Combustível simples ou aditivado? Quais as diferenças?

37 Comentários

Quem tem um veículo tem certamente a ideia da diferença de preço entre o litro de combustível simples e aditivado. Mas afinal qual a diferença entre o combustível simples e o aditivado?


Combustíveis aditivados têm mais substâncias extra

De acordo com as marcas de combustível, os combustíveis aditivados contam com substâncias extra na sua composição, que fazem com que estes combustíveis não tenham tantas impurezas. Os chamados combustíveis simples também têm aditivos, mas em pequenas proporções (ou as suficientes para cumprirem as normas ambientais).

Os aditivos permitem uma melhor limpeza do depósito, das válvulas e dos injetores e uma maior lubrificação do sistema de injeção. Além disso, o uso de combustível aditivado torna as emissões para a atmosfera menos nocivas.

Assim, uma vez que os combustíveis aditivados  têm mais substâncias extra é natural que o preço também seja superior face ao combustível simples.

Os postos de abastecimento são obrigados a “comercializar combustíveis simples – gasolina e gasóleo rodoviários”, de acordo com o decreto de Lei nº. 6/2015. No entanto, é normal que haja muita publicidade para os combustíveis aditivados das marcas, que dizem garantir melhor desempenho e também melhor proteção do motor.

Leia também…

Preço dos combustíveis vai subir na próxima semana

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marko
    Marko

    O meu só levou BP Ultimate Diesel e Repsol Diesel e+10 Neotech e 5 em 5 mil km’s ainda leva com aditivo Liqui Moly… Equipa que ganha não se mexe 😀

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Mentiroso sou eu e não minto tanto…

    2. Avatar de António
      António

      V. Ex.ª ainda anda a fumarento?!

  2. Avatar de Grunho
    Grunho

    O que faz trabalhar os motores são os kilojoules contidos no combustível, que são exactamente os mesmos por unidade de volume a temperatura igual. O aditivo não acrescenta kilojoules, portanto a ideia de fazer mais kms por causa dos aditivos é completamente otária. Dizem que evita a formação de depósitos e sujidades nas condutas e injectores. Dizem…

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Pois então aqui por esta resposta se vê o que vossa excelência percebe do assunto, ou seja absolutamente zero…

      E sim existe diferenças entre usar combustível sem e com aditivos ao contrario do que pensa, mas estar a explicar a alguém que nem sabem o que é o pipo de uma roda, nem vale a pena perder tempo…

      1. Avatar de David
        David

        Todos os combustíveis vendidos na Europa respeitam uma norma. Os carros são feitos para trabalhar com essa norma.

        Com base neste facto, acreditar que um combustível premium trás vantagens só tem uma consequência: gastar mais dinheiro em energia.

        1. Avatar de Refinado
          Refinado

          mais um iluminado que pensa que sabe, ele disse bem o outro manda bocas sem saber nada do assunto, logo depessa vem outro dar barraca, dizer o que pensa que sabe, amigo continue a pensar assim o simples cumpre as normas minimas, não quer dizer que sejam as ideais para usar todos os dias como apregoa, dai existir os combustiveis premium, as diferenças existem estão comprovadas, se só usa o carro para andar 2 dias por semana meta o mais barato, mas depois não venha dizer aos que gastam milhares de litros por percorrerem km’s a rodos por mês que não existe diferenças, só se está a enterrar por total desconhecimento no assunto, tal e qual como o user grunho em qualquer outro topico…

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            8000 km por mês e sinceramente não vejo diferenças

          2. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Desculpe, por semana

        2. Avatar de AdN
          AdN

          Os eletrodomésticos de marca branca dão a mesma garantia de 3 anos que as marcas conceituadas. Também cumprem a legislação mínima para as funções a que se destinam. Posto isto: um aspirador de marca branca é igual a um aspirador da Bosch (por exemplo)?
          Acho que ja entendeu o conceito, nos combustiveis é igual. Pode não significar nenhuma diferença no meu carro e no seu, mas em muitos motores diesel já conhecidos, há sem duvida muita diferença, e em tudo: kms a mais, menos avarias, etc…

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Cá o je é o mais simples possível, tanto para o gasosas como para o zagoil.

