Combustíveis: gasolina e gasóleo com enorme subida na próxima semana

78 Comentários

Mais uma sexta-feira e já se conhecem as previsões para o preço da gasolina e gasóleo para a próxima semana. Se estava à espera que os preços baixassem, esqueça isso! Na próxima semana será registada uma das maiores subidas nos últimos tempos, especialmente no gasóleo. Saiba quanto.


Gasóleo sobe 5,5 cêntimo e gasolina sobe 3 cêntimos

Sim, leu bem. O preço dos combustíveis vão mesmo disparar na próxima semana. De acordo com fonte do setor, o gasóleo vai subir 5,5 cêntimo por litro e o preço da gasolina vai subir 3 cêntimos por litro.

Em que posto de combustível os preços são mais baixos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis praticados nos postos de abastecimento, e que o seu conhecimento possa constituir um fator de ponderação na opção do consumidor e, deste modo, dinamizar também a concorrência, foi criado o Portal Preços dos Combustíveis Online.

Para além dos preços disponibiliza-se, igualmente, informação sobre a localização, horário de funcionamento e serviços existentes em cada posto de abastecimento.

Este portal permite ainda apurar, diariamente e para cada combustível comercializado, os preços médios.

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    O espelho da vergonha nacional.

  2. Avatar de Nuno
  3. Avatar de O Rico
    O Rico

    Devia estar mais cara, é um absurdo a quantidade de transito DIARIAMENTE… agora qq pé rapado anda de automovel =)

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não te queixes do trânsito. Tu ÉS trânsito. E se não gostares vai de bicicleta ou de mota, que passas as filas todas.

      1. Avatar de O Rico
        O Rico

        Que HORRORRRrrrr , andar a suar numa bicicleta ou à chuva numa motoreta. Preciso do meu conforto nas 4 rodas. O Gasoleo devia estar a dois euros, e a gasolina tb.

        1. Avatar de Mario
          Mario

          E depois comes trampa. Os camiões que transportam a comida até nem usam gasoleo.
          Ah já me esquecia… a tua comida vem de carroça.

    2. Avatar de V
      V

      Comentário de quem não conhece a realidade do país…
      Aqui o “pé rapado” não tem transporte público viável para nenhum dos locais onde trabalha (são vários). Há comodistas mas uma grande parte não tem outra hipótese.

    3. Avatar de nuno a
      nuno a

      deves pensar que os camioes que abastecem os mercados e as empresas sao todos electricos. mesmo com apoios ou ajudas do estado estes aumentos no gasoleo vao-se reflectir no custo dos alimentos e todos os outros produtos

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        O apoio é ridículo face a estes aumentos gananciosos por parte do nosso governo. A brincar a brincar desde q chegaram, q foi “ontem” , já aumentaram 0,13 cents só à conta dos trocadilhos entre taxas de carbono e ISP e o não cai aumentar nada pq o preço fica igual, qd não é o preco é os impostos que ficam iguais e no fim já mamaram 13 cents à conta da tanga que fica tudo igual.
        Não é por acaso que os supermercados em Espanha estão mais baratos que em PT (mesma cadeia de supermercados)

        1. Avatar de JL
          JL

          Não houve aumento nenhum nestes últimos dias, houve no início do ano quando a taxa de carbono desceu.

          Em Espanha não impuseram os diesel há mais de 2 décadas, agora tiram os benefícios disso.

    4. Avatar de TiagoC
      TiagoC

      Claro… E os bens e serviços não servem para nada.

  4. Avatar de Nelson R
    Nelson R

    Quando a frota de carros utilitátios for maioritárimante movido por energias alternativas vão andar a oferecer depósitos de combustiveis aos carros de combustão.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Espera sentado…

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Não te fies nessa. Começam é a fechar postos até só haver de 100 em 100 KMS.

