Combustíveis: ISP voltou a aumentar em dezembro?

21 Comentários

Mas afinal o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) mantém-se como em outros meses ou está a aumentar?

Como temos vindo a acompanhar, o preço dos combustíveis tem vindo a baixar. No entanto, apesar das medidas de mitigação do aumento dos preços dos combustíveis, se manterem em vigor para o mês de dezembro, a carga fiscal voltou a aumentar.

Combustíveis: ISP voltou a aumentar em dezembro?


ISP: diminuição da carga fiscal passou a ser, desde 5 de dezembro

O Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) é um dos impostos especiais de consumo previstos na lei. É aplicado à gasolina e ao gasóleo, mas também a outros produtos, petrolíferos e energéticos, hidrocarbonetos e eletricidade.

Segundo informação do Governo, o mecanismo aplicável no ISP equivalente a uma descida da taxa do IVA dos 23% para 13% e o mecanismo de compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA, decorrente de variações de preços dos combustíveis, mantêm-se em vigor.

Tendo em conta a evolução do preço do gasóleo e da gasolina, estas medidas temporárias resultam numa redução do desconto do ISP em 3,9 cêntimos por litro de gasóleo e em 2,4 cêntimos por litro de gasolina. Mantém-se assim um desconto de 17,1 cêntimos por litro no ISP do gasóleo e de 15,4 cêntimos por litro no ISP da gasolina.

No entanto, considerando todas as medidas em vigor, a diminuição da carga fiscal passou a ser, desde 5 de dezembro, de 27,3 cêntimos por litro de gasóleo e de 24,7 cêntimos por litro de gasolina”.

A taxa de carbono vai continuar suspensa até ao final do ano.

De relembrar que antes da subida do ISP, o gasóleo estava a descer há sete semanas consecutivas e a gasolina há um mês.

Na próxima semana a descida do gasóleo pode ir até aos 10 cêntimos por litro, já no caso da gasolina o recuo deverá rondar os 7 cêntimos por litro.

Partilhar:
Tags:

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ifm
    Ifm

    Nos estamos com uma carga fiscal de loucos….

    Mas se, ainda dissesse mos, o SNS é muito bom, temos serviços públicos de qualidade, desde o transporte a justiça.

    Mas não é exactamente oposto, a nossa carga fiscal não se traduz em qualidade de serviços prestados.

    É a mesma sensação que ir a um restaurante de luxo e pagar 100€ por pessoa, e o espaço estar a cair de podre, os empregados serem arrogantes, e a comida ser lasanha pre feita de microondas.

    Somos um país de 3 mundo com uma carga fiscal se um país de um país super desenvolvido

    1. Avatar de Adriano
      Adriano

      Concordo, mas existe uma maioria que gosta disto… Infelizmente, mais 4 anos deste tipo

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Adriano, vou lhe explicar, em poucas palavras, o que se passa neste pobre país, a ser ultrapassado por tudo e todos.
        O PS sabe que o povo é manso e pouco evoluído e por isso faz dele o que quer.
        Como é que o PS se pode eternizar no poder, criando a mexicanização do regime?
        Simples, basta criar uma enorme legião de pobres, dar-lhes uns subsidiozitos e nas eleições essa enorme massa humana vai toda votar neles.
        Dado que o voto de um atrasado mental tem tanto valor como o de um génio da Nasa, está a ver o que pode acontecer, um partido eterniza-se no poder, uma vez com uns, outra vez com outros e outras vezes com maioria absoluta.
        O contra disto é que o país ficará cada vez mais pobre porque a emigração aumenta, os mais capazes não estão para aturar isto e vão embora e rapidamente o país se torna numa qualquer república latino americana.
        Com mais pobres, mais subsídios, portanto, está a ver a cena, é uma pescadinha de rabo na boca, alimenta-se a ela própria e sair deste situação é extremamente difícil porque a partir de uma certa altura já nem há oposição…
        Por isso é que o Socialismo diz que gosta dos pobres, gosta tanto deles que os multiplica por cem.
        Sempre foi assim e sempre será…
        Enfim, o que nos vale é a Europa senão seríamos o Paraguai Europeu.

        1. Avatar de Adriano
          Adriano

          Tentei escrever de forma condensada, não escrevi muito para não dar essa visão pois a realidade e infelizmente existem muitas pessoas do lado extrema esquerda e esquerda que gostam e querem que as coisas assim continuem, para continuarem a ter votantes e (cada vez mais) pobres. É como quando se houve muitas pessoas a dizer, exemplo do caso do auto voucher (do pseudo desconto), do aumento extraordinário pensões em plena campanhade 10€, “é melhor que nada”… é o “poucochinho” de mentalidade, as pessoas contentam-se com isso, não têm ambição, têm aversão a pensar, necessitam de ter um “poder paternalista” típico de extrema/esquerda que tira a alguém e distribui o tal “poucochino”, é essa a mentalidade e cada vez presente pois têm uma base de votantes elevada, desde a grande massa de pensionistas (sempre em crescimento), funcionários do estado (sempre a crescer) e dependentes de vários subsídios do estado, estes são potencialmente o grosso de votantes da maioria atual que fazem muito mais de 1/3 da população votante em PT.
          É o “poucochino” presente ma mentalidade tuga… já agora outra frase que ilustra o país que somos, é estarmos sempre de mão estendida para a europa, aquela frase “Now, can I go to the bank?” á ursula von der leyen que tanto me faz envergonhar como português e deveria envergonhar todos… mas é difícil o tuga que come gelados com a testa perceber isso.

