Cruzaram África de norte a sul para mostrar que é possível fazer viagens longas num elétrico

61 Comentários

Será que um carro movido a bateria serve para as viagens mais longas? Há quem defenda que não. Contudo, este casal ousou provar que é possível percorrer muitos quilómetros de estrada a bordo de um elétrico carregado com energia solar.

carro elétrico que fez uma longa viagem alimentado pela energia solar | Dare to Go Electric - 4x4 Electric

Um casal decidiu cruzar África a bordo do Skoda Enyaq iV 80, com três objetivos em mente:

  1. Demonstrar que é possível fazer uma longa viagem de carro elétrico;
  2. Visitar iniciativas sustentáveis, ​​pelo caminho;
  3. Recolher dados sobre carros elétricos e carregamento com painéis solares.

Conscientes de que percorreriam um caminho com escassa oportunidade de abastecimento básico de eletricidade e uma quase nula presença de postos de carga, Maarten van Pel e Renske Cox utilizaram uma série de painéis flexíveis, mais finos e leves, mas menos eficientes, numa instalação composta por 60 placas, 60 metros quadrados e 10,8 kWp. Dessa forma, conseguiram atingir potências de 8,7 kW, recuperando até 40 kWh num dia.

Conforme partilhado, algumas cargas foram realizadas em corrente contínua, utilizando um carregador específico. Assim, cada kWh produzido foi aproveitado ao máximo.

O carro elétrico alimentado por energia solar percorreu 24.580 quilómetros, entre os Países Baixos e a Cidade do Cabo, numa jornada que demorou 250 dias e 76 carregamentos. Foram atravessados 23 países até ao destino final: África do Sul.

Estamos muito satisfeitos por termos chegado à Cidade do Cabo, a meio da nossa expedição sustentável. A nossa viagem foi um verdadeiro teste à resiliência da nossa equipa e à capacidade do nosso carro elétrico e sistema solar. Ao mesmo tempo, foi uma experiência única que jamais esqueceremos.

Partilhou Renske Cox.

carro elétrico que fez uma longa viagem alimentado pela energia solar | Dare to Go Electric - 4x4 Electric

Apesar de impressionante, a expedição não ficará por aqui. Afinal, o casal pretende ir mais longe, com uma ida e volta aos Países Baixos, pela parte oriental do continente, numa viagem que deverá durar um ano e meio, a bordo do carro elétrico alimentado por energia solar.

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Toni
    Toni

    O que esta gente faz para pavonear a pevide e aparecer. Vivemos num mundo de aparências.

    1. Avatar de JL
      JL

      Já vi que não gosta de desafios, mas ok, há quem goste.

    2. Avatar de Someone
      Someone

      Ok, Karen…

    3. Avatar de Carlos
      Carlos

      Nada como umas fotografias para colocar no Insta, ganhar seguidores e viver do número de seguidores. São os chamados influencers. Um mundo de treta nisso concordo contigo.

  2. Avatar de Aindanaoseitudo
    Aindanaoseitudo

    Até de bicicleta é possível fazer este percurso, aja tempo que tudo se faz.
    Parece-me que querem mesmo evidenciar tudo que seja a pilhas pode-se fazer do mesmo modo que se faz com motores térmicos.
    Quem acreditar nesse paradigma (dos elétricos a pilhas serem solução) ou é burro ou não tem arte, tempo e dinheiro estarão sempre unidos.
    De certeza que este casal não precisa de trabalhar, quantos tem a sorte deles.
    Se houver voluntários para pagarem a despesa, eu dou a volta ao mundo de carro elétrico a pilhas.

    1. Avatar de JL
      JL

      Os burros aqui parecem ser aqueles que além de não saberem que carro é este, não aceitam que os outros tenham as suas aventuras e as suas libertados.

      Quanto ao fazer do mesmo modo, obvio que não, mas também é preciso ser burro para acreditar que dava para fazer esta viagem usando um a combustão e com painéis solares.

