De novo o IUC! Carros do Estado estão isentos do imposto

116 Comentários

O aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) continua a gerar muita contorvérias. A medida que faz ainda só parte de uma proposta já fez correr muita discussão. Sabia que metade dos carros do Estado são anteriores a 2007? Mas calma… estão isentos da medida.

De novo o IUC! Carros do Estado estão isentos do imposto


IUC: Governo limita o aumento a 25 euros  por ano

O agravamento IUC para carros anteriores a julho de 2007 continua a ser tema de discussão. De acordo com o relatório do Parque de Veículos do Estado citado pela CNN Portugal, 50% do total de 25 mil carros têm mais de 16 anos, e dois terços mais de 13%. Apenas 20% do total de carros do Estado tem até quatro anos. No entanto,  os veículos do estado estarão isentos do pagamento do imposto. 

Eurico Brilhante Dias, líder parlamentar do PS, já veio garantir que a norma travão vai ser clarificada no debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado.

Quem quiser concentrar esta análise do Orçamento excessivamente numa única medida está a fazer um péssimo favor à análise global do Orçamento e, acima de tudo, à perceção que os portugueses têm do verdadeiro impacto do Orçamento na sua vida.

Seria absolutamente irresponsável da nossa parte se fizéssemos um aumento generalizado equiparando de imediato os carros anteriores a 2007 com os posteriores a 2007. Não é isso que está na proposta. A proposta tem um travão, são 25 euros por ano [ aumento do IUC ]. Um travão que se repete nos anos seguintes. O travão está na norma que foi apresentada pelo Governo. Pode ser esse travão mais explícito? Podemos analisar, mas no nosso entendimento a norma é um travão para todos os anos seguintes

Brilhante Dias, em declarações à TSF sobre o aumento do IUC

De novo o IUC! Carros do Estado estão isentos do imposto

De relembrar que a proposta orçamental do Governo limita o aumento a 25 euros por ano “até que a taxa de IUC represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veículos”, e, como tal, é de esperar que o proprietário deste carro só pague esse valor ao fim de cerca de três a quatro anos. Saiba quanto vai pagar de IUC em 2024 aqui.

 

Saiba quem está isento do IUC:

Isenção do pagamento do IUC (Imposto Único de Circulação)?

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O que sera, sera
    O que sera, sera

    Mais nada…. o governo a roubar ao povo olhando na cara dos coitados a rir hahaha

    Opa…. Portugal que nao acorde que vai cair numa miseria grande! O que nao falta sao Americanos, Ingleses, Alemaes, etc. a virem para Portugal com mais dinheiro e gozar uma boa vida dado quase de graca pelo governo portugues enquanto que o portugues trabalha para os estrangeiros, as tias de cascais e os primos de cascais e estoril….

    Zimbora que fazer a diferenca so no cafe e social media 🙂

  2. Avatar de Anastacio Vitorino
    Anastacio Vitorino

    Obvio que estão isentos, faria algum sentido pagar um imposto com o dinheiro dos contribuintes?

    1. Avatar de Mançebos
      Mançebos

      Fazia sentido não terem nada tal como nós e pagarem eles do ordenado

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Claro, lá está o tuga a nivelar tudo pela mediocridade, eu tenho carro da empresa e como eu muitos milhares de tugas, é normal o estado ter veículos de serviço

        1. Avatar de GM
          GM

          Mais normal seria dar o exemplo. O bom, claro.

          1. Avatar de Zé Fonseca A.
            Zé Fonseca A.

            dar o exemplo como? deixar de ter carros de serviço quando efectivamente são precisos ou passar a pagar impostos que vão parar ao proprio bolso?

          2. Avatar de GM
            GM

            Necessitando de viaturas de serviço, e exigindo aos cidadãos/contribuintes/ proprietários de viaturas, no caso em apreço as mais antigas, substituindo-as por viaturas mais recentes, “amigas” do ambiente. Ora, exigir ao contribuinte, desincentivar do a utilização de viaturas mais antigas e mais poluentes por voia da subida de impostos, e mantendo na sua frota viaturas antigas e poluentes, obrigando os funcionários a usar viaturas em mau estado, não é ético nem dá o exemplo. Essa substituição exigiria investimento, proveniente de impostos, claro. Mas não com acréscimos.

