Combustíveis: Más notícias para quem tem veículos a gasolina

53 Comentários

Mais uma sexta-feira e começam já a surgir as primeiras previsões no que diz respeito ao preço dos combustíveis. Para a próxima semana há boas e más notícias. Fique já a saber a quanto ficará o gasóleo e a gasolina.


Combustíveis. Gasolina sobre 2,5 cêntimos/litro e gasóleo desce 2 cêntimos/l

Os preços dos combustíveis vão sofrer alterações na próxima segunda-feira, apurou a CNN Portugal junto a uma fonte de mercado, tendo por base os preços internacionais dos produtos refinados e do petróleo.

A gasolina deverá subir 2,5 cêntimos/litro, enquanto o gasóleo vai custar menos 2 cêntimo/litro.

A concretizar-se estas alterações, e tendo em conta o preço médio praticado esta semana nos postos de combustível, a gasolina, em média, será vendida a 1,69 euros por litro e o gasóleo a 1,52 euros por litro.

Preços dos combustíveis online por posto

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Este portal tem dados caracterizadores dos postos de abastecimento de combustíveis localizados no território continental de Portugal, para o consumo público e cooperativo, cuja responsabilidade pelo cumprimento é dos titulares das respetivas licenças de exploração.

Combustíveis

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de incrédulo
    incrédulo

    Boa tarde,
    Alguém me consegue explicar porque razão é que a gasolina continua a aumentar e o gasóleo a descer!?
    Não consigo entender, a gasolina é mais vantajosa, pelo menos em carros ligeiros de passageiros, não?

    1. Avatar de Naodouonome
      Naodouonome

      Nao, se pode calcular assim desde maneira. Tem tudo a ver com o valor do carro e distância percorrida podia.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Basicamente porque os consumidores de gasolina estão a meter dinheiro nos bolsos dos consumidores de gasóleo. O estado está a extorquir-lhes quase 20 cêntimos de imposto fixo (ISP+IVA sobre ISP) em litro para subsidiar fiscalmente o gasóleo barato a outros, que são parasitas de quem tem carro a gasolina. Isto apesar de um litro de gasóleo produzir mais 14% de CO2 que um de gasolina (2,64 kgs contra 2,31 kgs) e ser uma catástrofe ambiental e de saúde pública nos poluentes tóxicos e cancerígenos. Depois, há as flutuações sazonais, em que no inverno sobe a cotação do gasóleo porque concorre com o mazute de aquecimento e na primavera e verão sobre a cotação da gasolina por causa da “driving season” dos EUA.

    3. Avatar de Kush
      Kush

      Os transportes de mercadoria, máquinas agrícolas e de construção utilizam gasóleo, a gasolina praticamente e para ligeiros de passageiros

      1. Avatar de Grunho
        Grunho

        Os transportes de mercadoria, máquinas agrícolas e de construção não servem para as pessoas levarem os filhos à escola.

      2. Avatar de JL
        JL

        E os que usam gasóleo nos seus veículos de passageiros beneficiam disto porquê ?

    4. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      É simples… o número de carros novos a gasolina (ou PHEV) está a aumentar, isto porque os novos a gasóleo estão em declineo, não só em Portugal, mas na Europa… portanto há que aumentar a gasolina!

  2. Avatar de João
    João

    Tudo a roubae

  3. Avatar de Tiago
    Tiago

    Sempre que se aproximam épocas festivas aumentam quase sempre porque será ?

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Não está na hora de começar a popularizar o E85?

    1. Avatar de JL
      JL

      Está disposto a pagar por isso ?

      1. Avatar de Artur Morais
        Artur Morais

        Eu e muitos entusiastas do mundo automóvel estariamos perfeitamente, já andamos a pedir isso a decadas e nada.

        Obviamente que ia ser mais caro, mas quem ia andar de E85 não ia ter essa preocupação de certeza.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Porquê? O E85 é mais caro?
        Já vimos que no Brasil o Etanol até é mais barato.
        Na Europa o E85 é significativamente mais barato, na ordem de quase 1€ litro, Quem é que não estaria disposto a pagar por isso?

