Combustíveis: o sobe e desce de preços volta para a semana. Saiba quanto

23 Comentários

A semana termina uma vez mais com a informação relativa à variação de preços dos combustíveis de referência, nomeadamente o gásoleo simples e a gasolina simples 95, esperada para a próxima semana. Há subidas e descidas.

Combustíveis: o sobe e desce de preços volta para a semana. Saiba quanto


Segundo os dados avançados, uma vez mais por fontes ligadas ao setor e com base na evolução do próprio mercado, os preços do gasóleo e gasolina vão sofrer alterações no arrancar da próxima semana.

O gasóleo simples deverá ter uma redução do preço de 1,5 cêntimos por litro, depois de ter aumentado na semana passada. Já a gasolina sem chumbo 95 deverá sofrer um novo aumento na próxima segunda-feira.

No site da DGEG é possível analisar a evolução diária dos preços, onde é notória a tendência de aumento do preço da gasolina.

No entanto, de acordo com a Apetro, o preço médio de venda ao público da gasolina caiu 14,5 cêntimos por litro e o do gasóleo recuou 12,5 cêntimos por litro no primeiro trimestre de 2023 face ao período homólogo. Sendo que, relação ao trimestre anterior verificou-se uma descida das cotações de todos os produtos. Em relação ao trimestre homólogo, houve uma descida nas cotações do Brent e do Propano e uma ligeira subida nas da gasolina e do gasóleo.

Além disso, como resultado de políticas governamentais, no 1º trimestre de 2023, o ISP aumentou, em média, 1,5 c/l na gasolina 95 e 2,8 c/l no gasóleo rodoviário. No GPL Auto manteve-se igual. O valor do IVA desceu em função da descida do PMVP de todos os produtos. A carga fiscal no 1º trimestre de 2023 representou 49,3% na gasolina 95; 41,3% no gasóleo rodoviário e 38,1% no caso do GPL Auto.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sepo Esperto
    Sepo Esperto

    Comprem um tesla e deixem de alimentar estas brincadeiras.

    1. Avatar de PM
      PM

      Eu não gasto o valor de um Tesla dos mais baratos em gasolina pelo menos durante 10 anos, ou mais.

      1. Avatar de isto é só rir!
        isto é só rir!

        “Eu não gasto o valor de um Tesla dos mais baratos em gasolina pelo menos durante 10 anos, ou mais.” – não te esqueças que tens que gastar dinheiro no carro também.

    2. Avatar de joanela
      joanela

      Se ainda fossem 2, um pra ir e deixar a carregar e outro pra voltar

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ahah boa!

    3. Avatar de António Alves
      António Alves

      a produção de eletricidade é Gratuita? Achas que se todos tivessem carros elétricos a energia produzida daria conta de tudo

    4. Avatar de Grunho
      Grunho

      Há disso à venda para o proletariado e classe média assalariada?

    5. Avatar de jão
      jão

      Comprem um V8, sejam felizes.

  2. Avatar de Vasco
    Vasco

    Se morar em Lx ou no Porto, e arredores, passe social: 480 euros por ano, sem mais gastos. Vá, taxi ou uber qdo absolutamente urgente e alugar carro nas férias, se precisar.
    O resto, é estragar dinheiro a menos que tenha um excelente ordenado (estraga na mesma mas custa menos).

    1. Avatar de Camurça
      Camurça

      e um roadster so para andar ao fim de semana e está bom

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Se morar em Lx ou no Porto, e arredores, a conta da electricidade de uma e bike são 15 euros ano. Menos de meio mês de passe social. Além disso, de S. Mamede ou do centro da Maia à baixa do Porto tira mais de 15 minutos ao transporte público. É só fazer a experiência.

      1. Avatar de yamahia
        yamahia

        A e-bike dura um ano com essa autonomia?

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Sim. Sem problemas. E quando perder muita autonomia é só levar a bateria ao jeitoso para ele substituir as células mais fracas.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            E porque não uma a pedais?
            Essa distância é pacifica!
            10 a 12 kms, certo?

          2. Avatar de Grunho
            Grunho

            A pedais melhor ainda, para quem não se importar de fazer esforço nas subidas e ficar a transpirar. Precisa só de poder tomar um duche no local de trabalho. Para os outros, a eléctrica transforma o percurso todo em plano, transpira-se menos que de carro.

      2. Avatar de Vasco
        Vasco

        Ou essa opção sim, mesmo para quem a use apenas sem ser em dias chuvosos. Vale bem a pena.

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Em dias chuvosos é só ir a uma grande superfície de bricolage e comprar uma capa de chuva ou fato inteiro de PVC para usar por cima da roupa.

    3. Avatar de moina
      moina

      Respondeu bem, se morar em Lx ou Porto. Mas Portugal não é so Lx ou Porto…,

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Infelizmente tem razão. E um pouco fora dos arredores dessas cidades já se começam a fazer sentir grandes dificuldades principalmente por causa dos horários limitadissimos da oferta disponível. Nos transportes públicos é que o estado deveria fazer grandes investimentos. E é melhor nem falar dos nossos miseráveis serviços ferroviários…

  3. Avatar de PJA
    PJA

    Eu tenho a melhor opção, para mim, claro. Utilitário de 1000cm3, 100cv, 5,4l aos 100, a andar bem. A circular como os BEV circulam menos de 5l.

    1. Avatar de isto é só rir!
      isto é só rir!

      “Eu tenho a melhor opção, para mim, claro. Utilitário de 1000cm3, 100cv, 5,4l aos 100, a andar bem. A circular como os BEV circulam menos de 5l.” – provavelmente não deve de conhecer os valores de consumos médios de um plugin-hibrido.

      1. Avatar de PJA
        PJA

        Quanto é custa um hibrido a mais? Isso não interessa, pois não?

  4. Avatar de jota
    jota

    É para aí a sexta semana seguida que a gasolina sobe!