    2. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      2º um estudo que vi à dias na SIC, 50% da frota do estado têm mais de 16 anos

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Tal como os veículos ligeiros de passageiros em Portugal.

    3. Avatar de João Carlos
      João Carlos

      O estado ia pagar IUC ao estado.. Isso é que não faz lógica nenhuma.
      Por isso estão isentos

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Tem lógica eu ser Vodafone e a ligar para outro Vodafone pagar o IVA? Tudo se resume a dar cabo do guito de quem trabalha… A escola é a mesma não importa que partido lá vá…

        1. Avatar de Tó

          Em Singapura o IUC deles é de DEZENAS MILHARES de euros para 10 anos…

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Mesmo. Seria ainda mais burocracia desnecessária.

  3. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Os Portugueses também vão para fora, se procurares um país do sudoeste Asiático também é muito barato para nos Portugueses, eu compreendo a tua insatisfação, mas nos necessitamos de €€€ vindo de fora, se essas pessoas ganham os rendimentos fora de Portugal e vêm para cá pagar impostos e fazer consumo também é necessário, o reverso da medalha é o aumento exponencial do custo de vida para nos Portugueses.
    Não sei se sabes mas em Cascais não vive só tios e tias, e quem ca vive está a passar um mau bocado, T0 a serem arrendados por 900€ e T1 a 1800€.
    A Câmara Municipal é PSD e como tal habitação a custos controlados nada, longe vão os tempos do Judas que acabou praticamente com os bairros de lata que existiam e acredita que eram muitos.

    1. Avatar de ifm
      ifm

      Cascais, agora é mais um gueto de Lisboa.

      Basta da um passeio por la, para se perceber que 80% tem um sotaque qualquer que não é Tuga.
      Alias é mais dificil encontrar um portugues em Cascais que um Portugues na suiça

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Cascais é a nova Costa da Caparica, cheio de zukas

        1. Avatar de B@rão Vermelho
          B@rão Vermelho

          E ucranianos, mas atenção há aqui muitos zukas mas muitos deles são carregados de €€, assim como os Ucranianos, até Lamborghinis com matricula Ucranianas aqui há

          1. Avatar de Mançebos
            Mançebos

            Matrículas de todo o lado…. se for eu a ir para fora com a minha matrícula só posso lá ficar meio ano maximo

    2. Avatar de se gguro
      se gguro

      convinha que explicasse o que se passou com o fim dos bairros de lata.
      uma parte das pessoas foram para os bairros sociais e as rendas sao pagas por todos nos.
      olha se quiseres podes pagar a minha parte!
      vivam os socialistas e o judas de cascais mais o fmi e a troica

    3. Avatar de 25Novembro
      25Novembro

      B@rão Vermelho nao digas mentiras.
      Judas alem de ser maior ladrao que passou em Cascais. Acabou mandato 2001
      Demolições no bairro do Fim do Mundo, iniciadas em 2002, Capucho que era PSD
      acabou demolições de 338 barracas do bairro das Marianas em 2006, mandato Capucho do PSD.
      Ja os Fascistas de Esquerda na Esquerda.net falavam isso no artigo, Moradores de cascais contra despejos “desumanos”.

  4. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    O carro do centro de emprego de arganil e um fiat puntos dos anos 90 enfim

  5. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    De acordo com a Constituição ninguem está acima da lei portanto mais uma violação da Constituição.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Não está acima da lei, a lei diz que o estado não paga impostos

      1. Avatar de Joaocesar
        Joaocesar

        A Constituição esta acima de qualquer lei , portanto todas as outras estão abaixo e se não estiverem de acordo com a constituição não são validas.

      2. Avatar de Joaocesar
        Joaocesar

        Logo no Artigo 2 menciona:
        2. O Estado subordina-se à Constituição

        1. Avatar de Mançebos
          Mançebos

          Não vi ninguem a cumprir a constituição na “pandemi@” hoje andamos nos tribunais de todo o mundo a processar por termos a saúde penhorada e sem trabalho… mas os negacionistas eram chapulas….

