Dacia Sandero volta a dominar as vendas de carros na Europa em agosto de 2024

231 Comentários

Depois de muitos meses com um domínio completo dos carros elétricos, o mercado na Europa está a mudar. A Dacia e o seu Sandero estão a aproveitar este momento de mudança e estão a dominar as vendas mês após mês. Em agosto este cenário continua presente e o Dacia Sandero volta a dominar as vendas de carros na Europa.

Dacia Sandero vendas Europa agosto

Dacia Sandero domina vendas na Europa

Os altos e baixos das vendas de automóveis na Europa continuam com um mercado que está em mudança e onde os carros elétricos continuam a perder quota. Agosto de 2024 viu-os cair quase 40 por cento em comparação com o mesmo mês de 2023. No entanto, existem modelos movidos a bateria capazes de ter um desempenho melhor do que muitos carros com motores de combustão.

É o caso do Tesla Model Y, o automóvel mais vendido na Europa em 2023, que, segundo a JATO Dynamics, apesar de uma quebra de 38% face a 2023, ocupa o segundo lugar do ranking. Este é apenas ultrapassado pelo Dacia Sandero, tornando o domínio deste modelo com motor a combustão ainda mais importante.

O pequeno carro romeno confirma assim a sua liderança na Europa. Se tudo continuar a correr como nos primeiros oito meses de 2024, poderá arrecadar o troféu de carro mais vendido na Europa no final do ano. Algo que será também uma vitória importante para a marca.

Top 5 – carros mais vendidos na Europa em agosto de 2024

  1. Dacia Sandero: 15,653 (+9%)
  2. Tesla Model Y: 13,410 (-38%)
  3. Toyota Yaris Cross: 13,210 (+24%)
  4. Volkswagen T-Roc: 12,853 (-15%)
  5. Renault Clio: 12,180 (-5%)

Vendas de carros elétricos voltam a cair

Em agosto foram registados 15.653 Dacia Sandero, mais 9% do que há 12 meses. Como referido, a segunda posição é ocupada pelo Tesla Model Y, que, no entanto, não consegue confirmar os números do ano passado. Em agosto, as vendas caíram 38%, com 13.410 unidades. A completar o pódio está o Toyota Yaris Cross, com 13.201 registos e um crescimento de 24% face a agosto de 2023.

Olhando para o top 5, segue-se o Volkswagen T-Roc com 12.853 e o Renault Clio com 12.180 unidades vendidas. Quanto às marcas Volkswagen, apesar das dificuldades recentes, destaca-se das restantes com um total de 82.057 veículos vendidos, e com uma quebra significativa de -17%. Seguiu-se a Toyota com 55.514 (-7%) e a Skoda, com 49.460 unidades vendidas.

Este não é certamente uma posição que possa parecer pontual para a Dacia e para o seu Sandero. Já no passado recente este carro, que pertence à marca que integra o Grupo Renault, ocupou esta posição. Continua assim a ser o carro mais vendido na Europa.

Carro mais vendido na Europa em 2024: Tesla perde relevância e Dacia domina o mercado

Comentários

231

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    É incrível como é que o model Y está em 2º lugar um carro que é mais caro que os outros 4 juntos, ainda dizem que não há dinheiro

    1. Avatar de Ezkerro
      Ezkerro

      Pela mesma razão que foi o mais vendido em 2023, subsídios.

      1. Avatar de JL
        JL

        Um carro desse valor não tem subsídios. Na maior parte dos países, tal como no nosso.

        Já os diesel têm de qualquer valor.

        1. Avatar de Naodou
          Naodou

          Já há muito que não há incentivos para as empresas para carros a diesel, existe sim para híbridos e eléctricos, que inclui o Y.
          Ou seja estás todo trocado.

          1. Avatar de JL
            JL

            Existe sim, 50% do IVA do combustível, pagam menos de TA.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Sem contar com o gasóleo rodoviário e incentivos para o abate que estiveram em vigor durante MUITOS anos…

        2. Avatar de toder
          toder

          Tu es um daqueles que nao sabes nada do que falas

          1. Avatar de JL
            JL

            Então porquê ?

        3. Avatar de Rui
          Rui

          Você sabe o que está a dizer!?!?!?! Que incentivos tem um diesel?
          O único que tem é se o carro for um comercial até 3 lugares e se tiver o livrete registado como viatura de mercadorias!!!

          Só assim é possível deduzir o IVA da compra e despesas. Do combustível só pode deduzir metade do IVA!

          Agora se o diesel for de 4 ou mais lugares, nenhuma empresa pode deduzir 1 cêntimo de iva, seja na compra seja com os encargos com a viatura e ainda por cima mais pagar tributações autónomas entre 10 a 35%, dependendo do valor da viatura e se a empresa der lucro, porque se der prejuízo paga o dobro dessa taxa!!!!!!

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, qualquer veículo diesel pode ser registado em empresas.

            Continua a poder deduzir iva do combustível, foi isso que eu disse.

            A TA não tem nada a ver com o lucro.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Quanto afirmas “nenhuma empresa” estas a incluir empresas de transporte, stand automóveis ou empresas de rent-a-car certo?

            🙂

          3. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Atenção que se uma empresa tiver (pelo menos) um carro comercial, os outros metem diesel e metem em despesas como se fosse para aquele

          4. Avatar de Rui
            Rui

            JL? Se não conhece a matéria abstenha-se de dizer disparates, um carro com mais de 3 lugares não deduz iva nenhum, nem na compra nem das despesas, nem tão pouco 50% do iva do gasóleo. Só as viaturas de mercadorias até 3 lugares podem deduzir 50% do gasóleo (excepto empresas de transportes que deduzem a totalidade).

            Se uma empresa tem um Mercedes S600 diesel, não deduz 1 cêntimo de iva, nem do combustível!!!!!!!

          5. Avatar de JL
            JL

            Tanto conheço que comentei os seus erros

            Mas já vi que o seu problema é maior, onde disse que o carro deduz iva ?

            No iva do gasóleo, sim, todos deduzem.

            Errado, todas, até de passageiros.

      2. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Os subsidios acabam e há muitos model Y que nem pode ser apoiados pelos subsidios

          1. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            Todos os que forem acima de 62 mil visto que o limite por lei, um model Y pode ir até aos 72 portanto todos os que estejam nesta faixa não recebem

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            São poucos os Y acima desse valor. Em PT ainda não vi nenhum.

    2. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      Claro que há dinheiro, para alguns comprarem o model y, outros só podem comprar o Sandero…

    3. Avatar de rui
      rui

      Yaris 27k+, T-Roc 28.5k+, Clio 20k+, Sandero 12.5k+, total de 88k
      Model Y 45k+, logo os outros todos juntos quase compras é 2 Teslas Model Y…

      O custo de utilização do tesla em 6 anos é 3.5k€, incluindo manutenção e energia em casa com tarifa simples ou 2.5k€ com tarifa bi horaria.
      O custo de utilização do VW em 6 anos é 12k€ incluindo manutenção, combustivel e IUC, ou 11k se ignorares IUC.
      Ambos os casos para 15k km ano pois é perto da média nacional.
      Não deixar de considerar que o exemplo acima é um carro de Segmento B vs um carro de Segmento D…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Não dá para ignorar o IUC, tirando pessoas deficientes e outras pequenas exceções tens de o pagar não é?

        1. Avatar de rui
          rui

          Não, só o fiz para comparar o custo sem iuc caso o mesmo venha a ser aplicado a elétricos no futuro (que é uma eventualidade)…

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Poderá acontecer como é óbvio mas a curto/médio prazo não está nada previsto, quer pela UE, quer pelo governo portanto penso que pelo menos nos próximos 10 anos irão continuar isentos

        2. Avatar de Zé

          E há empresas e instituições com isenção de IUC.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E a energia dissipada? Não conta?
        Já agora, mesmo carregando em casa é 4€ aos 100. + 30% em perdas por dissipação e/ou resistência.
        Isto para quem carrega através do quadro da casa e tem tendênciaa esquecer as restantes despesas e taxas
        Pq se a garagem tiver quadro/contador dedicado, o custo do kWh é superior.

        1. Avatar de JL
          JL

          É idêntica aquela que evapora e sai pelo escape e radiador de um a combustão.

          Não, carregado em casa fica pelos 2.1 euros neste momento, isto sem conta com ajudas solares.

          As restantes despesas das taxas só contam se quem não tem eléctrico viver às escuras.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Quase todos batemos nessas contas, pois o custo por km dos carros elétricos andam entre os €0.018 a €0.024 dependendo do consumo energético do carro.

