Combustíveis: gasolina desce 2,6% e gasóleo 2,5%

13 Comentários

O preço dos combustíveis continua num sobe e desce, sendo que nas últimas semanas a tendência tem sido de subidas. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aponta para um preço eficiente para o gasóleo e gasolina.

Combustíveis: gasolina desce 2,6% e gasolina 2,5%


Combustíveis: Gasolina a 1,842 euros/litro e gasóleo a 1,771 euros/litro

O Preço Eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE e resulta da soma das seguintes componentes: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

Para a semana de 02 de outubro a 09 de outubro, o Preço Eficiente antes de impostos é de 0,919 €/l para a gasolina 95 simples e de 0,997 €/l para o gasóleo simples. Após impostos, o Preço Eficiente fica nos 1,842 €/l, para a gasolina 95 simples, e nos 1,771 €/l para o gasóleo simples;

O Preço Eficiente registou uma atualização, face à semana passada, de – 2,6%, para a gasolina e de – 2,5% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em – 5,4% e do gasóleo simples em – 4,7%;

Combustíveis: gasolina desce 2,6% e gasolina 2,5%

Relativamente aos preços com descontos, publicados pela DGEG, refere a ERSE que a gasolina 95 simples e o gasóleo simples apresentaram um desvio face ao preço eficiente de – 1,7% e de – 1,6%, respetivamente. Tal significa, em termos absolutos, que quem tem cartão frota ou outro tipo de desconto pagou, em média, a gasolina 95 simples 3,2 cêntimos por litro abaixo do preço eficiente e o gasóleo 2,9 cêntimos por litro abaixo.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de GM
    GM

    Preço Eficiente??? Mas, eficiente, em quê, exactamente?

  2. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    O que é que a aminha namorada está aí a fazer na imagem. Mau Maria!!!

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Já fui a Espanha há dias, meti a 1,56 numa low cost, fiquem bem.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Eu ficava melhor se me dissesses que tinhas levado jerrican. Quem tem carro a gasolina nunca desperdiça uma ida a Espanha. No dia em que aqui não se vender um único litro de gasolina deixamos de subsidiar fiscalmente o gasóleo barato dos SUVs e carrões de alta cilindrada.

      1. Avatar de GM
        GM

        E AX 14D, e a minha FIAT 1.3JTD 7L (quando a adquiri, só se vendia com esta motorização ou 1.6JTD), VW POLO 1.4TDI / 1.6TDI, SEAT IBIZA 1.4TDI/1.6TDI. Todos eles exemplos de carrões de alta cilindrada.
        Valha-me Nossa Senhora, que pancada nessa cabeça.

  4. Avatar de Jota
    Jota

    O preço dos combustíveis não desce, como diz o titulo da noticia, segundo a ERSE o preço dos combustíveis DEVIA descer para acompanhar as oscilações do mercado!

  5. Avatar de Togas Pacho
    Togas Pacho

    A BP ontem desceu essa loucura de 1 cêntimo…. hoje subiu meio cêntimo….lol
    GANDA PALHAÇADA….
    Devia haver uma portaria que obrigasse a apenas mexidas mensais…. pelo menos as pessoas estavam mais esclarecidas.

  6. Avatar de JS
    JS

    A Galp/Continente estão a dar 30 centimos até ao final de Outubro desconto
    15 cent em talão compras de 25 € Modelo e 30€ Continente e com a app da galp faz 30 cent no total de 200Litros
    Agora esses preços mencionados nos postos estão iguais como na semana passada

    1. Avatar de Togas Pacho
      Togas Pacho

      é o chamado desconto se, se ,se……… em que nos obrigam a comprar e x hiper.
      Para isso uso a app com desconto directo de 6 cent ou 9 na repsol.

  7. Avatar de Oi
    Oi

    Está dito, o preço dos combustíveis não é a matéria prima, é a mão do estado. E isto funciona para tudo: responsável pela inflação, custo de vida, etc.

  8. Avatar de Rafael José
    Rafael José

    Só para Inglês ver… para a semana já aumenta a dobrar…

  9. Avatar de Anti-tudo
    Anti-tudo

    O tuga papa e gosta bom feriado tugas.

  10. Avatar de António Rocha
    António Rocha

    Meter combustíveis em Portugal é um roubo. O melhor é deixar o nosso dinheiro em Espanha, porque o governo assim o quer. Estamos vivendo num país de ladrões.