          1. Avatar de Joaocesar
            Joaocesar

            Pois não em Portugal os politicos ignoram a constituição e os juizes assobiam pro lado, um juiz a muito tempo disse no dia em o povo saiba o poder da constituição vamos todos presos.

  6. Avatar de Rui
    Rui

    De Gaia igual … O que me leva a pensar que serão mais…

    1. Avatar de JS
      JS

      Mas os do executivo ?
      Claro que não são boas máquinas e novos!

  7. Avatar de lince ibérico
    lince ibérico

    O espanto! Então, eu, Estado faço pagamentos a mim mesmo, Estado?
    E seguro automóvel, sabem se pagam?

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Lógico, seguro automóvel não é um imposto

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Pelo que pesquisei e li, mais de 75% dos carros do estado circulam sem seguro.

        1. Avatar de João Carlos
          João Carlos

          Carros da GNR não têm seguro é mais que sabido

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          só forças de segurança

    2. Avatar de PAULO PEDROSO
      PAULO PEDROSO

      são isentos tambem, quando um carro da policia bate em algum carro é uma trabalheira para se resolver

    3. Avatar de R.
      R.

      É evidente que o estado tem a sua frota isenta de seguro e de IUC.
      E ao que parece 50% da frota é anterior a 2007.
      Parabéns que os pinte de verde a ver se ficam ecológicos.

  8. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Pendurem o Medina num portico das ex-scut, ao menos serve de pinhata

  9. Avatar de Rui
    Rui

    Faz o que eu digo, não olhes ao que eu faço!

    Claro que os carros do Estado não poluem, só os carros privados poluem!!!!!!
    O que este Governo inventa para subir impostos!!!!!

  10. Avatar de Joao M
    Joao M

    Acho que o tema do IUC e do estado acho que não se prende tanto com o tema de o Estado pagar ou não IUC (no código tem lá a lista de isenções e estado é um deles.. alias, pagar impsoto a si mesmo é.. lavar dinheiro? 😀 ). No entanto acho que o tema está mais relaccionado com a hipocrisia ambiental.
    Por um lado temos o estado a cobrar ao zé povo – principalmente que tem mais dificuldades – em nome do ambiente mas, por outro lado, não temos o estado a dar o exemplo. Como se costuma dizer, o exemplo tem de vir de cima.

  11. Avatar de Tobias
    Tobias

    Se os estado tem mais de 50% entao da prever a proporcao da populacao com carros com mais de 16 anos.
    E por isso sendo um numero tao elevado compensa aumentar imposto.
    A % de carros novos e baixa, nao compensa.
    Claro que nao faz sentido cobrar impostos sobre carros do estado.
    O que interessa aqui e que apesar da abundancia de $$ e que permitiria renovar a frota o paleio da poluicao e mesmo apenas desculpa para aumentar impostos.
    Ora, mas isso tambem ja se sabe.

  12. Avatar de se gguro
    se gguro

    também estao isentos de seguros . . . .

    e agora? também se faz um abaixo assinado para nao pagar seguro automóvel?

    1. Avatar de JL
      JL

      Em segunda mão ? O que não faltam são carros a gasóleo novos, e muitos mais a gasolina.

  13. Avatar de Carlos Pedro
    Carlos Pedro

    Sempre a bater naqueles com menos possibilidades….
    Neste momento não é fácil para muitos considerar sequer trocar de carro, nem só por limitações financeiras, mas também por não saber o que comprar, pois entre híbridos, híbridos recarregáveis, elétricos, hidrogénio, a gaz, a gasolina, gasóleo, etc…

    Muitas dúvidas permanecem, mas os elétricos, na minha opinião (vale o que vale) não me parece ser a solução

    1. Avatar de se gguro
      se gguro

      carros a gasóleo so arranjas usados . . .
      híbridos ficas com os dois males dos dois mundos (ou seja o mal dos electricos e o mal da combustão), gaz e gasolina estao apresentados e tem iuc . . . Hidrogénio deus nos livre e talvez dentro de 20 anos.

      estarei a ver mal? sobrou alguma coisa? podes optar pela bicicleta, trotinete . . . e sim a alternativa ja em uso por alguns os electricos.

