Condutor bêbado dorme ao volante de um Tesla a 100 km/h com o piloto automático ligado

24 Comentários

Esta situação não é novidade e seguramente que iremos ver muito mais vezes. Se o princípio “se conduzir não beba e se beber não conduza” ainda é válido, nos carros elétricos da Tesla poderá não ser bem assim. Ou melhor, o princípio é esse, mas o carro continuará a conduzir mesmo que o condutor esteja bêbado e a dormir. Tudo isto é realidade e o Model S circulava de forma imaculada a 100 km/h até parar em segurança.

A situação é um crime grave que coloca em risco o condutor e quem circula perto dele. Contudo, o que teria acontecido se o elétrico não tivesse esta tecnologia?

Imagem condutor de Tesla Model S bêbado


Condutor bêbado e um carro sóbrio

Um condutor da Tesla na Noruega decidiu sentar-se ao volante do seu Model S num estado de embriaguez tal que adormeceu. No entanto, no decorrer da condução ativou piloto automático. O sistema da Tesla, como se pode ver, tem o controlo total do veículo eventualmente irá entregar no local programado o dito condutor.

Esta cena foi filmada no distrito oriental da Noruega na sexta-feira, 30 de julho. Os condutores que passavam pelo Model S na estrada perceberam que o motorista estava aparentemente inconsciente ao volante do veículo elétrico. Seguiram o carro e filmaram a condução mais de um minuto sem qualquer reação do condutor.

Eventualmente, o Tesla Model S parou sozinho e os outros condutores tentaram acordar o prevaricador que ainda estava aparentemente inconsciente:

De acordo com as informações, o carro conduziu durante 16 quilómetros por conta própria – algo que rompe a cláusula de contrato da Tesla que afirma que o condutor deve “manter o controlo do seu veículo mesmo quando o piloto automático está ativado”.

A licença de condução do cidadão norueguês, que não teve a identidade divulgada, foi suspensa e o condutor terá de se explicar perante à Justiça.

Em declaração pública, a polícia disse que o condutor negou que estivesse a conduzir:

Às 05:40; um Tesla para no túnel. Afinal, trata-se de um homem de 24 anos que adormeceu ao volante. Também está bêbado, mas teimosamente nega a condução. Embora haja um vídeo dele do carro… Foram recolhidas as amostras necessárias.

 

Piloto automático da Tesla não é um sistema autónomo

No passado, condutores bêbados que usaram o Piloto Automático do Tesla usaram o sistema de assistência ao condutor como desculpa para evitar acusações de “conduzir sob influência”, alegando que o sistema estava a conduzir e não eles.

No entanto, o Piloto Automático da Tesla não é um sistema autónomo, mas sim um sistema de assistência à condução, e o condutor é sempre responsável pelo veículo e precisa estar alerta e pronto para assumir o controlo a qualquer altura.

Imagem Tesla Model S em piloto automático

Além disso, como é um dispositivo que pode falhar, e para as pessoas não adormecerem, o sistema envia regularmente alertas para a pessoa agarrar o volante. Caso o condutor não coloque as duas mãos no volante o piloto automático irá desacelerar o carro e fazê-lo parar na berma à direita.

Contudo, como quem estava a filmar estava a impedir constantemente o carro de mudar de faixa de rodagem o veículo desacelerou e parou mesmo do lado esquerdo.

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aleks
    Aleks

    Me pergunto se a pessoa que filmou, tal como o motorista bêbado também não incorreu em erro tão grave quanto, na desculpa de ‘boa vontade em ajudar’ (que ao meu ver, ajudou só a dar mais viewers e likes na sua conta), quando ela deveria estar dirigindo com as mãos ao volante e ela também, prestando atenção ao trânsito. Acredito que um erro, não justifique outro..mas enfim…acho que eu sou chato.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Segundo a Lei da Noruega é legal, podes usar cameras de filmar

  2. Avatar de lapizazul
    lapizazul

    O que teria acontecido se o elétrico não tivesse esta tecnologia? Basicamente ficava a dormir no parque de estacionamento…

    1. Avatar de miguel
      miguel

      Ou já tinha ido para o cemitério como uma boa percentagem de bêbados na estrada com viaturas que não tem esta tecnologia.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Concordo, acho piada que a malta assume que ele adormeceu a conta com o auto piloto, muito provavelmente ligou o sistema pois já o deve usar habitualmente e acabou por adormecer por estar bebado, queria ver se voce num carro tradicional com um cruze control simples o que acontecia…

