Combustíveis: forte aumento nos preços, até oito cêntimos na próxima semana

97 Comentários

Os valores de venda dos combustíveis desde há várias semanas que estão a receber aumentos consecutivos. Contudo, os novos desenvolvimentos deverão precipitar grandes subidas dos preços resultantes do conflito na Ucrânia e do aumento do preço do barril de Brent. Este mercado, que serve de referência para a Europa, estava nesta quarta-feira à tarde a ser transacionado a cerca de 112 dólares por barril.

Segundo informações, o preço, por litro, pode aumentar oito cêntimos na gasolina e sete no gasóleo.

Ilustração preços dos combustíveis


Inevitavelmente vamos assistir a uma escalada de preços dos combustíveis como resultado da guerra que se trava na Ucrânia. Assim, os preços dos combustíveis devem aumentar em Portugal cerca de oito cêntimos, na próxima semana. A informação foi avançada por fontes do setor.

O aumento de oito cêntimos nos combustíveis é um dos primeiros efeitos significativos, para Portugal, da invasão russa da Ucrânia, ordenada pelo Presidente russo, Vladimir Putin. O preço do barril de Brent, que serve de referência para a Europa, estava esta quarta-feira à tarde a ser transacionado a cerca de 112 dólares por barril.

Os preços do petróleo da OPEP subiram para 103,89 dólares por barril na terça-feira, mais 4,7% (4,67 dólares) que o valor do dia anterior (99,22 dólares), anunciou esta quarta-feira o grupo petrolífero baseado em Viena.

O preço médio da Gasolina Simples 95 registado na terça-feira, 1 de março, foi de 1,834 euros e o Gasóleo Simples de 1,676 euros, indica a Direção-Geral de Energia.

Comentários

97

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Eu agora nem pego no carro, só mesmo para emergência. Estou mesmo a ver começarem os roubos de combustível nos carros.

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      antes de começarem a culpar as gasolineiras deixo aqui uma realidade e atenção não estou a defender as gasolineiras

      esqueçam o preço por litro vejas as coisas assim, por cada euro gasto ou seja 1,00€ a gasolineira fica com 0,40 €, estes 0,40€ pagam a matéria prima, o transporte, a refinação, os vencimentos, os impostos e todos os gastos ate chegar á bomba e ainda ficam com lucro.
      os restantes 0,60€ vão para o estado, e o estado faz Zero.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        isso é realidade ‘alternativa’ de faKebook.

        realidade real :
        https://carburantes.tumblr.com/post/677244741544476672/2022-02-26-isp

        1. Avatar de Kendimen.C
          Kendimen.C

          Gráfico interessante.
          Sabe dizer-me a fonte e o método para a apresentação dos dados?
          E sabe talvez porque não aparece nenhuma referência ao IVA?

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            A publicação não tem assim tanto texto…

            o IVA NÃO É imposto dos combustíveis

          2. Avatar de Kendimen.C
            Kendimen.C

            O blog é de sua autoria?
            Consegue explicar de alguma forma a escala do salário mínimo e salário médio e porque se tenta relacionar com o valor do preço dos combustíveis, omitindo o IVA?

        2. Avatar de tuaregue
          tuaregue

          deixa de vir para aqui desinformar: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/

          vê lá o grafico com a distribuição dos valores pode ser que assim aprendas alguma coisa.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            ahahahahah ahahahahah ahahahahah

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            erse?
            aquela coisa que não consegue encontrar cartelização???
            boa…

            Distribuição de valores foi o que apresentei acima…
            (foi a parte de ser histórico diário que te fez confusão?)

      2. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Antes de começar a Guerra https: //executivedigest.sapo.pt/cct-acusa-galp-de-drenar-a-economia-com-possivel-aumento-dos-dividendos/ e também https: //executivedigest.sapo.pt/repsol-regista-lucro-recorde-de-25-mil-milhoes-de-euros-e-regressa-aos-niveis-pre-pandemicos

      3. Avatar de marketeer
        marketeer

        Coitadinhas das gasolineiras, com tanta despesa que dão, não tarda nada mais vale deixar de vender combustível.

        “Galp teve lucros de 457 milhões em 2021” in DN/Lusa
        21 Fevereiro 2022

        Falam dos impostos que são altos sem duvida, mas não vejo ninguém a falar dos lucros astronômicos que estas empresas têm. O preço dos combustíveis devia ser regulado

        1. Avatar de nuno a
          nuno a

          o que devia ser regulado era a tua cabeça, volto a repetir , por cada euro que os consumidores gastam, 40 centimos é para a gasolineira que tem o trabalho todo, 60 centimos é para o estado que não tem trabalho algum

          1. Avatar de Jaime
            Jaime

            Já a tua não tem regulação possivel!

