Combustíveis: Não se esqueça de atestar hoje o depósito

18 Comentários

Os portugueses estão a ir este domingo às gasolineiras para atestar os depósitos. Tal acontece porque amanhã vai-se registar um dos maiores aumentos dos combustíveis das últimas seis semanas.

A partir de segunda-feira, o litro de gasóleo vai aumentar cerca de 11,5 cêntimos. O litro de gasolina deverá custar mais sete cêntimos.


Em Portugal continua em vigor o desconto do ISP equivalente à descida da taxa do IVA de 13% até ao final do ano, no âmbito do pacote de ajuda do Governo às famílias devido ao aumento dos preços. Além disso, a atualização da taxa de carbono vai continuar suspensa até ao final do ano.

A partir do final deste mês, os portugueses vão também receber novos apoios inseridos num pacote de medidas para travar o impacto da inflação. Entre as medidas apresentadas, encontra-se um pagamento de 125 euros para trabalhadores com um rendimento bruto até 2.700 euros mensais (pagamentos feitos a partir do dia 20 de outubro). Os pensionistas que recebem menos de 5.318 euros mensais vão auferir mais meia pensão.

Gasóleo vai aumentar cerca de 11,5 cêntimos e gasolina 7 cêntimos

Se precisa de atestar o depósito faça-o ainda hoje. A partir de amanhã o gasóleo vai aumentar cerca de 11,5 cêntimos e a gasolina 7 cêntimos.

Os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro do gasóleo simples em Portugal custa atualmente 1,756 euros por litro, enquanto que o da gasolina simples 95 vale 1,749 euros. Portugal tem a 11ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia e o gasóleo ocupa a 19ª posição do ranking europeu, segundo o  boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia.

Esta semana, os países exportadores de petróleo acordaram uma redução de produção na ordem dos dois milhões de barris por dia. Esta decisão, que provoca uma menor oferta, fez disparar o preço da matéria-prima.

Combustíveis mais baratos? Veja neste site

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado, pelo Decreto-Lei n.º 243/2008, de 18 de dezembro, o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Para além dos preços, disponibiliza-se, igualmente, informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sergio
    Sergio

    Todos aqueles que estão gerando os aumentos e os outros que governam e os industriais de guerras deveriam apresentarem-se aos palcos de batalhas, acompanhados pelos que consideram tudo natural porque ganham dinheiros fáceis, bem como, os riquinhos que vivem de heranças e dinheiros dos pais, avós e outros parentes que os sustentam.

    1. Avatar de o consciente
      o consciente

      Começaste bem o teu comentário, depois espalhaste-te: não é o meu caso, mas o que tem a mais que tem ou herdou dinheiro haver com o assunto?! Nada. Tu podes não ter nada, não herdar mas quando entra numa posição de poder, estragas tudo. E partiste do zero. Às vezes são os piores porque o pior é a inveja.

      1. Avatar de RC
        RC

        E já agora para os 2, que isso tudo tem a ver com o preço dos combustíveis?

  2. Avatar de André R.
    André R.

    Já não bastava ter desligado um cilindro, e ter ficado a trabalhar em 3, e agora com este aumento tenho de desligar outro…
    O futuro não são os elétricos! É o povo a empurrar os carros pela estrada fora…!

    1. Avatar de RC
      RC

      Se forem a pé gastam menos pneu e andam mais depressa. 😀

  3. Avatar de AlterTU
    AlterTU

    Nunca foi daqueles que corre para abastecer pois meto hoje quinta ja vou ter que meter outra vez que diferença faz,,,,

    1. Avatar de mamba
      mamba

      Depende. Se tiveres o depósito vazio e tiveres de encher/abastecer, faz bastante diferença.
      Agora se é para abastecer 5 ou 10 litros, concordo. Pouca diferença faz.

  4. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    30min de fila para poupar 5eur? Amanhã meto à vontade pois o combustível que gasto na fila e o tempo perdido valem mais que 5eur.

    1. Avatar de FAR
      FAR

      Depende do seu rate horário. Para muita gente se calhar um rate de 10€/h compensa. E, dado que toda a gente tem um telemóvel hoje em dia, sempre dá para por alguma conversa em dia 😀

  5. Avatar de JV
    JV

    Vou já lá a correr está a bom preço, 10€ para encher um jarrican de 5 Litros de gasolina simples…

  6. Avatar de MTL
    MTL

    O governo havia sim de multar as gasolineiras (Intermarché) que tem a prática pouco transparente e descaradamente desonesta de colocar avisos nas bombos que não há nenhum dos combustíveis ‘mais baratos’ – quando de facto há, só para poderem vender hoje esse mesmo combustível muito mais caro. Enfim – esses sim – deveriam ser multadas pelas autoridades, e boicotados pelos clientes.

  7. Avatar de MTL
    MTL

    O governo havia sim de multar as gasolineiras (Intermarché) que tem a prática pouco transparente e descaradamente desonesta de colocar avisos nas bombos que não há nenhum dos combustíveis ‘mais baratos’ – quando de facto há, só para poderem vender hoje esse mesmo combustível muito mais caro. Enfim – esses sim – deveriam ser multadas pelas autoridades, e boicotados pelos clientes.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Sabes o que podes fazer? Ir a outro sítio. Se se ‘recusam’ a vender a mais barata o problema é deles.

  8. Avatar de POV
    POV

    Eu meto sempre 20€

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Até ao dia em que 20€ não dão para ir à bomba 🙂

      1. Avatar de POV
        POV

        Enquanto o abastecimento mínimo for 5€ dará sempre para ir à bomba e abastecer.
        Quando o abastecimento mínimo for >20€ dará sempre para ir à bomba, abastecer é que talvez não 😀

    2. Avatar de mamba
      mamba

      passas é a por 20€ mais vezes por mês.