Combustíveis: Gasolina e gasóleo vão descer! Saiba quanto…

46 Comentários

Mais uma sexta-feira e as previsões para os preços dos combustíveis já são conhecidas. Desta vez, a gasolina e o gasóleo deverão baixar, mas quase não vai sentir na carteira.

Combustíveis: Gasolina e gasóleo vão descer bastante! Saiba quanto...


Combustíveis: esta semana os preços estão em “banho-maria”

O preço dos combustíveis tem hoje um forte impacto na carteira dos portugueses. Depois de várias subidas nas últimas semanas, os preços dos combustíveis vão baixar na próxima semana.

A tendência será para “uma ligeira descida de 0,0026 euros na gasolina 95 e uma ligeira descida do gasóleo em 0,0011 euros”, afirmou fonte do setor à ‘Executive Digest’.

Combustíveis: Gasolina e gasóleo vão descer bastante! Saiba quanto...

Desde maio que os preços dos combustíveis estão a subir substancialmente. Em causa está o aumento da carga fiscal que já representa cerca de 50% do preço final, tanto na gasolina como no gasóleo, refere o canal. Estes preços dos combustíveis são referentes a dados fornecidos à DGEG por cerca de 2400 postos de combustível.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de kyllaz
    kyllaz

    Instalem a app HiQi onde conseguem obter 3 centimos desconto sobre preço em bomba na Prio

    1. Avatar de Warhammer
      Warhammer

      Depois leva cereais em vez de diesel 🙂

  2. Avatar de Urtencio
    Urtencio

    https ://eco.sapo.pt/2023/09/27/governo-tem-margem-para-baixar-mais-o-imposto-sobre-combustiveis-indica-a-deloitte/

  3. Avatar de ECG
    ECG

    “…Desde maio que os preços dos combustíveis estão a subir substancialmente. Em causa está o aumento da carga fiscal que já representa cerca de 50% do preço final, tanto na gasolina como no gasóleo, refere o canal…”!!!!!.
    Nem vale a pena perder tempo a comentar, deixo apenas, um grafico dos futuros de crude oil, onde clicando um 1D…PODEM VER O UP DA COMMODITY DESDE MARCO/MAIO, DE 65 ATE 95 (ATUALMENTE). Cerca de 47% up. E no mercado, ja ha quem espere price, acima dos 100. https://www.investing.com/commodities/crude-oil-streaming-chart
    Isto sao dados/factos, nao conversa pa boi dormir!

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Vai lá ver a Espanha comé q está

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Em Espanha está como cá – com uma forte subida dos preços dos combustíveis – causada pela subida do preço do petróleo no mercado internacional.
        “Em causa está o aumento da carga fiscal que já representa cerca de 50% do preço final” dá ideia que é por isso que os preços sobem, quando não tem nada a ver.
        Os preços estão com uma forte subida desde julho porque o preço do barril de Brent passou de 72,2 USD em julho para os atuais 92,5 USD, a caminho dos 100 USD (em junho de 2022 atingiu 114 USD).
        O link tem a principal explicação para a subida no 3º trimestre. No gráfico do escolham diferentes prazos, 5Y (Anos) é elucidativo). A invasão da Ucrânia começo a 24/02/2022.
        https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          e em frança? ide lá ver 🙂

          1. Avatar de yamahia
            yamahia

            Em França quem comprove q usa o carro para ir para o trabalho, tem à disposição um vale de 100€ . Tb aqui somos abafados, apesar de estarmos perante um pais onde os salário em qq contexto representa o dobro daquilo que se recebe em PT.

          2. Avatar de Warhammer
            Warhammer

            Já vouee

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Independentemente das inevitabilidades. em Espanha não está como cá.
          O valor ronda os 30cents a menos quer na gasolina quer no gasóleo o que representa cerca de 20€ num depósito.
          Significa incidem menos impostos sobre os combustíveis rodoviários e q o estado espanhol se preocupa verdadeiramente com as pessoas e economia. Apesar do cidadão espanhol ter rendimentos bastante superiores. Espanha dá ainda a possibilidade dos seus cidadãos e empresas serem mais produtivos e competitivos e eficientes na estrada, ao permitir sem custos tempos de deslocação bastante menores.
          Perto deles somos uma vergonha. Não tenhos uma via rápida capaz de ligar 2 concelhos q não seja a pagar. É só abutres.

