Condutor vai poder escolher trajeto mais seguro através do telemóvel

5 Comentários

A tecnologia tem sido uma forte aliada de muitos processos que no passado não tinham propriamente a parte “inteligente”.  Nesse sentido, a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR) quer que seja possível para os condutores em Portugal poderem escolher qual o trajeto mais seguro, através do telemóvel.

De referir que a ANSR tem em curso vários projetos assentes na inteligência artificial para prevenir acidentes.

Condutor vai poder escolher trajeto mais seguro através do telemóvel


Objetivo é antecipar, com o telemóvel, futuros sinistros e tornar possível a “Visão Zero”

Tal como já acontece para quando se quer chegar mais rapidamente a um local ou calcular o valor das portagens.

A instituição tem em desenvolvimento e em fase de estudo vários projetos de recolha de dados sobre a sinistralidade, cujo objetivo é antecipar futuros sinistros e tornar possível a “Visão Zero”, conceito que resume a premissa de que nenhuma vida perdida nas estradas é aceitável, revela o JN.

Condutor vai poder escolher trajeto mais seguro através do telemóvel

A vice-presidente da ANSR Ana Tomaz acrescenta, em declarações ao JN,  que a mobilidade sustentável é outra das metas. “Queremos que seja possível para um cidadão escolher a bicicleta para poupar tempo de viagem”, disse esta quinta-feira durante um workshop sobre o contributo da inteligência artificial na prevenção e alerta da sinistralidade. A responsável aponta que 600 mortes por ano nas estradas “obriga a ser-se mais ambicioso”.

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária é um departamento do Ministério da Administração Interna de Portugal encarregado das áreas de contra-ordenações e segurança rodoviária. Nasceu de uma parte da extinta Direção-Geral de Viação.

Comentários

5

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    A porra é as multas por usar o telemóvel enquanto se conduz ahhahah

  2. Avatar de secalharya
    secalharya

    E que tal abrir os olhos e olhar em frente?

  3. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Já não há paciencia para ver, ouvir e pagar e “levar” com tanta barbaridade, incoerência, irrealidade, irresponsabilidade…

  4. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    As pessoas deviam-se era preocupar com o estado dos pneus, escolher pneus em condiçoes e não chineses…deixarem de andar na faixa do meio, deixarem de andar de luz apagada á noite, deixar de andar a falar ao telemovel enquanto conduzem, tanta coisa… agora esperar que um telemovel nos diga uma rota para evitarmos futuros acidentes… sinceramente a tecnologia é boa mas o que é demais enjoa… preocupem-se em conduzir e deixem os telemoveis…

  5. Avatar de Carlos
    Carlos

    Isto é tudo muito bonito, mas não me parece que vá ajudar muito.
    Ontem, eu, a minha esposa e a minha cadela quase fomos atropelados numa passadeira porque uma “criança” de não mais de 18/19 anos, ao volante de um carro com mais de 300cv, a olhar para o telemóvel, não nos viu.

    E olhem que não nos “atirámos” para a passadeira, como muita gente faz.

    Acredito que há tantas coisas para “corrigir”, começando pela formação cívica nas aulas de condução.
    E não que a parte do carro de 300cv influenci no que me aconteceu ontem, mas se nas motas existe limite de potência conforme a idade do condutor, porque não fazer o mesmo?