    3. Avatar de Realista
      Realista

      Antes pelo contrário…

      Os combustíveis estão a operar no máximo de eficiência económica ao produzirem em economias de escala e só conseguem ser assim caso vendam em grandes quantidades. Assim, à medida que se deixa de produzir por não ser necessária tanta quantidade, desta forma o preço começa a subir porque os custos por unidade produzida são diluídos por menos quantidades produzidas…

      Tens exemplo disso os combustíveis especializados para corridas, que por serem produzidos em quantidades menores o seu preço é bastante mais elevado.

      E isto é o que está a acontecer nos outros países à medida que existem mais carros elétricos nas estradas: As bombas começarem a encerrar porque deixam de ter margens para operar. E primeiramente vão encerrar as bombas de gasolina geridas por empresas familiares e por último as multinacionais.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        “… isto é o que está a acontecer nos outros países à medida que existem mais carros elétricos nas estradas…”

        quais paises?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O Musk tb previu vender 100 mil elektros por ano antes de 2030.

          2. Avatar de JL
            JL

            Ele já vende quase 2 milhões.

          3. Avatar de JL
            JL

            Noruega, Uk, Suécia, Dinamarca, Paises Baixos, chega ?

          4. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *Digo, 20 milhões

          5. Avatar de Realista
            Realista

            Uma coisa é uma previsão feita por um CEO de uma empresa, apresentada oralmente numa entrevista.

            Outra é um relatório técnico, redigido por técnicos que fazem análises de mercado ao serviço de uma empresa como a ING Research.

            Se queres colocar as coisas no mesmo saco, tudo bem, se queres ir por aí o CEO da Toyota também disse os carros elétricos não eram o futuro e no entanto a Toyota vai no 10º mês de produção em queda. E com a BYD e Tesla a vender mais carros elétricos no Japão que a própria Toyota.

            É o que é.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Os elektros não são o futuro e ele tem toda a razão.
            Podem fazer parte dele para pequenas deslocações, sempre o disse. Nomeadamente cidade ou interurbano entre pequenas localidades próximas. Mais que isso são para esquecer.

          7. Avatar de JL
            JL

            Então agora também se arma em Maya ?

            Deve ter tanto futuro que já não desenvolvem novos motores a combustão sem ser com motores eléctricos agarrados, além disso têm de impor taxas a fabricantes não europeus para venderem cá os seus veículos, precisam de sacerdotes a negar constantemente a tecnologia e a inventar argumentos sobre eles, tem um artigo aqui no Pplware sobre isso, portanto os eléctricos têm tantos problemas de sobrevivência que nem num artigo de aumento de preços de combustíveis vêem falar deles.

            Note, não fiz previsão nenhuma, nem sequer falei bem deles.

            Já agora, a autonomia é um assunto passado, com o constante aumento da autonomia, o seu medo é que fique com menos no seu veiculo, tanto que anda constantemente a tentar se convencer que há veículos que consomem 2.9 litros e que fazem 2000 KMS, ou seja, anda a tentar esticar a autonomia deles, porque já sabe que em pouco tempo pode estar ameaçada, como vê, não fiz previsão, nem dei certezas como fazem os sacerdotes.

      2. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        Ah ah ah… isto deve ser uma anedota para rir, só pode !!
        Quando os combustíveis, começarem a subir de preço, tudo o resto irá acompanhar essa subida, gaz, plásticos de embalagem, bens alimentares, etc… E como consequência a taxa de inflação irá disparar e milhares de postos de trabalho serão destruídos !!
        Fico perplexo, como é que ainda há quem acredite que uma economia de um país pode sobreviver sem petróleo !!
        Nem nos países nórdicos, onde os carros elétricos ganham mercado, poderão sobreviver nos próximos 50 anos sem petróleo, nunca da vida !!
        Se não vejamos, será que irão ter nas próximas décadas, camões elétricos, tratores agrícolas e restante maquinaria agrícola tudo elétrico, aviões elétricos, comboios elétricos, barcos pesca e navios de transporte de mercadorias elétricos ??
        Nem nos países mais desenvolvidos do mundo isto irá acontecer, nos próximos 50 anos, eu até ariscaria a dizer, nem nos próximos 100 anos, mas pronto ficou-me pelos próximos 50 anos.