          1. Avatar de Aves
            Aves

            O relatório da ERSE do 2º semestre (comentário e link abaixo) diz que no segundo trimestre de 2023 a diferença no PMV era de 5,5 cent/l, muito longe dos 30 cent.
            Há que tempos que não se vê imagens da TV: “Vim abastecer a Espanha por causa do preço”.

          2. Avatar de Aves
            Aves

            Correção: na gasolina 95 a diferença foi de 6,5 cts/l. Com a média da UE foi de 4,7 cent/l.

          3. Avatar de yamahia
            yamahia

            Ainda há dias deu deu na TVI e falavam em praticamente 30 cents.

            Entrtanto em Maio eu já tinha feito o comparativo e a diferença já ultrapassava os 20 cents.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq-Ewcfo2wUqR-evpgw

          4. Avatar de Grunho
            Grunho

            Gasolina 95: Tuy – 1,699, Valença do Minho 1,909. Fuelflash.eu

          5. Avatar de yamahia
            yamahia

            Já agora ver entre o minuto 3’55 e o minuto 6’32, mais de 20 cents lt que paulatinamente foram sonegados até ao momemto.
            https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-sabado/619396070cf21a10a40fd15d/video/650ea6bf0cf25f9953838fc5

          6. Avatar de Aves
            Aves

            Preço médio de venda da gasolina 95 hoje:
            – Portugal: 1,855 €/l
            – Espanha: 1,758 €/l
            Diferença: 9,7cts
            https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/estatistica/preco-medio-diario/
            https://www.dieselogasolina.com

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Tens que ver no terreno.
            De Informações inquinadas está o mundo cheio:
            BP AYAMONTE
            https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/9780

            BP LOURES
            https://www.maisgasolina.com/posto/1702/

            Gasolina 95 + 0,185 cents
            Gasóleo + 21 cents
            Para a semana fica pior!

          8. Avatar de Aves
            Aves

            Gasolina 95:
            Ayamonte (BP): 1,749 €
            Loures:
            E.Leclerc (Bobadela) 1.799 + 5cts
            Ecobrent (Prior Velho) 1.824 + 7,5 cts
            Isso do BP aqui ou ali … O mais certo é o posto BP de Ayamonte abastecer com gasolina low cost de Espanha (senão não era concorrencial). Não estou a ver a ser abastecida por camiões idos de Portugal.
            Para evitar confusões, o que se compara é o preço médio de venda em cada país – e a diferença é a que indiquei.

          9. Avatar de JL
            JL

            30 cêntimos a menos como ? em Portugal a gasolina está a 2,046 € e o gasóleo a 1.975 € ?

            Sem contar com a diferença do gasóleo para a gasolina é de apenas 7 cêntimos, e cá

            Ainda assim não dava 20 euros num depósito, nem perto disso.

            https://www.globalpetrolprices.com/Spain/gasoline_prices/
            https://www.globalpetrolprices.com/Spain/diesel_prices/

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Aves, estás a comparar BPcom marcas brancas?
            Lool
            Vê o post do @Grunho.
            “Gasolina 95: Tuy – 1,699, Valença do Minho 1,909. Fuelflash.eu”

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Continuando @Aves…É melhor não ires por esse caminho:
            BALLENOIL BARCELONA
            https://www.dieselogasolina.com/Buscador/Ficha/11877

            BP LOURES
            https://www.maisgasolina.com/posto/1702/

            Gasolina 95 +0,487€
            Gasóleo + 0,462 €

          12. Avatar de JL
            JL

            Então mas agora os valores do site globalpetrolprices já não contam ?