  14. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    25 € em 2024
    25 € em 2025
    25€ em 2026
    25€ em 2027, em 4 anos anos são mais 100€
    Percebi bem ou percebi mal?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Percebeste mal

      1. Avatar de Rui Soares
        Rui Soares

        Então ajude-me a perceber sff.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Já responderam abaixo 🙂

    2. Avatar de se gguro
      se gguro

      depende. . .
      votas neles em 2026?
      se sim e/ou ficares em casa deve ser mais ou menos isso (pelo menos).

      1. Avatar de Rui Soares
        Rui Soares

        Não voto neles e voto sempre e não fico em case, mesmo que esteja bom tempo…
        Mas alguém acha que esta medida, se for avante, vai alguma vez ser retirada?
        E mais, alguém pensa que quem virá a seguir, as coisas vão melhorar?

      2. Avatar de Flavio
        Flavio

        Achas que outros farão diferente?

        1. Avatar de Rui Soares
          Rui Soares

          NÃO…
          Estamos condenados a este destino …

          1. Avatar de Zanoni
            Zanoni

            O cavalo deixa-se montar pelo cavaleiro porque não tem consciência da força que tem. Assim é o povo.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Bem visto.

        2. Avatar de se gguro
          se gguro

          ora ai esta a questão!!

          mas ja experimentaram??? acho que nao. votem nulo. obriguemos uma mudança de paradigma. (em branco nao que eles poem la uma cruz)
          eu tambem voto sempre, e nunca votei neles e tambem tenho que gramar. mais tenho que gramar a maioria que nao vota e so reclama nas ruas.

        3. Avatar de Carlos Silva
          Carlos Silva

          Quais outros? Que eu saiba, nas últimas 2 décadas tem sido quase sempre o PS a desgovernar, ups a governar, por isso estamos como estamos! É quase sempre o PS a aumentar impostos.
          Só para relembrar, os mais esquecidos, “2 boas” medidas do PS:
          https://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/

    3. Avatar de oiiiii
      oiiiii

      é mais
      25 de 2024 mais 50 em 2025, mais 75 em 2026 e mais 100 em 2027 ou seja, até 2027 não são mais 100 euros que pagaste mas sim 250!

    4. Avatar de NjsS
      NjsS

      Neste momento apenas é garantido que em 2024 aumenta 25 euros, para os anos seguintes é ambíguo.
      https://www.publico.pt/2023/10/24/economia/noticia/limite-25-euros-aumento-iuc-nao-garantido-2024-2067665

      1. Avatar de Rui Soares
        Rui Soares

        Lá está, fica no ar a duvida, fica no ar o pode ser, pode não ser…
        Será certinho.
        De imposto em impost, de taxa em taxa, até á pobreza total..
        Coitado deste país…

      2. Avatar de Aves
        Aves

        É que dá não ler a proposta de lei (ou não saber ler). Mas por certo o texto da norma travão ficará mais clara na redação final na lei do OE 2024, que é o que se diz no post. Redação atual:
        Artigo 164.º nº 1:
        “1 – A coleta do IUC, relativa aos veículos das categorias A [matriculados antes de 01/07/2007] e E [motociclos], decorrente das alterações efetuadas pela presente lei, NÃO PODE AUMENTAR, ANUALMENTE, MAIS DE 25 (euro) por veículo”.
        Isto não é uma disposição que só vale para o OE 2024, como acontece, por exemplo, com as tabelas gerais do IUC, que todos os anos sofrem alterações e. É uma norma geral – se não for revogada por uma lei posterior da AR vigora por um número de anos indeterminado, não precisa de ser confirmada todos os anos.

        1. Avatar de NjsS
          NjsS

          https://expresso.pt/politica/2023-10-24-Governo-garante-que-teto-anual-de-25-euros-para-aumento-do-IUC-se-mantem-para-la-de-2024-31a1f523

          Está aí explicado o porquê.
          “O facto de a garantia constar de uma norma do OE, e não do código do IUC ou de outra qualquer legislação, não diminui o compromisso político que a redação atual consagra: não haverá, em qualquer ano, aumentos do IUC superiores a 25 euros”

          compromisso político do ps…………..lol

          1. Avatar de GM
            GM

            Tem a mesma validade e duração que um fósforo acesso….