    1. Avatar de António
      António

      A poupar é que pode não estar o ganho.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        Olhe q não. Como a tanga das octanas foi pelo cano abaixo, inventaram essa para sacar mais uns cobres ao pessoal. Diz-lhe quem já usou muitos depósitos dos 2 de várias marcas.
        É não poupa nada. Se quiser obtém o Ecologic ás 4ªs feiras pelo mesmo valor.
        Único veículo q tenho em q usava Ultimate100 é uma mota alterada. Como deixou de haver a 100, agora é 98 de qualquer marca.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          O meu carro tmb queima tudo e por consequência só bebe do mais barato mas o que é facto é que há cerca de meia dúzia de anos enchi o depósito da minha mulher na petroiberica e ao fim de meia dúzia de kms começaram os erros no sistema de anti poluição. É igual é igual… Mas não é.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Epá oh Hugo petriberica tb n conheco. Qd digo tudo é de PRIO para cima. Vá lá,Alves & Bandeira se estiver enrascado eheh

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            É do grupo Alves bandeira.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ok então nem qd estiver enrascado eheheh

        2. Avatar de Ban
          Ban

          Pois eu no meu mazda 3de 2019 com 95 faço 580km por depósito até acender a luz, com 98 faço 740km nas mesmas condições, com a cmax a gasóleo também verifiquei uma diferença, mas menos importante, faço mais ou menos 60 70km a mais com o aditivado.

  4. Avatar de Frebia
    Frebia

    Meus amigos, tudo se resume a um bom óleo (API SN) ,de 10 a 15 Mkm e um aditivo para limpeza de Injectores de 10 em 10 Mkm.
    Não se deixem ludibriar,nem em conversas sem fundamento, é só vendedores de ilusões e banha da cobra.
    Bem hajam.

    1. Avatar de Lopes
      Lopes

      Só te falta dizer que tens um carro com mais de 30 anos e está tudo explicado, ahahah e depois são ilusões e banha da cobra…

    2. Avatar de António
      António

      Outro, a fazer fumo na via pública.

      1. Avatar de Armindo
        Armindo

        Tenho um carro com quase 24 anos,que sempre usou gasolina da que vocês dizem ser fraca,e problemas de motor e consumos?Nenhum e sempre passou nos testes de inspecção de CO com valor de 0,00%.E esta,Hein?Ha,o motor e a centralina nunca foram mexidos,está tudo de origem,e é Toyota.Agora tirem as vossa miseras conclusões…nunca usou uma gota sequer da gasolina que vocês dizem ser a melhor!!!!

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Toyota eram máquinas de combate. Carros pra vida. Muito boa gente tem a mania de andar a mudar de carros pra manter as aparências e só enterram dinheiro. Se não dá problemas não se mexe. O meu tem 21 anos e as despesas que me dá é combustível, inspeção, pneus de longe em longe e também de longe em longe um ou outro problema se desgaste, tipo foles de transmissão e assim.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Yens razão

        2. Avatar de JJ_
          JJ_

          A conclusão é simples de tirar, a 24 anos atras não havia combustível aditivado (ou o que havia era muito fraquinho) e ainda se podia usar 95 (que é melhor que 98). Então, o seu carro foi desenvolvido nessa base.

          Alem disso, um carro com +20 anos, é irrelevante usar ou não combustível aditivado, visto que não irá realmente fazer grande diferença.

          As tecnologias evoluem. Isso faz lembrar o que muitos dizem, que o start&stop estraga as baterias… estraga as baterias que não foram desenvolvidas para essa finalidade. As pessoas é que gostam de ir ao mais barato e depois queixam-se.

