Como seria o mundo se só circulassem carros elétricos nas estradas?

194 Comentários

É nos elétricos que, pelo menos para já, reside a esperança num mundo, significativamente, mais limpo. As opiniões dividem-se e a solução não é, ainda, unânime. Um novo relatório reforça a importância destes carros e mostra como seria o mundo se só eles circulassem pelas estradas.

Carregamento de elétricos

Os planos estão a ser estruturados e a médio/longo-prazo espera-se que a transição elétrica tenha lugar e dê bons frutos. Apesar dos céticos e dos descrentes, um novo relatório destaca o quanto beneficiaríamos, caso circulassem apenas elétricos nas estradas.

A American Lung Association publicou um relatório, no qual defende que a venda exclusiva de veículos de passageiros 100% livres de emissões, até 2035, traria “enormes benefícios para a saúde pública”. Apesar de o documento analisar a realidade americana, a verdade é que é uma amostra significativa e pode ser extrapolada para o resto do mundo.

Trata-se de um problema de saúde urgente para milhões de pessoas nos Estados Unidos. Felizmente, o objetivo da transição das vendas de veículos de passageiros para emissões zero e os impactos na saúde daí resultantes estão ao nosso alcance.

Assegurou Harold Wimmer, presidente e CEO da American Lung Association, num comunicado de imprensa.

Bateria de carro elétrico

No relatório “Driving to Clean Air: Health Benefits of Zero-Emission Cars and Electricity”, a associação mostra que, em 2050, a venda exclusiva de veículos de passageiros 100% livres de emissões e a consequente melhoria da qualidade do ar resultariam em muitos e importantes benefícios: menos 89.300 mortes prematuras; menos 2,2 milhões de ataques de asma; menos 10,7 milhões de dias de trabalho perdidos; e 978 mil milhões de dólares em benefícios de saúde pública.

O estudo ressalva que estes resultados só serão possíveis, se, em 2035, os Estados Unidos da América venderem apenas veículos de passageiros 100% livres de emissões – assim como é plano da Europa. A American Lung Association sublinha que os elétricos não emitem gases poluentes, contribuindo, assim, para uma redução significativa da exposição a poluentes atmosféricos nocivos.

Comentários

194

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tiago
    Tiago

    LOL.
    Estes artigos pagos pelos lobbys. Vejam o exemplo da Alemanha, que devido ao encerramento das centrar nucleares, tem que recorrer a energia produzida do Carvão.
    Agora eu digo, como teriam energia eléctrica se todos os carros fossem eléctricos? Onde iriam buscar tanta energia?

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Parece a conversa de há uns anos atras e se todas as casa tivessem eletricidade onde iam buscar a eletricidade.
      1º Deixa me dizer que fechar todas as centrais nucleares é uma péssima decisão mas pronto eles daqui a uns anos percebem isso.
      2º O objetivo é no futuro ser 100% a partir de renováveis mesmo que aumentes a utilização de eletricidade aumentas as renováveis
      3º Mesmo que demores muitos anos a ter 100% de renováveis é sempre melhor poluíres com uma central a carvão do que poluíres pelo pais todo primeiro porque prefiro respirar ar limpo a porta de casa segundo porque controlar a poluição num sitio não é difícil, se tiveres uma central a produzir 20kg de Co2 plantas arvores para consumir esses tais 20kg

      1. Avatar de Step
        Step

        Segundo a volvo um carro eléctrico na produção polui mais que um veículo a combustão até os 10anos, e muitas pessoas não têm carros com mais de 10 anos

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “porque controlar a poluição num sitio não é difícil, se tiveres uma central a produzir 20kg de Co2 plantas arvores para consumir esses tais 20kg”
        Esse deve ser mais um versículo da bíblia dos elektros (ver 2 x’s a mesma convicção em 2 user’s e num só artigo é dose) loolool
        Uma central para produzir a mesma energia que um motor de um carro moderno polui muito mais pois ao contrário deste, não os fósseis lá queimados não dispõem de filtros de partículas, nem de adblue adicionado, nem de incorporação de biocombustíveis, de modo a reduzir o impacto da queima!
        Qto ás arvores vejo muito poucas perto das centrais mas vejo muitas nas bermas das estradas por onde circulo!

    2. Avatar de Wolfheart
      Wolfheart

      Eu acrescento às tuas questões mais duas.

      Quais os danos ambientais que a produção de baterias para tantos carros irá causar (contaminação de lençóis freáticos, poluição visual, destruição de eco-sistemas, etc.) – https://alertalitio.quercus.pt/os-riscos-da-extracao-do-litio/

      O que fazer às baterias de tantos carros elétricos quando os mesmos chegarem ao fim de vida?

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Quais os danos ambientais que a produção de baterias para tantos carros irá causar ?
        Muito menos que a extração de petróleo em alto mar, transporte, refinação e transporte

        O que fazer às baterias de tantos carros elétricos quando os mesmos chegarem ao fim de vida?
        1 Reciclar já existem empresas a fazer isso
        2 Fazer baterias domesticas estou a precisar de uma baratinha cá para casa

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Causa danos nas contas do lobby do petróleo. E isso para eles é muito mais importante que o ambiente. Querem lá bem eles saber se as baterias são ou não recicláveis. O petróleo não é, e basta. Quanto menos reciclagem mais consumo, quanto mais consumo mais lucros.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lamento mas estás a confundir as coisas.
            -A bateria do BEV equivale ao tanque de um automóvel convencional!
            -A electricidade usada no BEV equivale ao combustível usado ns carros convencionais
            A produção do tanque polui praticamente zero, enquanto que a bateria, dependendo do tamanho, é responsável por emissões equivalente à circulação de um carro convencional durante 23 anos, fazendo a conta à média nacional que é de 9000 kms/ano/carro.
            Só por aqui o carro BEV está mais que chumbado.

            Analisando os combustíveis, em países como a Polónia a produção de eletricidade (900g CO2 por kWh) polui mais que um carro a gasóleo recente. E países que venderam o verde como a Alemanha para lá caminham.
            Para compor o ramalhete a UE está a importar pela porta do cavalo energia suja de Marrocos em grandes quantidades de MWh e pelo menos 3 estão a comer à grande da mesma gamela (Portugal, Espanha e França).
            Agora, como dizia o outro, é fazer a conta!

            Portanto a solução para ser amigo do planeta é manter o que existe e usar o mínimo possível. Fabricar recorrentemente coisas novas só piora a situação!
            Mas como já todos devem ter reparado o verdadeiro interesse nos BEV não é salvar o planeta. O verdadeiro interesse é ganhar muito dinheiro à custa de mais um embuste!

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            Os cálculos estão feitos: à saída da fábrica um BEV gastou a produzir mais 12.000 kwh que o de combustão equivalente, o que corresponde a 1100 litros de gasóleo a mais. A partir daí, é sempre a baixar a factura do CO2. Mesmo na hipótese extrema de 100% de electricidade obtida a partir do carvão, que dá 1000 gramas de CO2 por kwh, um BEV emite à volta de 150 gramas/km. Todo o parque automóvel dos USA está muito acima desse valor, se for a Ford F 150 está no dobro.

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            Quem fez esses cálculos, a T&E? loolooloolool
            Pensa assim:
            -um carro a combustão para percorrer 1000kms emite em média 100 kgs de CO2.
            -Uma bateria de BEV por cada kWh de capacidade emite 200 kgs de CO2.

            Cada vez mais a tendência é BEVs com baterias maiores em busca de autonomias razoáveis.
            Um BEV com bateria de 100kWh ja poluiu o equivalente a 200.000kms antes de por as sapatas no asfalto.