        1. Avatar de JL
          JL

          Mais barato porque não há procura dele.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Mais uma vez está enganado em relação a esta matéria.
            -Há em França cerca de 1,5 milhões de carros com a faculdade de poderem usar E-85
            -O E85 já representa 6% da “gasolina” consumida no pais (apenas em 1 ano, de 2021 para 2022 subiu 2% e em 2023 continua a crescer
            -Para ter uma ideia, se há uma coisa irrelevante e com pouca procura são os BEV com apenas 275000 unidades registadas.

          2. Avatar de JL
            JL

            Não entendeu, mais barato porque sai mais caro…..

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            Sai mais barato. Pelo menos em França, na Suécia e na Finlândia.

          4. Avatar de JL
            JL

            Quando o pão lhe começar a ficar caro devido a isso, depois falamos.

            https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/7682?locale-attribute=en

            Por acaso não, Na Suécia já está mais caro que a gasolina e Espanha, ui ui.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O pão já está mais caro, assim como outros bens de 1ª necessidade não por causa dos bio, mas sim pelas estupidamente altas taxas com que a UE resolveu castigar os combustíveis que servem de suporte aos transportes actuais. Para depois entregar aos BEV mais poluidores e também ao sector da electricidade.
            Tudo em nome do ambiente, que só piora de ano para ano!

          6. Avatar de JL
            JL

            Depois vai ficar ainda mais, já que usa cereais na mesma.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não é preciso usar cereais!
            é possível fazer as coisas sem que interfira na cadeira alimentar. E é isso que actualmente está a ser feito.

            P.S. Ainda não tinha ouvido falar,. Mais uma opção HVO100 muito igual ao Diesel actual, simplesmente isento de fósseis. E Eventualmente melhor que o Biodiesel.

          8. Avatar de JL
            JL

            Não é preciso ? então produz etanol com quê ? magia ? no seu mundo deve ser.

            O HVO Hydrotreated Vegetable Oil, portanto o vegetable oil deve ser feito de; deixe-me pensar ? couves ?

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      E85 não existe em Portugal. Em toda a Espanha há 5 postos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Vê França, Suécia e Finlândia.
        Fica o exemplo de França:
        33% das estações de serviço já disponibilizam E85
        -95% dos carros a gasolina em circulação são facilmente adaptáveis. Não precisa ser um flex
        -1,11€ preço por litro hoje 1-ABR-2023
        https://www.bioethanolcarburant.com/

        1. Avatar de JL
          JL

          Sonhos de quem o promove. Lol

        2. Avatar de JL
          JL

          Um link interessante, apesar de ser mais barato, o carro gasta mais, segundo eles ficou 25 % mais caro que andar a gasolina.

          https://www.edmunds.com/fuel-economy/e85-vs-gasoline-comparison-test.html

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Gasta mais cerca de 20% em litros mas compensa pelo preço que a gasolina mas compensa pelo valor 70% mais baixo.
            Um carro que passe andar a e85 vai poupar entre 600 e 1000€ em combustível durante 20000 kms.

            Aqui a grande questão é mesmo:
            – Temos mesmo necessidade de sujeitar o planeta já moribundo aos custos ambientais resultantes da produção de baterias? E ao mesmo tempo ficarmos condenados a transportar para toda a vida um peso morto de 500 kgs?
            Ou é melhor evitar castigar mais o planeta e usarmos o que já existe para fazer a vida? Entre biocombustíveis e electricidade os Bio ganham de goleada

          2. Avatar de JL
            JL

            Vai vai, deve ser por isso que todos usam e95.

            Então mas ainda há bocado eram 33 % que podiam usar, é mais barato e apenas 6% usam ?

            LOL você quando vê um texto que lhe alegra os olhos, não vê mais nada.