          1. Avatar de Grunho
            Grunho

            Pelo contrário, 20 ou 30 anos de serviço com combustível simples sem injectores nem rampas entupidas ou obstruídas é a prova provada que o aditivado não ia fazer absolutamente nada. Há quem não saiba isso, mas o aditivo não altera absoluta nada à octanagem ou ao poder calorífico do combustível. Teoricamente serviria para proteger injectores. Mas nem para isso é necessário.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O índice de octanas é importante que não seja descurado em motores com elevada taxa de compressão. Quanto maior o número de octanas, maior é a compressão que o combustível consegue aguentar antes de inflamar e evitar a detonação susceptível de provocar dano no motor.
            Portanto é a única variável a reter aqui e a merecer especial atenção, sobretudo qd se tem nas mãos um maquinão.
            De resto dizer que incrementa a potência em motores convencionais é mais uma balela a exemplo dos aditivados.
            A meu gasosas anda a 95 pq não há 91RON no mercado. Se houvesse poderia usar sem nenhum tipo de problema. Por curiosidade, o Supra é um maquinão e tb se aguente com 91 RON, se necessário. Portanto nada como consultar as recomendações do fabricante.

  5. Avatar de Frebia
    Frebia

    Não é o caso , mas e se fosse……
    Afinal o que é que está em causa para si ……
    O Zé que fumas !?

  6. Avatar de Pensador
    Pensador

    Cada um tem a sua teoria É por isso que a sociedade está neste estado lastimável… segundo a legislação os combustíveis são legais, seja simples ou aditivado ,portanto, compra se o mais barato… há por este país uns rapazotes também muito inteligentes compram veículos a diesel caríssimos ,construídos para poupar, e depois os patetas vão alterar todos os parâmetros e andam por aí ,só a poluir, tanto fumo que o resto das pessoas nem os vidros podem abrir no final não há poupança nenhuma, gente pateta…

    1. Avatar de LMR
      LMR

      Acabaste de dar outra teoria sobre o assunto, portanto sobre a tua outra teoria da sociedade, contribuíste a dobrar para o estado lamentável da sociedade

  7. Avatar de Danos Colaterais
    Danos Colaterais

    O Pedro Andersson, jornalista da SIC, chegou a fazer uns testes com combustíveis aditivados, vale o que vale, até porque os testes não tiveram em conta sempre o mesmo trajeto ou velocidades, mas afirmou que notou que conseguia fazer mais km com o combustível aditivado da shell, fica o link para quem quiser ouvir:
    https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9mZWVkcy5zb3VuZGNsb3VkLmNvbS91c2Vycy9zb3VuZGNsb3VkOnVzZXJzOjczNTAzMTE4MC9zb3VuZHMucnNz/episode/dGFnOnNvdW5kY2xvdWQsMjAxMDp0cmFja3MvMTQyNTI1NDQ3Mw?sa=X&ved=0CAUQkfYCahcKEwiwldnI1pn-AhUAAAAAHQAAAAAQNQ

  8. Avatar de JR56
    JR56

    Quando tive um Opel City há muitos anos só usava gasolina Shell.
    Na rotunda do “Relógio” havia um posto Shell.
    Quando foi preciso mudar a junta da cabeça os pistons estavam limpinhos como novos 🙂

  9. Avatar de Paulo Duarte
    Paulo Duarte

    Maior parte das estações de combustível metem simples no depósito de aditivado. Quem reduz o tamanho do pão também reduz no combustível. Sonae o maior traficante em Portugal

    1. Avatar de AdN
      AdN

      Se s abe do que está a falar, devia era apresentar queixa com as provas que tem! Qualquer marca arrumava logo com esse gerente de posto!

      1. Avatar de António
        António

        Ele até escreveu “Maior parte”, ou seja, mais de metade! Além dos responsáveis pelas bombas, ainda está a incriminar os motoristas dos camiões cisterna abastecedores!
        Quanto a mim, é mentira.

        1. Avatar de AdN
          AdN

          Nem maior parte nem menor parte, eu não me acredito que alguém faça isso, é fácil de ser apanhado, pois tem que ter o tanque permanente em infração, e acho que não vale o risco. Estou como você disse, para mim é mentira.

  10. Avatar de PTO
    PTO

    Aditivado, sem qualquer dúvida.

    No meu Corolla D-4D de 2006 nota-se bem a diferença entre o simples e o aditivado, não só na performance como no barulho do motor.

    Só leva gasóleo Evologic, que com os descontos que existem um pouco por todo lado a maior parte das vezes fica praticamente ao preço do gasóleo simples.

    E quando não existem descontos em cupões, uso o cartão Galp Frota que me dá 9 cêntimos p/litro de desconto.