Combustíveis: ISP baixa na gasolina na próxima semana! Saiba quanto

43 Comentários

O sobe e desce do preço da gasolina e gasóleo  continua semana após semana. Com o fim de semana, começa a perspetivar-se o que será já na próxima semana.

De acordo com as informações, o ISP vai baixar na gasolina, com alívio de 24,6 cêntimos, e mantém-se no gasóleo.  Saiba quais os valores previstos para a próxima semana.

Combustíveis: ISP baixa na gasolina na próxima semana! Saiba quanto


Combustíveis: ISP baixa na gasolina com alívio de 24,6 cêntimos

O Governo determinou a redução da taxa do ISP na gasolina, a partir da próxima semana, traduzindo-se num alívio global de 24,6 cêntimos por litro, e manteve a taxa para o gasóleo, com uma descida de 21,5 cêntimos, foi anunciado.

Segundo o comunicado do Ministério das Finanças…

Tendo em conta a perspetiva da evolução dos preços na próxima semana, o Governo determina a redução da taxa do ISP em 0,5 cêntimos por litro de gasolina, a partir da próxima segunda-feira, dia 30 de maio

Por sua vez, a taxa de ISP aplicável ao gasóleo vai ficar inalterada, “considerando o desvio acumulado das semanas anteriores, que se estima ficar em 0,8 cêntimos por litro na próxima semana”.

Combustíveis: ISP baixa na gasolina na próxima semana! Saiba quanto

Assim, tendo em conta as medidas em vigor (mecanismo semanal da revisão do ISP e redução das taxas unitárias para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%), a redução da carga fiscal vai corresponder a 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 24,6 cêntimos por litro de gasolina.

Consultados os dados da DGEG, o preço médio da gasolina 95 simples está hoje em 2,029 euros/litro e do gasóleo simples está em 1,759 euros/litro (média em 2426 postos).

A gasolina aditivada 98 tem PVP de 2,194 euros/litro (média em 892 postos).

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jane Doe
    Jane Doe

    Os combustíveis vão baixar mais de 20 cêntimos para a semana??

      1. Avatar de Jane Doe
        Jane Doe

        Eu li, e cheguei ao fim sem perceber se o preço que vou pagar vai aumentar ou baixar, que é o que realmente importa.

        1. Avatar de RC
          RC

          Os únicos que mexem no preço final são os próprios donos das bombas, portanto terá de esperar para ver.

  2. Avatar de Jota
    Jota

    Apesar de mais uma vez o governo baixar os impostos sobre os combustíveis, as petrolíferas/gasolineiras vão subir o preço dos combustíveis em 2 cent./litro! Tudo normal…

    1. Avatar de Helio
      Helio

      Se as gasolineiras são privadas, e principalmente aquela que era nacional privatizada na primeira metade dos anos 90, elas fazem o preço que entenderem.
      Hoje choramos de um imposto ISP que foi criado com o orçamento de estado em 1986, e depois ainda levámos com o adicional em 2014.
      Coincidencia terem acontecido pela mesma cor politica

    2. Avatar de int3
      int3

      o preço cotado está a aumentar constantemente, o que é que os ISP tem a ver com a cotação internacional?!

  3. Avatar de Tiago Rodrigues
    Tiago Rodrigues

    Os impostos nunca deviam de ter baixado.

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    O que é que isso mexe no depósito? Absolutamente nada. Metes 20€ hoje e dá quantos litros? E segunda 20€ e quantos litros ganhaste?

    1. Avatar de Miguel aparecido
      Miguel aparecido

      20 euros? Eu so ponho 5-10 euros e chega bem. As pessoas continuam a usar o carro sem precisar. Usem bicicleta e transportes publicos seus preguicosos

      1. Avatar de old
        old

        Nada como falar de barriga cheia. Para muita gente é a única alternativa. Onde moro, um trajeto que de carro demora 5 minutos, de autocarro tenho de apanhar 2 e demora 40 minutos, isso tem algum sentido? Transportes públicos em Lisboa ou Porto são úteis, fora dessa realidade já não é bem assim. Já para não falar da questão do preço do combustível estar associado ao preço dos produtos que te são vendidos, portanto, quanto mais o preço do combustível baixar, maior vai ser a descida do preço dos produtos que te são vendidos. Criticar por criticar é fácil…

        1. Avatar de Miguel aparecido
          Miguel aparecido

          Se demoras 5min de carro usa bicicleta que demoras o mesmo. Um carro so circula a 50kmh dentro da cidade e uma bicicleta tem praticamente a mesma velocidade. Deixa de arranjar desculpas seu preguicoso

          1. Avatar de Silva
            Silva

            Gostava mesmo de te ver andar de bicicleta a 50km/h a subir declives elevados.
            Falar é fácil.
            A realidade é que nem tu estás disposto a fazer sacrifícios mas vens para a internet dizer m€&d@!

