Cuidado, a luz do motor apareceu no painel do seu carro?

26 Comentários

Os carros estão equipados com as mais diversas tecnologias. Hoje em dia o painel de instrumentos do seu carro alerta-o para eventuais problemas, mas é preciso que saiba o que significa. Se acender a luz do motor tenha cuidado, mas mantenha a calma.

Cuidado, a luz do motor apareceu no painel do seu carro?


Se a luz do motor apareceu no painel do seu carro pode tratar-se de algo grave ou então um erro temporário. Sendo um sistema eletrónico, o primeiro passo é desligar por completo o veículo e voltar a ligar. O sistema eletrónico do carro vai voltar a verificar o estado dos sensores e, com sorte, tudo esta normal tendo sido apenas uma falha temporária.

Se a luz se mantiver ligada após ligar o motor, o melhor mesmo é falar com o seu mecânico para avaliar o problema. De referir também que a luz do motor pode variar de cor. Se for a luz amarela, a indicação é que se trata de uma falha “menor”. Se a luz for vermelha, então é melhor parar e tentar arranjar solução (pode até chamar um reboque para levar o carro para a oficina).

Cuidado, a luz do motor apareceu no painel do seu carro?

O facto deste indicador ter aparecido, pode dever-se ao seguinte:

  • Injetores entupidos
  • Velas de ignição danificadas ou em mau estado
  • Válvula EGR danificada e/ou entupida
  • Sensor de temperatura em mau estado
  • Catalisador entupido
  • Erro na centralina
  • Sensor de oxigénio (sonda lambda) danificado
  • Falha genérica de um sensor

Em algumas situações o carro até pode “perder potência”.

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Vitor Manuel Raimundo Martins
    Vitor Manuel Raimundo Martins

    Já me aconteceu várias vezes, no Ford Kuga foi o filtro de partículas e mais tarde a Válvula EGR, num BMW 318d foi também o filtro de partículas. Tudo avarias provocadas pelo Diesel “simples”. Deixei de o usar, nunca mais voltei a ter problemas. No BMW acontecia isto, metia combustível nas Bombas do Aucham ou do Inter-Marché e mesmo que fossem aditivados, pouco depois aparecia a luz, se depois atestasse o depósito com Galp ou BP, a luz apagava. Não valorizei e a consequência, foi uma reparação bem cara! Fiz 250.000 kms com um Mondeo e o mesmo problema já não se verificou, mas nesse nunca meti “simples”.

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Também acho que o gasóleo aditivado faz diferença principalmente em carros modernos com várias tecnologias.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Eu meto simples mas muito raramente fora da Galp ou Bp.
      Essas Auchan e outras q tais acabam por não compensar, não pq não sejam boas, mas sim pq o preço depois de aplicados descontos compensam mais nos postos tradicionais.
      P.s. tb nc tive essa luz acesa. Felizmente.

    3. Avatar de há cada gajo
      há cada gajo

      Só meti gasóleo uma vez na Prio e notei logo a diferença no arranque e no consumo, para pior. Conheço quem só metesse gasóleo na Prio por ser o posto perto de sua casa e ao fim de um ano, o carro comprado novo teve de fazer uma limpeza aos injetores. A pergunta da oficina ao dono do carro foi : onde costuma meter combustível ? Vou sempre à galp, ponho do aditivado e nunca tive problemas.

    4. Avatar de Ao sul
      Ao sul

      Pois bem tenho um Stilo diesel com 22 anos e desde que me lembro abasteci sempre simples no Intermarché ou Auchan, o mecânico andava sempre a cantar que um dia rebentava, mas eu só lá ia para as revisões para inspeção. A sonhar estava ele que rebentasse.

  2. Avatar de Odius
    Odius

    Por estar a meter sempre simples na bomba do Inter-Marché lixei um Ford Fiest de 97. Este começou a deitar fumo branco do escape e mecânico disse-me: Ou meter novas velas a cada 3 meses ou trocas de carro. Resultado um Opel Corsa D que nunca levou gasolina simples mas que ficou com o catalisador entupido mas após uma acelerações e 5km em segunda acelerar desentupiu e nunca mais entupiu.

  3. Avatar de Andre
    Andre

    Já o meu elétrico, quando avariou, nem uma luz acendeu…

    1. Avatar de JL
      JL

      Para isso era preciso ter um.