          4. Avatar de JL
            JL

            Média ? mostre lá esses valores a sério ?

            Então e o combustivel foi produzido por plantas e transportado por quem ? Deus ?

          5. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Yamahia, ainda não reparaste que já ninguém te liga nenhuma? As asneiras que dizes são tantas e tão disparatadas que as pessoas já se cansaram de te contrapor

          6. Avatar de JL
            JL

            Sim, estou careca de saber que não é produzido por plantas, daí a minha pergunta.

            Você insiste que eles estão errados, mas você insiste em fazer magia com o com o combustível e mete sempre todos a viver no mesmo país.

          7. Avatar de António Vasco
            António Vasco

            Pois, á boa maneira alemã, só o Tesla 3, porque não o Mercedes , ou o Audi ,ou o BMW?
            Esses não gastam litio, só o Tesla… Aqui é muito fácil ver o lobby dos combustíveis a funcionar

          8. Avatar de JL
            JL

            Tenho aqui um model s com 9 anos, com mais de 150 mil kms, e está a funcionar, tem 94% de SoH, no dia em que fizer 10 anos, despoleta um efeito misterioso que mata a bateria ?

            Portanto mais um que foi comprado.

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E tem o certificado de origem dessa bateria? lool
            Anda aí desde o ano zero? Não me parece:
            https://youtu.be/7_9aVzf5fC4

        2. Avatar de David
          David

          Fala-se que na França já existe um parque enorme de viaturas eléctricas abandonadas devido a falhas/não reciclagem de baterias!

          1. Avatar de JL
            JL

            Onde dizem que as baterias não foram recicladas? Mostre lá .

      2. Avatar de Eu
        Eu

        E qual a poluição causada pela extracção do petróleo e por toda a indústria do petróleo associada, desde a extracção, transporte e transformação/refinação?

        Não é só o uso dos produtos petrolíferos que polui!

        No caso dos motores eléctricos existe muito maior diversidade de produção da energia eléctrica que os alimenta: umas fontes são poluentes, outras não são nada poluentes.
        A poluição produzida fica muito mais contida e localizada, quer para baterias quer para produção de energia, para além de que o uso da energia é muito mais racional e eficiente, sem tantas perdas como nos motores de combustão.
        As baterias após o fim de vida em veículos ainda podem ser usadas noutros sistemas de armazenamento de energia para casas e indústria. Depois disso ainda podem ser reciclados muitos dos seus componentes, evitando novas extracções mineiras.

        E, só por ser mais eficiente o uso da energia e por retirar dos centros populacionais a poluição atmosférica e sonora, esta já é uma grande conquista do uso de motores eléctricos em veículos urbanos!

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Fora isso, a manutenção dos VE é muito menos poluidora e menos frequente e dispendiosa: não tem tantos óleos, menor desgaste de travões, maior durabilidade de pneus.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Até ao dia em que tens que substituir a bateria e são mais 23 anos a favor do carro a combustão!

          2. Avatar de JL
            JL

            E por havia de substituir ? já substituiu no seu ?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Porque haveria de substituir o meu.
            Já uma bateria de BEV é sabido que ao fim de 10 anos estão acabadas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Estão acabados ? Então foi isso que durou o seu ve anterior ?

            Tenho ali um com 36 e outro com 14. O último que comprei já vai com 8, e está impecável.

            Tenho ali um com 26, e outro com

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem para a troca? loool

            Vc até pode ter o carro 100 anos desde que lhe vá dando baterias novas de 10 em 10 na melhor das hipóteses, ou, se tiver azar, a cada pequeno toque de transito que afecte a bateria.
            É uma inevitabilidade da tecnologia. Mesmo sem uso degrada-se. Não me canso de dar o exemplo do TiBastos. Um carro com 10 anos e poucas dezenas de kms.
            https://www.youtube.com/watch?v=mrSVF-MTru4&t=563s&ab_channel=OcanaldoPedroBastos

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *dezenas de milhar!

          7. Avatar de JL
            JL

            De 10 em 10 anos porquê? Também troca o motor do seu de 2 em 2 ou 3 em 4 ? Assim que acaba a bateria ?

            Entao mas o carro do ti Bastos que é o único que não tem acondicionamento da bateria é exemplo de quê?

            Além disso ele não trocou. Mas mostre me quando trocar.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Como não trocou não anda. lool

          9. Avatar de JL
            JL

            Não anda ? Acabou de postar um vídeo que mostra ele a levá-lo para casa e diz que daqui a 3 anos logo se vê.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ele levar até levou mas ia morrendo do coração. loolool
            Então qd viu que o carregador de confiança estava a dar incomunicável, já estava a fazer contas ao reboque. Vá que o outro que não deu na ida, estava a dar na vinda.
            Epá mas o tempo que se perde às voltas com isto e as sensações e os tiques nervosos que se podem perceber até num gajo que está à vontade com as câmaras é super engraçado.
            Parecem baratas tontas looolool

          11. Avatar de JL
            JL

            Ena, ganda filme, que cena.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quanto a perdas, A produção de energia numa central é menos eficiente do que um motor térmico moderno. Depois mais 15 a 30% dos kW vão para o “lixo” devido a perdas de energia na transmissão, distribuição, distância à central etc. Quanto chega a hora de recarregar o carro perdem-se mais ~15% por via da dissipação e/ou resistência. Havendo alguns modelos que desperdiçam 30% no acto do carregamento. Como é o caso do ZOE.
          Finalmente o próprio carro perde kW’s enquanto parado!

          Concluo que vos têm vendido bem a missa!
          Melhor que isto só a do gerador solar vencer em toda a linha o gerador a gasóleo!

          1. Avatar de JL
            JL

            Por acaso é mentira, uma central é muito mais eficiente, nem se compara.

            Mas ainda continua com essas tretas que não consegue provar ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            “Numa unidade de geração termoelétrica, a queima de combustível fóssil produz vapor a alta temperatura e pressão, que seguidamente é direcionado para uma turbina que gera energia mecânica e subsequentemente a converte em energia elétrica. A maioria das centrais termoelétricas convencionais tem rendimentos inferiores a 40%, como se encontra esquematizado pela Figura 5.1 39.”
            https://meesi.pt/medidas-transversais/capitulo-5-producao-combinada-de-energia-mecanica-e-eletrica
            ___
            “Habitualmente, um motor de combustão interna, tem uma eficiência térmica de cerca de 40%, o que significa, que 40% da energia criada quando o combustível é queimado é transformada em movimento.”
            https://www.motorspot.pt/2021/03/01/nissan-apresenta-motor-a-combustao-com-50-de-eficiencia-termica/

          3. Avatar de JL
            JL

            Mas existem essas centrais onde ? Na Polónia quer ver ?

            Apresenta ? Onde posso comprar?

            loooooooooooool

            Portanto apresenta valores de centrais que já não existem, e valores e motores que ainda não existem.

            Que grande argumento você usa.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não fiz alusão ao motor que não existe. Esse é de 50, apenas me referi aos que existem de 40.
            Beba mais um café!

            Qt ás centrais, quem é vc para ser mais credível que o documento que aí deixei?

          5. Avatar de JL
            JL

            O próprio link que você postou tem essa referência, rendimento máximo de 60%.

            As convencionais em Portugal já foram fechadas.

            Sim, onde compro um nissan sem ser hibrido com esse motor ? é que até falam que vai ser só para gerar energia para carregar baterias, porque será ? será que é por operar sempre à mesma rotação ? coisa que num carro convencional não é possível.

