Combustíveis: Gasolina vendida a 3,6 cêntimos acima da referência…

19 Comentários

Apesar de hoje haver uma entidade reguladora, os preços dos combustíveis tendem a variar. Como é sabido, os postos de combustível junto aos hipermercados vendem, normalmente, mais barato.

A média dos preços dos combustíveis nas gasolineiras ficou, na semana de 12 a 18 de setembro, no caso da gasolina, 3,6 cêntimos acima do preço médio semanal determinado pela ERSE e 3,3 cêntimos abaixo no gasóleo.  Saiba qual o preço de referência para esta semana.

Combustíveis: Gasolina vendida a 3,6 cêntimos acima da referência...


Combustíveis: Conheça o preço eficiente para esta semana

A informação do preços dos combustíveis consta do Relatório Semanal de Supervisão dos Preços de Venda ao Público, publicada recentemente pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Em termos percentuais, “a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 2,0% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 1,8% abaixo do preço eficiente”, lê-se no documento.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos, segundo a entidade reguladora.

Combustíveis: Gasolina vendida a 3,6 cêntimos acima da referência...

De acordo com a entidade reguladora, para esta semana (entre 19 e 23 de setembro), “o preço eficiente dos combustíveis, antes de impostos é de 0,953 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 1,167 euros/litro para o gasóleo simples”.

Após os impostos, o preço médio semanal fica nos 1,734 euros/litro e nos 1,845 euros/litro, para a gasolina 95 simples e para o gasóleo simples, respetivamente.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Trapz
    Trapz

    O problema é o qué que vai ser feito em relação a isso?
    Vao baixar o preço? São penalisados?
    O consumidor vai ter esse desconto?

    Nao fazem nada pois 3 centimos em cada litro a fim de uma semanada é muito dinheiro.

  2. Avatar de Keytek
    Keytek

    Isso não é nada, no domingo passado, dois postos de combustíveis da mesma marca, separados por 30km, tinham uma diferença de 9 cêntimos (0,09 Euros). Diferença no posto mais barato zona urbana com postos de 2km em 2km. No outro apenas postos de 15km em 15km.

    1. Avatar de Sabe-se lá
      Sabe-se lá

      Eu não concordo, mas a isso se chama oferta/procura…
      “Em terra de cego, quem tem olho é rei”

  3. Avatar de Food Eat
    Food Eat

    Não percebi a primeira linha, alguém traduz?

    1. Avatar de Vítor M.

      Lê devagar… “ Apesar de hoje haver uma entidade reguladora, os preços dos combustíveis tendem a variar. Como é sabido, os postos de combustível junto aos hipermercados vendem, normalmente, mais barato.”

      1. Avatar de Opiniões da treta
        Opiniões da treta

        Eu também não percebi a 1a. linha: onde está essa “entidade reguladora”? Regula o quê? Absolutamente nada!
        É só mais um organismo público, entre todos, que só serve para dar prejuízo aos contribuintes e fazer tudo o que os políticos mandam!

        1. Avatar de Vítor M.

          É o que é… agora se regula ou não… isso é outra coisa.

  4. Avatar de Beterraba do Punjab
    Beterraba do Punjab

    Mas as pessoas ainda não mudaram para eletricos porque? Ainda bem que a partir de 2024 so entra em Lisboa e Porto no centro quem tem carros eletricos ou hibridos.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ainda bem que somos todos ricos como você para comprar veículos elétricos e afins a torto e a direito…
      Viva a liberdade de circulação! !! Ironia, cada vez mais temos menos!!!

      1. Avatar de Mr. Y
        Mr. Y

        Dizer que limitar a circulação de veículos em certas zonas da cidade é não ter liberdade de circulação é ridículo, para dizer o mínimo.
        A isto chama-se política urbana, meu amigo…

    2. Avatar de JS
      JS

      Onde é que voçe vi/ouviu isso?
      Não se enganou?
      Nunca ouvi nada disso
      È a primeira vez

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Também digo!
      Não percebo como os portugueses não andam todos de Tesla!!!!
      Unhas de fome!!!!!

      Bora lá mais um crédito, que agora é que vamos ter juros ainda mais favoráveis para os endividados!!!!

  5. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    O que vale é que somos um povo manso. Noutro país e calhar já tinham incendiado alguns postos!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Há uma maneira mais simples. Não abastecer nos locais mais caros…

  6. Avatar de AJ
    AJ

    Eu gostava de saber o motivo da gasolina 95 normal custar mais 11 cêntimos p/lt da Galp do nos postes low cost? gasolina normal sem aditivos vindo da mesma refinaria.

    1. Avatar de TSSRK
      TSSRK

      Nos low costs eles acrescentam agua desmineralizada, na galp é agua Luso, o que implica a diferença do preço.

      1. Avatar de AJ
        AJ

        eu penso que a diferença é para compensar o desconto nos vales Galp, assim o cliente acha que está a ter desconto (não está) e a galp não perde nada.

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    Porque os postos deles são para gente fina, que não gosta de misturar -se com a gentinha dos low cost.

  8. Avatar de TSSRK
    TSSRK

    Quando é detetada uma discrepância de valores, na semana seguinte a erse deveria obrigar a dar essa discrepância a dobrar para não abusarem. Multas não servem ao cidadão comum de nada, apenas para as subvenções vitalícias e resgatar a tap mais uma vez.