            Os únicos que não chegam a essas contas curiosamente são os que fazem 3L/100km, abastecem a €1.1/L regularmente, fazem 1000km por dia sem parar e andam sempre a 150km/h no mínimo.

            Curioso não?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            2.1€ para 20kWh ?
            Boa sorte.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então mas é 1.2 ou €1.1/L?
            A ver se para a semana te arranjo a €1.1/L, tenho aqui um saldo que tenho que rebater até ao fim do mas, caso contrario…chapeu.
            Neste momento estou a tentar ganhar espaço no tanque para o abastecimento…

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu tenho um de carregamentos gratuitos que posso usar para sempre, também conta como referência para custos dos eléctricos ?

          5. Avatar de JL
            JL

            Mas não é 20 kWh, é cerca de 18, já contando com as perdas de carga.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            18kWh o teu… o meu gasta 11kWh/100km, 12kW com 10% de perdas.

          7. Avatar de JL
            JL

            A andar bem e com muita autoestrada, em nacionais faço menos.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Mais barato só os seus consumos de 3L/100km e a abastecer a €1.20/L.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ora bem

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcRsuVyhjbICfQa0ag
            1,289/l
            Atenção que é gasolina. Se fosse gasóleo até ficava abaixo dos 1.2€
            Portanto, é lidar @Realista

          3. Avatar de JL
            JL

            E um a gasolina faz consumos de 3 litros, até menos. Looool

          4. Avatar de Realista
            Realista

            O que quer dizer que se tivesse abatido esses €10 na fatura da EDP com carro elétrico ainda poupavas mais…

            https: //www.poupamais.pt/pt/welcome/advantages

            LOLOLOL

          5. Avatar de Gonçalo
            Gonçalo

            1.3 com redução de 10 euros do poupa+ ahahah e esses 10 euros não tem sempre e para quem tem 2 carros para o outro não sobra nada

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Gonçalo, como disse acima a ver se até ao fim do mês gasto o restante saldo.
            Estou a tentar ganhar espaço suficiente no depósito do zagoil.
            Muitas x’s a dificuldade é não desperdiçar o saldo eheh

          7. Avatar de JL
            JL

            Porque tem um carro que não usa, senão tinha muito espaço.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Uso, uso. Não ando é entupir cidades. Isso não me parece bom uso.

          9. Avatar de JL
            JL

            Faz muito bem, nem eu.

          10. Avatar de Realista
            Realista

            @Gonçalo não venhas para aqui com factos sff…

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Aguarda @Realista. Amanhã já vou sair. No regresso já devo ter espaço no tanque da menina para os cerca de 25 lts de diesel necessários.

          12. Avatar de Realista
            Realista

            A meter aos 23L de cada vez é mesmo um “ate já” porque para quem faz 1000km por dia isso não chega para 800km mesmo a gastar 3L/100km…

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Desta vez não vou para Almeria. Vou só ate Abrantes. Conheces? Eheh

      3. Avatar de Realista
        Realista

        Uma pessoa que compre um Sandero e ande com ele 6 anos acaba por gastar tanto como um Tesla Model Y…

        Não há nada mais caro que um carro barato.

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Então compra um Ferrari. Vais ver que te fica muito mais barato.

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Verdade.

            Porque quem compra um Ferrari em vez de um carro barato, vai poupar muito porque depois não tem dinheiro para o combustível e nem gasta o carro…

            Logo, fica mais barato no longo prazo 😉

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Há dinheiro nos bolsos dos 5% de cima, cada vez mais, e são esses que compram carros. Os 5% de cima acumulam mais que os 60 ou 70% de baixo. Por isso os pouquíssimos carros que se vendem.aos outros são Sanderod.

      1. Avatar de Antonio+Vasco
        Antonio+Vasco

        Os 5% de cima (eu diria mais, os 15% de cima) não compram Tesla, compram BMW, Mercedes, Audis e Porches , a quantidade de Porches que se vê por aí, até parecem baratos

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Os 5% de cima são 540 mil indivíduos. Não se vendem anualmente 540 mil MB, BMW e Audi + teslas, não há sequer esse número de carros dessas marcas em circulação. Isto é mesmo um mercado para uma minoria muito restrita da população.

      2. Avatar de Zé

        Cada um deve viver de acordo com as suas possibilidades. Vê lá se ainda não vamos descobrir malta a rolar com Teslas que ganham menos que eu no meu Dacia com 14 anos. Apesar de tudo, tem sido um fiel meio de transporte e não me dá problemas. Sobra dinheiro para outras aventuras e não me meto em créditos.

  2. Avatar de paulo g.
    paulo g.

    Que chatice… em Agosto adquiri mais um elétrico e não foi nenhum desses.
    Já foi o tempo em que pensei comprar um Dacia a gás, mas optei por um ZOE, ficou mais em conta.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Ficou mais em conta se compraste o ZOE usado, porque novo custa muito mais que um Dacia Bi-Fuel.

  3. Avatar de Fusion
    Fusion

    Quem diaria.. afinal as “grandes” marcas deixaram de investir em motores a combustão para passar para carros a pilhas, e quem diria que as pessoas agora se viraram para outras marcas que continuaram com a combustão.

    Afinal acaba por ser o consumidor que dita o mercado e não os politicos com a sua politica de carros a pilhas.

    Sorte das marcas que não entraram na maluqeira dos electricos e continuaram a vender os seus carros a combustão.

    1. Avatar de JL
      JL

      Não vi ali nenhum a pilhas, conseguiu ver onde ?

      1. Avatar de Douglas Charles Cunha
        Douglas Charles Cunha

        Dá uma olhada no dicionário. Pilha é sinônimo de bateria.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então como diferencia um carro eléctrico a pilhas de um a baterias ?

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Esse é um problema que tens de resolver na tua cabeça já que tens sempre essa dúvida 🙂

          2. Avatar de Ezkerro
            Ezkerro

            tens de abrir a bateria de um elétrico, vais ter uma bela surpresa

          3. Avatar de JL
            JL

            Na minha está resolvido, daí os saber diferenciar, mas na sua e na de muitos parece que não.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Está esclarecido mas vens mandar laraxas cada vez que lês a palavra pilhas LOLOL, no entanto pareces não ter esse pudor com o termo “fumarentos”. Isso tem um nome…és fanboy…crónico Ahah

          5. Avatar de JL
            JL

            Eu falei em fumarentos onde ?

            Fanboy ? então porquê ?

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sim fanboy, porque te comportas como tal. Tudo mérito teu, não inventei nada lol

          7. Avatar de JL
            JL

            Então qual é o comportamento de um fanboy ?

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não sabes pesquisa, afinal sabes tudo…e coisas básicas andas aqui a perguntar para arranjar “conversa”? Ahhh tóni

          9. Avatar de JL
            JL

            E você também não sabe, por isso é que diz aos outros para pesquisar, famosa narrativa de quem não sabe….

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro… tu é que sabes tudo e o facto de seres a única pessoa com mais de 50 comentários aqui (não é costume lol)prova que és normal e não comentas compulsivamente como se de um clube se tratasse LOLOL
            Boa noite e as melhoras miúdo.

          11. Avatar de JL
            JL

            Mais uma intervenção que é puro lixo com desculpas daquilo que não sabe. Não falha uma.

          12. Avatar de Hugo
            Hugo

            Não falha uma? LOLOL Ou seja dá-me toda a razão Ahah
            Respondes literalmente a espumar a toda a gente e queres ser tratado como uma pessoa normal rapazito? Cresce pra vida e larga a internet. Tens muita teoria mas aparentas ser muito fraquinho na prática.

          13. Avatar de JL
            JL

            Portanto está-me a mandar embora porque já não tem argumentos, boa, isto está a ficar cada vez melhor.

            As aparências iludem….

          14. Avatar de Hugo
            Hugo

            És repetitivo e doentio…só isso!
            No entanto foste tu que afirmaste que eu NÃO FALHO UMA loooool

          15. Avatar de JL
            JL

            Ainda bem que reconhece aquilo que é.