            Coisa que duvido que tenha acontecido, pois o nissan com epower até acaba por consumir mais que um sem esse sistema.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Que interessa este jardim à beira mar plantado ao pé do globo e do aquecimento global que é o que está em causa?
            A maioria das centrais existentes no mundo são de ciclo simples.
            Eu preocupo-me com o mundo, vc só se preocupa com a poluição localizada. Típico do egoísmo e hipocrisia associada aos defensores dos elektros, a começar pelos profs. da Noruega!
            Verifico um certo orgulho na sua proza ao dar nota que PT apenas tem ciclo combinado. Mas lá está acabou com as centrais convencionais que utilizavam como combustível o carvão e agora estamos a anhar pq temos que importar, inclusive pela porta do cavalo electricidade produzida na mesma com recurso ao carvão de uma das maiores centrais de África, El Jorf Lasfar!

          7. Avatar de JL
            JL

            Lá vem a história do, então se a maioria não faz, eu também não.

            Raio de mentalidade mesquinha.

            Se se preocupasse com o mundo não defendia soluções que só vão piorar essa situação.

            É mentira, você só se preocupa consigo, tanto que refere sempre que não está para isto, não está para aquilo, de não posso ir a 150 não quero.

            Admita que é apenas mais um egoista que só liga ao seu umbigo.

            Qual preocupação com o mundo, essa é boa.

            Já agora, se preocupa tanto com o mundo, o resto do mundo também tem esses motores mais eficientes ? .

            Ah sim, então quanto importamos de África ?

        3. Avatar de PJA
          PJA

          Sr. JL tem um BEV com 36 anos e a bateria está boa?

          1. Avatar de JL
            JL

            Não é 36, é 26, faz este ano, sim, está boa mas fora dele, está no meu sistema solar, há 6 anos aproveitei para lhe meter uma com 4 x mais capacidade para lhe dar outra utilização.

            Podemos fazer apostas, um tesla ? um porsche ?

    3. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      E onde eles iriam enfiar todo o lixo produzido?

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Reciclagem de materiais, conheces?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Qual reciclagem?
          Só recicla o alumínio!

  2. Avatar de JJ
    JJ

    É óbvio que iria melhor a qualidade do ar e resultaria em muitos e importantes benefícios mas não seria a panaceia. Os transportes são responsáveis por cerca de um quinto das emissões globais de dióxido de carbono (CO 2) e 24% se considerarmos apenas as emissões de CO2 da energia, segundo o ‘Our World In Data’.
    Mais de um terço das emissões globais de dióxido de carbono é gerado por sistemas de alimentação (fonte: FAO).
    Existem outros poluidores (que quase ninguém fala): navios de cruzeiro que, no caso português, emitem 86 vezes mais óxido de enxofre que todos os carros (fonte: associação ambientalista Zero), etc.

    1. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Ninguem fala? esses casos também estão a ser tratados são casos mais lentos obviamente porque não se produz um navio cruzeiro todos os dias mas provavelmente a melhor solução nesses casos será o hidrogénio assim como nos aviões.

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Qual é o problema dos navios de cruzeiro? São exclusivo de ricos. É preciso atacar a poluição onde ela está: nos pobres. Eles não poluem praticamente nada, mas em contrapartida são muitíssimos.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Até a má qualidade do ar cria oportunidades de negócio para os capitalistas. Para quê então os governos deles preocuparem-se com isso?

  3. Avatar de N1ldo
    N1ldo

    Seria um inferno o transito, pior que a IC19 em horário de pico de tanto carro parado e filas a perder de vista no pontos de carregamentos… hahahahahahahaha

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Pelo menos, quando os VE estão parados em filas de trânsito, não gastam energia e sempre se pode respirar sem problemas!

      1. Avatar de N1ldo
        N1ldo

        Parados por falta de energia quis dizer… Não achei que seria difícil associar. Omg!

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          Mas tu vês assim tantos carros a ficar sem gasolina?? porque raio é que irás ver carros sem energia ? é como se costuma dizer ficar sem gasolina 1 vez acontece 2 vezes já é estupidez.
          Quanto as filas para carregar por mim podem estar a vontade eu carrego em casa

  4. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Arranjem uma alternativa energética para os navios cruzeiro, navios de carga, aviões comerciais e jatos privados, que diariamente atravessam os céus e oceanos do nosso planeta, depois sim, venham falar comigo para me convencerem a comprar um elétrico. Não tenho absolutamente nenhum peso na consciência, no que toca à crise climática que estamos a atravessar, faço o que está ao meu alcance, separação do plástico, vidro e papel, mas contra a minha vontade, pois acho que o impacto que tenho no ambiente é zero, quando o dano causado diariamente pela industria é incomparavelmente superior. Costumo dizer, vivemos num mundo cada vez mais capitalista, hipócrita e individualista. Um bom exemplo do que refiro é o tabaco, que durante décadas eram publicitado e o seu consumo incentivado, até nos hospitais se fumava, quando na altura já havia evidencias dos maleficios! Mas pronto, foi só um desabafo…

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      «Arranjem uma alternativa energética para os navios cruzeiro, navios de carga, aviões comerciais e jatos privados»

      Isso está a ser feito só que não é tão mediático: já começam a surgir aviões eléctricos, legislação para os portos terem carregadores eléctricos, etc.

      https://www.europarl.europa.eu/news/pt/headlines/society/20220610STO32720/acoes-da-ue-para-reduzir-as-emissoes-dos-avioes-e-navios

      1. Avatar de Pedro Alves
        Pedro Alves

        Eu sei que sim, a questão é que se “alternativa” não for lucrativa para a industria, nomeadamente para os grandes empresários, investidores e a banca, nunca será “alternativa”! Mas são sempre de louvar as iniciativas, claro que sim! Ficam bem no papel (…até 2050…) e até lá pagamos nós a fatura, talvez não nós, mas de certeza os nossos filhos e netos. Mudar o rumo climático é demasiado complexo, pois o “bom caminho” trás encargos adicionais para as empresas, novos custos e consequentemente aumentos para o consumidor final. É uma bola de neve…

        1. Avatar de Pedro Alves
          Pedro Alves

          correção: questão é que se “alternativa” não representar lucros para…

      2. Avatar de Grunho
        Grunho

        A densidade energética da bateria de lítio é 40 ou 50 X inferior por cada kg à de 1 kg de querosene. Portanto, substituam o peso dos 25.000 litros que cabem nos depósitos de um 737 por baterias, e na hipótese de ele conseguir descolar talvez consiga voar da Portela ao Montijo ou de Pedras Rubras ao aeródromo de Espinho. Ou seja, esqueçam: no dia em que acabar o petróleo acabam os voos tal como os conhecemos.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          “A densidade energética da bateria de lítio é 40 ou 50 X inferior por cada kg à de 1 kg de querosene.”
          Exacto @Grunho, uma quantidade de energia ridícula por unidade de massa!!!
          E depois querem impor a tanga que os elektros são muito eficientes. Quanto mais cavo mais me rio loooloooloool

          1. Avatar de JL
            JL

            Mais uma burrice que só pode ser dita com interesses, depois diz que se preocupa.

            Que tem o peso a ver com a eficiência ?

            Então e gastar 27 kwh de energia para produzir 1 litro de combustível, para depois fazer 20 kms onde com 3 kwh faz o mesmo ?

            Curioso que você passa o tempo a defender isto.

            Quer falar de eficiência, aprenda ao menos o que é.

    2. Avatar de JL
      JL

      Então mas é diferente desses porquê ? Também não usa um veiculo só para se locomover dentro dele ?

      Sem navios como você circula ? tem poços de petróleo em Portugal ?

