Como saber se foi “apanhado” por um radar de velocidade?

25 Comentários

Em Portugal a segurança rodoviária recorre a radares de velocidade e o condutor nem sempre sabe (no momento) se foi multado. No entanto, caso tenha acontecido, o condutor deverá receber uma carta com essa informação. Para os mais ansiosos, é possível ter acesso a essa informação online. Conheça os portais.

Como saber se foi "apanhado" por um radar de velocidade?


Registo do Radar de Velocidade: Portal das Contraordenações ou Balcão do Condutor

O Portal das Contraordenações permite a consulta online de vários elementos do condutor (como multas, processos abertos e penas acessórias).

Através deste Portal, os condutores podem também apresentar as suas defesas, através de requerimentos. Podem também saber o estado em que se encontram os pedidos e também solicitar o pagamento de contraordenações em prestações.

Dentro do Portal devem, no menu, aceder a Cadastro > Consulta de Pontos. Caso tenham recebido três pontos extra no passado domingo, essa informação deverá aparecer em Pontos ganhos 3 anos sem infrações.

Como saber se foi "apanhado" por um radar de velocidade?

 

No Balcão do Condutor no ePortugal pode também ver os dados que estão disponíveis no Portal de Contraordenações Rodoviárias, só que, com uma apresentação diferente. Pode consultar os dados da carta, os pontos da carta e as contraordenações.

Como saber se foi "apanhado" por um radar de velocidade?

Na parte das contraordenações pode ver o número de contraordenações, o tipo de contraordenações e nos detalhes pode saber, por exemplo, o local onde foi cometida a infração, fase do processo, sanção acessória, etc.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Silva
    Silva

    Sim, boa sugestão, só um pormenor, muitas das vezes, as contra ordenações só aparecem no portal vários dias após o arguido ser notificado.

  2. Avatar de claudio
    claudio

    Uso carro da empresa 100% do tempo. Como ter acesso se o carro não está em meu nome mas em nome da empresa?

    1. Avatar de gonzo
      gonzo

      Não tens acesso, quando o carro está em nome da empresa, se tiveres cometido alguma infração será requisitado há empresa quem era o condutor da viatura no dia e local.

  3. Avatar de Kiko.FHM
    Kiko.FHM

    Só é pena que conheço esse site há imensos anos e até hoje n\ao consigo fazer login por “AUTENTICAÇÃO COM CARTÃO DE CIDADÃO – REGISTO PENDENTE DE VALIDAÇÃO”

    1. Avatar de Fui ali ver caracóis
      Fui ali ver caracóis

      Já somos dois a resposta deles é .. tente de novo

      1. Avatar de Ifm
        Ifm

        Não é fácil…
        Mas primeiro pede a chave móvel digital no PC, mesmo no PC, no telemóvel tablet mesmo com a versão para PC aquilo fica esquisito.
        Depois de teres isso e conseguires fazer login no portal de autenticação online via PC, então sim abre a APP e faz login

    2. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Não tem a Chave Móvel Digital activada.

      1. Avatar de Aindanaoseitudo
        Aindanaoseitudo

        Não tenho Chave Móvel Digital ativada (nem queremos) e consigo aceder AUTENTICAÇÃO COM CARTÃO DE CIDADÃO, há muitos anos.
        E não sou só eu, são mais 5 cá em casa, sempre a bombar com dois leitores de cartão diferentes (um mais antigo outro mais recente).

        1. Avatar de Aindanaoseitudo
          Aindanaoseitudo

          Esqueci-me de frisar que tem que ter aquele papelinho que trás:

          – PIN da Morada: 0000 (convém alterar)
          – PIN da Autenticação: ****
          – PIN da Assinatura Digital: **** (Pedir para ativar)
          – Código Cancelamento: **********

  4. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Um Portal super desatualizado… a ideia é a otima, mas não serve de grande coisa o portal

  5. Avatar de Rui
    Rui

    Portal é bom a fazer contas
    Saldo Inicial 12
    Pontos ganhos 3 anos sem Infrações 6
    Total atual:
    15

    1. Avatar de H
      H

      O máximo de pontos que se pode ter na carta são 15 por isso está certo. Infelizmente não sobem infinitamente os pontos

  6. Avatar de AJMS
    AJMS

    Nunca tive infrações e consultei o cadastro que está limpo e só me aparece 12 pontos , pontos ganhos sem infração sumiram. Será que tenho de reclamar a falta dos 5 pontos?

    1. Avatar de Fui ali ver caracóis
      Fui ali ver caracóis

      Se te faltar é 3 pontos visto que o máximo é 15

  7. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Porque é preciso registar manualmente? Se eles já têm os dados da pessoa porque motivo com a autenticação do cartão de cidadão não permite entrar logo na ficha de utilizador e ver logo a informação?

  8. Avatar de Daniel
    Daniel

    Quando entro no portal, aparece-me a seguinte mensagem de erro:

    “Não é possível apresentar a sua conta corrente de pontos. Por favor, contacte-nos através do email: mail@ansr.pt!”

    Bah!

    1. Avatar de Pedro Soares
      Pedro Soares

      A mim acontece, desde sempre, a mesma situação.
      No entanto, no balcão do condutor (apresentado neste artigo), já me aparece a informação dos pontos, sendo o mais curioso informar que a fonte é a ANSR!

  9. Avatar de lu
    lu

    A questão é se isto conta como notificação oficial ou não a partir do momento em que alguém acede ao portal e a informação da contraordenação está lá

    1. Avatar de João Ferreira
      João Ferreira

      Isso é que me interessava saber também…

  10. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Não funciona. Faço login com a Chave móvel digital… e redireciona sempre para a página https://eportugal.gov.pt/

    1. Avatar de Magnifico
      Magnifico

      Evidentemente. Para autenticação da mesma.
      Depois retorna ao site do Portal das Contraordenações.

      1. Avatar de Nuno Amaral
        Nuno Amaral

        Pede novamente o login. E não sai disto.

        1. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Olhe que não….. Só se for algum problema com o browser que está a usar.

        2. Avatar de Magnifico
          Magnifico

          Acabei de o testar. Depois de introduzir o nº de telemóvel e a senha, envia um código por SMS. Introduzido este indica se autoriza o acesso aos dados necessários. Confirmado retorna ao site das contraordenações.
          “ÚLTIMO ACESSO

          2023-07-24 16:55:36”

  11. Avatar de Eugenia
    Eugenia

    Só que o portal está atrasado na informação, primeiro recebes a carta da multa e só depois é que aparece no portal, assim me aconteceu