          2. Avatar de RC
            RC

            Como sempre, arranjam desculpas para tudo, depois dizem que tá caro.

          3. Avatar de Miguel aparecido
            Miguel aparecido

            Oh silva se demoras 5mins de carro não podes usar bicicleta no mesmo percurso? Declives acentuados? Bicicletas eletricas ja ouviste falar? Eu comprei uma e o governo ainda me reembolsou 500 euros e não preciso de carro para viagens pequenas. Para viagens maiores usem transporte publico e deixem de arranjar desculpas

          4. Avatar de old
            old

            E quem te disse que não uso? Até a devo usar mais que tu, no entanto se estiver a chover a potes ou se eu tiver que fazer as compras do mês, carregas tu por mim as compras? Fora muitas outras situações que não me dão grande alternativa. Vai morar par uma aldeia longe de centros urbanos e depois dá essa treta das bicicletas e transportes públicos a quem lá mora. Falar por falar é muito bonito.

          5. Avatar de Grunho
            Grunho

            Um carro dentro de portas de Lisboa e Porto nem a 5kmh circula, quanto mais 50. A maior parte do tempo está parado a fumegar e a ver o ordenado do otário a fugir todo pelo tubo de escape. E a ver as trotinetes e bicicletas e passar como foguetes.

      2. Avatar de MCakaZim
        MCakaZim

        O meu trajecto casa/trabalho sao 25min de carro sempre a subir e descer por estradas municipais. Queria-te ver a fazer o meu trajecto todos dias de bicicleta para chegar ao trabalho as 6 da manha.

    2. Avatar de RC
      RC

      Tenho um amigo que diz que para ele não baixou nem aumentou, ele mete sempre 20 euros. 😀 😀 😀

      1. Avatar de WhiskasSaquetas
        WhiskasSaquetas

        O problema é que o teu amigo em vez de 20€ mensais mete 20€ 15 em 15 dias lol ( Eu sei que é piada lol)

  5. Avatar de Jg
    Jg

    O preço médio do gasóleo indicado pela DGEG deve ter em conta os postos espanhóis junto a fronteira, só pode…

    1. Avatar de JS
      JS

      Tambem penso o mesmo alias ainda ontem a gasolina de 95 estava 2.159
      São todos uns Aldrabões ja não sei quem fala verdade
      Ainda ontem vi na manif da CGTP pouco pessoal a manifestar-se
      So manifestações para o Futebol
      Afinal os Portugueses estão bem e ganham muito bem

      1. Avatar de JC
        JC

        Desculpa mas acho que estas a falar de valores de postos de combustível na auto estrada.. porque aqui o mais caro que encontrei foi 2,07 .. porque no geral encontro a 2,04 na gasolina.. e se formos para as mais baratas estão a 2,0

        1. Avatar de JS
          JS

          Olha em que pais vives so de auto-estradas?
          Deves viver numa terra que so tem combustivel barato
          Vai aqui e ves os preços das Localidades
          Vem o Distrito do Porto e depois fala
          https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    As petrolíferas/gasolineiras deveriam ter um texto máximo de lucro de 20cent. Litro.
    Era o suficiente para dar imenso lucro e era o que tinham antigamente.

    Enquanto o estado não impuser essa margem de lucro max isto não vai lá .
    Estar a dar €€€_ aos especualdoroes, brokers, bancos, petrolíferas só porque sim não da. Aliás o governo falou de imposto sobre ganhos extras provocados por pandemia e guerra…onde está?

    Se não querem isso voltem ao menos ao autovoucher 20€

    Como está é só estúpido …a ganância do lucro supera sempre baixa de impostos

    1. Avatar de int3
      int3

      que margem de lucro? que é isso?

  7. Avatar de Há cada gajo
    Há cada gajo

    Agora também alinham em artigos de propaganda politica ? Façam serviço publico e digam o que realmente interessa : os combustíveis vão voltar a subir na próxima segunda-feira. Não há mais nada a dizer.

    1. Avatar de RC
      RC

      Ninguém sabe a não ser que cada gasolineira o comunique, são eles que escolhem o preço, é assim que deve funcionar uma nação.