    3. Avatar de Bruno
      Bruno

      O ser humano está educado a “comer” tudo o que vê na televisão. Já não usa o cérebro para pensar. O corporativismo domina e que ninguém pense o contrário! A unica ciência exata é a matemática! A estatística é para tapar olhos. Alguém acredita que os combustíveis vão ser erradicados? Alguém acredita mesmo que o VE vão ser a solução para todos os problemas? E o pormenor do IUC, iria acabar? Onde vai o Estado compensar essa perda? E quem vai compensar a perda do imposto sobre combustíveis? Na minha opinião,os VE são mais uma caixa de pandora! Já ouviram falar no teflon? Não, pois não? Mas vamos ao que importa, quando é que há futebol?

      1. Avatar de JL
        JL

        Parece então que você é que acredita em tudo o que não vê.

        Consegue explicar onde é que viu cada um desses disparates ? Inventou-os agora para dizer que os outros andam doidos ?

      2. Avatar de JL
        JL

        Teflon das panelas ?

  5. Avatar de AiOGajo
    AiOGajo

    Imagina poderes estar parado no meio da VCI com a janela aberta e não levares com o fumo dos outros…
    TOP!

    1. Avatar de N1ldo
      N1ldo

      Sim, seria top no verão vc sendo cozido lá. Hahahahaha

      1. Avatar de AíOGajo
        AíOGajo

        O chamado sol do meio dia que começa às 18h que é a hora de ponta…

        Enfim.

  6. Avatar de RC
    RC

    “Como seria o mundo se só circulassem carros elétricos nas estradas?”
    Fácil, todas as pessoas eram ricas, pois um elétrico custa ainda metade do que a minha casa custou há 10 anos atrás.

    1. Avatar de JL
      JL

      Tem uma casa barata ? onde se arranjam dessas ?´

      1. Avatar de PTO
        PTO

        A minha casa, nova a estrear, custou 119 mil euros.
        Vejo muitos elétricos a custar 60mil.
        Sabe fazer contas?

        1. Avatar de JL
          JL

          Vejo muitos a combustão custarem mais que a sua casa.

  7. Avatar de Realista
    Realista

    – Os veículos elétricos possuem o melhor equilibro de peso entre eixos concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem potência independente às 4 rodas concretizando o sonho de sempre dos antigos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem potência instantânea concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem a melhor relação eficiência/potência de sempre concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis.

    – Os veículos elétricos possuem a melhor e mais rápida caixa de velocidades da industria automóvel concretizando o sonho de sempre dos amantes automóveis…

    No entanto:

    Apesar dos veículos elétricos concretizarem o sonho de sempre a nível de engenharia alguns abominam o carro elétrico porque… não faz barulho!!

    1. Avatar de Júlio Costa
      Júlio Costa

      Boa consegues chegar rápido ao limite de 180 ou 190 km como são muitas… A par das acelerações que passa das forças g, zero emoção levas para um track day 0 sentimento, mas concordo cntg são ótimas para as cidades

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Paga-se mais pelas marcas premium para estas metem mais insonorização nos carros… aliás nem a buzina consegues ouvir num BMW de gama alta.

        Tu queres é que os outros ouçam o teu carro porque que vai a conduzir não quer ouvir o motor do mesmo. Lol

        1. Avatar de Júlio Costa
          Júlio Costa

          Viste-me a dizer que queria algo?? Acho que não,mas se é esse o ponto normalmente levantamos a cabeça quando passa uma Ferrari por exemplo não um Tesla e sempre que passou por mim raros se queixaram do barulho. Notícia completamente falsa e paga quando acaba por dizer que os elétricos não emitem poluição, contudo não disseram que é á nossa frente.
          A maquinaria pesada de extração de minério deve ser toda a bateria por exemplo. Notícias pagas arranjam-se em todo lado.

          https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/motores/alemanha-insiste-que-os-carros-eletricos-poluem-mais-que-os-a-diesel-ou-a-gasolina/amp/

          1. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Claro que sim, lê os outros artigos sobre o emprego na indústria automóvel alemã que estima que em 5 anos 40% dos empregos vai acabar

          2. Avatar de JL
            JL

            Ainda vai buscar esses artigos sem qualquer fundamento ?

            Será que eles lhe estão a pagar ?

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Eu tapo os ouvidos… se estiver a pé e passar um Ferrari a altas rotações assim como tapo se passar uma moto4.

            Só fazem ruído para os outros ouvirem e eu não quero ouvir!
            Se quiser ouvir vou para um autódromo… e mesmo assim esses usam proteções para os ouvidos.

          4. Avatar de JL
            JL

            Agora imagine se todos os carros fossem ferrari’s ? é como as motas, umas são silenciosas, outras nem tanto, ainda assim são tão poucas e já andam em cima delas devido ao barulho, radares de som, etc.

            Não incomoda e é agradável enquanto são poucos, no fim passa a ser comum e irritante.

        2. Avatar de Realista
          Realista

          Eu tapo os ouvidos… se estiver a pé e passar um Ferrari a altas rotações assim como tapo se passar uma moto4.

          Só fazem ruído para os outros ouvirem e eu não quero ouvir.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E na época dos V10 na F1 apagavas a TV loolooloool

          2. Avatar de Realista
            Realista

            Tipo Vuvuzela…

          3. Avatar de JL
            JL

            Os teslas têm a boombox que pode escolher o som que quiser.

            Lol

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ó @Realista, tira-me só uma duvida…A malta que faz questão de assistir à saga “Fast and Furious” com um sistema de som 5.1 é para os vizinhos ouvirem ?? Esses filmes são para ver sem som?

          5. Avatar de AíOGajo
            AíOGajo

            Estás mesmo a comparar um filme com um som de um automóvel a combustão?

            A ressonância de um motor a combustão é sempre a mesma ou seja, deriva dos movimentos dos pistões, já um filme não têm ressonância uniforme…

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É só aquela parte do surround dos motores .

          7. Avatar de Realista
            Realista

            Só que aquela parte do “surround” ouves só durante 1 hora e outra coisa é ouvires o “surround” durante 6 horas seguidas numa viagem longa.

            – 1 hora chama-se divertimento.
            – 6 horas chama-se tortura.

            Chama-se a isto lei da utilidade marginal decrescente e é um conceito económico engraçado.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Os veículos elétricos são muito bons em cidade e estradas secundárias. Basta o facto de gastarem zero nos semáforos e filas de para-arranca. Agora, como brinquedos nas mão de aceleras são um autêntico desastre. A bateria esvazia em menos de 2 tempos e depois são horas ou quase à espera de ter autonomia. Não foram feitos para isso.

      1. Avatar de Realista
        Realista

        2 horas à espera?

        Estas a falar sem saber… o meu carro só têm carregamento normal (AC) e não demora 1hora quanto mais duas!

        Não bebas água.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Espera, tenho aqui um exemplo de um carro a carregar em AC num carregador do meu bairro.
          https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq8Zo9wIS6-laDwezJQ?e=9tJ1LV
          Só demora 1 dia e 1 noite ahahahahahah
          Por outras palavras, usa o carro dia sim dia não, looloooloool

          1. Avatar de AíOGajo
            AíOGajo

            3,7kWh é a velocidade de uma tomada doméstica…

            Eu tenho literalmente essa potência de carga ligando à tomada de casa (16A).

            Isso nem sequer é considerado carregamento normal quanto mais carregamento rápido ou ultra rápido…

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É o q se pode arranjar aqui por estes lados.

