Como são definidas as classes dos veículos para efeitos de portagem?

12 Comentários

Os critérios utilizados para a classificação de veículos, para efeitos de pagamento de taxas de portagem, são aqueles fixados na Base XIV, do DL 294/97, de 24 de outubro. Existem dois critérios para definição desta classificação: Altura do veículo (corresponde à medida vertical do primeiro eixo) e Número total de eixos do veículo.

Como são definidas as classes dos veículos para efeitos de portagem?


O Decreto-Lei n.o 39/2005, de 17 de fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».

Em Portugal, as classes de veículos para efeitos de portagens nas autoestradas são as seguintes:

  • Classe 1: Motociclos e veículos ligeiros de passageiros.
  • Classe 2: Veículos de duas eixos com altura superior a 1,1 metros na primeira roda e peso bruto até 3.500 kg.
  • Classe 3: Veículos de três eixos.
  • Classe 4: Veículos com quatro ou mais eixos.

Os detalhes para cada uma das classes podem ser vistas na imagem seguinte.

Como são definidas as classes dos veículos para efeitos de portagem?

Sabia que há uma tarifa Especial Classe 1?

O Decreto-Lei n-o 71/2018, de 5 de setembro, prevê o alargamento do âmbito de aplicação das tarifas de portagem da classe 1 a veículos do tipo ligeiros de mercadorias, SUV e crossover. Para beneficiar desta tarifa especial deve:

  • Verificar se o seu veículo consta nas listas publicadas pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, de acordo com a qual deverá cumprir um dos seguintes requisitos:
    • Ligeiros de passageiros e mistos: 2 eixos, peso bruto superior a 2 300kg e inferior ou igual a 3 500kg, lotação igual ou superior a 5 lugares, altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível e cumpram a Norma EURO 6 (neste último caso, aplicável apenas aos veículos com matrícula posterior à entrada em vigor da Alteração Legislativa).
    • Ligeiros de passageiros, mistos ou mercadorias: 2 eixo, peso bruto inferior ou igual a 2 300kg, e uma altura, medida à vertical do eixo do veículo, igual ou superior a 1,10m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tração às quatro rodas permanente ou inserível e cumpram a Norma EURO 6.
  • Utilizar o sistema de pagamento automático de portagens (Via Verde).
  • Solicitar habilitação à Tarifa Especial Classe 1 aqui.

Leia também…

Passou na via verde e acendeu a luz amarela? Saiba o que fazer

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Os motociclos, pesam em média cerca de 200kg contra uns 1200+Kg de um veiculo ligeiro.Ou seja desgastam muito menos a estrada!
    Gastam menos combustível, poluem menos que os veiculos ligeiros, só têm um eixo, ocupam muito menos espaço… bom é claro que faz todo o sentido que pagem exactamente o mesmo que um veiculo ligeiro.
    Com esta lógica da batata não percebo porque raio um veiculo de 4 eixos paga mais do que um de 3!

    1. Avatar de IMF
      IMF

      E o SUV, que vais atrás daquele mono, que te tira a visibilidade toda igual a uma carrinha de mercadorias.
      Vamos criar uma excepção.
      Com sorte ainda paga menos IUC que uma moto.

      As estradas devem se desgastar mais com a motos só pode ou os ligeiros

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Os motociclos não pagam o mesmo que um veículo ligeiro. Existe a classe especifica para motociclos que é a classe 5.

      1. Avatar de Hugo Nabais
        Hugo Nabais

        Então engaram-me sempre! Pois cobram-me nas portagens sempre classe 1, quando vou de motociclo!!!!

        1. Avatar de Narciso Miranda
          Narciso Miranda

          Existe classe 5 com via verde, sem via verde pagas classe 1

        2. Avatar de Helder
          Helder

          Vai à Via Verde online e solicita um dispositivo especificamente para motociclos (classe 5). Senão não usufruis dos 30% de desconto para motociclos em relação à classe 1.

          1. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Ah isso é para quem adere á via verde!
            Que agora obriga a pagar mensalidades, ou então a pagar uma taxa extra de ativação a primeira vez que se passe em cada mês!
            Não obrigado!

          2. Avatar de Narciso Miranda
            Narciso Miranda

            Exacto… o que é parvo.. Basicamente os 30% são comidos na mensalidade…

            Eu por ex tenho a que so pago quando uso, mas está no 1,25e acho, o que na passagem 1x so…nao compensa. Eles nao perdem está descansado

          3. Avatar de Helder
            Helder

            Hugo Nabais, reclamas, mas queres continuar a pagar mais caro (classe 1)! Tá certo…

          4. Avatar de Hugo Nabais
            Hugo Nabais

            Ok Helder percebo-te e vou explicar porque reclamo.
            Quanto á via verde sim estive a ver e é um desconto que pode interessar a quem passe regularmente em portagens com um motociclo.
            No meu caso como o de muitos motociclistas, faço um uso semanal mais urbano e ao fim de semana nas voltas que dou evito muito as portagens. Devo de passar em portagens, 1 vez por mês em média, e com valores baixos, e se calhar há meses que não passo.
            Logo não vou estar a pagar mensalidades de via verde nem taxas de ativação, porque mesmo com desconto de 30%, ficaria a pagar mais do que não ter a via verde. Poderei reavaliar se as minhas condições de utilização se alterarem.
            Resumindo sendo bom o desconto da via verde para os motociclistas que usam muito a via verde e que já é alguma coisa positiva, o mais lógico e correcto seria haver uma classe de motociclos que pagasse menos sempre (ou nada como em alguns países). E certamente não é justo que se tenha que aderir e pagar taxas á via verde para ter esse desconto.
            E a minha reclamação inicial e maior vai para o Código da Estrada (aquilo que este artigo aborda) em que alguém com muita lógica colocou os motociclos e os veículos ligeiros na mesma categoria a pagar o mesmo! Mas os veículos de 3 eixos e 4 eixos por exemplo já estão em categorias diferentes!

  2. Avatar de Palhaçada
    Palhaçada

    tenho 2 jumpy I , 1 de 2003 e outra de 2004, carrinhas iguais apenas muda a motorização 1.9D e 2.0 HDI, a de 2003 é classe 2 e a de 2004 classe 1.

  3. Avatar de dedro
    dedro

    Eu gostava era de ver respondido onde é que está a lógica desta classificação de veículos. Não vejo lógica nenhuma.
    Por peso, ou por número de pneus em contacto com o asfalto, ainda se compreende, agora altura do centro do primeiro eixo ao topo do capô…. wtf?
    Alguém sabe porque é que o legislador bebeu nesse dia? Desculpem, correção,…. sabem porque é que o legislador assim acho ser uma boa ideia fazer-se assim a classificação?