  8. Avatar de José Costa
    José Costa

    O GPL não tem direito a desconto porquê, o governo pensa que quem tem carro a GPL é rico? ou á cidadãos de primeira e cidadãos de segunda não

  9. Avatar de Miguel aparecido
    Miguel aparecido

    Todos refilam com o preco da gasolina mas depois todos andam de carro com apenas uma pessoa la dentro. Usem transportes publicos, car sharing, bicicleta, o passe social custa 30 euros por mes. Os pobres não sao pobres por ganharem pouco mas por nao saberem gerir bem o seu. Aprendam a gerir o vosso dinheiro, deixem se de tabacos e alcools a meio do dia, andar de carro para todo o lado. O dinheiro não e de quem o gasta mas de quem o poupa. Um abraço a todos os que poupam e usam alternativas ecologicas

    1. Avatar de RC
      RC

      Eu não refilo, quanto mais alto ele estiver, mais eu poupo. 😀

    2. Avatar de Há cada gajo
      Há cada gajo

      Agora acorda e enfrenta a realidade : compras carros com um só lugar ? Qual a versatilidade desses veiculos ? O sistema de transportes públicos que tens é bom ? E vias para bicicleta ? Como vives nas Avenidas Novas em Lisboa, tens essa ideia, mas devias sair daí para veres o que é a realidade…

    3. Avatar de nuno a
      nuno a

      sem noção

    4. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      Seja bem aparecido. Mas não digas asneiras se não conheces outras realidades. Nem todos têm a mesma facilidade. E por esse comentário dos pobres, deves ser muito rico. Manda aí fotos do teu jato privado

  10. Avatar de BRUNO
    BRUNO

    SE ISTO FOSSE UM PAÍS A SÉRIO JÁ DEVERIA DE TER PARADO TOTALMENTE, CAMIÕES ATRAVESSADOS NAS AUTO ESTRADAS, ASSIM SIM.

  11. Avatar de Os
    Os

    Ó camarada, sinceramente, você já está a enervar com as papais que manda ao ar! É óbvio que o combustível está caro! É só gatunagem! 1º: os transportes públicos não funcionam bem em todo o lado. 2º: não queiram impor uma cultura que não temos, andar de bicicleta sem ser por exercício, semelhante à Holanda por exemplo. 3º: foi a indústria e as melhores condições de vida que nos levaram ao consumismo. Por isso, se eu quero e posso ter um carro, porque querem tirar – me o direito da liberdade de ter um?

  12. Avatar de Misha
    Misha

    O governo está a profissionalizar-se como máquina de propaganda – a oposição esfrangalhada cede e a maioria absoluta concede. Mas nos preços dos combustíveis é outra coisa: o primeiro-ministro foi ridicularizado pelas gasolineiras, que no primeiro dia se apropriaram de 40% da descida do imposto. Não nos surpreende. Mas o governo faz figura de parvo, as gasolineiras fizeram figura de espertas – e na verdade foram estúpidas.

    É que nem disfarçaram.

    Há quase um mês, aqui escrevi sobre o risco de a descida do imposto não repassar para o preço final: “Quem nos garante que as gasolineiras não vão apropriar-se de parte dessa descida? Ninguém. Pelos vistos, nem o Estado.” É que “o governo late mas o Estado não morde” e “não se compreende que não pressione as gasolineiras a fazer parte da distribuição dos sacrifícios”. Pedi-lhes o mínimo de decência: “não abocanhar parte da descida dos impostos contando que ninguém veja.”

    Toda a gente viu.

    De domingo para segunda, os preços só caíram 8,7 cêntimos. O Ministério das Finanças exultara na sexta e o primeiro-ministro gabara-se na própria segunda: “A redução do ISP num valor equivalente à descida do IVA para 13% traduz-se, já hoje, num desconto de 15,5 cêntimos na gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.” Como diria o outro: lol.

    Rir às gargalhadas o tanas, nem da propaganda do governo dá para rir. Medina e Costa não mentiram, fizeram a conta básica: a zomba vem das gasolineiras. Ou não têm nada na cabeça ou julgam que nada na cabeça temos nós.

    No dia em que sabiam que toda a gente ia olhar, ver, verificar, confrontar. Ao nem disfarçarem, atiçaram a turba. A estupidez é essa: deram legitimidade a todas as intervenções do Estado. Até a erradas.

    Isto não fica por aqui – António Costa não se presta a ser feito de palhaço. Mas vai fazer o quê?