          3. Avatar de Realista
            Realista

            Têm a 1km a norte três postos de carregamento rápido (22kW) no Parque da Cidade…

            Têm a 1km a sul um posto de carregamento rápido (22kW) na Repsol…

            Têm outro posto de carregamento rápido a 2km Sul (22kW) nas Piscinas…

            Têm a norte mais 2 carregadores rápidos a 2km no Loureshoping…

            É o que se pode arranjar ou é o único que lhe dá jeito publicar para tentar justificar o seu ponto de vista errado?

          4. Avatar de Realista
            Realista

            Para além disso foi escolher um carro a dedo como o Jaguar E-Pace que carrega a 11kW (AC) no máximo… e ainda para mais com parâmetros de 0% a 100% LOL

            Um cenário mais realista seria ir com ele à Repsol da A9 e carregar a 100kW (DC) onde chegando lá com 20% de carga, demorava 35 min para carregar até 80% dá para mais 300km e só te custa €25. Quase metade do que custa numa combustão…

            Atirar areia para os olhos das pessoas é feio.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É o único que dá para vir a pé para casa e depois voltar sem perder muito tempo.
            Nos outros tinha que chamar o Uber para me despachar lool
            (parque da Cidade está a 2,4 kms. Era a minha passeata preferida com os cães qd queriam obrigar-me a ficar em casa no tempo do Covid eheh)

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tb estudei a hipótese do DC até 80% aqui a 5 kms e ficar lá na seca à espera que o bicho carregasse.
            Era só até 80% mas mesmo assim uma hora ainda é muito tempo para desperdiçar na minha vida. Ainda se houvesse lá um grupo de malta que quisesse fazer uma peladinha no ringue do Encarnação…
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq8cWP_a2PzUwrE15KQ?e=LZljL4
            E depois com o dinheiro do carregamento eu fazia 900 kms com a minha menina e no i-Pace só fazia 400.
            Isto assim não dá com nada!

          7. Avatar de JL
            JL

            Carro que consome 4 litros, muito bom smart esse.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            5 litros+ descontos do Pingo Doce=1,2€ o litro, duhh. Sempre a repetir a mesma coisa!

          9. Avatar de JL
            JL

            Qual desconto,?? depois chama os outros de rebanho e vem com a tanga de descontos, deixe lá que paga mais caro pelos produtos que compra.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Pago nada. Antes pelo contrário.
            Qd não têm preços competitivos ou outros descontos que compensem a diferença, não vou lá!
            Não nasci ontem amigo!

          11. Avatar de Realista
            Realista

            É preciso sair da AE para recarregar o carro mas sair da AE para ir ao pingo doce para usar um cupão não é um problema??

            Isso é só dualidade de critérios LOL

          12. Avatar de António Vasco
            António Vasco

            Mas sair da AE para quê? Todas as areas de serviço da AE têm carregadores, e, se os Yonity são caros, os Galp e parecidos são bem baratos, carrego a 8c /kw, até os 80%
            Só os Ionity são caros pra burro (60c/kw em Abril) e os Tesla também são carotes (44c)

          13. Avatar de JL
            JL

            Os da tesla sao a 35 cêntimos das 0:00 as 20horas, 39 cêntimos das 20 horas as 24h.

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Realista…what???? loooloool
            Qures ver que nas AE não há BP’s

          15. Avatar de JL
            JL

            Tem ? onde ? na A8 ?

          16. Avatar de Realista
            Realista

            LOLOL

            Diz-me uma BP numa AE a vender ao mesmo preço que dentro de localidades… hahahaha

            Até por uma garrafa de água te cobram €2 lol 5

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A A8 é demasiado pequena para gastar sequer 1/8 do depósito @JL lol
            A A1 tem pelo menos 2
            @Realista o carro combustão não precisa dessas bombas de AE q por sinal são um roubo, não só pelo preço que praticam nos combustíveis mas tb e sobretudo nas sandochas. Para alem disso a qualidade tb não os abona, tirando as sandochas de leitão na BP da Mealhada que até se papam. eheh

  8. Avatar de Lelo
    Lelo

    Seria um Mundo mais silencioso !

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Na realidade o que incomoda mais é o ruido de rolamento. e nisso os BEV são mestres. A obesidade não perdoa!

      1. Avatar de JL
        JL

        A sério ? então os ve não usavam pneus especiais? também são para ser mais silenciosos, mas se quiser podemos testar.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Especiais? Anti-ruido, é? Pensei que o serem especiais era para aguentarem o peso extra, logo borrachas mais duras, logo mais ruido duhhh
          Tá a ver aqueles pneus próprios para as carrinhas, que se identificam com a letra C (de carga). Pois são esses. Mais barulhentos. A 150 ng atura aquilo eheheh

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, qual borracha mais dura, a características mais importante é ser mais silencioso, porque como não temos o barulho da casa das máquinas é extremamente desagradável ter pneus barulhentos.

            Lá está você com o peso extra, os carros mais pesados nem são ve’s, como já vimos.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O BEV é sempre bastante mais pesado que o seu equivalente a combustão.
            Não compare alhos com bogalhos!

            É desonesto vir comparar meninos do asfalto com os pesos pesados do TT.
            Tem que comparar com o equivalente electrico que no caso do Land/Range ainda não tem.

            Mas tem o Hummer que a gasolina pesa 3.175 kg e o mesmo modelo elétrico pesa uns singelos 4.103 kgs (QUATRO MIL E CENTO E TRÊS QUILOS). Uma TONELADA a mais, coisa pouca!!!

          3. Avatar de JL
            JL

            TT ? Dede quando um suv com aquela altura ao chão vai para TT ?

            Não tem, até um model X lhe faz frente e é um caro com muito mais utilização por menos peso.

            Hummer a gasolina ? Que é isso ? Onde posso comprar.

            Mas vai continuar com a treta de um ev faz mais barulho ?

            Enfim, as coisas que se leem por aqui.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Compare mas é o X com o Qashqai , não merece mais que isso looloool

            Qual é a dúvida do Hummer a gasolina vs Hummer EV?

          5. Avatar de JL
            JL

            Um X com um qashqai ? só pode estar a brincar. lool

            Duvida ? Hummer a gasolina já não existe há 13 anos logo não se pode comparar.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Existem a pontapé. Quantos quer?

          7. Avatar de JL
            JL

            Pois existem, com 13 anos, quem quer um bicho desses a consumir 25 litros aos 100?

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Há malucos para tudo, um UTV da Polaris consome 27 e é dos mais fraquinhos.

          9. Avatar de JL
            JL

            25 a andar ao domingo em alcatrão, há aqui um perto, vejo o na estrada uma vez por ano.

  9. Avatar de MF
    MF

    Continuem com os vossos fumarengos…com o meu BEV consigo circular com 1/10 do custo dos vossos ICE.
    E pago 0,10€ por kw. Se pagasse 0,02 era como se andasse de graça.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Fixe pra ti.
      Eu vou continuar com o meu Corolla, disso não tenho qq dúvida.

