltava a high tech dos chips que foi o último bloqueio. Ponto. A China fez de conta que era “amiga” até terem tudo, agora olha… mas por sorte os semicondutores ainda são a peça maior do puzzle e é aqui a ÚNICA carta trunfo que temos.

    Portanto, a culpa deste desemprego, dependência e perda de poder de compra e económico é 100% dos nossos governantes europeus e locais. Achavam que iam ser rosas… acabou.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Concordo em quase tudo… mas a China precisa do ocidente em geral e da UE em particular PARA VENDER o que produz!
      Se, hipoteticamente, fosse aplicado um boicote aos produtos chineses, a China como a conhecemos deixava de existir…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        A UE tal como outros países! Iríamos comer só chips…

    2. Avatar de Luís Costa
      Luís Costa

      E muita sorte nós temos de ter a Holanda que controla e bem os chips mundiais

  8. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    O lítio tuga é que vai resolver o problema. Estamos juntxxx!

  9. Avatar de Parlar
    Parlar

    Nada de novo, só acho que se perde muito tempo na UE em reuniões de lideres para a fotografia e estas coisas importantes vão sendo esquecidas.

  10. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Sem duvida que a China precisa do ocidente para vender, mas o ocidente é capaz de vir a precisar mais da China. Os chineses deram um salto enorme de produção, têm um mercado interno enorme, sem fim, e se quiserem, passam sem o ocidente. É só vir cá e ver como os ocidentais são tratados, a fase da simpatia para fazer negócios já passou.
    E o Covid mostrou que o ocidente dependia mais da China que o contrario.
    Atualmente eles preparam se para invadir o Ocidente com os carros eléctricos baratos. E não pensem que não prestam, em 4 anos eles passaram para uma maioria avassaladora de carros chineses, a Toyota que era largamente maioritária aqui, quase desapareceu nas grandes cidades, são tudo carros novos chineses, e a maioria electricos.
    Receio muito que a indústria europeia vá ao fundo.
    Assisti a um programa na TV a valorizar a democracia na China, muito melhor que o ocidente, foram 50min (e de certeza repetido varias vezes em outros horários) de puro cinismo, a mostrar como os chineses escolhiam “democraticamente” os dirigentes do partido comunista chinês desde as bases, sistema mais evoluido que o ocidental (mais especificamente, o americano) . Um horror de cinismo. Só percebi parte, mas era em inglês (ainda por cima), e compreendia se muito bem onde queriam chegar, a virtude de terem um partido unico que só olha pelo bem estar, e principalmente pela defesa dos cidadãos (a parte militar está sempre presente).
    Só espero que não venham a ter um dia um dirigente tipo Putin , senão pode ser um grande problema

  11. Avatar de alberto
    alberto

    A Europa sempre foi e é colonialista, e isso obviamente foi evoluindo com o tempo, mas sempre esbarra na dependência de recursos naturais e agrícolas. A questão é que esta dominação não é agora tão forte quanto em outras épocas e emergem players tão ou mais fortes que ela. Acostumem-se com aquilo que os colonizados sentiram por muito tempo.

  12. Avatar de Victor
    Victor

    Só uma nota… Vejo aqui muita gente a falar da Europa como se fosse o Mundo. Acordem, pois a Europa, apesar de ser um bom mercado, está longe de ser um dos maiores.

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Hã?
      “A China a UE e os Estados Unidos são os três maiores intervenientes mundiais no comércio internacional”.
      https://european-union.europa.eu/principles-countries-history/key-facts-and-figures/economy_pt

  13. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Acorda Europa! Os elétricos estão a destruir a economia europeia. Exceção para a Alemanha e o Reino Unido (ex. UE), que já estão a acordar!
    Depois andam aqui os papalvos dos defensores dos eletrodomésticos, que não percebem nada de economia e que apenas são uns fancy boys ou vendedores de EVs.

    1. Avatar de JL
      JL

      Nesse caso você não é diferente deles, já que defende outra ideia, outro rumo, portanto é um papalvo defensor de fogões, sendo um convencido em economia, um fancy boy ou então um vendedor de ICE’s.

      Portanto, não é diferente dos outros.

      LOL