        1. Avatar de JL
          JL

          Então se o petróleo é tão necessário, a solução é gastar cada vez mais ?

        2. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Penso que está enganado, assim como a poluição obrigou a China a procurar alternativas aos combustão, em 2001, originando uma indústria de baterias avançadíssima, também o clima vai obrigar nos a todos a mudar de vida, porque cada vez mais o clima vai ficar radical, com perdas de milhares de milhões em acidentes atmosféricos como aconteceu ainda agora nos USA

  5. Avatar de Especulação
    Especulação

    E o que é “engraçado” sem ter graça nenhuma, é que o gasóleo e gasolina que aparecem nas bombas, foram destilados de petróleo de há semanas ou meses atrás, e que estava mais barato que agora…

    1. Avatar de Max
      Max

      Há “bué da time” que o preço dos combustíveis tem por base o preço recente do crude (ou o preço da gasolina e do gasóleo há saída da refinaria) nos mercados internacionais e não o preço, variado, a que foi comprado, a diferentes vendedores e com diferentes prazos de entrega.
      No caso, o preço do crude está a subir fortemente nas últimas quatro semanas.

      1. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        ui…a subir fortemente…

        1. Avatar de JL
          JL

          E não foi pouco, cerca de 10 dólares em 15 dias.

      2. Avatar de FM
        FM

        Oh Aves, não enganas ninguém…

    2. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      É a especulação que serve apenas para encher os bolsos do Estado e das grandes petrolíferas, como consequência tem impacto negativo, na taxa de inflação, pois vai provocar uma subida generalizada no preço de todos os bens de consumo, no crescimento económico, e só vai criar mais falências de empresas.

      1. Avatar de JL
        JL

        E qual é o estado que quer isso ?

  6. Avatar de Yerii
    Yerii

    É para dar as boas-vindas ao novo CEO da Galp l, então e o governo ninguém critica, então o governo não tem nada a dizer sobre isto?! Viva o PSD!

    1. Avatar de Carlos Silva
      Carlos Silva

      Este desgoverno da direita, segue exatamente a mesma cartilha do desgoverno anterior socialista. O que interessa é ter os cofres do Estado cheios, depois “distribuem-se migalhas em forma de subsídios” por quem mais “chorar” !!

      1. Avatar de JL
        JL

        Mas foi o governo que aumentou o preço do petróleo ?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Aumentou a carga fiscal 4x’s em menos de 10 meses 13 cents + IVA

          1. Avatar de JL
            JL

            Acho que só aumentou 1 vez, o resto foi retirada de apoios, que aumentos foram esses ?

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Com a quantidade de carros que há, a criar diariamente um trânsito infernal, devia era subir para os 3 euros já próxima segunda.

    PorcoDoPunjab quer a estrada livre para andar à vontade…

    1. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      É tudo à base de TVDE. Há dias queria virar para uma rua sem movimento algures ali entre as Olaias e a Picheleira e à minha frente estavam a empatar 3 TVDE’s. E depois é o termo, a empatar. Devem todos ter tirado a carta na farinha amparo.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        Ou em Nova Delhi… ou o mais provável, em lado nenhum…

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb ja ouvi dizer 😛
          É q não havia mais ng., naquele cruzamentos à esquerda era só eu e os 3 TVDEs que nem levavam clientes, à frente e ng atrás. Portanto 75% do carros q estavam ali eram TVDE. Achei curioso e revelador.

          E claro q aquela forma de conduzir cria congestionamentos maiores noutros locais mais movimentados desnecessariamente e pode dar a sensação de que há mais transito, qd pode não ser o caso.