            Atenção, não tenho nada contra esse combustível, só vejo cada vez mais pessoas e mecânicos a dizer que não compensa, porque apesar de não ficar mais barato, as contas no mecânico aumentam, e sim, ainda há mecânicos sérios.

          3. Avatar de JL
            JL

            70% mais barato ? tem a certeza que sabe fazer contas ?

            Então e os custos ambientais, económicos e sociais de produzir esse combustível, talvez deva ler o relatório, um combustível tira comida da boca das pessoas, tem a certeza que quer alimentar esta ideia ? Eu estou de acordo com eles desde que não sejam usados terrenos de cultivo para o produzir.

            500 kgs ? que interessa o peso que transporta, se ao menos contasse apenas o peso a mais, ou o seu não tem motor ?

            Mesmo pesando a mais são 5x mais eficientes, que interessa o peso, não estou com ideias de andar com ele nos braços.

            Enfim, santo preconceito, no caso do hidrogénio vai andar a transportar uma bomba ambulante, mas ai já está tudo bem. LOOOL

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            x = 0,76 * 100 / 1,12
            x = 67,86%

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sendo que 1.12 é o preço l do etanol e 0,76 a diferença de valor litro para a gasolina.

          6. Avatar de JL
            JL

            Na minha terra uma coisa que 50% de outra, quer dizer que custa metade.

            Lol

          7. Avatar de yamahia
            yamahia

            Quer dizer q gasta mais 50% é isso? Não amigo. É tipo GPL gasta mais 20%. Apenas a 5ª parte e não metade.
            Significa que considerando o valor q teria que gastar pelo equivalente a gasolina, o utilizador ainda fica no bolso com ~50cents por cada litro. Ao fim de 120 lts já tem o suficiente para encher novamente o depósito de 50lts e ainda sobra para o pequeno almoço.

          8. Avatar de JL
            JL

            Voltou a não entender ou fingir que não entende. Loool

          9. Avatar de yamahia
            yamahia

            Artigo de 2009 e os EUA não são a Europa.

        3. Avatar de JL
          JL

          “2. Conclusions
          Biofuels from crops never made sense. They are worse for the climate, worse for biodiversity and
          contribute to higher food prices. Biofuels from animal fats (tallow) rely on industrial livestock farming
          with its known dramatic impact on climate and nature, and of course the well-being of the animals
          themselves. Large parts of available animal fats are also a highly sought after raw material for other
          industries, like pet food production. Used cooking oil as a feedstock sourced in Europe does not come
          with these negative consequences, but is very limited in supply. Europe is already importing more than
          half of its UCO consumption for biodiesel.”

          https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2022/06/202206_Billions_wasted_on_biofuels_TE.pdf

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Lá vem VC com a T&E. Esses lunáticos já não contam para o totobola.

            Voltando ao peso, você não entende mesmo pois não?
            Fique-se com o S Plaid a levar ratada de 30s volta de um simples Clio.
            Analise a banheira que é o carro com mais de 2TONS.
            Até dá dó
            https://youtu.be/jQQEqQGhzYo

          2. Avatar de JL
            JL

            São lunaticos porque nao dizem aquilo que você quer.

            Mas as pessoas compram carros porque em pista fazem uns segundos a menos quando chove ?

            Qual é o seu clio rs ? Aliás de são tão bons porque a renault acabou com eles ? Deviam ser o carro mais vendido de todos os tempos.

            Enfim.

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            A prova de que são lunáticos é que nesse artigo q você linkou, começam logo por dizer que o E85 é 70 a 120% mais caro q a gasolina qd a gente está a ver que é precisamente o contrário.
            Portanto só podem sofrer de alucinações, tanto nesta como em tantas outras questões relacionadas com a mobilidade que desacredite o BEV.

            A questão do Clio foi só para lhe provar que o peso importa para uma mobilidade eficiente e que nem tudo gira à volta da potência ou do binário instantâneo.