            Não falha uma intervenção de lixo.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Então vai à Norauto pedir uma nova pilha de 12v para o teu carro…

        3. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Uma pilha não é recarregável…

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Ai não? Tenho várias pilhas recarregáveis em casa. Compram-se em packs em qualquer hipermercado, worten, Fnac, etc.

            http s://www.worten.pt/produtos/pilhas-recarregaveis-mitsai-aa-rtu-2100-mah-x4-6671297

          2. Avatar de JL
            JL

            Porque são acumuladores no formato e para aplicação onde se usava pilhas, daí a designação.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            @PTO

            https ://www.worten.pt/produtos/baterias-aa-recarregaveis-duracell-2500mah-pacote-com-16-hr6-melhor-para-controle-sem-fio-do-xbox-one-xbox-series-a166-mrkean-8180777140535

            https ://www.worten.pt/produtos/baterias-aa-recarregaveis-duracell-2500mah-pacote-com-12-hr6-melhor-para-controle-sem-fio-do-xbox-one-xbox-series-198-mrkean-8251615371661

            https ://www.worten.pt/produtos/carregador-de-bateria-panasonic-com-2-baterias-aa-1000mah-mrkean-5025232631292

            https ://www.worten.pt/produtos/kit-de-2-baterias-aa-1450mah-recarregaveis-p-usb-mrkean-8436538865736

            https ://www.worten.pt/produtos/o-eliminador-de-bateria-ficticia-3-em-1-aa-lr6-am3-substitui-baterias-de-reutilizacao-de-bateria-aa-allinless-mrkean-6923041987335

    2. Avatar de Realista
      Realista

      E se a VW estava com problemas, agora é a Stellantis com quebras de 47% nos seus lucros do primeiro semestre e o Carlos Tavares está com a corda no pescoço e vai ser substituído…

      As marcas que não levaram a sério a eletrificação estão a tombar uma por uma.

      A próposito a KGM Torres EVX (sul coreana), lançou em Portugal garantia de 1.000.000km para as suas baterias…

      https://kgm.pt/torres-evx/

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Obrigado, não estou interessado.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Eu sei que não, esta marca já está em Portugal faz 18 anos e nunca ninguém lhe pegou…

    3. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Para venderem tanto, certamente Dacia é a unica marca com carros a combustão.

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Como as baterias ainda são um bocado caras, nos segmentos inferiores a diferença para um carro a combustão somente com o básico e com tecnologia ultrapassada que já não precisa de ser financiada ainda é grande, pelo que, o preço é que comanda, mas as baterias vão baixar bastante e já estão a utilizar cada vez menos metais raros, portanto, só falta mesmo isso para os elétricos dominarem este segmento, porque para andar no transito e ir para o trabalho e voltar, são carros muito melhores, mais baratos, mais confortáveis, mais bem cheirosos, mais eficazes, mais rápidos, etc. Quem quiser aceitar isso aceita, quem não quiser, continua a chamar-lhes eletrodomésticos, (como se isso fosse um insulto :)), e dar dinheiro aos árabes e cada vez vai ser mais, daqui a 2 anos o gasóleo vai estar a 2€ e depois quero ver se não trocam…

        1. Avatar de PTO
          PTO

          Mas uma família não quer um carro apenas para ir para o trabalho e voltar, quer um carro que tenha um preço acessível, que esteja sempre disponível numa emergência, que sirva para ir de férias e que se forem do Porto para o Algarve não tenham de perder mais 2 ou 3 horas a carregar as pilhas do carro.

          Ainda estamos longe disso, especialmente da parte de EV’s com valores acessíveis, com grande autonomia e com rapidez de carregamento.

          1. Avatar de PeterJust
            PeterJust

            Não falei em famílias porque não são só famílias que decidem comprar carros. Hoje em dia uma família tem vários carros na maioria dos casos, tem o homem para ir trabalhar, tem a mulher também para ir trabalhar e muitas vezes 1 ou mais filhos também tem carro. Segundo estudos estatísticos europeus, esses 3 carros em 98% das vezes fazem 20 a 30km diários, é essa a média de um carro europeu.

          2. Avatar de JL
            JL

            Nesse caso então o melhor é mesmo um elétrico, já que está sempre disponível e versátil.

            Ainda no sábado passado fui do centro do pais para o Algarve e nem sequer parei.

            PS: Fala quem já teve praticamente todos os tipos…

  4. Avatar de Nirelle
    Nirelle

    Acho que o Duster full hybrid é melhor que o Sandero pois no Duster tens a parte elétrica sem a chatice do carregamento.

    1. Avatar de rui
      rui

      Mas a chatice de ter um sistema hibrido com tudo o que isso implica a nivel de manutenção…

      1. Avatar de Nirelle
        Nirelle

        Mas o que muda na manutenção de um carro a combustão é pouco ou quase nada 🙂

        1. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Gasta menos travões

        2. Avatar de JL
          JL

          Líquido de refrigeração, tem 1 sistema só para o híbrido.

          Mais pontos de verificação.

  5. Avatar de Rui
    Rui

    As marcas automóveis estão com um enorme dilema, caíram no conto do vigário dos governos e apostaram nos eléctricos sem ponderar se estamos ou não preparados e agora pergunto eu como é possível todas as marcas com ofertas eléctricas estarem a caír a pique em 2024!!!!!!

    Por outro lado, basta ver no nosso caso qual é o carro mais vendido e se calhar temos logo aí a resposta!

    Toda a gente sabe que um português pode perfeitamente gastar entre 40 a 60.000€ num carro eléctrico para a seguir desvalorizar 50% em 2 anos!!!!!!

    E nem preciso sequer fazer as contas a quanto custa a manutenção nem energia consumida……. atendendo a que grande parte vive num apartamento….

    Qualquer eléctrico decente custa de 40.000 para cima e a realidade é que não está ao nível de qualquer pessoa comprar um carro destes!!!!!

    Temos até o caso caricato da BMW estar a ultrapassar a VW em alguns mercados, porque as pessoas sabem fazer contas e se vêem um eléctrico da VW ao preço de um BMW……..

    1. Avatar de JL
      JL

      Por acaso foi o contrário, as marcas desenvolveram primeiro os eléctricos, e depois foram os governos que apoiaram, já que viram ali uma solução para o problema.

      Estão a cair a porque porque têm veículos a combustão, essas são as que estão a cair mais.

      Nenhum desvsloxa 50% em 2 anos.

      Tanto é preciso que fazem, se não fez na compra do seu, devia ter feito, deve ser por isso que muitos compravam diesel sem lhes compensar, e até mesmo híbridos, que hoje em dia dificilmente compensam.

      Portanto afinal as pessoas sabem o que compram, curioso como em poucas frases já se contraria.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        @JL tu que sabes fazer contas e dizes que sou mentiroso… comprei o meu Diesel por 15 000€ em 2018 com 16 000KM.
        Vendi-o em 2024 com 140 000 KM por 9000€, na pratica o meu diesel não desvalorizou tendo em conta o uso que fiz dele + desgaste.
        Já um elétrico não posso dizer a mesma coisa… e Ah nao perdeu autonomia nestes anos todos… Já a bateria de um elétrico…

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Se ignorares o que gastaste a mais nesses 125.000km em gasóleo e manutenções, fizeste um bom negócio porque basicamente vendeste para pagar as despesas que ele gerou nesse espaço de tempo…

          1. Avatar de Mário2
            Mário2

            E tirando que teria que pagar 3000€ á eredes para fazer reforço de potência para 6.9kva pois a minha baixada só suporta 3.45, pagar a instalação a um eletricista, wallbox, sobrecusto do elétrico em média 20 000€….
            Não compro usados devido a más experiências de amigos a comprar usados elétricos…. nomeadamente ficarem com um pepino em casa.
            E segundo o vendedor estava “impecável”

          2. Avatar de JL
            JL

            Portanto tinha ganho muito dinheiro se tivesse comprado elétrico, hoje ainda o tinha, assim teve de se desfazer dele porque já devia estar a dar problemas.

            Para aumentar para aumentar para 6.9 kw não precisa de wallbox para nada.

            Amigos com más experiência ? oh sim, no entanto você relata aqui uma má experiência sua.

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            O JL é certo e sabido que todas as instalações elétricas de casas em Portugal estão mais que prontas para carregar um elétrico, cablagem correta, potência correta, para já não falar que todos nós temos garagem, não é assim mesmo!?
            JL a K7 dos BEV!

          4. Avatar de JL
            JL

            E sabido por quem ? Por si que sabe tudo ?

            E é preciso garagem ?

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Baixa Tensão Normal (BTN) vai desde 1.45kVa até 10.35kVa para particulares. Mesmo numa zona rurais, para teres 3.45kVa tens de estar ligado a um PTC que permite até 250kVa…

            Mas para quem é do contra só porque sim, fizeste uma boa venda!