  3. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Condutor bêbado e um carro sóbrio” É bem verdade.Mas “pessoas” destas nunca haviam sequer de poder conduzir.Imaginem que provocava um acidente em massa,com mortos e feridos ?? De certeza que fica sem carta num piscar de olhos,e logo na Noruega !! E fazem eles muito bem.Este tipo de gente não interessa a ninguém nem a nada.Bêbados na estrada e a dormir ao volante ?? Mas isto admite-se ?? 😐

    1. Avatar de RC
      RC

      Não se admite em lado nenhum, onde é que leu isso ?

  4. Avatar de Raven
    Raven

    Agora vamos desculpar isto porque há tecnologia que “permite” dormires ao volante… Somos mesmo burrinhos…

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    A noticia podia mudar tanto a opinião publica se fosse:
    “Piloto automático da Tesla salva condutor babado que adormece a 100km/h”

  6. Avatar de Louro
    Louro

    Mais uma prova que a autonomia e este tipo de tecnologia salva vidas.

    1. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Todos os sistemas de segurança ativa ou passiva que são implementados nos carros não precisam de provar que salvam vidas, isso já foi provado nos milhões de testes feitos antes de venderem os carros. Se não houvesse qualquer vantagem nenhum fabricante gastava dinheiro a implementar sistemas inúteis. Claro que há quem não acredite nestes sistemas mas a ignorância não se cura com provas factuais.

  7. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    Coitado, ele pensava que estava no uber.

  8. Avatar de Paulo
    Paulo

    Se beber conduza moderadamente…

  9. Avatar de traumatologiaeortopedia.com.br
    traumatologiaeortopedia.com.br

    Esse sistema autônomo acho que já deveria ter sido implantado há muitos anos. Fica essa discussão, mas é responsabilidade de quem não coloca a mão no volante, não sistema. Ele ajuda a proteger, como no caso citado. Eu penso mais na questão trânsito, o sistema poder ser usado em baixar velocidades. Pensa em São Paulo, vc abre o jornal e o carro vai seguindo o seu caminho a 10 Km/h, não precisa ficar irritado em ficar acelerando e freiando por horas, olha o conforto, a possibilidade de tirar uma soneca ou adiantar um trabalho ou mesmo ver um filme.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Felizmente este é um forum Português e por aqui transito só em Lisboa e Porto e nunca mais que 1h, bem longe das mais de 2h para entrar em São Paulo e ainda sujeitos a rodizio de matriculas, já para não falar no risco de assalto à mão armada no transito.

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Não te enganes!
        Há mais cidades com trânsito infernal neste nosso Portugal sem ser em Lisboa ou Porto.
        (que raio de mania de pensar que Portugal é só Lisboa e, agora, Porto e o resto é paisagem! Arre!)

        1. Avatar de Joao Cordeiro
          Joao Cordeiro

          Porque em Lisboa e Porto acontece todos os dias. Ou seja, é norma ficar na fila 1 ou 2 horas.
          No resto das cidades, isso acontece quando há acidentes. Sem acidentes, podes ter um pontual para-arranca, mas nao ficas la 2 horas.

  10. Avatar de paulo
    paulo

    fez muito bem pagou pelo autopiloto para q?

    1. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Talvez tivesse a comemorar a compra do Autopiloto : )

  11. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Lá está…certa tecnologia não devia existir… mesmo tirando a Tesla da equação, muitas marcas automoveis têm tecnologia que não lembra a ninguem e que no fundo não são necessarias para nada… mas enfim… vai ser presente a tribunal e agora tem que se justificar…

    1. Avatar de Joao Cordeiro
      Joao Cordeiro

      Parvoíce..
      O carro impediu o acidente e parou o carro com 4 piscas.

      Quantas pessoas nao morreram em carros sem esta tecnologia na mesma situação?

      Ou você acha que isto de se conduzir bêbado apareceu agora com os carros “autónomos”?

      1. Avatar de RC
        RC

        Falam porque não sabem a expressão: “mais vale estar calado do que dizer asneira”.

    2. Avatar de PeterJust
      PeterJust

      Uma tecnologia que comprovadamente salva vidas e não devia existir?! Mas que raio de ideia… isto de toda a gente ter um teclado vai acabar mal, puxa…

      1. Avatar de RC
        RC

        Velho do Restelo.