          Outra praga é os tuktuk na baixa. Prometeram reduzi-los nas eu vejo é cada vez mais. Agora há uns e já são muitos, estilo calhambeque. Há q diversificar a oferta loolool
          O problema é q sendo tantos já se dão ao descaramento de estacionar no meio da via. E a polícia que há por ali aos pontapés…piu em relação a isto. Exactamente no único local onde se podia atravessar a baixa pombalina com alguma rapidez. P. Comércio-Cais do Sodré, montaram a tenda e é tudo deles.

          Gostei de ler há dias num reputado jornal internacional q Albufeira é das cidades mais feias da Europa. E uma das causas era a saturação.
          Faço votos que não demorem muito a avaliar Lisboa com base nos mesmos critérios.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Tb ja ouvi dizer 😛
          É q não havia mais ng., naquele cruzamentos à esquerda era só eu e os 3 TVDEs que nem levavam clientes, à frente e ng atrás. Portanto 75% do carros q estavam ali eram TVDE. Achei curioso e revelador.

          E claro q aquela forma de conduzir cria congestionamentos maiores noutros locais mais movimentados desnecessariamente e pode dar a sensação de que há mais transito, qd pode não ser o caso.

          Outra praga é os tuktuk na baixa. Prometeram reduzi-los nas eu vejo é cada vez mais. Agora há uns e já são muitos, estilo calhambeque. Há q diversificar a oferta loolool
          O problema é q sendo tantos já se dão ao descaramento de estacionar no meio da via. E a polícia que há por ali aos pontapés…piu em relação a isto. Exactamente no único local onde se podia atravessar a baixa pombalina com alguma rapidez. P. Comércio-Cais do Sodré, montaram a tenda e é tudo deles.

          Gostei de ler há dias num reput@do jornal internacional q Albufeira é das cidades mais feias da Europa. E uma das causas era a saturação.
          Faço votos que não demorem muito a avaliar Lisboa com base nos mesmos critérios.

          1. Avatar de JL
            JL

            Se há muitos tvde e tuktuk é porque há procura por eles, é uma forma de diminuir os carros nas cidades, se cada pessoa que eles transportam tiver mais um carro, você vai reclamar muito mais.

            Abra um pouco essa cabeça.

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Andem de autocarro, metro de bicla ou a pé.
            Lisboa está intransitavel.

          3. Avatar de JL
            JL

            Andem ? Não entendi ? os outros agora têm de sair da frente para você passar, não me venha dizer que com este argumento ia de autocarro, bicla ou a pé ?

            “Há dias queria virar para uma rua sem movimento algures ali entre as Olaias e a Picheleira e à minha frente estavam a empatar 3 TVDE’s. “

          4. Avatar de Antonio Vasco
            Antonio Vasco

            Já há muito que percebi que todo o que seja negativo, derrotista, a si enche lhe as medidas, por aí eu percebi que tipo de vida tem, triste, lamento o seu negativismo, pouco construtivo

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Eu não monto a barraca entre a praça do Comércio e o Cais do Sodré impedindo a passagem aos outros em segurança. Eu circulo e preciso chegar ao destino q há mais q fazer.
            Além disso aquele local não está destinado à tomada e largada de passageiros ou está? Um bocadinho de lógica dava jeito nessa cabecinha.

          6. Avatar de JL
            JL

            Devia ter ido de transportes públicos, bicla ou a pé, essa é a sua lógica.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Normal, tem estado exageradamente baixo nos últimos tempos, agora passa a haver narrativa para o aumento da inflação nos proximos meses 😀

  9. Avatar de João
    João

    Domingos ir a Espanha (140kms) 4 bidons de gasóleo e atesto (1,53L) , uns caramelos, mais umas botijas de gás…
    1 vez por mês lá terá de se voltar aos caramelos…

  10. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    fantastico, mais dinheirinho para a Ukrania.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    E já agora… qual é o motivo da subida?