          6. Avatar de Realista
            Realista

            Aliás mesmo com 3.45kVa é possível carregar um carro pois são 15A de potência.

            Durante a noite como não se usa o forno, pode perfeitamente carregar um carro a 10A (2.3kW) das 21:00 às 07:00 que mete na bateria 23kW que dá para andar + 150km todos os dias mesmo chegando a casa com a bateria com 0%.

            Mas agora só falta começar a aparecer histórias que fazem assados a meio da noite e não podem…

            lol

        2. Avatar de JL
          JL

          E quem disse o contrário ?

          Não entendi porque veio com esse texto, é clone do outro ?

          Então e quanto tinha desvalorizado até 2018 ?

          Não perdeu autonomia, mas ganhou desgastes e outros problemas, por isso o trocou.

          A bateria do eléctrico perdeu autonomia ? Qual teve ?

          1. Avatar de Mário2
            Mário2

            Vai me dizer que não perdem em 7 anos?

            Já agora, diga me onde me candidato a comprar um elétrico? Ate a UVE anda a chorar por subsídios do governo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não foram 7, mas sim 6, portanto já vimos que a fazer contas é pior que a fazer negação.

            Perdem em 6 anos como todos os outros, mas encontre lá um a metade do preço com 2 anos.

            Os subsideos é devido à desvalorização ? anda a chorar porque acabaram este ano.

          3. Avatar de Mário
            Mário

            @JL eu não choro por eles terem acabado… você é que deve estar a dizer “estes malvados do governo já me tiraram mais um subsidio” estava a espera dele para comprar mais um carro.
            Os subsídios é porque os carros não são cost effective.
            mas se justifica 20 000€ a mais por um elétrico para ele durar pouco mais de 7/8 anos e porque a autonomia já passou dos 300km para 120…

          4. Avatar de JL
            JL

            Eu disse onde ? Dou-lhe um carro novo se me disser onde disse isso ?

            Aliás, nunca usufrui de nenhum, só quando tive carros a diesel.

            Pois nesse caso não justificava, por isso não acontecer.

            Mas o melhor é andar de 6 anos 6 a trocar de carro, porque eles não duram mais que isso.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Mario, se a bateria desce dos 300km para os 120km significa uma perda de 60% da capacidade original…

            Se ignorares que a maioria das construtoras dão 8 anos ou mais para as baterias caso perca 30% da capacidade e que todos os estudos apontam que a bateria dura mais que o próprio veículo, então sim, é um problema.

            Especialmente se fizesses mais de 100km por dia (>25.000km ano).

      2. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        “Estão a cair a porque porque têm veículos a combustão, essas são as que estão a cair mais.”
        Você é sempre a mesma K7!
        Não fosse o nosso TROC fabricado em Palmela, o buraco onde a VW meteu-se ainda era mais fundo.

        1. Avatar de JL
          JL

          Quanto caíram os diesel no meses passados ?

        2. Avatar de JL
          JL

          Nosso não, deles, e ainda pagamos nos impostos para eles produzirem…

    2. Avatar de rui
      rui

      neste momento já tens eletricos decentes nos 30k, o que é de valor pois abaixo dos 20k já não tens quase nada de carros novos, tirando a dacia.
      o problema das marcas tradicionais é que em geral têm ofertas eletricas fracas e caras, exemplo do grupo Stellantis, como é que um Peugeot 308 eletrico é mais caro que um Tesla Model 3? ninguem vai para o Peugeot assim a menos que tenha alguma obrigação para tal ou se for como está agora com um desconto de 6k que o mete a 35k…

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Exatamente.

        Acrescentando que as marcas não querem vender porque não conseguem gerar lucros com o fabrico de carros elétricos por não estarem preparadas ao que acresce ao problema de estarem a perder lucros nos carros a combustão noutros mercados…

        A Stellantis teve uma queda de 47% dos lucros no primeiro semestre de 2024 e a VW está a fechar fabricas (2 na europa e 2 na china) e a Toyota em 2024 só conseguiu ter o mês de agosto positivo e vinha de 6 meses maus.

        Por outro lado os Chineses estão a preparar invasão de veículos nos EUA e estão a instalar fabricas no México para beneficiar dos acordos (tal como as marcas Japonesas fizeram nos anos 80) assim como estão a fazer implantar fabricas com países que possuem acordos com a EU como a Turquia…

        As marcas tradicionais vão sofrer muito por se terem posto a jeito, e o pior é que vamos sofrer com isso.

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Você já viu o tamanho do clio eléctrico? É que o de combustão é muito maior!!!!!

        A Peugeot vive no delírio!!!!! Alguém acredita que um Peugeot 5008 eléctrico custa mais de 50.000€? Mas é o preço de tabela! A esse preço há melhores opções

        1. Avatar de JL
          JL

          Não existe clio elétrico.

          E um peugeot a gasolina que custa 37 mil, nem quero imaginar quanto custaria se houvesse diesel.

          1. Avatar de rui
            rui

            Basta ires ver o preço do 308 gasolina vs diesel, o diesel 1.5hdi custa o mesmo que o elétrico…

        2. Avatar de rui
          rui

          Se tivermos em consideração que a BMW tem o serie 1 a começar nos 40k…
          Antes uma 5008 por esse preço…

      3. Avatar de PJA
        PJA

        Mais uma vez o BEV mais barato é o Tesla 3, 41500 aéreos o resto é piada. Se carregar em casa pode ser interessante, a carregar fora nem pense nisso, carregamentos rápidos não compensa nunca.

        1. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Não é bem assim, carregar na Tesla, 30c/ kw , dá cerca de 4,8€/100 km, não está mal já que se carrega em 20-30mn

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu carrego fora e na maioria das vezes é de borla, e não apenas na Tesla.

          Que cartão e postos usa ?

        3. Avatar de JL
          JL

          Há dias fui abastecer com um amigo o carro dele e ele só mete combustível premium, estava a 1.98 euros litro, bolas….

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Se um elétrico desvaloriza 50% em dois anos só se deve encontrar Model 3 com 2 anos a €20.000…

      Onde posso encontrar?

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        O que ele diz é o valor de venda do particular a um profissional a chamada troca, não sei se é ou não verdade, apenas estou a explicar o ponto de vista do @Rui, ou pelos menos é assim que eu intendo o que ele quer dizer.
        Em relação ao 3008 VE da Peugeot na minha modesta opinião só ganha ao Model 3 na altura ao solo, é que estamos a caminhar para mais velhos e não para mais novos e faz diferença a partir de uma certa idade sair de um carro mais baixo, de resto acho que o Model 3 é muito melhor compra, é a minha opinião pessoal.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Essa é a desvalorização normal de qualquer carro… 🙂

          Qualquer pessoa que ande no mercado sabe que é isso que acontece normalmente, até porque os stands de usados normalmente trabalham com margens de 50% sobre o preço de compra.

      2. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        @Realista, não se i se és do tempo da revista do Guia Automóvel, onde trazia os preços das viaturas em segundas núpcias, nunca conseguias vender aos preço que estavam marcados na revista e dificilmente conseguias comprar também à queles preços, não te esqueças que os comerciantes vão ter de dar garantia por isso tentam comprar barato e vender caro.

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Os meus amigos andavam sempre com essas tabelas.

          Elas ainda existem mas para as seguradoras terem uma base para pagar sinistros. Esse valor é legislado em diário da república e chamado de valor venal.

        1. Avatar de JL
          JL

          Onde os posso encontrar cá ?

    4. Avatar de AiOGajo
      AiOGajo

      Mostra-me lá um stand a vender um carro elétrico com 2 anos, por 50% do valor de novo…

      1. Avatar de B@rão Vermelho
        B@rão Vermelho

        Mostra-me lá um stand a vender um carro mais barato do que o comprou.
        A verdade é que o stand vai ter de ganhar dinheiro ao vender um carro em segunda mão, vai comprar o mais barato possível e vender o mais carro possível também.
        Eu não sei se é ou não verdade que um VE perda metade do seu valor ao fim de 2 anos, nem sei se perde mais ou menos valor que um ICE no mesmo período, mas uma coisa é certa qual quer um deles vais ser vendido por um valor superior ao de compra.
        Que é que compra um carro novo a pensar que vai fazer um bom negócio na altura do vender?
        Não sei se é verdade ou não, mas percebo a lógica do comentário do Rui, mas parece que há pessoas que não percebem como funciona o mercado automóvel.