        2. Avatar de Paulo Noronha
          Paulo Noronha

          Boa noite. Isso não é vardade. As normas do OE só vigoram até que um novo OE seja aprovado. É por isso que se repararem a maioria dos artigos repetem-se de ano para ano. Se no OE para 2025 esse n.º não for repetido desparece. Só é perene se for inscrito no respetivo código, tal como há um conjunto de artigos que altera o Código do IVA, do IRS, dos benefícios fiscais, etc. Aí sim, como é uma nova redação dos códigos é perene e não “desaparece” com a entrada em vigor de um novo OE.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            Então não havia diferença entre:
            – não pode aumentar mais de 25€ ” (vigência anual e no ano seguinte era necessário repetir) e
            – “não pode aumentar, ANUALMENTE, mais de 25 (euro)” (vigência indeterminada).
            Em todo o caso, dado que há quem tenha objeções, não deixarão de encontrar uma forma inequívoca.

    5. Avatar de Aves
      Aves

      Depende da emissão de CO2 do carro. Até podem ser 7 ou 10 anos. É até atingir o valor do IUC dos carros matriculados a partir de 01/07/2007. Os que poluem menos têm um aumento total menor, os que poluem mais têm um aumento maior.
      E isto com as emissões de CO2 do livrete/DUC, quando o carro foi homologado. Com as folgas de motor e outros factores, as emissões de CO2 aumentam. Tributar, os matriculados antes e depois antes de 01/01/2007 pelos níveis de CO2 medidos na inspeção também não dá, porque o que mais há é oficinas a oferecerem-se para levar os carros à inspeção “regulando” primeiro a admissão de combustível no motor. Achei graça foi a uma sugestão num comentário noutro dia – medir as emissão de CO2 nas operações da GNR na estrada e passar multas, que dispensava a cobrança do IUC 🙂

      1. Avatar de João Carlos
        João Carlos

        O estado não tem nada que cobrar a mais IUC aos carros anteriores a 2007.
        Os de 2007 para cima só pagam mais IUC porque lhes baixaram o isv. Coisa que não aconteceu nos carros antes de 2007 e logo não faz sentido pagar IUC igual aos matriculados depois de 2007

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Tu tens um carro matriculado mo primeiro semestre de 2007, pagaste IA. Eu tenho um carro matriculado no segundo semestre de 2007, paguei ISV por um valor menor do que o que tu pagaste de IA.
          Durante 16 anos pagaste muito menos IUC que eu. Essa diferença pelas contas que fiz mais do que compensou o que pagaste a mais de IA. O que vejo é dizer o que tu dizes, que o IA era superior ao ISV – mas nem um continha a mostrar se essa diferença foi ou não já compensada pela diferença do IUC, ao fim de 16 anos, ou de 15, ou outra prazo.
          Passados 16 anos eu pago um balúrdio do IUC e vejo-vos a pagar quase nada – e muito revoltados por, progressivamente, irem pagar o mesmo valor que eu. O que sei é isto – até agora, os carros matriculados antes de 01/07/2007, não pagavam nada pelas emissões de CO2, quer poluíssem muito ou pouco. Os que poluem pouco têm um aumento do IUC, os que poluem muito têm um aumento muito maior. Isto é esquecido e parece que os carros anteriores a 2007 são todos aumentados por igual. Ainda por cima são os carros dos “povrezinhos”, porque os que compraram carros a seguir são os ricos.

  15. Avatar de Tiago
    Tiago

    E o povo merece.
    Até eu gostaria de governar um país como Portugal cheio de mansos.
    Colocaria a gasolina a 3 euros o litro, aumenava os impostos e o povo calado sobre isto, mas ao mesmo tempo a discutir futebol.
    Não tenho pena.

    1. Avatar de JL
      JL

      Então estão à espera de quê?