  10. Avatar de David
    David

    Factos…
    Independentemente de discutirmos e guerrilhas even quem quer quem não quer…
    Haverá a mudança… provisória ou não, haverá essa mudança para eléctricos…
    Verdade que a combustão polui em todo o lado os eléctricos a poluição e mais centralizada e mais fácil de controlar…
    Mas a extração de lithium é altamente prejudicial basta ver em Portugal o exemplo…
    Contudo um grave problema é que as baterias têm uma duração útil de vida, e com o tempo vai deixando de fazer os km que fazia quando novo! E chega o dia em que temos de mudar de bateria e custa o preço de um carro… ou mudança de módulos e que custa tb caro… mas o carro velho a ser reparado já tem anos, desvalorização em cima etc… será justificável mudar de baterias? E entregar o carro para a aquisição de outro… valerá zero pq carro eléctrico sem bateria não anda…
    Acidentes, muitos deles mínimos… mas se danifica a menina coisa mas baterias… sucata pq é considerado que a reparação tem um custo superior ao valor comercial do mesmo na data em questão…
    É lindo carregar em casa… menor custo enquanto tudo funciona bem… mas é que tem apartamentos, ou não têm garagem nem acesso a carregar …
    Ups, esqueci de carregar… vou a pé pq carregar tem um tempo superior ao que a malta tem disponível devido a N razões…

    Não sendo velho do Restelo e com vontade de experimentar por vezes vejo-me preso em responder as minhas N questões…

    Que há vantagens e desvantagem em ambas as tecnologias? Sim… temos de avaliar muito bem a situação na hora da aquisição … só acho que não deviam obrigar as pessoas… sem que tudo esteja relativamente implementado e respondido… afinal de contas, um VE custa metade do que muitos lares…

    1. Avatar de Júlio Costa
      Júlio Costa

      Verdade, cada um que avalie a sua situação e seja feliz com a sua escolha, sem imposições taxas e taxinhas.

      1. Avatar de JL
        JL

        Cada um que avalie ? então mas quando estão doentes (espero que não) também avaliam o vosso estado de saúde e depois fazem a prescrição de acordo com isso ?

    2. Avatar de JL
      JL

      Basta ver Portugal ? então mostre lá a poluição provocada pelas minas que existem em Portugal à décadas.

      Tem de mudar de bateria ? então no seu já mudou ?

      Custa caro ? quanto ?

      Muitos ? acidentes ? tem a certeza ? não quer ir ler a noticia e ver qual ou quais as marcas que têm mais problemas por ainda não disponibilizarem a informação.

      Desde quando é que a bateria acaba ao entrar na garagem ? vê-se logo que nunca testou nenhum.

      Olhe o meu está com 50%, e amanha vou dar uma volta de domingo com a família, nem sequer o vou carregar.

      Agora concordo consigo, há vantagens e desvantagens, mas passou ao lado de todas.

  11. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    No dia em que todos os carros forem eléctricos vou ter a rua cheia de extensões e vou ficar às escuras porque a central não vai aguentar e vai abaixo.
    Assim sim, poupa se energia…

    1. Avatar de PJA
      PJA

      Actualmente é o que vai acontecer.

  12. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Para mim, a grande vantagem seria o silêncio, e isto a juntar ciclomotores/motociclos elétricos. As nossas cidades têm uma quantidade de ruído infernal devido a alguns automóveis/motas, e isso iria melhorar muito a qualidade de vida dos habitantes.

  13. Avatar de Jose
    Jose

    Eu gostava muito de ter um eletrifico, com uma autonomia muito boa, mas infelizmente é pouco provavel que alguma vez consiga devido aos seus valores, pelo menos para já.
    Agora, estes são apenas números médios, mas quem achar que de todo não correspondem à verdade, altere e faça as contas:

    Energia para a produção:
    – Automóvel Elétrico: 15,000 – 20,000 kWh
    – Automóvel Diesel: 10,000 – 15,000 kWh
    – Automóvel Gasolina: 10,000 – 15,000 kWh

    Energia para operação durante 10 anos (supondo 15,000 km por ano, consumo médio de 20 kWh/100 km para elétricos, 5 L/100 km para gasolina, e 5.5 L/100 km para diesel):
    – Automóvel Elétrico: 15,000 km/year * 10 years * 20 kWh/100 km = 30,000 kWh
    – Automóvel Diesel: 15,000 km/year * 10 years * 5.5 L/100 km * 9.7 kWh/L = 80,175 kWh
    – Automóvel Gasolina: 15,000 km/year * 10 years * 5 L/100 km * 8.8 kWh/L = 66,000 kWh

    Emissões de CO2 durante a produção (supondo 9 kg CO2/kWh para produção de eletricidade, 2.92 kg CO2/L para diesel, e 2.31 kg CO2/L para gasolina):
    – Automóvel Elétrico: 15,000 – 20,000 kWh * 9 kg CO2/kWh = 135,000 – 180,000 kg CO2
    – Automóvel Diesel: 10,000 – 15,000 kWh * 9 kg CO2/kWh = 90,000 – 135,000 kg CO2
    – Automóvel Gasolina: 10,000 – 15,000 kWh * 9 kg CO2/kWh = 90,000 – 135,000 kg CO2

    Emissões de CO2 durante a operação durante 10 anos (supondo 0.45 kg CO2/kWh para eletricidade, 2.68 kg CO2/L para diesel, e 2.31 kg CO2/L para gasolina):
    – Automóvel Elétrico: 30,000 kWh * 0.45 kg CO2/kWh = 13,500 kg CO2
    – Automóvel Diesel: 15,000 km/year * 10 years * 5.5 L/100 km * 2.68 kg CO2/L = 22,005 kg CO2
    – Automóvel Gasolina: 15,000 km/year * 10 years * 5 L/100 km * 2.31 kg CO2/L = 17,325 kg CO2

    E agora os totais:

    Energia total consumida (kWh):
    – Automóvel Elétrico: 15,000 – 20,000 kWh (fabricação) + 30,000 kWh (operação) = 45,000 – 50,000 kWh
    – Automóvel Diesel: 10,000 – 15,000 kWh (fabricação) + 80,175 kWh (operação) = 90,175 – 95,175 kWh
    – Automóvel Gasolina: 10,000 – 15,000 kWh (fabricação) + 66,000 kWh (operação) = 76,000 – 81,000 kWh

    Emissões totais de CO2 (kg):
    – Automóvel Elétrico: 135,000 – 180,000 kg (fabricação) + 13,500 kg (operação) = 148,500 – 193,500 kg
    – Automóvel Diesel: 90,000 – 135,000 kg (fabricação) + 22,005 kg (operação) = 112,005 – 157,005 kg
    – Automóvel Gasolina: 90,000 – 135,000 kg (fabricação) + 17,325 kg (operação) = 107,325 – 152,325 kg

    Grande abraço.

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Antes de ser crucificado, não vetei estes valores, são valores dados com 3 perguntas à inteligência artificial da moda. Por isso, vale o que vale, os dados cortam em setembro de 2021.

    2. Avatar de yamahia
      yamahia

      Sou capaz de aceitar esta estimativa para a electricidade , embora na Polónia (e outros paises de leste, africa etc o valor a considerar seria o dobro. O que implicaria que o BEV poluiria mais mesmo considerando apenas a operação.
      “Emissões de CO2 durante a operação durante 10 anos (supondo 0.45 kg CO2/kWh para eletricidade, 2.68 kg CO2/L para diesel, e 2.31 kg CO2/L para gasolina):
      – Automóvel Elétrico: 30,000 kWh * 0.45 kg CO2/kWh = 13,500 kg CO2
      – Automóvel Diesel: 15,000 km/year * 10 years * 5.5 L/100 km * 2.68 kg CO2/L = 22,005 kg CO2
      – Automóvel Gasolina: 15,000 km/year * 10 years * 5 L/100 km * 2.31 kg CO2/L = 17,325 kg CO2”

      1. Avatar de JL
        JL

        Ahh ainda seria o dobro ? tipo 18 kg por KWh ?

        Ele error de proposito, e você continua a fazer o mesmo.

        Mas pronto, quando é para o mal, VIVEMOS SEMPRE NA POLÓNIA.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Quem falou em viver sempre na Polónia? O que conclui em em relação à sua enorme sua pegada inicial é que em determinados países o BEV não recupera nada em países como a Polónia ou recupera quase nada em países como a Alemanha!

