Curiosidade: porque é que os pneus novos têm “pelos”?

9 Comentários

Os pneus são um elemento dos veículos que têm enorme desgaste. Nesse sentido e também para garantir a segurança dos passageiros, é prioritário que os pneus sejam mudados a cada x quilómetros. O valor dos pneus depende de vários fatores, mas já reparou que os pneus novos têm “pelos”? Saiba qual a razão.

Curiosidade: Porque é que os pneus novos têm "pêlos"?


 

Pelos de ventilação fazem parte do processo de fabrico

Já alguma vez reparou bem nos pneus novos que comprou e verificou a existência de pequenas “hastes” de borracha que se projetam da superfície? Estas pequenas protuberâncias designam-se tecnicamente de “vent spews” (pelos de ventilação) ou “nibs”, mas são vulgarmente conhecidas como “pelos” dos pneus. Na prática, estas “hastes” resultam do processo de fabrico do próprio pneu.

Quando os pneus são vulcanizados (moldados), a borracha é comprimida para preencher os moldes detalhados que dão ao pneu a sua forma final, incluindo os padrões do piso e outras marcas. Durante este processo, o ar pode ficar preso no molde, e é aqui que entram os pequenos orifícios de ventilação.

Curiosidade: Porque é que os pneus novos têm "pêlos"?

Os orifícios de ventilação permitem que o ar saia, garantindo que a borracha preenche uniformemente o molde sem deixar espaços ou bolhas. Quando o ar sai, uma pequena quantidade de borracha pode sair através destes orifícios, formando os tais “pelos” no pneu. Como é facilmente percetível, estes “pelos” desaparecem com o contacto com a via de circulação.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Rego
    Joao Rego

    Nao deixa de ser ironico eu olhava para isso e pensava que eram picos para a neve.

    1. Avatar de Raul
      Raul

      pra neve? impossivel, aquilo é apenas borracha e sem qualquer grip. Devias ser mais inteligente não? os vent spews são apenas um subproduto do processo de fabrico e não têm qualquer influência na segurança ou aderência do pneu muito menos pra neve. ha cada um

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Que honra ler comentários de tão ilustre “inteligente”. Deve ser da família dos “sabichões” ou possivelmente dos “sabões”. Quando for grande quero ser assim… eh eh (há cada um)

      2. Avatar de ze
        ze

        Não sejas mau. Já todos tivemos alguma situação que pensavamos ser uma coisa e afinal estavamos comicamente errados. Fez me lembrar aqueles que pensavam que existiam umas eolicas para produzir energia e outras para reduzir o aquecimento global mandando ar fresco eheh

    2. Avatar de RFP
      RFP

      Lol faz cócegas na neve e ela derrete-se a rir Lol

  2. Avatar de Cavlis
    Cavlis

    Não servem só para libertar o ar aprisionado, mas também os gases libertados pela borracha.

  3. Avatar de Jakim+Zé
    Jakim+Zé

    São pelos pra fazer cócegas

  4. Avatar de PAULO SILVA
    PAULO SILVA

    Para aprofundar um pouco o assunto, aqui vai um link:
    https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/vulcanizacao-borracha.htm

  5. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    São para os condutores de barba rija !