          2. Avatar de marketeer
            marketeer

            Mais cego é aquele que não quer ver, vai lá ver o gráfico dos impostos sobre os combustíveis nos restantes países da UE a ver se não são todos semelhantes.

            Vai ver a lista de países com mais impostos e a com menos impostos, depois anda aqui dizer em quais deles querias viver
            O problema não são os impostos, mas sim como eles são aplicados.

            Mas quem come gelados com a testa não consegue ver isso

          3. Avatar de Test User
            Test User

            Galp vende Espanha e Portugal.
            Preços são mais caros em Portugal.
            Descubra as diferenças

        2. Avatar de tuaregue
          tuaregue

          Sabes que a GALP não vende só combustiveis não sabes?

        3. Avatar de Pedro
          Pedro

          O Tuga e o lucro de uma empresa não combinaram. Primeiro sintoma IMVEJA

          1. Avatar de MCakaZim
            MCakaZim

            segundo sintoma. analfabetizaçao. “Inveja” XD

      4. Avatar de Trupe
        Trupe

        Já quase não existe refinação em portugal, o combustivel já vem refinado da china, fica mais barato do que refinar cá, mesmo com os transportes caros como estão.

      5. Avatar de Andre
        Andre

        Por isso a Galp tem milhares de milhões de euros em lucro.. Se podiam prescindir de um quinhão dos seus lucros. Podiam mas não era a mesma coisa.
        Chama se responsabilidade social

  2. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Qualquer dia ninguém pode continuar a andar de carro, está a ficar cada vez mais dificil.

    1. Avatar de Imf
      Imf

      A culpa é da guerra!!!!

      Em 2008 bateu o recorde de 147.5$
      Hoje 112$ (24% mais barato que em 2008)

      E mesmo assim eu a única coisa que pedia era conseguir ir a bomba, por combustível ao mesmo preço de 2008, mesmo que o preço em “bruto” esta 24% mais barato

        1. Avatar de tuaregue
          tuaregue

          deixa de vir para aqui desinformar: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/

          vê lá o grafico com a distribuição dos valores pode ser que assim aprendas alguma coisa.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Repetes estatística manhosa
            repito *factos* com valores diários
            https://carburantes.tumblr.com/post/677244741544476672/2022-02-26-isp

          2. Avatar de tuaregue
            tuaregue

            estatistica da erse são manhosas? da erse?
            da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos?
            mas o teu grafico é que é valido. ta certo.

          3. Avatar de Miguel
            Miguel

            se as estatísticas da entidade que não consegue encontrar cartelização são manhosas?
            qual é a tua dúvida sobre isso???

            O gráfico que te apresentei
            tem lá a fonte dos dados (DIÁRIOS)

        2. Avatar de Test User
          Test User

          Miguel calibra-te lá um bocadinho:

          Galp vende Espanha e Portugal.
          Preços são mais caros em Portugal.

          1. Avatar de Test User
            Test User

            Explica a diferença.
            Basta leres noticias e passares fronteira

            No entanto, apontou a ERSE, sem o efeito fiscal, o preço médio da gasolina no mercado nacional foi inferior em cerca de três cent/l aos valores praticados em Espanha.
            https: //www.dn.pt/dinheiro/gasolina-em-portugal-17-centimoslitro-mais-cara-do-que-media-da-ue-no-4-trimestre-14566221.html

            A principal diferença entre os preços dos combustíveis registados em cada país europeu corresponde à carga fiscal, que, no caso da Espanha, geralmente representa 50% do preço final pago pelo consumidor, abaixo da grande maioria dos países vizinhos.
            https: //www.jn.pt/mundo/gasolina-mais-barata-em-espanha-que-nas-restantes-potencias-europeias-14562412.html

          2. Avatar de tuaregue
            tuaregue

            mete esse grafico com o preço antes de impostos e taxas no mesmos paises e depois explica a diferença para espanha.

        3. Avatar de MCakaZim
          MCakaZim

          tens de parar de meter esses graficos porque so te estas a enterrar como o teu argumento. ou n estas a ver bem os graficos ou n sabes ver. olha bem para as datas e valores em cada data.

      1. Avatar de paul
        paul

        antes da guerra nao estavam a subir sabes!

        agora a descuklpa vai ser essa!