          1. Avatar de JL
            JL

            Você.

            Hum, a afinal não é tão mal. Loool

            Mas diga-me, como é que gasta 30 MWh em 150 mil kms ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está a baralhar a coisas.
            Não fui eu que disse isso. Nunca falei em consumos de kWh mas sim em emissões de CO2
            Vá ver melhor. Mas antes beba um cafezinho a ver se acorda!
            Para as emissões de CO2 foram consideradas 450 gramas CO2 por cada kWh de electricidade produzida, É um mix correcto. Apenas acrescentei que na Polónia e países semelhantes é o dobro e que estranhamente a Alemanha, os autodenominados verdes, para lá caminha!

          3. Avatar de JL
            JL

            Você é que escreveu os 30 mwh.

            Não, não é o dobro é um pouco mais que 450, aliás, já deve andar nesses valores.

            Esteja descansado que com efuels só aumenta isso em 10x .

            https://www.irena.org/-/media/Files/IRENA/Agency/Statistics/Statistical_Profiles/Europe/Poland_Europe_RE_SP.pdf

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fdx, escrevi onde? loooloool

          5. Avatar de JL
            JL

            – Automóvel Elétrico: 30,000 kWh * 0.45 kg CO2/kWh = 13,500 kg CO2

          6. Avatar de yamahia
            yamahia

            Não fui eu que escrevi mas isso está certo, qual é a dúvida?
            20 kw/h aos 100 dá 200 kw/h a cada 1000,
            Portanto ao fim de 15.000 km tem os 30.000 kwh.

          7. Avatar de JL
            JL

            Pois, também está mal, a média é menor e já conta com as perdas.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            A média para andar dentro da normalidade é 20 kw/h não me venham com histórias e a IA tá correcta.
            E a electricidade que vc paga é efectivamente mais do que aquela que lhe entra na bateria e essa a IA não está a contabilizar!

          9. Avatar de JL
            JL

            Onde foi buscar essa média ? Aos seus cálculos enviesados?

            A média em Portugal é 16.9 kWh/100 kms ja com as perdas, calculado pelo regulador que vende a energia, portanto já conta com as perdas.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não fui buscar a lado nenhum é o que vejo e a pancada na generalidade dos carros até é maior.
            E depois foi a IA do @Jose que confirma a regra.
            Desde do inicio que lhe falo nesses valores , não é de agora. Agora foi a IA do @Jose loool

            Agora está a vir ao de cima algo que vcs sabiam mas abafavam. Ou seja as perdas por dissipação e/ou resistência e tb o condicionamento da temperatura da bateria no acto do carregamento.

          11. Avatar de JL
            JL

            Ele provavelmente foi buscar a si.

            Enfim.

            Quer mesmo falar de perdas ? Para isso tem de falar combustão, esses sim, são os reis das perdas.

          12. Avatar de JL
            JL

            Sabiam e abafavam ? Looool

            Nem tinha reparado.

            I

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ele explicou que foi perguntar a uma IA, sabe o q é?

          14. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt a perdas pode falar á vontade q os elektros perdem sempre.
            A V/religião é q escreve o contrário e o rebanho acredita.

          15. Avatar de JL
            JL

            Ah ok, então se foi tem toda a razão, quem sou eu para duvidar de uma IA. LOOL

            Quem disse que não tem perdas ? ter tem, e já estão contabilizadas, já que quando se paga elas estão incluidas na factura.

            Tal como as outras tecnologias, com perdas muito maiores.

          16. Avatar de JL
            JL

            “A V/religião é q escreve o contrário e o rebanho acredita.”

            Então a vossa religião está cheia de ódio porque nos pagam essas perdas ? não, esteja descansado, eu pago a energia no contador de casa, e não a que o carro indica.

            Você paga a gasolina que o carro indica que tem ? ou aquela que a bomba indica ?

            Argumento da treta.

      2. Avatar de JL
        JL

        E o combustível mais uma vez, CAI DO CÉU.

        LOOOOL

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          A electricidade tb não!

          1. Avatar de JL
            JL

            Entao porque calculam as emissões da produção da electricidade e não calculam as emissões da produção do combustível ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso são outras contas. Não se faça de sonso.
            Mais uma vez nesse ponto a electricidade fica a perder, porquanto o gás não sai do poço e vai directo para a central. O gás tem que ser refinado. E o refino do gás é muito mais prejudicial para o efeito de estufa do que o refino do petróleo, principalmente pelas megatoneladas de metano que o processo liberta para a atmosfera, com um potencial de aquecimento global cerca de 25 vezes maior do que CO2, durante 100 anos!!!!
            O carvão ainda hoje responsável por cerca de 40% da produção de electricidade no mundo tb precisa de tratamento/refino antes de chegar à central e consiste na britagem e moagem, lavagem, separação magnética, secagem e pulverização. Todos estes processos representam mais 350 gramas por kWh de electricidade produzida.
            Petróleo/óleo diesel/diesel terá que ser considerado o mesmo que considera para o refino da gasolina ou gasóleo.
            Atente no entanto que os seus queridos BEV precisam de subprodutos desse refino. Nomeadamente alcatrão para as estradas, tintas e diluentes para a pintura e plásticos para os interiores, para choques etc

          3. Avatar de JL
            JL

            Gas refinado ? Loool

            Sabe o que é gás natural ?

            Gas metano é gás natural. Oh Santa

            As emissões de gás metano que fala é nos poços de extração, e nas refinarias que não o aproveitam, procure por emissões fugidias, são 7% do total. E não , não são libertadas, são queimados já por causa disso, nunca viu aqueles queimadores por cima das plataformas petrolíferas a deitar chamas? É isso, em tempos optavam por libertar, hoje são queimados porque são menos prejudiciais, queimados quando não têm como o gastar ou armazenar.

            Não invente, isso está tudo calculado.

            Nas suas contas fica sempre a perder.

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Lá tá vc com ataques de amnésia. Sempre para o lado que lhe convém.
            “Natural Gas
            Methane’s contributions to global warming

            Natural gas emits less carbon dioxide than coal and other fossil fuels. This has led to widespread support for replacing other fossil fuels with methane, the main component of natural gas. There’s only one catch—methane is actually a far more potent greenhouse gas than carbon dioxide.”
            https://www.greenpeace.org/usa/fighting-climate-chaos/issues/natural-gas/
            O Gás é muito pior que o carvão para o efeito de estufa e consequente aquecimento global.
            A pouco disse que a 100 anos é 25x pior, agora veja que a 20 anos é 100x pior. Portanto sejam homenzinhos e acabem com o gás na produção de electricidade, só dessa forma conseguirão atingir os ditos ambicionados objectivos em 2050.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *Há

          6. Avatar de JL
            JL

            Então mas o que acabei de dizer ? o metano é o gás que é queimado, depois deixa de ser metano, por isso o queimam nos poços e na refinação quando não é capturado.

    3. Avatar de JL
      JL

      9 kg CO2/kWh ??? onde inventou isso.

      YYYAAAAAMAAAAAHIIAAAAAA está aqui alguém pior que você.

      LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Deve ser lapso.
        Mais abaixo falam em 0,45kg por kWh .

        1. Avatar de JL
          JL

          Deve ? Será que é ?

          Mas por lapso também se equeceu que o combustível não nasce nas árvores.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Está a misturar assuntos.
            Eu não considerei os 9 kgs mas sim as 450 gramas por kWh.

          2. Avatar de JL
            JL

            Eu não disse que foi você.

            Só disse que mais uma vez produz combustível por magia, curioso como tanta gente se queixa do preço de algo que surge por magia.