        1. Avatar de AiOGajo
          AiOGajo

          O Tesla mais barato com 2 anos na Alemanha custa €23.000 e já esteve num acidente…

          Eu compro por 49% de desconto e beneficiamos os dois!

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Olha, eu vendi o meu diesel por 9000€ a particular… mas fui a um stand e queriam-me dar 3000€ por ele… vá-se lá saber porquê.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ah pronto, afinal desvalorizou 90% em 6 anos, mais que um eléctrico.

    5. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      +1 É pena que marcas que possuem eléctricos não possuam modelos a combustão. Fica a Dacia como a ultima marca com veiculos a combustão.

  6. Avatar de SM
    SM

    Nada do que foi dito mascara a efectiva realidade de que o VE não passa no crivo da facilidade e do prazer da utilização de um veículo, seja ele qual for.
    Juntando a isso a brutal desvalorização – estamos a valar de valor de retoma, não de preço comercial de venda – e da imprevisibilidade da duração e bom funcionamento das baterias, os VE vão reduzir-se até ao ponto em que são de facto úteis, interessantes e económicos, ou seja: Utilização muito predominante em cidade, carregamento em casa / trabalho e aquisição em regime de renting, preferencialmente pelas empresas.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Qual foi o carro elétrico que teve para afirmar que é mais difícil de viver com um?

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Deve ter andado num autocarro elétrico e pensa que já sabe como é andar num carro elétrico

    2. Avatar de JL
      JL

      Se houvesse imprevisibilidade da duração, porque dão garantias cada vez maiores ?

      Curioso porque já existem estudos a dizer que as baterias duram mais que os veículos.

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Exactamente!

      Quando for rentável a sua compra.

      Olhe, comprei recentemente um……. a gasóleo, a título pessoal, mas podia comprar eléctrico em nome da minha empresa e ganhava logo o IVA à cabeça e…….. nem assim consegui ver a rentabilidade do negócio!!!!!!!

      1. Avatar de JL
        JL

        Ganhava dependendo do valor dele.

        Mas podia ter comprado o a gasóleo e vai buscar 50% do iva do mesmo.

        Claro que não consegue, não faz contas, é apenas do contra, até porque nos dias de hoje nenhum a gasóleo compensa em relação a gasolina.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Alguém que já mandou dezenas de carros para a sucata devia ter vergonha e não dar lições de moral a anónimos não?
          Tinhas de nascer outra vez para compensar a tua pegada ecológica. Tu é que sabes fazer contas e andar nisto…os outros são todos burros LOLOL

          1. Avatar de JL
            JL

            Ou antes assim, alguém que já mandou muitos para a sucata deve ter melhor noção dos custos.

            Onde é que falei em pegada ? também se vai armar em ambientalista hipócrita ?

            Você é que lhes chamou burros, não eu.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu ambientalista?? LOLOL Moço…és tu que andas aqui constantemente a apregoar os elétricos em vez dos “fumarentos” como lhes chamam.
            Duvido mesmo MUUUUITO que tenhas melhor noção dos custos tal não foi o gasto absurdo que tiveste LOLOL

          3. Avatar de JL
            JL

            Eu a apregoar ? Onde mostre lá ?

            Você é que lhe chama isso, não eu.

            E que falou em ambiente foi o Hugo, portanto deve estar armado em ambientalista.

            Tenho melhor noção que o Hugo, já que tive dos vários tipos.

          4. Avatar de Mário
            Mário

            @Hugo não vale a pena bater no ceguinho.
            Ele apregoa os elétricos, mas se a E-Redes for pedir para colocar um poste no quintal dele para reforçar a rede elétrica para carregar os elektros, ele diz que não que não pode ser.
            Ah já sei, ele tem paineis que até produzem eletricidade de noite….

          5. Avatar de JL
            JL

            Tanto pode ser que estão lá vários num terreno que tenho, se quiser posso enviar fotos.

            E é preciso produzir de noite?

            Enfim, cada vez tem mais dor de cotovelo.

          6. Avatar de Realista
            Realista

            A e-redes arrenda o espaço… para caso não saibas.

    4. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Vê se logo que nunca conduziu um, mas gostava, ah , diga lá…

  7. Avatar de Raquel
    Raquel

    “ Depois de muitos meses com um domínio completo dos carros elétricos, o mercado na Europa está a mudar.”
    Penso que era de esperar, dadas as limitações dos carros a “pilhas” e constrangimentos envolvidos.
    Eu ando de autocarro (100% elétrico) no meu dia a dia, mas alugo sempre um carro para as férias e outras viagens. e depois de há um ano ter alugado um tesla 3 na ilha da Madeira nunca mais quero um elétrico. O bi-fuel parece ser a melhor solução para uma grande maioria.

    (Jl não se incomode a comentar/responder, pois dada a sua atitude habitual não lhe responderei)

    1. Avatar de Antonio+Vasco
      Antonio+Vasco

      Escolheu a pior situação possível para contestar os eléctricos, numa ilha acidentada como é a Madeira, é onde um eléctrico está mais á vontade, onde é mais confortável de conduzir e onde um Tesla, com uma autonomia de 400km dá perfeitamente para uma semana de férias, pois a ilha é relativamente pequena.
      Assim, explique as suas razões e, já agora, onde alugou? Vou lá 5 vezes ao ano e não sei onde se aluga um Tesla, a não ser numa rent a car que pede um balurdio pelo aluguer

    2. Avatar de JL
      JL

      Sim, os carros a pilhas têm muitas limitações, por isso nem sequer se venderem em Portugal.

      Então na ilha da madeira teve problemas de autonomia ? É por ser uma ilha muito grande ?

      Então um só fuel é pouco, têm de ser 2 ? Para ficar mais caro ?

    3. Avatar de Zé

      Não diria que é só uma questão de mudança de mercado. Acho que por um lado, há uma franja da sociedade que simplesmente tem de ir para os modelos mais baratos. Aliado a isso, há também cada vez mais gente que prefere comprar um carro barato porque faz uma utilização mais citadina ou rola pouco e porque simplesmente preferem gastar o dinheiro noutras coisas.
      Quando aos Tesla, eu diria mais que é sinal da “idade” do modelo. É normal com o passar dos anos as vendas decaírem ligeiramente. Não faço ideia quando virá a nova geração, mas certamente levará a um boom.
      Pessoalmente não estou a pensar trocar de carro em breve, mas se o fosse fazer neste momento e por um carro novo, era bem capaz de ir para um Dacia Spring. Para mim chega e sobra e nas férias ou parava uma ou duas vezes no caminho para carregar as pilhas ou ia de comboio/uber. São férias, é para levar na calma e a viagem pode ser tão interessante como o destino.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “Dacia Spring. Para mim chega e sobra e nas férias ou parava uma ou duas vezes no caminho para carregar as pilhas”
        Se fores de Lisboa e as férias forem na Comporta, é capaz de chegar, sim. 😛

        1. Avatar de JL
          JL

          Então o seu dacia tem assim tão pouca autonomia ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Na verdade é melhor esquecer. Com alguns fogachos a 125 de ponteiro, não chega lá…
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcR9d1xx1QHkPlbFjQ?e=dffWoV
            O melhor e mais seguo é optar pela Costa da Caparica ou pela Praia de Algés loooloooloooloool

          2. Avatar de JL
            JL

            Então mas a Comporta fica na Alemanha ou Uk ?

          3. Avatar de JL
            JL

            Olha afinal, aqui já faz dobro, e até mais rápido que aquilo que você faz.

            https://youtu.be/JQg5yJ3feEM?t=618

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Portanto, para chegar à Comporta tem que ir a 89 à hora loooloooloool
            Para regressar, depois chama o trator do TiManel ali dos Arrozais de Alcácer para levar lá o gerador com o tractor e dar um cheirinho de algumas horas na BAT.
            Que comédia eheh

          5. Avatar de JL
            JL

            Se for a 89 a hora ainda fica com muita bateria.

            Sempre vai mais depressa que você que fez mais do dobro do percurso a 87 kmh.

            Pois, que comedia, até se ri daquilo que não consegue fazer melhor.