          13. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @JL no link que indica está a comparar Diesel com Gasolina espanhola. lool
            O Globalprices vale se os dados que lhe são transmitidos forem correctos e não aligeirados ou majorados como muitas entidades gostam de fazer, por ex. a ERSE. Há que domesticar a carneirada!

            Havendo possibilidades, que é o caso, é melhor ir ver ao terreno como realmente as coisas funcionam!

          14. Avatar de JL
            JL

            Nop, eu peguei nos preços que estão nesse site e somei 30 cêntimos, tal como você disse que em Portugal estavam 30 cêntimos mais barato.

            Ah pois, bem vi, só vale quando é electricidade. Lool

          15. Avatar de Aves
            Aves

            Se a questão são os valores do site Fuelflash.eu, usando uma marca comparável, a Repsol:
            – Valença 1,90 €
            – Tuy 1,79 €
            Diferença 11 cts.
            Há de facto a 1,69 € … nas low-cost SBC e Baratoil

          16. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            @Aves, quem trouxe à discussão as low-cost E.Leclerc e Ecobrent a comparar com a BP espanhola foste tu, alegadamente para enfatizar que a BP de Ayamonte praticava preços igualmente low-cost.
            Mostrei-te que não era assim pq dessa forma a diferença seriam praticamente 50 cents entre o que se paga na BP portuguesa e uma low-cost espanhola! Outra que segue a mesma linha em Espanha é a mais popular e difundida CAMPSA
            Vamos então e para sermos justos comparar o diferencial entre a mais barata das low-cost em PT ( 1,799€ E.Leclerc ) com a mais barata das low-cost ES (1,444€ BALLENOIL )
            E tens o teu diferencial de 35 cêntimos.

            Acresce referir que antes de impostos o combustível em ES é mais caro do que em PT.

          17. Avatar de JL
            JL

            “Acresce referir que antes de impostos o combustível em ES é mais caro do que em PT.”

            Tem a certeza, bom, tem meia certeza. LOL

            Portugal:

            Total Diesel price / Liter: €1.805 / L
            Price without taxes: €1.025 / L
            Government tax: €0.78 / L
            Government tax in %: 43.213% / L

            Total Euro-super 95 price / Liter: €1.865 / L
            Price without taxes: €0.938 / L
            Government tax: €0.927 / L
            Government tax in %: 49.705% / L

            Espanha:

            Total Diesel price / Liter: €1.686 / L
            Price without taxes: €1.014 / L
            Government tax: €0.672 / L
            Government tax in %: 39.858% / L

            Total Euro-super 95 price / Liter: €1.76 / L
            Price without taxes: €0.982 / L
            Government tax: €0.778 / L
            Government tax in %: 44.205% / L

            Provavelmente deviam ir procurar os reais responsáveis pelos preços altos, tal como acontece nos carros e esquecem-se sempre…

          18. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Onde é que vc foi buscar essa grande mentira? Ainda por cima na lingua de Shakespeare? loolool

            O preço dos combustíveis antes de impostos em Portugal é mais baixo do que em Espanha. A carga fiscal aplicada aos combustíveis em Portugal está entre as mais elevadas da UE o que justifica o preço mais caro na hora de abastecer.
            Se a gasolina 95 simples fosse vendida sem impostos nos dois países, seria mais barato abastecer em Portugal do q em Espanha.
            https://poligrafo.sapo.pt/fact-check/preco-medio-sem-impostos-da-gasolina-em-espanha-e-mais-elevado-do-que-em-portugal

          19. Avatar de JL
            JL

            Ah pois não deixei a fonte;

            Fuelprices.eu

          20. Avatar de JL
            JL

            Mais elevadas ? Lol, há países que pagam bem mais.

            Ah pois é, repita comigo: a malta que mete gasolina paga para os que metem gasóleo andarem com combustível mais barato, alegando que os transportes de mercadorias beneficia com isso, enfim, essa é a vergonha do sistema.