          1. Avatar de PorcoDoPunjab
            PorcoDoPunjab

            Adriano, aqui mesmo neste local já disse mais do que uma vez que nós, como povo, não damos mais do que isto.
            Os mais capazes vão embora, a emigração está em alta, mas desta vez sem direito a directos do aeroporto a ver o pessoal a chorar.
            Substitui-se os tugas que vão embora por gente dos confins do mundo, sem qualificações, basta andar nas ruas e ver com atenção,e pense lá um bocadinho qual vai ser o destino deste país…
            É que não custa nada mesmo imaginar o que aí vem.
            Agora diga lá quando essa gente poder votar, porque se há partidos com interesse em dar cidadania rapidamente é os Blocos de Esterco e afins, em quem é que irão votar?
            Com isto estamos condenados a uma eterna miséria e andar sempre de mão estendida.
            E assim se transforma um país com 800 anos de história valorosa, em que durante vários séculos fomos os mais poderosos do mundo, num pedinte, sem orgulho, sem dignidade, tomado de assalto por autênticas quadrilhas de ladrões, com um povo amorfo, sem pensamento e sem vontade para nada.
            É este o retrato de Portugal actual.
            Já vem alguém dizer que não é bem assim.
            É assim. A realidade não tem ideologia, é o que é.

            Próximo ano a Roménia passa à frente no PIB, não tarda estaremos taco a taco com a Albânia….
            Mas se é isto que o povo quer, siga para bingo.

            PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  2. Avatar de Fusion
    Fusion

    Acho muito bem, e devia subir 50%. Não votaram neles? Então agora levem com eles

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Fusion, eu não votei neles e infelizmente tenho que os aturar…
      Lembram-se do PS andar a dizer votem em nós senão eles ( PSD ) cortam as reformas e os RSI?
      Resultado, pensionistas e ciganos e outros iguais foi tudo votar em peso no PS…
      Como é obvio, dizer a essa gente que os PS deixou o país na bancarrota é inútil….

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        dizer aos Porcos (sejam lá de onde forem) que
        são os Porcos que fazem a bancarrota
        é inútil
        https://carburantes.tumblr.com/post/702093260746817536/défice-comercial

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Miguel, quem sou eu para sugerir em quem se deve votar?
        Eu sei em quem voto, agora onde os outros votam eu não tenho nada a ver com isso.
        Até ver, cada um vota no partido que quer.
        Só que acho incrível como é que um partido político em que cada vez que lá está espeta com o país na bancarrota, eu vou recordar quando foram, para quem andar distraído, 1978 com Mário Soares, 1984 tb com Mário Soares e mais recente com o filósofo de Paris.
        como é que as pessoas dão maioria a gente desta?
        Digo lhe desde já que não entendo… a única explicação que encontrei e acho que é a mais adequada é a de que o tuga gosta de ser enganado e tem orgulho nisso.
        Portanto, estamos mal, sim, mas temos apenas e só aquilo que merecemos.
        E repare, isto vai ficar pior, mas muito pior….
        Vá pensando em quem deve votar, sem ser nos que dão cabo disto tudo de cada vez que para lá vão.
        Não precisa de agradecer…

        PorcoDoPunjab, o porco que não se deixa enganar

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          os Porcos acham que tudo se lhes é dirigido.
          não te perguntei nada, a ti.

          para te desenganares . .
          https://laurentinoregado.blogs.sapo.pt/as-falacias-sobre-a-bancarrota-7093

  3. Avatar de PedroFortunaGomes
    PedroFortunaGomes

    Todos temos de pagar o buraco cada vez maior das contas públicas , o governo ainda consegue disfarçar perante a Europa mas é inevitável um novo resgate a Portugal entretanto para costa continuar a sonhar com um lugar na Europa e deixar o país na banca rota continuamos a ser roubados por um governo onde a corrupção é tão normal que já nem o jornalistas falam com medo de represálias

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Pedro Gomes, vou só fazer uma pergunta simples.
      Estamos com a maior carga fiscal de sempre e o Costa vem paras tvs dizer que acabou a austeridade e baixou os impostos e as pessoas acreditam, o que é que vc espera de uma massa humana assim?
      Milagres? Isso só acontece no Estádio Da Luz, e muito raramente…

      Não damos mais do que isto. Ponto.
      Quem quer mais, quem acha que merece mais, tem que fazer as malas e ir embora.

      Segundo veio a público recentemente, um milhão de portugueses deixou o país nos últimos dez anos…
      Acha que este país tem futuro brilhante pela frente?
      Se tiver um cartão partidário da cor certa talvez se safe, caso não, é abalar….

        1. Avatar de PorcoDoPunjab
          PorcoDoPunjab

          Outra vez arroz?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            arroz? não.
            factos que os Porcos não sabem digerir.

  4. Avatar de Grunho
    Grunho

    O problema não é o ISP ser alto ou baixo. É o critério não ser o mesmo para o gasóleo, a gasolina, GPL, gás natural o lá o que for. São 51,421 cêntimos por litro para a gasolina e 34,216 para o gasóleo. O que dá uma diferença de imposto fixo (ISP + IVA sobre ISP) em litro de 21 cêntimos, que estão a ser extorquidos aos consumidores de gasolina para subsidiarem fiscalmente o gasóleo barato. Quando 1 litro de gasóleo são 2,64 kgs de CO2, contra 2,31 kgs para 1 de gasolina. Simplesmente escandaloso.

    1. Avatar de PorcoDoPunjab
      PorcoDoPunjab

      Grunho, parei de ler quando diz que o problema não é o ISP ser alto ou baixo.
      Só lhe agradeço ter colocado isso logo de início porque assim evitei perder tempo a ler o resto do disparate.
      Muito agradecido mesmo…

      PorcoDoPunjab, o encantador de burros

  5. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Para o Miguel o que importa é o gráfico dos carburantes…estarmos na cauda da UE não lhe interessa nada!
    Vota PS!