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Olha que o povo tem faro, especialmente para quem o despreza e toma por parvo. Sabe muito bem “quem é dos nossos e quem não é dos nossos”.
      Tens poucas hipóteses de ser eleito. Aguarda por um ditadura – sentado, por muito tempo.

      1. Avatar de 25Novembro
        25Novembro

        La que estejas satisfeito. Nao sei com que, o pais esta cada vez pior.
        Ja estamos a viver numa ditadura.

        25 Novembro sempre, luta contra fascismos de esquerda e direita.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          Isso não foi também em 1975, há 48 ano anos? Já pensaste que achas o país cada vez pior por estares mais velho? Acontece muito, até a quem diz que “No tempo de Salazar é que era” costumo traduzir por “Quando era novo é que era”.
          Mas o que te leva a dizer que vivemos em ditadura? Não aceitas democraticamente os resultados eleitorais, quaisquer que eles sejam?

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Ditadura? Já vivemos há muito tempo uma ditadura de asfixia em impostos e taxas, para sustentar todo o clientalismo xuxa, por isso não sabem fazer outra coisa, a não ser aumentar impostos e acabar em bancarrota.

        https://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/

  16. Avatar de JL
    JL

    Faz algum sentido sentido o estado pagar imposto ao próprio estado ?

    Que eu saiba 100 – 100 = 0

    Só iam perder na logística. Loool.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      A gravidade da situação não é o pagar o IUC, é o facto de quase obrigarem a trocar de carro, para ganharem um balúrdio no Imposto Automóvel e IVA por causa do meio ambiente diz o Governo……. mas não olha para a frota que tem em casa, excepto se forem os bólides para conduzirem os Ministros!!!!!!!

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Obrigarem a a trocar de carro? Os pré-2007 passam a pagar o mesmo que os pós-2007. Pode-se discutir é se é inconstitucional ou não, pelo facto de terem pago IA quando foram comprados e isso possa ser considerado dupla tributação.

      2. Avatar de JL
        JL

        Mas eles também têm carros velhos.

  17. Avatar de Rui Soares
    Rui Soares

    Não voto neles e voto sempre e não fico em case, mesmo que esteja bom tempo…
    Mas alguém acha que esta medida, se for avante, vai alguma vez ser retirada?
    E mais, alguém pensa que quem virá a seguir, as coisas vão melhorar?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      O Governo está a contar contigo para ficar tudo na mesma e governarem ad eternum

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Depende, se a seguir vier outro governo do PS, será sempre a subir impostos, taxas e taxinhas. E quem sabe, até voltar a cortar salários.
      Onde é que já vi isto? Ah, já me lembro, foi com Sócrates. Pena que muitos já se esqueceram.

      https://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/

  18. Avatar de César Oliveira
    César Oliveira

    O povo precisa de entender com urgência que socialismo e pior ainda, o comunismo, só é benéfico para a elite socialista e comunista. Para o povo é miséria e côdeas.
    Esses sistemas geram um governo rico, poderoso, opressor. e um povo pobre.
    Isso que eu estou a dizer são fatos confirmados em todos os governos socialistas e comunistas.

    1. Avatar de se gguro
      se gguro

      ora aqui esta alguém com visao!!!
      nao posso concordar mais. o marxismo so traz pobreza e opresso a todos os povos onde esta ou esteve implementado. vide urss, bloco de leste, china, coreia, vietname isto para falar de alguns.
      Ide para os kolkhoz e a siberia os deportados e os regimes que voces andam a defender.

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Sem dúvida nenhuma.

      E temos bem a prova em Portugal.

      https ://sol.sapo.pt/2010/09/29/socrates-anuncia-cortes-salariais-ate-10-e-aumento-do-iva-para-23/

  19. Avatar de Tobias
    Tobias

    Percam a maioria absoluta e assim ja terao que discutir e negociar. Acaba-se a roda livre.
    Saco de vento do Marcelo que em vez de obrigar os meninos a acabar com as birras e a negociar ate ao fim o orcamento decidiu dissolver.
    Agora sao os xerifes, aqui mandamos nos.

    1. Avatar de se gguro
      se gguro

      a culpa nao foi do martelo !!!

      foi dos 10 milhoes de martelos . . .

