China: Dependência da importação de chips para automóveis já é maior do que a de petróleo

28 Comentários

Já praticamente ninguém tem dúvidas de que o segmento dos carros elétricos já está forte e firmemente implementado no mercado dos automóveis, sendo que cada vez mais é frequente vermos estes carros nas estradas em todo o mundo.

No entanto, tal também implica um aumento de stock de componentes para servir e alimentar estes e outros veículos no geral. E segundo as mais recentes notícias, na China, a dependência da importação de chips para automóveis já é maior do que a dependência de petróleo.



Dependência de chips para carros na China é superior à de petróleo

Para entendermos parte desta informação, é importante recordarmos que a pandemia da COVID-19 promoveu sérios problemas na indústria tecnológica ao nível da produção e stock de componentes eletrónicos. Estes mesmos componentes eram dstinados a vários segmentos, entre eles o mercado dos automóveis.

Atualmente, embora a situação esteja um pouco melhor, ainda se verificam alguns problemas neste setor, que são agora agravados pela guerra da Rússia contra a Ucrânia, pela inflação, entre outros problemas, que acabam por condicionar a produção de chips e levam as fabricantes a fazer cortes na sua produção, até porque o próprio preço das peças aumentou exponencialmente.

Mas, a indústria automóvel da China, por exemplo, ainda depende bastante de chips importados. E nesta sexta-feira (23), durante o Fórum China New Energy Vehicle Development, Shan Jizhang, fundador e CEO da empresa Black Sesame Intelligence, disse que “relatórios relevantes dizem que a dependência externa dos chips para automóveis da China já excede a sua dependência de petróleo. Ainda dependemos do petróleo externo em cerca de 70%, mas a dependência dos chips para automóveis chegam aos 95%, e a dependência é muito grande“.

Keizhang diz também que o padrão global da indústria dos chips para automóveis está a mudar e que as fabricantes chinesas têm grandes oportunidades. O CEO diz mesmo que as empresas da China estão ao mesmo nível das principais gigantes do mundo. Segundo o executivo:

No passado, o chip de 40 nm no carro já era um processo muito avançado. No entanto, agora temos chips de 7 nm nos carros. Não demorará muito para que tenhamos chips de 5 nm ou até mesmo de 3 nm. A Nvidia lançou recentemente um chip de 4 nm. Todos atendem ou até excedem os requisitos do processo de fabrico de produtos eletrónicos de consumo.

Esta dependência externa da China também poderá assim abrir portas para que o país asiático aposte e até incremente a sua capacidade de produção para este segmento.

Já no início deste ano, Yu Chengdong, executivo de negócios de consumo da Huawei, disse numa entrevista que, quando entrou neste mercado, desconhecia a dimensão da escassez de componentes para o segmento automóvel. Para além disso destaca que estes chips acabam por ser muito caros.

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago Pino
    Tiago Pino

    Portugal esta a espera do que para se tornar uma taiwan? Ha muito que o investimento devia ir para chips, ia triplicar o PIB em menos de 10 anos. Depois com logistica perfeita no porto de sines e matosinhos e seriamos uma holanda plus. portugal cada vez mais e um pais de turismo e reformados e os paises assim sao de 3o mundo como cuba, maldivas etc

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Falta de visão… os políticos tentam sempre fornecer grupos conhecidos e amigos, mas de forma a que o resultado tem de ser a menos de 5 anos, para mostrar nas eleições.
      Fazer produção de chips e exportar leva muito mais que isso, o partido que apostasse nisso seria posto na rua em 3 tempos, porque durante a construção ia investir quantidades brutais de dinheiro sem retorno fácil de agradar o olho do Português…
      Mais vale ajudar os amiguinhos e mostrar que está tudo bem estatísticamente falando…

      1. Avatar de Adriano
        Adriano

        +1
        Concordo com quase tudo mas quero acrescentar, o Sr costa não quer fazer nada, é o poder pelo poder, afinal de contas as faixas de população que lhe deu a maioria também não quer muitas mexidas nas coisas, querem a sua estabilidade, em detrimento do avançar do país… Com isto vemos os outros países a ultrapassarem-nos em alta velocidade… Vai-se estoirar a bazuca, no fim vai ser dito que a culpa foi da troika, da guerra, da pandemia… É a triste sina portuguesa! Vamos aguentando e pagando.

        1. Avatar de Adeus
          Adeus

          A sua ignorância também é triste… Mas pronto felizmente a maioria ainda sabe votar.

    2. Avatar de darksantacruz
      darksantacruz

      +1. Ontem já era tarde mas falta visão!!!

    3. Avatar de SRF
      SRF

      Nah, é mais fácil produzir hidrogénio verde do que chips!!! (Porreiro pá)

      1. Avatar de Samuel MGor
        Samuel MGor

        E faz cá falta pois pode-se usar para fazer energia sendo que ia baixar o preço do kW/h.