          6. Avatar de Zé

            Eu quando vou de férias por vezes até evito auto estradas. Gosto de explorar. Mesmo em AE no meu carro a “gásoil” não passo dos 110 normalmente. É acima dessa velocidade que se começa a notar bem o aumento do consumo. Além disso, estou de férias. É para relaxar e ir na calma a curtir uma boa conversa ou umas guitarras durante a viagem. Já chega o resto do ano para andar a contar os minutos. Demoro mais meia hora na viagem? É preciso é calma e apreciar a paisagem…
            Tenho coisas mais interessantes a fazer ao dinheiro do que comprar um carro “bom” para a autoestrada e viagens longas para depois andar 11 meses a dar voltinhas a escavacar o carro todo.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como sempre a distorcer.
            A Comporta fica a 120 kms de Lisboa. No teste que vc postou a 89 à hora a autonomia da bateria cheia só dá para 119.
            Fica sem bateria e ainda vai a pé 1 km até à praia.
            O caricato nisto tudo é q vai a 89 à hora na AE o que é inconveniente para os outros utilizadores da via e perigoso.
            Mas como já faz parte do ADN elektro vcs já nem se dão conta do ridículo da coisa.

          8. Avatar de JL
            JL

            Não, no teste dá 148.8 KMS de autonomia.

            Errado, porque depois de zero, ainda faz 40 KMS, se bem que mais devagar.

            E porque tinha de ir pela AE ? E porque tinha de ir a 89 kmh ?

            Mas como já faz parte do ADN combustão vcs já nem se dão conta do ridículo da coisa

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não tinha que ir pela AE, é um facto,mas…:
            1º-O teste que vc apresenta foi feito na AE. Portanto temos que seguir os mesmos parâmetros e condições de teste.
            -Essa faneca para conseguir média de 89 tem que seguir pela AE a velocidades o mais constantes possíveis se quiser fazer render o peixe. Coisa que pela EN não é credível.
            3ª Pela EN até gasta mais pq esse elektro não regenera e qq travagem e posterior aceleração é kWh perdidos e zero ganhos.
            4ª Tá certo, ele acabou o teste com SOC 20% ~ +25 kms (isso tinha-me escapado), tinha que chamar na mesma o TiManel dos arrozais pq no raio de 21 kms não tem ali nenhum carregador e muito menos na direcção do regresso.

          10. Avatar de JL
            JL

            Falhou outra vez, é pela nacional que regenera, e não na ae.

            Se não ae faz 150 KMS, na nacional faz ainda mais.

            Ah agora já tem de ir a velocidades maiores para obter media de 89, boa, estamos a progredir.

            Então mas agora já aumentou a distância de Lisboa à comporta ? Looool

            Com jeitinho faz ida e volta não faltam relatos de quem fez 280 KMS com eles.

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc bate bem da bola? Já foi ver isso? loool

          12. Avatar de JL
            JL

            Muito bem, já fui ver, está ali em cima tudo explicado.

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem aqui o nosso amigo do teste que vc enviou a testemunhar que não regenera e diz que desculpa a limitação por tratar-se de um carro barato:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrcUEg8sg9UV9jD3yXg?e=vveleD
            Passou-lhe ao lado?

            Tem aqui outro.
            Este foi descer uma colina com 12 kms de extenção na expectativa de que carregasse alguma bateria. No final ainda perdeu mais que a que tinha. LOL
            Um a combustão faz melhor, pelo menos gastaria ZERO! 😛
            https://youtu.be/-_0IivsYJWo?si=ogcjXVa8IaBFlgNb
            “Fiz o meu melhor para recuperar energia em descida, tentando perceber até que ponto conseguiria regenerar, de forma a aprender quais serão os meus limites no futuro. Utilizei o mínimo de aquecimento e ventilação, com a temperatura na cabine a rondar os 20 °C. A temperatura exterior era de 2 °C no ponto de partida e cerca de 7 °C quando cheguei à cidade.

            Do ponto de vista teórico, o sistema de regeneração de energia existe e recarrega a bateria. No entanto, do ponto de vista PRÁTICO, pelo que pude observar ao descer 12 km com o Dacia Spring, diria que a recarga da bateria foi ZERO. Portanto, travar em terreno plano, como na cidade, também não parece contribuir significativamente para a recarga da bateria “

          14. Avatar de JL
            JL

            Errado, um a combustão gastava mais, pois não é sempre a descer.

            Mas prove isso, desça a serra da estrela e prove que gastou zero.

            E sim o sprint tem regenerativa.

            Pode não ser das melhores, mas tem.

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais uma vez, nada como recorrer ao utilizador. Neste caso com experiência de 2 anos e 28000 kms no spring:
            “O propósito da travagem regenerativa é apenas ter algo para colocar no folheto de marketing, nada mais. Vale praticamente ZERO. É isso que experimentei ao longo de 2 anos e 28.000 km.”
            Não vale a pena andar aqui a enfatizar o que não existe.

          16. Avatar de JL
            JL

            Se esse utilizador não sabe usar a regenerativa, que culpa tem a tecnologia ?

          17. Avatar de Realista
            Realista

            Calma, o Dacia Spring tem travagem regenerativa sim mas é verdade que não é tão forte como nos outros carros nas primeiras versões e deixava na dúvida se o carro tinha ou não esse sistema… 😉

            E sim em 2022 quando andei à procura para trocar de carro deparei-me com esses relatos porque um dos carros que estive para comprar foi precisamente um Dacia Spring. Mas de facto o Dacia Spring TEM travagem regenerativa mas as primeiras gerações a regeneração é muito mais fraca que nos outros carros.

            Já agora dá uma vista de olhos ao que realmente acontece:

            https://www.youtube.com/shorts/zxlwsF-0dE0

          18. Avatar de JL
            JL

            Portanto é mais eficiente usar combustível para carregar um carro eléctrico usando a regenerativa que usar esse combustível num carro a combustão.

          19. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso é mentira.
            Para retirar 20kWh de electricidade de uma central a gasóleo com eficiência razoável (35%)vc precisa de 5,715 lts de gasóleo.
            O que já de si colocava as duas soluções em equidade.
            Mas depois até chegar à bateria do carro, a electricidade tem todas aquelas perdas conhecidas que não vou estar a repetir.
            Desses 20 kWh, se entrarem 15 kWh na bateria já é um resultado bom.

          20. Avatar de JL
            JL

            Mentira é que aquilo que você disse, as centrais terminas combinadas que são aquelas que existem têm eficiência de 60%.

            Sendo perto não tem essas perdas que são apenas de 7%, as perdas de carga são cerca de 10% portanto não chega aos 12% perdas totais, continua a compensar.

            Quanto se trata de produzir eletricidade até você baixa a eficiência do gasóleo, se fosse num motor já ia nos 40 %. Looooooool

          21. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O uso de gasóleo não é norma nas centrais de ciclo combinado.
            A norma nestas centrais é o gás natural. E mesmo que quisesse usar o gasóleo como backup numa de CC, no caso da falta de gás, nunca conseguiria o rendimento do gás que se situa entre os 50 e os 55% . 60% é nos seus sonhos.

            70% das centrais no mundo ainda são de ciclo simples cujo rendimento tem dificuldade em ultrapassar os 30%.

            Portanto vc é que está sempre com a mentira na ponta da língua. Pimenta nisso. 😛

            Depois nem sabe fazer contas de somar. Consigo é sempre a “sumir” Então desde quando 10+7 são 12? looolooolool
            Mas eu até estava a ser bonzinho, só os teslas num PCUR, DC, podem perder 20% e um ZOE perde 30% em AC por dissipação ou resistência.

            A rede se estiver em condições até que a energia chegue à tomada a norma de perdas são cerca de 10%
            Se a rede não for tão boa pode perder 23% como é exemplo Cabo Verde.
            Se houverem tempestades, fogos, etc Então é melhor esquecer que nem pensar nisso é bom.

          22. Avatar de JL
            JL

            Eu disse,

            “Portanto é mais eficiente usar combustível para carregar um carro eléctrico usando a regenerativa que usar esse combustível num carro a combustão.”

            Portanto supõe que não existe rede mas sim um gerador perto da viatura, logo onde não existem perdas de rede, que no máximo e em distâncias grande são de 7%.

            Tendo um combustivel com mais rendimento calorifico, o rendimento é ainda maior, caso do gasóleo.

            Errado, as centrais mais antigas, tinham eficiência de 20 a 35%, tudo o que é posterior a 1950 já são de ciclo combinado, apenas as anteriores a essa data ainda podem ser de ciclo simples mas a maioria foi modernizada onde as eficiências já chegam a 65%, Portanto aos dias de hoje já não deve haver nenhuma abaixo de 45 %.

            https://en.wikipedia.org/wiki/Thermal_power_station

            Já falamos sobre isso, o zoe não é o unico carro no mercado, senão temos de usar só motores carburados para exemplo, o zoe está preparado só para carregar em trifásico, onde tem eficiencias até acima de todos os outros.