      Vocês estão mesmo a ficar aflitos, parece que não aceitam nada diferente do vosso rebanho, querem mesmo só seguir a carneirada.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Mesmo com motores térmicos não é possível fazer tudo da mesma forma, existem sempre limitações entre os diversos modelos

      2. Avatar de jorgeg
        jorgeg

        para de se referir como um quadrupede em publico e embaracoso!

        1. Avatar de JL
          JL

          Então porquê?

    2. Avatar de Someone
      Someone

      E se houvesse alguém a patrocinar este estudo?
      E se fosse eles próprios a abancar todas as despesas?

      Não estão a cometer um crime, não estão a fazer nada de mal…estão na vida deles e a querer demonstrar ao mundo que é possível fazer coisas…just…

      A inveja é uma cena para ti, estou a ver…

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem mais, além de provarem que fizeram algo que não é possível fazer num a combustão. Ehhehe

        1. Avatar de Helder Pinto
          Helder Pinto

          Num carro a combustão não era possível fazer isto?!
          Tira as palas dos olhos moço…
          Tanto era possível como era feito em menos tempo!!
          Eles fizeram uma média de 98kms por dia, num carro a combustão faziam em menos de metade do tempo… a não ser que fossem a passear!

          1. Avatar de Realista
            Realista

            Só era possível fazer isto num carro a combustão se levassem um grande atrelado com combustível porque eles fizeram-no sem recorrer a reabastecimentos externos…

          2. Avatar de JL
            JL

            Não, como e que painéis solares produzem gasolina ou gasóleo?

            É preciso ter palas nos olhos para não ver isso.

          3. Avatar de B@rão Vermelho
            B@rão Vermelho

            Vasco da Gama e Cristóvão Colombo e tantos outros fizeram melhor, apenas com a força do vento, sem GPS.

          4. Avatar de JL
            JL

            Sim, numa altura em que mais ninguém o fazia, como está provado pela história, precisamos de mais aventureiros como estes.

          5. Avatar de Dinis
            Dinis

            Não é possível porque há zonas de áfrica que não têm bombas de gasolina… E o preço também é diferente.
            Quero ver os dos motores a combustão a falarem quando cada marca tiver o seu combustível verde e só existir uma ou duas bombas por pais.
            “Comprei um Porsche com combustível verde mas tenho que ir encher o depósito a Coimbra”

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Dinis, o Gmaps diz que é possível.
            Qual o país de África que não disponibiliza combustível?

            Já agora como é que eles atravessaram o mediterrânio? Tb foi a energia solar?

          7. Avatar de JL
            JL

            Que interessa existir combustível ? Os painéis não produzem gasóleo.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL não interessa? Então andam a bradar aos 7 ventos que não é possível fazer o percurso com carro a combustão e agora já não interessa? Essa é boa!

          9. Avatar de JL
            JL

            Tanto que não é que não usou combustível do navio, já desde o século XV que é possível fazer a travessia sem usar combustível.

            Concentre-se em vez de enviesar. Também podiam ter feito a volta ao contrário sem usar navios.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mas usaram o ferry e algures em África tem que se usar outro ferry, segundo o gmaps.

            Mas não é isso que está em questão.
            Foi afirmado perentoriamente que não era possível fazer esta viagem por falta de bombas de combustível.
            Pergunto novamente, em que país não há bombas de combustível??

          11. Avatar de JL
            JL

            Ferry esse que usou um resíduo dos combustíveis que você usa.

            Eu não disse que não era possível devido à falta de postos, eu disse que não era possível fazer esta viagem do modo em que foi feita, já que os painéis não produzem combustível.

            Até isto lhe faz confusão, raio mais oh homem.