    4. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Grande esforço de cálculo, mas premissas erradas:
      Um VE equivalente a um gasto de 5L de gasolina ( 5,5 L de diesel? Não há engano? + do que a gasolina?) gasta 15 kwh, não 20.
      No cálculo final parece que o carro a gasolina gasta cerca do dobro em relação a um VE (30kw contra 66kw). Posso garantir-lhe que, mesmo com as descidas de preço da gasolina , eu gasto em € 8 x menos no VE em relação a um carro equivalente

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Nadie está hablando de dinero, tú solo piensas en dinero. Cálmate, hombre…loolool

  14. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Mudar todos os carros para BEV’s não é a solução para diminuir emissões. Facto que qq pessoa com 2 dedos de testa consegue ver a milhas.
    Fica aqui mais um estudo, neste caso da universidade do Michigan a dar suporte às evidências:
    https://news.umich.edu/full-electrification-of-uber-and-lyft-vehicles-would-provide-only-modest-benefits-to-society-study-shows/

    1. Avatar de JL
      JL

      Isto é mau ?

      “Electrification of Chicago’s ride-hailing fleets would reduce lifetime greenhouse gas emissions by 40%-45% when compared to gasoline-powered vehicles. The reduction is largely due to the greater efficiency of electric vehicles.
      Health impacts from local air pollution would increase an estimated 6%-11% per trip, on average, due to higher concentrations of local pollutants (such as sulfur dioxide, nitrogen oxides and particulate matter) from fossil fuel-burning power plants.
      Extra driving to and from charging stations would increase traffic-related harms to society (congestion, crash risk and noise) by 2%-3% per trip.
      Overall, full electrification of ride-hailing would reduce total harms to society by about 3% per trip.
      A 3% reduction in costs to society translates to about $1.5 million per year in savings for the city of Chicago. To put that number in context, ride-hailing is estimated to generate $4 million to $5 million in revenues per day in Chicago.”

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        A dedução deste estudo da universidade do Michigan responde directamente à questão colocada no título deste artigo do Pplware.
        Achei curioso. É uma conclusão com 3 dias apenas, portanto resposta mais actual é impossível

        Por outro lado, não deixa de ser curioso que uma instituição que sempre se bateu pela implantação dos elektros, venha agora reconhecer que não vale a pena, que tal mudança não vai trazer benefícios no que diz respeito às emissões de carbono.

        Reconhece que a substituição de todos os atuais veículos “taxi”, por veículos elétricos eliminaria as emissões de gases de escape em 45%, mas o benefício global para a sociedade continuaria a ser reduzido – apenas 3% por viagem, em média. Porquanto tal solução implicaria um aumento de 11% nas emissões vindas das centrais de produção de energia elétrica. Além disso, com a falta de postos de recarregamento, a procura desses postos faria aumentar a probabilidade de trânsito, engarrafamentos e consequentes acidentes.

        1. Avatar de JL
          JL

          Redução do custo.

          Aumento de emissões porque ? Então afinal diminui?

          E é só dos táxis, imagine com o resto.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Então e por 3% vale a pena destruir todo o parque actual e voltar a contruir novo parque?
            Haja bom senso, só para as baterias o mundo intoxicava-se por completo.

          2. Avatar de JL
            JL

            Destruir porque ?

            E voltar a construir porque ?

            Mas eles já calculam essa parte. A redução já contempla o seu fabrico.

            Lá está outra vez a premissa de que o combustível e os motores a combustão nao precisam de ser produzidos.

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            Escusa de dar voltas e reviravoltas.
            O importante a reter nesta matéria é que uma instituição que defendia com unhas e dentes a ME foi confrontada com dados das suas próprias pesquisas e concluiu que NÃO VALE A PENA.

          4. Avatar de JL
            JL

            Onde é que dizem que defendiam e onde dizem que não vale a pena ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Defendiam e para conferir basta ver artigos anteriores!
            E provavelmente vão continuar a defender, para o confirmar teremos que ler os seguintes eheh.

            “A new study from researchers at the University of Michigan and Carnegie Mellon University estimates that the overall benefits to society of switching ride-hailing vehicles from gasoline to electric would be very modest—on average, a 3% gain per trip”
            Não é solução para diminuir emissões, logo não vale a pena!

          6. Avatar de JL
            JL

            Onde fala aí em emissões. O seu inglês é incrível.

            Então porque dizem que é uma pequena vitória ?

            Porque é só nos táxis.

          7. Avatar de JL
            JL

            Quando poder deixe aí provas de que defendiam.

            Se defendiam porque escrevem coisas como:

            Os eléctricos vão fazer mais kms para carregar.

            WTF ?

            É precisamente o contrário, já que o eléctrico pode carregar literalmente em qualquer lado, já que a sua infraestrutura ocupa muito menos espaço e usa menos recursos.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Consequência lógica do menor poder de alcance. Duhhh

          9. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt aos artigos anteriores, clique no logotipo da instituição q eles aparecem.

          10. Avatar de JL
            JL

            Menor poder de alcance ? que isso tem a ver, são os únicos que conseguem carregar onde trabalham.

            Aparecem ? o único artigo que vejo lá sobre este assunto é este.

    2. Avatar de Antonio Vasco
      Antonio Vasco

      Todos nós já sabemos já muito tempo que você é o único neste mundo com 2 dedos de testa, todos os governantes deste mundo, que estão a implementar um crescente uso dos VEs desde o polo norte ao polo sul, são todos uns atrasados mentais e uns vendidos ao capitalismo, prontos a tornarem a nossa vida futura um inferno, de poluição e de alterações climáticas extremas

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Sou da mesma opinião do yamahia, só mesmo quem não sabe fazer contas de somar acredita nas balelas que vos são impostas.
        É mais benéfico para a vossa carteira, isso é certo, mas deixem-se de falsas ideologias, a pegada ambiental da extração de lítio apenas seria 100X pior que a extração petrolífera, já para não falar nos resíduos mesmo acreditando na falácia da reciclagem.
        Acordem para a vida.

        1. Avatar de JL
          JL

          Entao prove la isso senhor ambientalista, e explique aqui a malta como é que as câmaras de combustão dos motores eléctricos queimam o litio.

          Isso, acorde para vida, aliás, nao pense só no seu negócio.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Prove lá vc então que estão a conseguir extrair o litio da massa negra das baterias sucateadas.
            Quem diz litio diz outras terras raras como cobalto, níquel, manganês, grafite, sílica . óxidos de titânio, além de outros elementos químicos.

            É sempre para amanhã!!! Parecem discípulos do António Variações!!!

  15. Avatar de PJA
    PJA

    Continuo a dizer a mesma coisa, estou à espera de uma rede carregamentos igual à da Noruega.

  16. Avatar de gambuzino
    gambuzino

    Enquanto não houver uma revolução tecnológica nos carregamentos de EV nas bombas, as viaturas EV nunca serão mainstream.

    1. Avatar de JL
      JL

      Essa já está a acontecer, em alguns países da Europa certas bombas deixaram de o ser para passarem a ser hubs de carregamento.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Qual Europa?

        1. Avatar de JL
          JL

          A nossa Europa. Não a de Júpiter.

  17. Avatar de Eu
    Eu

    Tantos Velhos do Restelo que ainda não se acreditam nos Descobrimentos já feitos e nos que se vão fazer no futuro próximo!

  18. Avatar de José Josafá
    José Josafá

    Como seria o mundo sem os combustíveis fósseis usados nos aviões, nos navios e nos carros do mundo todo?

    1. Avatar de JL
      JL

      Seria como já foi em tempos.