            Errado, a REN diz que as perdas totais maximas da rede são de 7%, não invente números.

            Cabo verde não tem carros eléctricos.

            Sobre as perdas no transporte, já foi muito maior, em 2019 (não encontrei mais novo) era de 1.71 %

            https://www.ren.pt/media/4cabvvlf/2020-04-09172630_4c65f7f1-2e56-4968-a1af-585420fa64e0-f7ccbca3-1839-4b33-af32-24602a9b0fd3-b8d43d06-f1ac-4887-918e-bb32dd400dee-pt_pt__file-pt-1.pdf

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Ou falamos de carros ou falamos de Dacias, decida-se

      2. Avatar de PTO
        PTO

        “São férias, é para levar na calma e a viagem pode ser tão interessante como o destino.”

        Sim, claro. Deve ser extraordináriamente interessante estar 1 hora parado numa área de serviço à espera que o carro carregue para se poder continuar a viagem de férias. As coisas que se aprende por aqui, incrível. 😀 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          E porque havia de estar 1 hora ?

          Curioso porque quando não tinha elétrico fazia o mesmo com um a combustão, parava algum tempo para continuar viagem.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Claro que fazias, se dissesses o contrário é que eu me admirava.
            Devia ser quando trabalhavas a 100km de distância…para descansar a cabeça LOLOL

          2. Avatar de JL
            JL

            Por acaso leu que é quando se vai de férias ? Mas enfim, como sempre a largar lixo….

            Olhe, até lhe posso deixar uma prova de como fiz direto, e foi há 5 dias atrás. É só pedir com jeitinho.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Provas de que fizeste não sei quantos kms direto? Uau..lol Até me emocionei agora.
            Deixa estar obrigado. Não acrescenta nada ao assunto e sinceramente não confio em pessoas que passam a vida a jurar/oferecer provas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Tanto acrescenta que o assunto era esse e não o dia a dia, mas obviamente e mais uma vez não leu ou não entendeu.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Tenho um 2500cc a gasolina com 25 anos! Ja este automovel tinha 12 anos quando o comprei, atingi este ano os 100 mil km feitos com ele. Trata-se de um modelo de uma marca premium com muitos luxos, apesar da idade, tenho sensores de estacionamento, frente e traseira, 8 airbags, bancos electricos com memória, AC, espelhos aquecidos, caixa de CDs na mala, confortável, faço menos de 7 litros em AE e faço cerca 13 litros dentro da cidade, a maioria das vezes coloco gasolina da mais cara, nestes 100 mil km, a maior parte não foi em cidade. Com todos os IUCs, seguros, gasolina gasta, manutençoes, preço que o carro me custou e afins, APUREI que cada km me custou 20 e poucos centimos!!!

    PERGUNTO, algum dos 5 carros do artigo, aos 100 mil km, o preço do km seria menor??? façam bem as continhas e continuem a comer gelados com a testa, eu agradeço porque assim posso andar sempre bem montado por um preço acessível.

    1. Avatar de JL
      JL

      Para isso é preciso saber o preço desse carro em novo e fazer a conversão do valor, até porque quase de certeza só o preço de novo vai ficar bem mais caro que qualquer um do artigo.

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Mesmo assim 13 litros aos 100 é muito, e 20 cêntimos/km em 100 mil km dá 20 mil euros que são 800€ por mês que é praticamente impossível para a maioria das pessoas pelo que descreve tem que andar muito pouco com o carro se em 25 anos só tem 100 mil km a maioria das pessoas que usa o carro no dia a dia faz 100 mil em 8 ou 9 anos.
      O Dacia Sandero e o Renault clio custam menos de 20k e gastam bem menos de 13L portanto sim são consideravelmente mais baratos por km mesmo que essas suas contas eu acho impossivel estarem certas, gasolina seguros IUC e um carro premium em si só lhe ficou por 20k só se o carro foi dado e mesmo assim é pouco

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Façam bem as continhas, comprei o carro ja ele tinha 12 anos!!! O carro nao tem 100 mil km rodados, 100 mil km rodei eu em 13 anos! Em carro similar a Diesel ainda mais barato ficaria o preço por km ao fim de 100 mil km rodados!!!! Não ha moral para falar que os combustiveis estao caros quem paga 40 mil euros e mais por um carro, simplesmente não há!!!! Podem nao gastar combustivel, mas pagam logo a cabeça o gasto total, AFINAL queremos todos é gastar o menos possivel ao km, certo?

        1. Avatar de JL
          JL

          Coisa que não fez, ainda não disse qual quanto pagou por ele e qual o valor de novo.

          1. Avatar de Nuno
            Nuno

            Não estou a falar de carro novo, se o carro ja tinha 12 anos, já nao era novo e tinha um bom preço para ao fim de 100 mil km eu conseguir apurar este valor que me custou cada km. O que quero dizer com isso é que logo a partida e a cabeça, paga no preço do carro o que podia poupar ao longo de 100 mil km e mais, se meu carro hoje rebentar, esta mais que pago para os 100 mil km… num carro novo de 40 mil euros, ao fim de 3 anos ja perdeu mais do que eu dei pelo meu! entende? um tesla de 50 mil euros que nao gasta uma gota de gasolina, ao fim de 100 mil km tem um preço por km bem mais elevado que eu! e deve ter um seguro anual 4x mais do que eu pago!! é que fica barato o preço por km ao fim de 100 mil km rodados… ha que saber fazer todas as contas e nao apenas na hora de ir por gasolina/diesel. No final de tudo o que queremos afinal? Ir do ponto A ao ponto B, se possivel bem montados, em segurança e a gastar o menos possivel ao km, ou nao?

          2. Avatar de JL
            JL

            Então também não temos de comparar com um novo, mas um nas mesmas condições.

            O seu se comprasse novo ao fim de 3 anos ou 100 mil também tinha um custo muito superior, portanto está a comparar o incomparável.

            O seguro só depende de si e não do carro.

            Exato, há que fazer as contas, dai ser preciso todos os valores.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            O JL já afirmou que tem “receitas” com o carro e o outro parecido com ele diz que o que poupa dá para comprar um carro novo a cada 4 anos.
            Não vale a pena ter conversas lúcidas com doentes, literalmente.
            Btw…o JL diz já ter tido 30 ou 40 carros (não sabe bem lol), dos quais apenas vendeu um e o resto foi andar até ir pra sucata, portanto imaginas o tipo de condutor LOL É o chamado menti… ARRASA.

          4. Avatar de JL
            JL

            É isso mesmo Nuno, não dê conversa ao Hugo, é que depois inventa estas coisas que ninguém diz.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não perguntei nada nem quero conversa. Disse o que disse e foi baseado em afirmações feitas por ti. Se foram inventadas não mentisses.

          6. Avatar de JL
            JL

            Faço minhas as suas palavras….

          7. Avatar de Hugo
            Hugo

            Sim, as palavras foram literalmente tuas LOLOLOL

          8. Avatar de JL
            JL

            Não, não foram.

        2. Avatar de PeterJust
          PeterJust

          Mas comparar custos de carros novos com carros usados que depois ainda por cima ficaram praticamente parados só ajuda a desconversar.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Podes sempre comprar um elétrico pelo mesmo valor…força lol
            Tudo é comparável quando o assunto é “poupar”.

        3. Avatar de Nuno
          Nuno

          40 mil euros para poupar no dia a dia sempre foi a vantagem dos carros a diesel, sempre foram mais caros que a gasolina mas gastavam menos e o combustivel era mais barato por isso é que tiveram sucesso.
          Pronto as minhas contas continuam certas em 100mil km gastou 20 mil euros incluindo um carro premium com tudo o que disse combustivel a gastar 130L IUC manutenções portanto ou o carro foi de graça ou é impossivel, o carro menos de 10k não custou seguro pelo menos 250 por ano tem de ser só aí estão mais 3250 boa sorte com isso e mesmo assim comprava um renault captur novinho em folha a GPL e ficava-lhe mais barato o km

        4. Avatar de Antonio+Vasco
          Antonio+Vasco

          Mr. Hugo, não tem mais nada que dizer, mais construtivo? Você vomita posts e posts contra o JL , sem dizer nada que se aproveite

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Parece que já não sou o único a constatar esse facto… lol

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Já o teu comentário não foi de todo mais produtivo e ainda por cima nem sei em que seguimento se enquadra visto teres respondido num post ao calhas.
            Pessoas desonestas têm de levar com as mentiras no focinho.
            Tu constatas o mesmo Realista…porque és igual a ele e sentiste-te picado por uma dessas mentiras ser da tua autoria. Dois fanáticos para quem vale tudo para ter razão.
            Se não foi construtivo lamento, limitei-me a fazer referência a afirmações de terceiros.