    A ASAE, com que o primeiro-ministro bramiu agora a espada na fiscalização às gasolineiras, nisto não serve neste momento para nada.

    A ERSE, com que o governo bradou há quase um ano, não serviu uma só vez até hoje para verificar margens abusivas.

    A ENSE, que mede as margens das gasolineiras, acaba de ser decapitada pelo próprio governo, que demitiu o seu presidente na semana passada sem dar explicações, não se sabe se por pressões das gasolineiras que a criticaram quando denunciou aumentos das margens na pandemia, ou se por um ataque de mau feitio do secretário de Estado João Galamba.

    A AdC desaconselha tetos administrativos aos preços, porque todos seriam levados a alinhar no preço máximo.

    O Governo anunciou um imposto sobre ganhos extraordinários das petrolíferas, mas esse windfall tax foi só vento caído, nasceu num discurso do ministro da Economia e morreu no discurso seguinte.

    Se não quer fazer figuras tristes, António Costa tem de fazer à espanhola e pressionar as gasolineiras, não basta aconselhar-nos a “olhar com atenção para a fatura”.

    Olhamos com toda a atenção e o que vemos é que o petróleo subiu 13% em dólares e 20% em euros desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, ao passo que o preço do gasóleo subiu 11% e teria subido 21% se o Estado não tivesse baixado os impostos.

    E porquê? Surpresa! Porque as empresas cobram o preço mais alto possível que um grupo de consumidores esteja disposto a pagar. Não é crime, é o mercado a funcionar e isso está certo. Mas o mercado só funciona se funcionar a favor do consumidor, se houver concorrência e regulação atenta a desvios. Houve? Perguntemos às entidades daquelas siglas todas já citadas: “Não sabe/não responde”.

    É possível que as gasolineiras tenham vendido pouco combustível na semana passada, porque os automobilistas guardaram-se para esta segunda-feira. É possível que tenham pois querido compensar na segunda-feira, quando podiam contar com uma corrida às bombas. É possível que agora até desçam os preços nos próximos dias.

    O que não é possível é tomarem-nos por parvos, como estão a tomar o governo, enquanto os consumidores pagam mais e mais. Porque isto não é bem a lei do mercado, é a lei da bomba. Da bomba da gasolina.

    1. Avatar de RC
      RC

      Texto interessante, mas deixo uma pergunta, vê alguém a tomar atitudes em relação ao preço mais elevado dos mesmos ? Tipo -> POUPAR.

      Eu pergunto porque nunca vi ninguém a fazer.

      Não, isto é a lei do mercado a funcionar, se alguém tentar controlar o preço, pior vai ser.

  13. Avatar de Grunho
    Grunho

    Os consumidores de gasolina estão a pagar 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro (ISP+IVA sobre o ISP) para os de gasóleo o terem mais barato. A subsidiá-los fiscalmente. Isso é infame e vergonhoso – 1 litro de gasóleo são 2,64 kgs de CO2, contra 2,31 kgs para 1 litro de gasolina. O que é justo e urgente é indexar todo o imposto ao teor de carbono do combustível, seja ele gasóleo, gasolina, GPL ou lá o que for: tantos cêntimos por cada kg de CO2 que saia pelos escapes do carro.

    1. Avatar de RC
      RC

      Nem mais, tanto que o FMI tem alertando durante anos para isso:

      https://www.imf.org/en/Topics/climate-change/energy-subsidies

    2. Avatar de Daniel
      Daniel

      No dia a seguir esses 20 cêntimos seriam adicionados á conta final via gasolineiras. A ganância não tem limites.
      Não é por aí… Ao menos impostos ainda financiam saúde educação segurança…
      Tem é que se limitar os lucros extra obtidos pela especulação via guerra e pandemia.

  14. Avatar de Mario
    Mario

    Uma coisa mais interessante a discutir aqui seria como remover o acesso da SaltPay ao nosso portal das finanças já que o AutoVoucher acabou. Eles continuam a ter acesso aos nosso movimentos todos assim.

  15. Avatar de cunha
    cunha

    Reino Unido avança com imposto sobre petrolíferas de que Portugal abdicou

    Portugal falou mas não avançou, o Reino Unido não disse mas criou: um imposto sobre os lucros extraordinários das petrolíferas, que estão a ganhar mais dinheiro este ano com o aumento da cotação internacional do petróleo.

    O nome técnico é “windfall tax”, um imposto que tributa lucros obtidos por empresas que beneficiam de condições que não controlam nem provocaram.