            A Renault descontinuou o ClioRS pela mesma razão que a VW descontinuou o Luppo manco que gastava 2ou 3litros aos 100. Ou seja, foram vítimas dos ideais dos alucinados da UE q impuseram elevadas penalizações sob a forma de € sobre emissões que as marcas sofrem e não terem forma de serem diluídas em carros de baixo custo.
            Portanto ficaram muito contentes por terem inviabilizado o carro mais amigo do ambiente e mais economicamente acessível do mercado.
            Sim pq para eles os BEV poluem ZERO. Se assim não fosse o manco ainda andava aí a poluir metade de qualquer BEV. Pobre planeta que está nas mãos desta gente de vistas curtas.

          4. Avatar de JL
            JL

            Eles não falam dessa diferença do E85, falam sim do biodiesel, o que é uma verdade.

            Pois não gira, gira muito mais à volta de eficiência, já que as pessoas compram carros para andar no dia a dia e não em pistas que nem se sabe se havia competição ou não, posso postar aqui videos de twingos a passar por ferraris nessa mesma pista, e não prova que os twingos são mais rápidos.

            Foram vitimas de quê ? LOOOOOOOOL
            Então a ue quer carros economicos e a ue probiu ? não posso acreditar.

            Sim, está farto de saber que os bev poluem zero naquilo que apenas consideram nos a combustão como poluição. Pensava que isto era de cultura geral.

  5. Avatar de Artur Morais
    Artur Morais

    Eu e muitos entusiastas do mundo automóvel estariamos perfeitamente, já andamos a pedir isso a decadas e nada.

    Obviamente que ia ser mais caro, mas quem ia andar de E85 não ia ter essa preocupação de certeza.

  6. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Onde viu que estava mais caro? Em Março de 2023, o preço médio do litro de E85 na Suécia era de cerca de 10,65 SEK, o que equivale a cerca de 1,06 EUR. A gasolina está praí a 2,00€.
    A diferença ainda é maior que em França!!

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        De qq forma mais barato que a gasolina. Não compensa é como em França!
        Mas poupa o ambiente. Pode ser que a UE caia em si e transfira tb uns biliões de créditos de carbono para estes combustíveis alternativos em vez de entregá-los ao Musk 🙂

        1. Avatar de JL
          JL

          Lol

          Se não compensar você não abastece, ou tem de ter uma grande diferença, ou ninguém o coloca no carro.

          Portanto é mais um combustível que só funciona quando altamente subsidiado, tipo hidrogénio. Lool

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É capaz de ficar “ela por ela”, a consciência ambiental dos suecos faz o resto.

          2. Avatar de JL
            JL

            E também a consciência social e económica, portanto dificilmente vão meter um combustível só porque tem menos algumas emissões.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tem menos algumas emissões? Os biocombustíveis são neutros em CO2.
            Dependendo da origem da electricidade essa observação é valida para os BEV (não contacto com a bateria)

          4. Avatar de JL
            JL

            Ser neutros não é ter emissões oh chefe, e quando se fala em neutro é só para o co2 e ainda assim gostava de saber se os tratores que usam nas culturas também os usam e se a energia da sua produção incluindo destilação não vem do carvão que supostamente para si, ou vem da Alemanha ou da Polónia.

            Depois ainda tem o transporte.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vcs são muito engraçados.
            Quer dizer, a cogeração renovável for usada numa central (o escape dos BEV) para produzir electricidade, conta para a estatística da energia verde mas se for usada em carros já não conta. É isso?

            Qt ao que não é CO2 relembro-o que o efeito da sua libertação é muito mais preocupante numa central (o escape dos BEV’s) do que num carro moderno que dispões de todos os mecanismos para os minimizar ou mesmo anular.

          6. Avatar de JL
            JL

            Mas mudou de assunto porquê?

            Não estávamos a falar de combustíveis ?

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde é que mudei o assunto. O assunto é o mesmo ” biocombustíveis”

          8. Avatar de JL
            JL

            Não mudou ? leia lá outra vez.