    2. Avatar de Ferreira
      Ferreira

      +1
      Motor eléctrico é simplesmente superior a qualquer motor de combustão. Sempre foi, só agora é que apareceu a moda dos carros eléctricos…
      Mas por mim, tivesse dinheiro e garantia de local para o carregar, mudava já para um carro eléctrico…

      1. Avatar de JL
        JL

        Sempre houve, o interesse por eles é que era pouco, muito mais caros, sem rede de carga, baixa autonomia, conforme estes parâmetros mudam, mais procura terão, sobre a moda, discordo, é mais uma necessidade.

  4. Avatar de Vasco
    Vasco

    Nem sempre é algo de grave. É óbvio que convém analisar de imediato o problema com um OBD II a fim de evitar males maiores.
    A mim já aconteceu e só na última vez é que tive de ver os resultados um a um, pois após mudar a chave da ignição, o sistema eletronico desligou os airbags e o ABS. Nada que não tenha sido resolvido em 10 minutos.

  5. Avatar de João Leitão
    João Leitão

    O meu anda assim há 10 anos, sempre sem nenhum problema.

  6. Avatar de João Carlos
    João Carlos

    Isso é fácil de resolver nos carros mais antigos, se acender é só tirar as luzes do quadrante, assim deixa de dar erros.

    1. Avatar de Realista
      Realista

      O meu pai meteu fica cola-preta a tapar a luz, que dá menos trabalho que tirar o quadrante.

  7. Avatar de mauricio
    mauricio

    Nunca me aconteceu. Ja a luz da reserva anda sempre acesa. Como resolver ?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Mete mais de €20.

  8. Avatar de Andre
    Andre

    O meu 3008 elétrico, foi entregue na Pegeout. Nunca mais ligou, nem uma luzinha… E parece que há muitos mais por aí…

    1. Avatar de JL
      JL

      Então e não o deixou lá no stand ?

      1. Avatar de Rui Santos
        Rui Santos

        p u t o larga o telemóvel e vai dá -lo ao teu pai

        1. Avatar de JL
          JL

          Ele deu-me para eu usar. Loool

  9. Avatar de Fiona Batista
    Fiona Batista

    Enquanto o meu carro estava novo reprogramei tudo…. Nunca acendeu isso… Mas não está fundida… 🙂

  10. Avatar de Hugo Santos
    Hugo Santos

    a luz laranja é uma luz genérica, normalmente associado a questões de emissões ou de os sensores que as controlam. a vermelha já pode ser problemas com injecção e aí mais grave.

    Quanto aos combustíveis abasteço onde calha e só noto diferença é na carteira.

  11. Avatar de Koala
    Koala

    O meu motorista de TVDE nunca me falou em luzes, nem quero. É um problema dele.

  12. Avatar de Ao sul
    Ao sul

    Aconteceu a alguém acender essa luz e na sequência de uma lavagem exterior ao carro, desapareceu.

  13. Avatar de alex
    alex

    O meu está à tanto tempo ligada… Que me preocupo é se ela apagar….

  14. Avatar de Caetano
    Caetano

    No meu Ford fiesta a luz do motor acendeu a cerca de 200 metros de oficina e nela entrei, próximo de minha casa. O mecânico e dono de oficina com o aparelho viu e disse para deixar o carro que era no segundo cilindro que me telefonava no dia a seguir e assim foi, diz que lavou jogo de velas(tinham 24.000 km e bobina de chamada,pago cerca de 200€. Saio da oficina e no dia a seguir caio lá com a luz do motor acesa e me diz que é no segundo cilindro que fosse lá no dia a seguir. Cheguei a casa, tirei o filtro e verifiquei os cabos das velas e o cabo e segundo cilindro não estava bom coloquei tudo no lugar e fui a armazém de peças a cerca de dez km e mesmo lá os coloquei. Assunto arrumado, mas o gajo da oficina tão burro que se esqueceu que me tinha dito que as velas que lá trazia tinham mais de cinquenta mil km e mostrou me velas velhas e uma bobina e fui verificar a bobina que diz ter colocado e foi mentira. Ladrão ,mas burro. Nunca mais. Se quizerem eu digo onde foi.