          12. Avatar de Dinis
            Dinis

            @Yamahia expliquei-me mal. Se fores a gasolina também tens que planear e ir por onde diz o gps senão podes ficar sem gasolina no meio do nada. Também podes chegar à bomba e não haver de momento combustível. Além disso, tens que pagar.
            Claro que é possível num carro a combustão, mas tens que planear a viagem.
            Estes não tiveram que planear nada, apenas foram e pararam onde quiseram porque sol é para todos e não cobra. Se fosses de carro, a contar com 8 litros aos 100 o que eu duvido que seja suficiente (em estradas de terra batida gastas mais), tinhas gasto 2000 litros de gasolina. A 1.2 por litro tinhas gasto 2400 euros, eles não gastaram nada em combustível

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL. O meu diálogo era com o @Dinis. Vc é que veio meter o bedelho, arranja confusão como sempre e depois diz são os outros lool

            @Dinis. Claro. Tem que ser planeado. Qualquer grande viajem tem que ser planeada. Ou pelo menos convém sê-lo pelo menos na 1º vez.
            Mesmo assim, lembro-me a 1ª vez que fui a Almeria, ainda só havia A2 até Beja, planei tudo ao pormenor no GoogleEarth ou GoogleMaps ou os dois, já nem sei e conclui que o melhor era continuar para Beja e sair em Fronteira. Menos kms e etc…Juro que nc mais repeti a graça aquela serra até Sevilha foi um martírio inda por cima de noite eheh
            Para cá já não repeti o mesmo erro e vim directo a via do Infante ainda acessada por uma manta de retalhos do lado de Ayamonte, mais kms mas um tempo de viagem incrivelmente menor. Portanto o conhecimento do terreno tb é importante para que as coisas corram o melhor possível.
            Hoje tudo é mais fácil.
            Voltando ao tema. É claro que não iria faltar combustível nas estradas que levam até à Cidade do Cabo só por ser África.
            Mesmo em Marrocos, onde de vez em quando a malta se aventurava no “deserto” é possível comprar gasolina. O único senão é que podia não ter qualidade.

          14. Avatar de JL
            JL

            Aqui não há conversas em privado, é tudo público. Quem arranjou confusão foi você que tenta sempre mudar o assunto do artigo

          15. Avatar de Dinis
            Dinis

            @Yamahia estes não têm que planear. Vão e sol há em todo o lado…

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Claro que têm que planear @Dinis, quanto mais não seja a papinha, a água potável etc
            Também têm que fazer umas rezas ao Deus Rá para que afaste as nuvens loooloool
            É preciso um ranço do outro mundo para que durante 250 dias, ~8 meses tenham tido sempre sol e energia suficiente para chegar aos pontos de reabastecimento de viveres.
            Olhos de lince para poder aproveitar o sol de dia e viajar à noite hummm, no deserto? Tá bem eheh, mas ok.

        2. Avatar de Luís Costa
          Luís Costa

          Claro que sim, também quiseram demonstrar que no WRC os carros elétricos aguentavam a pancada toda, no entanto, o bixano pegou fogo de tanta porrada que levou na competição.. vai fazer o o vai

          1. Avatar de JL
            JL

            Pegou fogo ? Pode deixar essa notícia ?

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            O que é que isso tem a ver? É com cada argumento…

          3. Avatar de Realista
            Realista

            @JL foi o Lancia Delta Evo do Loeb que pegou fogo enquanto estava nas boxes.

    3. Avatar de Aindanaoseitudo
      Aindanaoseitudo

      Ora cá está, arte têm, logo são…, não quero insultar os animais cujo nome se dão conta.
      Falta de interpretação do meu comentário diz tudo, voltar a escola era um bom principio.

      Demonstrar que é possível fazer uma longa viagem de carro elétrico ou bicicleta.

      1. Avatar de Someone
        Someone

        Ás vezes quando há comentários que não acrescentam nada, mais vale estar calado…foi o teu caso…

        1. Avatar de JL
          JL

          Isto já parece ser perseguição, qual o interesse disso ?