  20. Avatar de mikado
    mikado

    Quando chegar aos 100 euros mando abater o carro e cancelo o seguro. Como eu muitos vão o fazer levando a uma perca de 40% da receita estimada.

    1. Avatar de se gguro
      se gguro

      nao te preocupes.
      eles aumentam os impostos sobre as trotinetes, bicicletes ou o ar que resiras!!!

      1. Avatar de mikado
        mikado

        Já meteram um imposto sobre os sacos de plástico transparentes onde se põe a fruta e vegetais, 4 cêntimos.

  21. Avatar de Luis
    Luis

    O aumento de 25€ por ano é a ideia que existe agora. Entretanto o governo muda de ideia quando quiser. Talvez seja 25€ no próximo ano, 50€ no seguinte e depois tudo…

  22. Avatar de Jorge
    Jorge

    Assinem a petição https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT117993 ja´está com mais de 345 mil pessoas que não irão votar mais no PS.

    1. Avatar de se gguro
      se gguro

      assinem assinem e depois desloquem-se a repartição de finanças para pagar! 😀

      lololololololll

    2. Avatar de Aves
      Aves

      Porque é que não irão votar PS?
      Só se o PS fosse parvo é que não dava um rebuçado na versão final da lei. Por exemplo:
      em vez de dizer que o aumento é de 25€/ano até que o IUC dos carros com matrícula anteriores a 01/07/2025 atinjam os valores dos matriculados posteriormente, diga é de 2€ para os carros com emissão de CO2 até X de emissão de CO2 por km; de 5 € para os carros com emissão de CO2 entre X e Y de emissão de CO2 por km; de 20 € para os carros com emissão de CO2 entre Y e Z de emissão de CO2 por km. Isto dividia o campo dos que têm carros antes de 01/07/2007. E nem é preciso dizer que isso se mantém até atingir o valor do IUC dos carros matriculados a partir de 01/07/2007;
      – Ou marimba-se nisso, porque também dá votos manter uma posição firme, seja com as exigências salariais dos professores, seja nesta questão “fraturante” do IUC, alimentada pelos órgãos de comunicação soicial, como foi o “caso Galamba”. Estranho, ou nem tanto, são os apelos ao PR e alegação de inconstitucionalidade, não o terem conseguido “trazer a terreiro”.
      O que não é estranho – porque a comunicação social não o exige, por está empolgada a atacar o Costa, à “caso Galamba” – é que o PSD diz que tem uma proposta, mas só a revela em sede de discussão na especialidade do OE. Pelo menos balizava os termos da discussão.
      O provável é que tudo termine à “caso Galamba” – em nada.

    3. Avatar de Aves
      Aves

      Já estou tão farto disto, que já nem ligo. Acima é 01/07/2007 (em vez de 2025).

      1. Avatar de Aves
        Aves

        O comentário anterior a “Já estou farto disto …” e que começava em “Por que é que não vão votar?”, estava em moderação sumiu-se. Era/é um bom comentário que podia escrever outra vez, mas de facto já cansa.

    4. Avatar de mikado
      mikado

      Já assinei para o Costiço e Gambas saberem que sou contra.

  23. Avatar de Infinity
    Infinity

    Votem PS que isso passa, oh wait….

  24. Avatar de Mário
    Mário

    Para mim o tema do IUC foi só desviar a atenção dos reais problemas da saúde e educação.

  25. Avatar de JL
    JL

    Isto é o mesmo que para entrarem na vossa casa tenham de pagar bilhete de entrada . LOOOOOOOOOOL

  26. Avatar de tiago
    tiago

    oh pessoal! entao o Estado vai pagar um imposto a favor do Estado?! matemáticamente dá no mesmo!

    qual a lógica de o Estado ter de pagar um imposto a seu próprio favor?!

    1. Avatar de JL
      JL

      Eu vou colocar um mealheiro para a minha gente lá de casa pagar para entrar na casa. LOOOOL

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Ajudar as Câmaras Municipais.

  27. Avatar de JL
    JL

    Um dado curioso, mais de 350 mil pessoas assinaram a petição contra o aumento do IUC, o que é notável.