  3. Avatar de Secadegas
    Secadegas

    É bom saber que estás sanções aos Sauditas estão a dar resultado. É para aprenderem a não cometer genocídio contra o Yemen que nem exército tem… Ops, conflito errado. Vamos ter de esperar mais uns tempos até aos me(r)dia se lembrarem…

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Nesse caso não fazes uma referencia ao confito na Siria. Ops, ao que parece Russia esta envolvida.

      1. Avatar de RUY ACQUAVIVA
        RUY ACQUAVIVA

        Sim, a Rússia expulsou os terroristas da Síria. Se gostas de terroristas deves estar com ódio da Rússia.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Na Siria são terroristas. Os Ucranianos são nazistas. Etc
          Sim, os Russos são uns libertadores. Nunca opressores.
          Hipocrisia no maximo.

        2. Avatar de PML
          PML

          Ruy, sabe porque razão a Rússia expulsou os “terroristas” da Síria? Para impedir a contrução de um pipiline de gas vindo do mério oriente que iria mexer com os interesses dos russos.

          https://www.news.com.au/world/middle-east/is-the-fight-over-a-gas-pipeline-fuelling-the-worlds-bloodiest-conflict/news-story/74efcba9554c10bd35e280b63a9afb74

          Os terroristas foram só a desculpa. Quanto sofrimento causado por defender um ditador que mata o próprio povo…

  4. Avatar de Aiai
    Aiai

    Só me apetece dizer asneiras e chamar nomes a muita gente!!
    O combustível sempre a subir… e as gasolineiras a apresentar lucros de MILHÕES!!!
    Paga e se bufar que seja para falar mal do governo e dos impostos… agora falar no roubo que estas empresas nos fazem… nahhh

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      E o governo também fatura mais uns milhões, afinal 60% do valor vai para ele.

        1. Avatar de tuaregue
          tuaregue

          deixa de vir para aqui desinformar: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/

          vê lá o grafico com a distribuição dos valores pode ser que assim aprendas alguma coisa.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Valores DIÁRIOS . .
            (a percentagem consequente também é diária)
            https://carburantes.tumblr.com/post/677800157640802304/2022-03-04-isp

      1. Avatar de Aiai
        Aiai

        lá está… governo…
        para o mal ou para o bem, se é para o governo… é para todos!
        Os 471MILHÕES de lucro da Galp (só) em 2021 são para quem??!??
        Acha mesmo que se os impostos fossem mais baixos o preço do combustível ia baixar? Não me parece. Mais depressa esfregavam as mãos pois iam ganhar ainda mais uns milhoes!

        1. Avatar de Jumper
          Jumper

          Para todos?… wonk

          1. Avatar de MCakaZim
            MCakaZim

            realmente… para todos? quem eu saiba o meu apelido n é novo banco nem tap. para n falar de tudo o resto, so menciono as mais faladas

  5. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    E o governo continua a assobiar para o lado… querem lá saber. Combustíveis ficam mais caros, logo tudo aumenta e assim aproveitam e coletam ainda mais… parece que a Troika voltou só não se fala nisso.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Com este governo a troika nunca foi embora, só mudou de nome, mais impostos nos combustíveis, refrigerantes, etc etc

        1. Avatar de tuaregue
          tuaregue

          deixa de vir para aqui desinformar: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/

          vê lá o grafico com a distribuição dos valores pode ser que assim aprendas alguma coisa.

      1. Avatar de Carlos Fernandes
        Carlos Fernandes

        Os refrigerantes são ao abrigo de uma política pública para a diminuição das doenças cardiovasculares.

        https://www.publico.pt/2022/02/15/sociedade/noticia/portugueses-consumiram-menos-256-toneladas-sal-menos-6256-toneladas-acucar-tres-anos-1995549/amp

        1. Avatar de Jaime
          Jaime

          Se fosse assim obrigavam a por menos açúcar e não aumentar a carga fiscal!

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            As marcas passaram a disponibilizar maior oferta sem açúcar.
            Só pagas mais “carga fiscal” se quiseres…

      2. Avatar de e.t.
        e.t.

        penso o mesmo, mas infelizmente sou dos poucos, basta ver os resultados das últimas eleições … em portugal vive-se numa ditadura desde que o engenheiro com nome de filósofo chamou por socorro junto dos bancário 🙁

  6. Avatar de FilipeC
    FilipeC

    O que custa ver é que desses 8 centimos, 5 sao para o estado…
    Pior é comparar o custo dos combustiveis em 2012 quando o barril estava tao caro como agora e ver a diferenca do roubo devido a impostos e taxas entretanto criadas

      1. Avatar de Unknown
        Unknown

        deixa de vir para aqui desinformar: https://www.erse.pt/numeros-e-estatisticas/combustiveis/

        vê lá o grafico com a distribuição dos valores pode ser que assim aprendas alguma coisa.

