COVID-19: Precisa de fazer a inspeção do veículo? Aguarde…

17 Comentários

O seu veículo precisa de ir à inspeção? Com o cenário que se vive por causa da COVID-19 a ordem é de isolamento social e não devemos facilitar.

A data limite para a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) dos veículos poderá prolongar-se até três meses para viaturas com data de inspeção posterior ao passado dia 11. Há negociações em curso, mas estão a demorar algum tempo.


O país está meio parado… um pouco à semelhança do que acontece no mundo! A culpa é da COVID-19. A vida continua, mas é preciso tomar medidas urgentes de prevenção.

De acordo com o JN, decorrem reuniões entre os centros de inspeções, o Governo e o IMT, mas que o quadro legal poderá estar definido entre amanhã, quarta-feira, e o dia seguinte.

COVID-19 obriga também a “negociar” inspeções dos veículos…

Uma fonte ligada ao setor revelou que…

É essencial este enquadramento legal, pois, em caso da declaração do Estado de Emergência, as pessoas não vão poder sair de casa, inviabilizando a realização da IPO. Em caso de algum incidente, haveria problemas com as seguradoras e mesmo com as autoridades

O JN sabe que tem havido reclamações por parte de proprietários de viaturas pelo facto de o inspetor ter de se sentar ao volante para a realização de alguns testes, o mesmo se aplicando aos profissionais, obrigados a entrar em dezenas de viaturas por dia, sem saber das condições de saúde do seu proprietário.

Ainda segundo a mesma fonte…

Os centros já aplicam medidas de contingência, com os inspetores a usarem luvas e os centros a disponibilizarem desinfetantes de mãos, mas o risco existe sempre e é preferível suspender as inspeções

Leia também…

Tem de levar o veículo à Inspeção em 2020? Saiba já quanto vai pagar

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lumia
    lumia

    Tenho inspeção par ao mês de Abril, temos que aguardar então resposta

  2. Avatar de Nelito
    Nelito

    E o IMI, já em Abril ……………..como é ??!!?

    E água, luz, gás, rendas, e as prestações da casa, renting, leasing, etc……..moratória ou como é ??!!!??

    Juros negativos e vão cobrar “… a taxas competitivas…” pelas linhas de crédito de apoio às empresas afectadas pela pandemia do Covid , só rir….até nesta “guerra” chupam o povo !!!!!!!!

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      vai-te informar antes de fazeres figuras

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Talvez devesses tu abrir os olhos.

        1. Avatar de paninhos quentes
          paninhos quentes

          ta tudo de pelo eriçado calma gente

    2. Avatar de Pintor
      Pintor

      Paga e não bufa (tu e todos nós)

      1. Avatar de paninhos quentes
        paninhos quentes

        vai ser dificil nao bufar, o feijão no supermercado é o que ainda está mais barato

  3. Avatar de Filipe Fernandes
    Filipe Fernandes

    A minha termina dia 18. Se não extenderem o prazo vou andar sem inspecção até isto melhorar, a saúde está em primeiro lugar.

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      E a minha é dia 19 deste mês… Se pedem que se diminua ao máximo as deslocações, então não tardem a prorrogar os prazos.

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Se declararem estado de emergência passas a ter a liberdade de circulação automóvel atingida a não ser que te desloques para o trabalho. Portanto, não é assim tão critico.

    3. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      @Filipe Fernandes

      Prorrogaram o prazo por 5 meses. Como a sua inspecção terminou a 18 de Março, está abrangido pela medida, por isso, pode circular sem problemas.

  4. Avatar de golo
    golo

    a minha viatura é em Abril mas como é sempre um mês complicado para mim vou sempre em Março, e na segunda dei logo lá um salto, tinha pouca gente e de facto já tinham as precauções devidas tomadas e num instante fiquei despachado, no entanto já tinha realmente pensado no assunto a fecharem tudo não tardaria a juntar os IPO’s também.

  5. Avatar de Bruno Duarte
    Bruno Duarte

    Preciso de fazer inspecao a um carro que nao a tem desde outubro ano passado. Como faco?

    1. Avatar de Wishmaster
      Wishmaster

      Já está fora de prazo…Mas ainda poderá fazer.

      O decreto que prorrogou o prazo aplica-se apenas aos veículos que devam apresentar-se à inspecção entre o dia 13 de Março de 2020 até ao dia 30 de Junho de 2020.
      Creio que não pretenderam que os veículos cujo prazo terminou antes de 13 de Março (ou 2019 como o seu caso) circulasse sem inspecção…

      Os serviços de inspecção vão funcionar parcialmente até ao dia 30 de Junho, a partir daí deverão funcionar normalmente caso a epidemia termine até lá.

      Por isso, poderá fazer a inspecção na mesma, desde que encontre um Centro de Inspecção aberto, que se encontre a funcionar parcialmente.

      A saída para fazer inspecção não está proibida pelo Decreto do Governo, porque é para aquisição de bens ou serviços. Depois, mesmo que não fosse considerada nessa excepção, poderia sempre enquadrar em necessidade impreterível (pois precisa do veículo para se deslocar para o trabalho ou para ir às compras e o veículo está sem inspecção).

      Mas É OBRIGATÓRIO seguir as recomendações das autoridades de saúde nestas saídas! Aliás, em todas as saídas. Distanciamento das pessoas, não tocar em objectos e caso toque, deve lavar as mãos logo a seguir, etc…

      1. Avatar de Bruno Duarte
        Bruno Duarte

        Muito obrigado pela informacao! Falta agora encontrar um centro aberto na minha zona!

  6. Avatar de João Seco
    João Seco

    Tenho um clássico que terminava no dia 7 de Março , por esquecimento não fiz a inspecção como posso fazer?
    Obrigado pela ajuda

    1. Avatar de Bruno Duarte
      Bruno Duarte

      Ja estao a fazer inspeções a carros antes do dia 13. Pelo menos aqui em Viseu, tem é que ser feito com marcaçao previa.