        3. Avatar de Aves
          Aves

          Já agora uma nota sobre a ERSE. Pelos vistos o que consta no seu relatório do 2º trimestre de 2023, que resumi quanto à carga fiscal e os preços médios de venda, não foram do agrado de quem a põe em causa.
          A ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) é uma entidade reguladora, uma entidade independente, que não recebe ordens ou instruções do governo. Quanto à carga fiscal, a Deloitte diz exatamente o mesmo:
          “De acordo com o levantamento realizado pela Deloitte, mais de metade (51%) do preço médio de venda da gasolina 95 simples vai para impostos, uma carga fiscal ligeiramente superior à média registada na União Europeia (50%). Já o peso dos impostos (46%) no preço médio de venda de gasóleo simples é idêntico ao da média europeia”.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Qt à ERSE estamos conversados, quanto à Deloitte que tb citei algures, diz que PT tem a bênção da UE para baixar impostos mas tb diz que não o deve fazer. Ou seja segue a bíblia que castiga o automobilista dos carros a combustão em prol da “revolução eléctrica”.
            Não esquecer que do rendimento dos impostos sobre combustíveis (cerca 11 mil milhões/ano) 3.3 mil milhões (para subsidiar o gás) foram entregues ao sector elektro e 2.3 mil milhões (por via do fecho das centrais a carvão) são usados para pagar o saldo importador.
            Isto é que não me parece justo e não tem paridade em mais nenhum membro da UE. Digamos que, um decisão a atirar para o provinciano que quer parecer bem aos olhos dos senhores de UE. Senhores esses que na teoria até poderiam aplaudir mas que na prática estão-se a borrifar para o assunto, como se vê!

          2. Avatar de JL
            JL

            Em prol da mobilidade elétrica ? onde inventou isso ?

            Então mostre lá qual a página do orçamento de estado que envia esses 11 mil milhões para a electricidade ?

            Tem a certeza que não tem ? verifique lá novamente antes de inventar.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quem falou em 11 mil milhões para o sector elektro? Essa é a totalidade da receita anual sonegada ao pobre automobilista que usa um carro a combustão.
            Metade dela vai para o sector elektro (3,3 milhões para o gás para conter o preço da electricidade e 2.3 milmilhões para liquidar o saldo importador)

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *3,3 mil milhões…

          5. Avatar de JL
            JL

            *Desses

            Então mostre lá essa parcela.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Fdx, isto é cada cavadela, cada minhoca.
            1⁰ era 3 mil milhões, depois um gajo vai a conferir e afinal são 3,3 mil milhões e agora já se fala em 3,5 mil milhões.

            Não admira que o kWh em Itália esteja 300% acima, Alemanha e Áustria 200% etc.
            Somos uns mãos largas para a electricidade que não pode faltar a preços módicos para convencer o people rumo à
            revolução eléctrica.
            https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=empresas-vao-ser-apoiadas-em-mil-milhoes-de-euros-na-aquisicao-de-gas-e-2500-mil-milhoes-de-euros-de-eletricidade

          7. Avatar de JL
            JL

            Sim, que grande encavadela já que só no ano passado foram quase 1500 milhões para diminuir uns cêntimos nos combustíveis. Enfim, depois fala dos apoios às famílias e empresas em termos de energia.

            https://www.dinheirovivo.pt/economia/nacional/governo-gasta-quase-15-mil-milhoes-de-euros-em-apoios-nos-combustiveis-em-2022-15141758.html

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc lê tudo na diagonal. O que lá está escrito é
            “representa um custo orçamental de mais 537 milhões de euros. Desde o início do ano de 2022,”