          1. Avatar de Unknown
            Unknown

            galamba vai trabalhar q n te pagamos para andares aqui a mentir.

          2. Avatar de Unknown
            Unknown

            diz lá és pago por alguma agencia de comunicação para andares aqui a pôr graficos manhosos.

          3. Avatar de Unknown
            Unknown

            isp n muda, mas onde está a taxa de carbono, a contribuição rodoviaria, a taxa dos biocombustiveis? em 1litro de gasolina estamos a falar de aproximadamente 68 centimos e ainda falta os 23% de iva que sao calculados sobre taxas e imposto qd n o deveriam de ser. Pagar + de 50% de impostos e taxas é só um pequeno roubo a favor do estado., pelos vistos os combustiveis é um artigo de luxo.

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            Isso está tudo aqui . .
            https://carburantes.tumblr.com/post/677800157640802304/2022-03-04-isp
            • vê o gráfico com olhinhos de VER
            • lê o (pouquíssimo) texto da publicação com olhinhos de LER

            E, depois, VÊ este que é novo
            (ainda nem está concluído)
            https://carburantes.tumblr.com/post/677819924853440512/

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Um bom roubo do Estado foi a criação de tarifas para os passes sociais para famílias 80€/mês para 4 pessoas.

      1. Avatar de Fusion
        Fusion

        Só é pena Portugal não ser só Lisboa e Porto, sabes que fora das grandes cidades também existe vida e efetivamente as pessoas precisam de usar o carro. Tomará eu ter esses “passes” acredita que não pegava no carro

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Lisboa e Porto é onde os engarrafamentos não param de aumentar…

          1. Avatar de MCakaZim
            MCakaZim

            isso porque é onde fazem os maiores investimentos, logo, mais trabalho. se investissem no pais inteiro, talvez a populacao dispersava e nao havia tanto aglomerado de pessoas nessas 2 cidades.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            não soube de nenhum desses “investimentos” nos últimos doze meses…
            De que falas?

  7. Avatar de Joao P.
    Joao P.

    Comunismo, socialismo vao dar cabo deste mundo. infelizmente vamos passar tempos lixados por causa destes roubos e guerras e assaltos.

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    A realidade é que todos nós reclamamos e reclamamos, mas continuamos a passear ao fim de semana como se nada fosse….

    1. Avatar de Fusion
      Fusion

      Então na tua visão a vida seria apenas trabalhar (pelos vistos para o estado) sem lazer?

  9. Avatar de Vasco
    Vasco

    O carro arruma-se. Fica a um canto e só sai em emergências. Muda-se de emprego , usa-se o teletrabalho, etc. Existem soluções: são aborrecidas, mas existem. Aos anos que ponho exactamente o mesmo valor no depósito de cada vez que vou à bomba (cada vez menos)…
    Preocupa-me muito mais o preço por litro que em poucos anos iremos pagar pela agua potável, que excederá de longe o preço de qualquer combustível. Alguém preocupado? Fala-se disso nos telejornais? Quando a agua deixar de correr nas torneiras das grandes cidades, como é que vai ser?

    1. Avatar de Vasco
      Vasco

      Continuando: “lixados” mesmo, só estão aqueles que precisam de facto de utilizar um carro ou camião todos os dias, seja para fins profissionais, seja para assistência a familiares doentes ou idosos. Nas grandes cidades, que é onde reside a maior parte da população portuguesa, só não se usam transportes públicos por puro comodismo e conforto pessoal.
      Eu, como nunca me custou nada levantar às 5h da manhã todos os dias em certa fase da vida para iniciar o meu dia de trabalho às 8h, já estou mais do que habituado. Certos hábitos nunca se perdem… e poupar ao máximo é um deles.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Ou seja, como tu tens possibilidade de transportes publicos, toda a gente que vive numa cidade tem. É giro pensar assim 🙂
        muda-se de emprego: trabalhos há muitos, empregos são escassos; teletrabalho: pois, porque tudo dá para teletrabalho, até cortar a carne à distancia;
        Soluções não têm de ser pessoais apenas, têm de ser globais também.
        Se tu pensas só em ti, não vives em sociedade.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        e aqueles que não vivem em cidades? vendem as casas e vão para a cidade? muito pessoal da cidade reclamam de barriga cheia e apresentam soluções “à la politico” não conhecem a realidade do país

    2. Avatar de Ze Nandoooo
      Ze Nandoooo

      Convém lembrar que o preço dos combustíveis (energia) não afeta apenas o transporte ligeiro de passageiros particular.
      Este aumento vai pesar (e muito!) no preço de quase todos os artigos e ajudar à subida da inflação.

