Combustíveis: gasolina e gasóleo vão baixar bastante! Saiba quanto

17 Comentários

Mais uma sexta-feira e já há previsões para o preço dos combustíveis para a próxima semana. A partir da próxima segunda-feira, o preço tanto a gasolina e gasóleo vão baixar bastante. Espere por segunda-feira para atestar o depósito.


Combustíveis: gasóleo baixa 3,5 cêntimos e a gasolina 4,5 cêntimos

Com o calor abrasador que se faz sentir em Portugal, são muitos os portugueses que neste mês de agosto aproveitam para tirar uns dias de férias. As viagens com portagens e combustíveis têm sempre um impacto na carteira, mas para a semana há muito boas notícias.

Finalmente, as previsões apontam para uma descida significativa na gasolina e no gasóleo. De acordo com informações do setor, para a semana de 26 de agosto a 1 de setembro o gasóleo baixa 3,5 cêntimos e a gasolina 4,5 cêntimos.

Onde atestar o depósito e pagar menos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Damnupa Kot
  2. Avatar de Contador
    Contador

    Quero muito saber quais são as teorias super inteligentes dos gasolineiros conspiracionistas de serviço. Malvado governo que baixou o combustível! Deve ser porque as férias estão a terminar!!!

    1. Avatar de Gringo Bandido
      Gringo Bandido

      Amigo, põe na cabeça o seguinte conceito, o capitalismo é a maior teoria da conspiração que existe, é real, o resto é propaganda negra para deitar abaixo governos para beneficiar os grandes capitalistas fascistas.

      1. Avatar de Contador
        Contador

        Pode ser isso tudo que tu quiseres. Mas o preço dos combustíveis de uma forma geral não sobe porque o governo manda todas as semanas subir ou descer consoante o consumo. Mas sim a subida do Crude ou descida do EUR/USD. É aí que os gasolineiros conspiracionistas falham e teimam em ser racionais. Mas vamos tentando dar um pouco de lucidez nessas cabeças. Talvez um dia…

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Valha a verdade que esta baixa não tem nada a ver com governo, foram as petrolíferas que baixaram por causa de vendas miseráveis que tinham. Mas quando o governo dos fachos mexer no ISP vai ser para fustigar a dobrar a gasolina dos carros econômico da classe média assalariada e para aliviar o gasóleo do parque automóvel de alta cilindrada da burguesia exploradora.

  3. Avatar de Someone
    Someone

    quero ver na primeira quinzena de setembro como vai ser….

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Fazes assim: no dia 29 de agosto e no dia 5 de setembro (5ª Fª) olhas para o gráfico do link. O que vais ver no dia seguinte (6ª Fª) depende de o preço do crude ter descido/subido nos mercados internacionais nos dias anteriores. Se a variação tiver sido ligeira e quiseres distinguir entre o preço da gasolina e do gasóleo, em vez do preço do crude usa o preço à saída das refinarias nos mercados internacionais.
      Como fiz ontem:
      “Aves 22 de Agosto de 2024 às 12:21
      Notícia de amanhã sobre o preço dos combustíveis para a próxima semana – descem.”
      https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Como, de manhã, a descida era significativa, o governo aproveitou, à tarde, para aumentar o imposto sobre os combustíveis (a que chama descongelamento da taxa de carbono aplicada aos combustíveis rodoviários) e que representará cerca de 3 cêntimos por litro (comentários abaixo)

        1. Avatar de Aves
          Aves

          “A este valor [os 3 cêntimos] acresce o IVA a 23%, pelo que a subida será à volta de 3,7 cêntimos, esclarece António Comprido, secretário-geral da EPCOL, associação de Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes.” (“DN”, 23/08/2024)

        2. Avatar de Aves
          Aves

          Para se perceber resumidamente o que aconteceu à taxa de carbono:
          – Em 2021, face à subida dos combustíveis, foi suspensa (congelada) a atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO, que ficou em 23,921 euros/tonelada de CO2
          – A Portaria 106-A/2023, de 17 de Abril – descongelou parcialmente essa suspensão, passando a taxa para 56,246 euros/tonelada
          – Agora, a Portaria 189-A/2024, de 23 de Agosto – voltou a descongelar parcialmente e passou essa taxa para 68,368 euros/tonelada de CO2. E diz a Portaria que se não se mantivesse ainda um congelamento parcial – a taxa aplicável, em 2024, seria 83,524 euros. Por isso é de esperar que, quando houver nova descida do preço do crude nos mercados internacionais o governo aproveite para aumentar, por esta via, os impostos sobre os combustíveis em mais alguns cêntimos. Só que os aumentos nos preços dos combustíveis que dependem dos mercados internacionais seguem-se descidas – enquanto os aumentos por via dos impostos já não descem, vêm para ficar.

  4. Avatar de Joao+M
    Joao+M

    É só deixar o apoio (que era temporário) acabar que os preços já sobem de novo.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      pois, com o apoio, não tem aumentado nada nos últimos 12 meses.

    2. Avatar de Contador
      Contador

      E quando vierem mais taxas e taxinhas do carbono(aí é que vamos salvar o planeta e as taxas e taxinhas vão ser bem aplicadas onde precisam para salvar o mundo) para volta de 2027/30 aí é que vamos ver! Até lá isto é só uma brincadeira.

    3. Avatar de PML
      PML

      Já disseram que o apoio vai baixar 3 cent na próxima semana. Portanto, na verdade assim vai baixar 0.5cen€o gasóleo e 1,5 cent a gasolina.
      O dinheiro não chega para tudo e em breve vaioutras coisas irão igualmente aumentar.

    1. Avatar de Contador
      Contador

      Agora sim, podem dizer que a culpa é do governo!!!!!

  5. Avatar de JS
    JS

    Estavam na oposição dizem que os portugueses pagavam muitas taxas nos combustíveis.
    Apanharam-se no poder e fazem o mesmo.
    Não poemos confiar em ninguém são todos una Aldrabões