            E a verdadeira medida nesta questão apenas custou 342 milhões de euros:
            “E a continuação do desconto do ISP equivalente à descida da taxa do IVA de 13% (em vez de 23%) permitirá descer mais 16 cêntimos por litro na formação do preço final dos combustíveis (medida vai pesar mais 342 milhões de euros nas contas do Estado).”
            O governo não perdeu nem pagou nada (ao contrário das ofertas à electricidade e compra de electricidade. isso sim são prejuízos enormes).
            O governo nesta questão do desconto do ISP no equivalente à descida da taxa do IVA para 13%, limitou-se a devolver uma PEQUENA parcela dos ENORMES ganhos que estava (e continua a estar) a ter com os os BRUTAIS AUMENTOS no preço dos combustíveis.
            De tal forma que a cadeia alimentar já estava a sofrer com o assunto. E APENAS quando verificarem que voltaram a borrar a pintura com a ganância de ver os cofres cheios é que vão devolver mais uma PEQUENA parte dos enormes ganhos que continuam a ter com o valor dos combustíveis a ver se voltamos a ter preços decentes nos produtos de 1ª necessidade. O que duvido por mais malabarismos que façam agora, mas pode ser que ajude!
            Oiça com atenção o que o homem diz e deixe-se de tretas:
            -minuto 3’55 e o minuto 6’32,
            https://tviplayer.iol.pt/programa/cnn-sabado/619396070cf21a10a40fd15d/video/650ea6bf0cf25f9953838fc5
            Pelos vistos não ouviu e se ouviu não aprendeu nada!!!

          9. Avatar de JL
            JL

            Você leu bem, porque é que não leu o resto ?

          10. Avatar de JL
            JL

            Mas porque havia de baixar o iva de um produto que é considerado um luxo ? Essa é boa.

            E não venha com a história das empresas porque essas podem deduzir o iva em 50%.

          11. Avatar de JL
            JL

            E já agora, porque não vão atrás dos que realmente ganham ? Porque tem de ser estado, que é aquele que paga as despesas da nação, a suportar os custos dos aumentos do petróleo e do aumento do lucro das gasolineiras ? Não reparou que está a defender esse lobby ? Não entende que se não vier de um lado, vai vir do outro e as gasolineiras continuam a ganhar.

            Estes descontos do governo são a maior vergonha de sempre, eles tiram nos impostos e as gasolineiras absorvem essa parte e você que tanto os defende paga o mesmo.

            Não está na hora de acordar e ver o real problema ?

  4. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Sobre 0.30€…desce 0.02€. Obrigado Costa!

  5. Avatar de Danos Colaterais
    Danos Colaterais

    É falso, no site contas poupança fala em 0.7 cêntimos e 0.5 cêntimos

    1. Avatar de Danos Colaterais
      Danos Colaterais

      Já foi corrigido.

  6. Avatar de Aves
    Aves

    Nesta coisa de comparações dos preços dos combustíveis quem faz um trabalho realmente bem feito é a ERSE. Compara os preços da gasolina simples, do gasóleo simples e do GPL Auto, sem impostos e com impostos, em Portugal, Espanha e UE (média dos 27 países).
    Só está publicado o relatório do 2º trimestre de 2023 (a subida acentuada dos preços verficou-se a partir de julho. Mas em questões como a carga fiscal e preços, o do 2º trimestre de 2023 dá uma ideia. Apenas para a gasolina:
    1) Preço médio de venda (PMV) por l em €
    Portugal 1,673; Média da UE 1,626; Espanha 1,608
    2) Carga fiscal
    Portugal 51%; Média da UE 50%; Espanha 47%.
    E conclui a ERSE: Portugal apresentou uma maior carga fiscal (51%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português foi cerca de 6,5 cent/l superior ao de Espanha.
    Em relação à média da UE, com uma carga fiscal de 50% o PMV foi superior em 4,7 cent/l.
    Como se vê, as diferenças são na casa de alguns cêntimos, não são tão grandes como às vezes se quer fazer crer … e nos outros países a carga fiscal sobre os combustíveis também é elevada.
    Quanto às subidas/descidas na próxima semana (2 a 8 de outubro), o post diz que a gasolina 95 desce 0,26 cts e o gasóleo 0,11 cts. A SIC diz que desce 0,7 cts e 0,5 cts, a diferença não é grande (na casa das décimas de cêntimo)
    Nestes valores ainda não está refletida a anunciada devolução da receita adicional do IVA por via do ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) que se traduz, segundo o governo numa “redução adicional de 2 cêntimos por litro no gasóleo e 1 cêntimo por litro na gasolina”.
    https://www.erse.pt/media/p0wjysue/2-t2023-boletim-preços-ue-27.pdf