      1. Avatar de Vasco
        Vasco

        Sem dúvida. Inegável mesmo.

  10. Avatar de Eu
    Eu

    Vocês ainda não perceberam. Não é o preço da gasolina que está cara. É o Euro ou o Dólar a perder valor devido ao modelo económico vigente.
    Saíram do padrão ouro e agora precisam de dinheiro para financiar guerras e interesses estratégicos e toma lá …. mais uma impressão desmedida na impressora e quem paga é o parvo do contribuinte.
    Há anos que me tenho resguardado em cripto a prever incidências financeiras desta natureza. Mas pronto, cada um é que sabe….

    1. Avatar de Jumper
      Jumper

      LOL cripto? wake up wonk!

    2. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      se o dolar e o euro estao desvalorizados, nem quero imaginar o Real

  11. Avatar de Daniel
    Daniel

    A mim não me faz diferença, ponho sempre 20 euros.

    1. Avatar de Ze
      Ze

      É verdade, mas com 20€ andavas 200km, agora andas prai 160 km, logo vais mais vezes pôr gota e gastas mais por mês/semana. Portanto tas a pagar o mesmo, mas andas menos.

    2. Avatar de andy
      andy

      pois… mas de quanto em quanto tempo? Pelo andar da carruagem, terás que pôr 20 euros 2x ao dia…

    3. Avatar de Jonny
      Jonny

      dafuq!
      Dude 20€ ou 10€ é igual a diferença é que com 20€ de agora andas menos kms de carro do que andavas a 1 ano atras.

    4. Avatar de Lopes
      Lopes

      A sério, ora vejamos,

      exemplo:

      se há 1 mês com 20 euros andavas 100km’s, agora com esses mesmos 20 euros andas 40 km’s, então não te faz assim tanta diferença…

  12. Avatar de Nuno Miguel Fernandes
    Nuno Miguel Fernandes

    quando começarem a falhar socorro a vítimas de emergência por veículos sem combustível isto talvez dê uma volta…. ou não!

    1. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      Nisso não falha…acredita que não…nem pode!

  13. Avatar de Andre
    Andre

    Se o governo e as petrolíferas se juntassem para uma solução conjunta, teríamos descidas na ordem dos 30/40 cêntimos. Mas claro. A Galp não pode prescindir dos milhões de euros e da sede de dinheiro que os seus accionistas têm. Pois para eles terem 100 milhões ou 200 milhões é sempre pouco.

  14. Avatar de JR
    JR

    Independentemente de todos os comentários feitos até agora, uns com mais fundamento que outros, não vou comentar nenhum, acho que há uma coisa em quase todos iremos concordar.
    Quando chegar o fim do ano a apresentarem as contas, as petrolíferas todas vão ter milhões de lucro, apesar da pandemia, da guerra, seja o que for.
    E quando tudo isto passar, porque há-de passar, o mal não vai durar sempre, a possível descida, não vai ter a mesma rapidez da subida.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Descida….? Quando/se isto passar, imaginemos, sobe 0.20€, desce 0.02€ no final do tempo, embora o preço do barriel desca, imaginemos, 40%

  15. Avatar de Bruno Borges
    Bruno Borges

    o carro praticamente já só sai ao fim de semana, e olha lá!!! Não há dinheiro, não há palhaços…muitos reclamam mas não fazem o menor esforço para mudar algo, e depois continuam a gastar como se fossem a georgina! para atravessar uma rua, são capazes de tirar o carro da garagem.

    1. Avatar de MCakaZim
      MCakaZim

      Que cena. nunca pensei nisso. como onde moro nao ha oferta de trabalho e tenho de fazer 20km por dia para trabalhar, estou a fazer as coisas de forma errada. vou pedir para me despedirem, vou para casa com o desemprego e fico a ganhar na mesma mas nao pego no carro. excelente soluçao XD

      1. Avatar de Asilva
        Asilva

        Tens “sorte” MCakazim, eu faço 40 km dia 🙁 Se pudesse trocar de emprego trocava, infelimente isso não é assim tão simples.

  16. Avatar de André Silva
    André Silva

    Caríssimos, quem se quiser juntar a mim, estou a promover um peditório solidário para ajudar as petrolíferas neste momento dificil, pois só vão ter lucros na ordem dos milhares de milhões de euros e como sabem é complicado quando se tem lucros desta onda, temos que os ajudar ainda mais.
    Bem haja.