      1. Avatar de JL
        JL

        Errado, preço do petróleo, o isp continua igual, não desinforme as pessoas, como é costume.

        “A razão para esta subida substancial prende-se, essencialmente, com a evolução do preço do petróleo (Brent). Há uma tendência de subida desde o início do ano: passou dos 74 dólares por barril para os 82 dólares esta semana.

        https://www.razaoautomovel.com/noticias/previsao-preco-combustiveis-gasoleo-gasolina-semana-4-2025/

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          ”…Janeiro de 2025, o Governo português ajustou as taxas do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) e da taxa de carbono. Especificamente, a taxa de ISP aumentou cerca de três cêntimos por litro, passando para 0,48126 euros por litro na gasolina (anteriormente 0,45036 euros) e para 0,33721 euros por litro no gasóleo (anteriormente 0,30354 euros)…”
          Depois de adicionar o o IVA tem a sua resposta.
          Chauzinho.

          1. Avatar de JL
            JL

            Porque não meteu lá o “1 … ” ?

            Não lhe convém ?

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            2ª feira já falámos. Tenha calma!

          3. Avatar de JL
            JL

            Ok ok, mas se quer argumentar sobre esse assunto meta lá o 1 de Janeiro de 2025.

        2. Avatar de Mario
          Mario

          Para a semana o sheik da árabia suspira, e como o suspiro cheirava a caril o preço do petróleo vai subir.

        3. Avatar de Antonio Vasco
          Antonio Vasco

          Não só, o euro caiu de 1.07usd para 1,02, são praticamente 5%

  12. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Ansioso que chegue 2ª feira para dar continuidade à compilação de preços entre a BP de Loures e a BP da Galiza lá para os lados de Santiago de Compostela.
    Presumo que cheguemos aos 50 cents. de diferença. Em homenagem ao músico.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Para já está igual a 10-JAN-25. Diferença de -0,435€litro.
        Como disse, ansioso por 2ª feira que é qd chegam as actualizações tanto naquela como aqui. Depois faço outro boneco!
        https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrdVzFCr3gziiPnluSg?e=rdpMMF
        Confiante que vamos chegar aos 50 cents!

        1. Avatar de JL
          JL

          Tenha calma, são previsões tal como é este artigo, nem sempre acertam.

  13. Avatar de Lucas
    Lucas

    Não queriam estradas sem portagens. Agora teem ai a soluçãos.

    1. Avatar de JL
      JL

      O que o aumento do petróleo tem a ver com as portagens ?

      1. Avatar de Mario
        Mario

        O que é a CSR contribuição de serviço rodoviario.

        1. Avatar de Max
          Max

          É uma componente do ISP cobrado no abastecimento de combustível e destinado à Infraestruturas de Portugal. Nada tem a ver com o fim de portagens nas ex-SCUT.

    2. Avatar de Grunho
      Grunho

      Isso fazia sentido se eles tivessem aumentado o ISP para cobrir o rombo das portagens.

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Aumentem muito e depois admirem-se que certas entidades comecem a levantar as vozes…depois o governo começa a tremer das pernas…sim, porque o PS já sofreu com isso…agora queria ver como este governo ia descalçar esta bota…

  15. Avatar de Outra vez arroz
    Outra vez arroz

    Fui buscar pipocas e vim a correr aos comentários. Nunca desiludem

  16. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    https ://www.sapo.pt/noticias/economia/preco-dos-combustiveis-maior-aumento-desde_678bd3916897431954b052f2

    Já começou…e ainda não chegamos a segunda-feira! CARREGA ANTRAM!!!

  17. Avatar de João Matos
    João Matos

    Antes quando havia um aumento destes, era o Costa e Xuxas os culpados…
    E agora??? Ou estado de graça continua???
    Hehehe

  18. Avatar de José Ferreira
    José Ferreira

    Este país está sem nenhuma política de crescimento…