        1. Avatar de Américo Mendes
          Américo Mendes

          Verdade, tb, mas…vamos olhar um pouco mais: para que servem esses megawhts produzidos dessa forma (Hidrogénio verde)? Em boa verdade, para além do óbvio, deveria ser para incremento de todo o tipo de produção, apoiar inovação, mas muito em PRODUÇÃO! Apostar as fichas todas somente nos serviços/inovação/conhecimento não traz valor acrescentado suficiente para gerações futuras como já aconteceu.
          Veja-se os últimos 20 e tal anos: muita conversa, pouca produção e cada vez mais pobres. Apesar dos muitos milhares de milhões, a perder de vista, que a UE enterrou no país.

    4. Avatar de xxx0pt
      xxx0pt

      Quem disse que era fácil e/ou barato de fabricar processadores com tecnologia de ponta?
      A Samsung investiu recentemente 3800milhões de dollars para tentar apanhar/acompanhar a TSMC. Onde vamos buscar esses milhões?

      1. Avatar de Rodrigues JC
        Rodrigues JC

        Esse foi o investimento que Portugal fez na TAP……

        1. Avatar de darksantacruz
          darksantacruz

          Exato mas as pessoas têm a memória curta e gostam de ter a bandeira nacional ( prejuízo para todos os contribuintes) no estado.

    5. Avatar de Mapril
      Mapril

      É simples: não temos nem dinheiro nem Know-How

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Quando há QI e capacidade para fazer, o dinheiro aparece, como aconteceu na China. A falta de know how é que não tem remédio, nem com todo o dinheiro do mundo em cima.

    6. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Já em tempos houve uma empresa que tentou estabelecer-se em Portugal: a Qimonda e pouco depois abriu falência.
      É um mercado bem difícil e que requer muita mão-de-obra para se conseguir aguentar. Será que temos especialistas suficientes para isso?

    7. Avatar de Grunho
      Grunho

      Era preciso que houvesse aqui QI e know how para os fabricar. O maior feito da história da tecnologia portuguesa deve ter sido um motor de 2 tempos de 50 cc que equipava uma indústria nacional de motorizadas (as más línguas diziam que era copiado). E até isso já desapareceu.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Grunho, criem se as condições necessárias e o know how aparece.

        Só que com estes políticos que temos e com a carga fiscal brutal que leva metade do salário, só conseguimos atrair apanhantes de cenouras e coisas assim.
        Estamos condenados a isto e é um ciclo vicioso .
        E sinceramente nem vejo ninguém com vontade de mudar…

        Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

    8. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Tiago Pino, está enganado, nunca seremos uma Holanda plus.
      E sabe porquê?
      Não temos qualidade para isso.
      Um povo iletrado, ignorante, esquerdoso, alguma vez será como a Holanda?
      Vc já viu o governo e presidente que temos actualmente?
      Acha que vamos a algum lado com isto?
      Vamos ainda mais para o fundo, só se for isso.
      Não é falar mal apenas por falar, quem me dera a mim poder dizer o oposto, mas a realidade é o que é…

      Atenciosamente, PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      1. Avatar de Adeus
        Adeus

        É curioso chamar isso tudo aos portugueses quando está a mostrar precisamente isso. Iletrado, ignorante, asqueroso… Enfim….

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Adeus, onde leu asqueroso?
          Eu escrevi esquerdoso.
          Esqueceu-se de colocar os óculos?
          Nem ler sabe, só me está a dar razão….

          Não entender que o povo português é, na generalidade, claro, iletrado, é andar nas nuvens ou noutra galáxia.
          Deve ser onde passa os dias e noites…
          Alguma vez um povo de jeito colocava no governo exactamente os mesmos governantes que nos meteram numa enorme bancarrota?
          Mas está a brincar comigo ou quê?
          Este partido que está no poder já nos presenteou com 3 bancarrotas e o povo continua a votar nisto?
          Que outro nome dá vc a povos que votam em gente assim?
          Estou curioso, aguardo a sua resposta…

          PorcoDoPunjab, o encantador de burros

      2. Avatar de RC
        RC

        SIm Porco, pelo menos povoado por pessoas que pensam que são mandados por outros. LOOOOOOL

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    Haha carros modernos é tudo electrónica… então electricos..

    1. Avatar de RC
      RC

      Lá por serem eléctricos não quer dizer que tenham mais eletrónica, por acaso a bmw diz que os eléctricos têm menos chips.

  3. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    A china vai partir tudo …

    USA a provar do proprio veneno …

    3
    2
    1

  4. Avatar de joaomatos
    joaomatos

    Eu sou da opinião que os chips deviam ser reduzidos em automóveis..

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Sou da opinião que os carros deviam ter as funções básicas, apenas com o que é estritamente essencial que garanta segurança. Os carros não deviam ser objetos de brincadeira. Isso iria ao mesmo tempo diminuir o desperdício electrónico.

      1. Avatar de RC
        RC

        O pior é que a normas ambientais e de segurança obrigam a que tenham mais componentes, dou exemplo do renaul zoe que em 2012 teve 5 estrelas na NCAP, 9 anos depois teve zero, o carro é o mesmo, teve poucas alterações, a segurança dele não mudou, o que mudou foram as regras.