          3. Avatar de JL
            JL

            Não podia faltar a negação para ser um post completo. Loool

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Negação de quê? Porra o teu Português é execrável. Tanto enrolas as conversas que não se percebe ponta do que tentas dizer.
            Desembucha…usa palavras… vais dizer que estou a mentir novamente? LOLOL

          5. Avatar de JL
            JL

            Enrolo ou você não as entende ?

            Já as disse, noutros posts, não é preciso estar sempre a repetir.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu não entendo, daí perguntar: Que negação???
            Para variar refugias-te no: “já disse…aprende a ler” LOOOOOL. Se tens a idade que dizes lamento mesmo por quem tem de te aturar.

          7. Avatar de JL
            JL

            Mentiras !!! chega ? ou quer mais ?

            Só atura porque quer, não invente tanto.

        5. Avatar de Realista
          Realista

          Se não sei o valor do seu carro mas se você fez 100.000km por €20.000 significa que lhe custou €0.20 por km, ou seja para andar 7.700km, por ano que é a sua média e custou-lhe €1540/ano.

          Aliás você conduz menos que a média nacional que anda nos 9000km por ano.

          Já um carro elétrico para fazer os mesmos 7.700km consome entre 11 a 13kWh/100km ao preço de €0.16/kwh que seria €0.021 por km o que daria €162…

          Eu acho que €1540/ano é um numero maior que €162 mas se calhar deixo isso para os matemáticos explicarem, porque eu não vou conseguir explicar.

          Assim, como não sei o valor do seu carro posso dizer que esse valor já dava para compra um tesla model 3 com um ano de uso, de acordo com as desvalorizações que se fazem anunciar por aqui ou quase dois carros do meu usados com 3 a 4 anos de uso…

  9. Avatar de PTO
    PTO

    Tesla a descer, Toyota a subir e 40% de queda na venda dos EV’s em Agosto, comparativamente a 2023.

    A realidade a impor-se à fantasia utópica dos EV’s. 🙂 🙂

    1. Avatar de JL
      JL

      Toyota também a descer, e queda de 33% nos diesel mais 26 % nós a gasolina, ou seja, está tudo em queda.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        E os híbridos que são combustas disfarçados?
        O mercado caiu 18 % muito por culpa dos elektros que afundaram 40 e tal por cento. Temos pena!

        1. Avatar de JL
          JL

          Tudo é culpa dos eléctricos. Looooool

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Mesmo assim continua a ser o 2º carro mais vendido um carro de 45 mil euros

  10. Avatar de Nuno
    Nuno

    Caro JL, acho que voce nao percebeu!!! Uma pessoa quando vai comprar um carro compra o que quiser, ou NOVO ou USADO, certo? Se voce comprar um NOVO e eu um USADO, ou fim de 100 mil km rodados, fazemos contas de quem menos gastou por Km! Quem tem preocupaçoes em gastar pouco por km rodado, escolhendo novo ja esta a dar um TIRO nos pés, certo? ou nao concorda? Depois o SEGURO de um carro novo é sempre bem mais caro que o seguro num carro com 20 anos, certo? ou nao? mesmo que voce faça 100 mil km em 3 anos, o que tem? o que falei é 100 mil km feitos, seja em 3 anos seja em 13, não ira mudar o custo do km, ou vai? É uma ilusão comprar carro novo por “gastar” menos, ser melhor ou ser electrico que vai poupar no combustível! Volto a dizer que ninguem tem MORAL para falar do preço do combustivel quando da 40 ou 50 mil euros por um carro!

    1. Avatar de JL
      JL

      Por ter entendido é que lhe disse o que disse.

      Mas porque compara um carro novo com um usado ?

      Eu também comprei usado, agora não vou usar os números do meu e comparar com um novo.

      Mas senão comprarem novos, como é que você compra em segunda mão ?

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Caro JL ainda não percebeu onde eu quero chegar! Cada pessoa compra o que quiser, não pode é comprar um carro novo e queixar-se que os combustíveis estão caros!!! e fiz as minhas contas a 2€ o litro de gasolina, que ha 13 anos não custava isso. Hoje em dia um carro com 20 anos é muito melhor que ha 20 anos um carro com 20 anos! Carros novos/recentes só dão prejuízo, mas a malta apenas faz as contas ao combustível que la mete dentro, mas esquecem-se de somar o preço que lhe custou o carro, não sabem fazer contas. Nestes 13 anos gastei cerca de 23 mil euros, fiz 100 mil km, contando com a Gasolina+IUC+Seguro destes 13 anos!!! Você compra qualquer carreco da TANGA novo e gasta logo 23 mil euros e ainda nem andou 1km, nao pagou seguro nem 1 IUC, acha que quanto fizer 100 mil km gastou menos que eu? E mais, se hoje o meu carro rebentar, esta mais que bem pago, um carro novo que custe hoje 23 mil euros, daqui a 3 ou 4 anos, perdeu mais dinheiro do que eu dei pelo meu carro e dificilmente andou 100 mil km! É uma loucura!

        1. Avatar de JL
          JL

          Mas você está a fazer o mesmo, onde tem aí o preço do carro ?

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não percebeu nem quer perceber. Já expus esse raciocínio diversas vezes e ele insiste em afirmar que não sei fazer contas e gastei mais que ele LOOOOL…o homem que teve 40 carros e agora é fanático por elétricos é que sabe poupar pah.

          1. Avatar de JL
            JL

            Outra intervenção de puro lixo, mais uma vez com desculpas para não responder aquilo que também não dizem normalmente.

            É isso, sabem fazer as contas, mas só usam carros dados a comparar com carros comprados novos, isso sim, é ter rentabilidade. Lol

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se o assunto é “pupar” (e parece-me que é o foco do post inicial do Nuno) eu falo dos carros que quiser, motos ou até trotinetes. Tudo é discutível e comparável se as pessoas forem adultas e senstas, o que não é o teu caso. Se queres poupar não compras carros novos a menos que sejam para um fim muito específico.
            Em relação ao LIXO lamento, mas foram afirmações feitas por vocês.

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Até acho triste não aproveitares para aprender a poupar em vez de criticares carros “dados” quando tiveste 40 e só tiveste problemas e despesas e a maior parte foi para a sucata.
            E repito: não inventei nada. Foi tudo dito por ti, portanto ganha vergonha na cara e não mintas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Se o assunto é poupar, então omitir custos poupa ainda mais, não é?

            Os meus não foram todos dados, de qualquer maneira considerei sempre o custo de aquisição deles.

            Não, nunca disse nesses modos nem nesses números, é pura invenção sua, não menti, você é que mente com todos os dentes.

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Nas empresas compra-se carros novos porque podes amortizar o seu valor nos resultados, durante 4 ou 6 anos.

            Agora quem compra um carro novo e anda com ele 10 anos é mais vantajoso do que andar a comprar carro com 10 anos a cada 6 ou 7 anos pois quem o compra depois vai ter de pagar o seu desgaste. Para além de ser mais seguro porque a segurança de um carro com 12 anos não é o mesmo que um carro novo.

            Já para quem gosta de trocar com mais frequência é mais vantajoso comprar em segunda mão…

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Para quem gosta de trocar suponho que poupar não seja sequer uma questão, caso contrário algo está errado nas prioridades dessa pessoa.
            O meu carro tem pouco mais de 20 anos, cutou-me 5k há 12 e se o vender agora ainda faço 2.5k. Ac contas que fazes estão certas mas partem de premissas erradas. No meu caso, repito, NO MEU CASO, jamais teria compensado qualquer carro novo.
            Em relação à segurança essa está 95% entre o volante e o banco. Não faltam é por aí carros novos e mais perigosos que carros com 20 anos.

            Em relação a ti JL…pah desejo-te as melhoras nessa tua compulsão 🙂 Pareces feliz e adulto, não haja dúvida lol

          7. Avatar de JL
            JL

            A compulsão veio do seu lado, o assunto nunca foi consigo.

            Melhoras…

          8. Avatar de Hugo
            Hugo

            A compulsão é de que a pratica…

          9. Avatar de JL
            JL

            Exato, portanto sua.

        3. Avatar de Realista
          Realista

          Se comprar um carro novo e andar com ele 13 anos ele não anda 100.000km?

          Não estou a entender…