    Tive curiosidade de procurar petições para o aumento do salário minimo ou ordenados em geral, encontrei uma com 14500 assinaturas, portanto o pessoal está mais preocupado com o iuc do que com o ordenado. LOOOL

    Ok, ok, eu sei que a divulgação também ajudou, mas não deixa de ser curioso…

    https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=SMN

    1. Avatar de Ft
      Ft

      Parar de dar futebol na TV pública eu assino….

  28. Avatar de Mac
    Mac

    Onde o Tuga comum tem sobriedade monetária para comprar um carro eléctrico? Estou a falar de todos que recebem o ordenado minimo. Tem rendas água luz gás vestuário calçado filhos para criar … etc. O que sobra para passar para a mobilidade eléctrica? Nem O Costa apresenta uma solução viavel para essa aquisição para todos o que recebem o ordenado minimo. Sabem o que vai acontecer ? Basta os partidos populistas dizerem que se forem eleitos vão imediatamente acabar com essa medida e adeus PS e PSD.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tanto que apresentou que já existe, incentivo ao abate.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “incentivo ao abate.”
        Para gastar no passe social e ubers conduzidos por mujahidins que desejam q morras.

        1. Avatar de JL
          JL

          Se é para abate é para abater um
          Com mais de 15 anos e compra de um eléctrico.

    2. Avatar de Jatobranco
      Jatobranco

      Concordo… A culpa foi da educação que nos fizeram acreditar… A ilusão de segurança de um governo que só serve para viver de quem trabalha… A nossa formatação escolar foi aprender o que eles aprenderam sem questionar, apenas para preencher as lacunas do mercado de trabalho tributário para fazer a máquina andar… Graças a “mim,” abri empresa fora da europa não interessa a onde, depois envio o dinheiro que preciso para um país europeu onde pago 0 ( tenho empresas em 3 países para não atingir os valores contábeis a impostos, e morada fiscal fora daqui… Tenho casa, carro e uma família normal, e vocês pagam os impostos e eu não… Todo o dinheiro que servia para pagar impostos que era quase metade do que eu ganhava, vai para um fundo caso precise de algo… Não estou para estar á espera 2 anos por consultas … Portugal é uma comédia onde todos saiem á rua pelo futebol e os professores de economia pedem empréstimos aos bancos… Não abram os olhos que um dia até as famílias vos tiram…

      1. Avatar de GM
        GM

        Portanto, deixa ver se bem percebi. Foges aos impostos, e deves viver num país, não interessa qual, onde tu asseguras a segurança com o dinheiro que poupas nos impostos, as vias públicas também recorres ao dito fundo formado com o dinheiro poupado nos impostos, pagas aos funcionários públicos, isto é, privados, pois és tu que os pagas com recurso ao dito fundo. As redes de abastecimento de água, drenagem de esgotos, isto é, todos os serviços, públicos nos países ditos normais, mas privados no país, não interessa qual, resides, és tu que os sustentas. Diria que esse Fundo, não tem fundo. Num ponto dou-te razão, Portugal, isto é, os contribuintes, sejam singulares ou colectivos, está estrangulado com impostos. Mas daí a “não pagar qualquer imposto”, vai uma distância enorme.

        1. Avatar de Jatobranco
          Jatobranco

          Exatamente… Não fui eu que fiz as leis…

  29. Avatar de Fernando
    Fernando

    Parabéns ao povo manso português por ter dado a maioria absoluta a esta cambada de irresponsáveis

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Sr Fernando… É por isso que deslocalezei todo o património para fora da europa … Nunca mais vou viver outro COVID… Quando digo COVID, é ditadura…

  30. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Medina anuncia desconto no IUC dos automóveis que ficam uma hora mais novos na madrugada de domingo”
    https ://expresso.pt/inimigo-publico/2023-10-28-Inimigo-Publico-Medina-anuncia-desconto-no-IUC-dos-automoveis-que-ficam-uma-hora-mais-novos-na-madrugada-de-domingo-5d012613

    1. Avatar de JL
      JL

      LOOOL, bem apanhada.

  31. Avatar de Kim jonh
    Kim jonh

    Não sei porque não atrasam meia hora e fica assim o ano todo… 🙂