      2. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        É óbvio que o que eles fizeram não é para provar que todos devemos comprar eléctricos e andar com painéis solares atrelados e sim como uma aventura e para mostrar outro paradigma.
        Esta solução permite que uses um carro de forma totalmente autónoma e que pode ser útil em locais mais isolados e até já é usado no Espaço, por exemplo.

    4. Avatar de AlexX
      AlexX

      Milhares de pessoas já deram a volta ao mundo, ainda hoje há imensas pessoas que não fazem mais nada que viajar e muitas fazem-no sem recurso a dinheiro. Pensares que precisas de tempo ou dinheiro para o fazer é justamente aquilo que te bloqueia de o fazer. Ou queres ou não queres, mas se queres só tens que te fazer ao caminho.

      1. Avatar de JL
        JL

        Nem mais, farto-me de seguir muitos canais de pessoas que o fazem, é algo que tenho em mente, mas ainda não ganhei coragem.

        1. Avatar de AlexX
          AlexX

          Quando li o artigo veio-me logo à memória a rapariga que atravessou África a pé de sul para norte, Ffyona Campbell (pesquisei pelo nome porque nem sabia). Fez 32 mil km pelo mundo a pé durante 11 anos. E há uns 4~5 anos encontrei um italiano com 55 anos, era a segunda vez que vinha a Portugal (primeira ao norte) e era nómada há 30. Era a vida dele e era feliz. E são essas experiências de vida que levamos daqui connosco, não são os carros nem as casas nem outros “valores” que podem trazer conforto mas nada mais que isso.

  3. Avatar de lpkx5enp
    lpkx5enp

    O feito seria se fosse elétrico…

    1. Avatar de Moina
      Moina

      Foi a pilhas, o feito foi maior

      1. Avatar de Realista
        Realista

        E sem ligar à corrente elétrica… o feito ainda é maior.

  4. Avatar de Antonio Vasco
    Antonio Vasco

    Tu não sabes tudo, nem nunca saberás, com essa atitude negacionista. É por isso que Portugal é um país atrasadinho, essas atitudes tacanhas de negar o valor a quem ousa inovar e ir mais além são um atraso de vida

    1. Avatar de Joaocesar
      Joaocesar

      Quando perceberes como tens sido enganado , vais perceber que o negacionista és tu.

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Enganado como? Podes elucidar-nos com a tua sapiência?

  5. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Muito bom, quem me dera ter tempo e dinheiro para fazer uma aventura destas, eu adorava viajar durante 4 anos de mochila às costas, sem presa, grande aventura

    1. Avatar de Dinis
      Dinis

      Eles parecem ter patrocínios… Talvez se fizeres um projeto interessante consigas também…

  6. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    Como levar com radiação electromagnetica o tempo todo e gostar

    1. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      E obviamente que esse comentário foi feito sem a utilização de dispositivos electrónicos.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Imagina quando descobrir que existem alimentos que emitem radiação como a banana, feijão, cenoura, castanhas, cerveja e por aí fora…

    2. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Vou-te dizer uma coisa que te vai assustar. TU estás a levar com radiação electromagnetica o tempo todo!

    3. Avatar de Someone
      Someone

      E se eu te disser que o próprio sol tem radiação? Voltas para a gruta?

    4. Avatar de JL
      JL

      Qual é a diferença para um a combustão que também usa campos magnéticos ?

    5. Avatar de Dinis
      Dinis

      O quê? Qual radiação? As baterias são blindadas mandam menos energia para fora do que o teu telemóvel…

  7. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    ” 250 dias e 76 carregamentos”.

    Num 1.9 TDI demoravam 10 dias.

    1. Avatar de JL
      JL

      Impossível, painéis solares não produzem gasóleo, só se acontece isso no pais dos unicórnios.

    2. Avatar de AlexX
      AlexX

      Num Golf, perdão, num Gulfstream até podes ir Porto ~ Capetown para uma prova de vinhos e em menos de 19h estares de volta pisando o solo no Porto.