Combustíveis: descida de 15 cêntimos desde outubro! Onde é mais barato?

9 Comentários

O preço dos combustíveis tem estado numa fase de descida. Esta semana os preços voltam a baixar para a gasolina e gasóleo e tal acontece já pela oitava semana consecutiva. Segundo as informações, os combustíveis já baixaram entre 13 e 15 cêntimos desde outubro.


“A evolução das cotações em euros aponta para uma descida do preço da gasolina 95 em 1 cêntimo por litro. Já o gasóleo vai ficar 2 cêntimos mais barato”, adiantou fonte do setor à Executive Digest.

Combustíveis: Onde atestar o depósito e pagar menos?

Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.

De acordo com o mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia, Portugal tem a 9ª gasolina 95 mais cara da Europa, cerca de 4,2 cêntimos abaixo da média europeia e 8,5 cêntimos mais cara do que em Espanha. Desde janeiro que o preço do gasóleo desceu 5,8 cêntimos, enquanto o da gasolina baixou 2,8 cêntimos.

No site indicado também é possível ver os preços médios diários. Os preços médios diários são apurados com base nos preços comunicados pelos postos de combustível, ponderados com as quantidades vendidas do último período conhecido, incorporando os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros. Para maior detalhe, consultar o Portal www.dgeg.gov.pt em Estatística >> Energia >> Preços de Energia >> Preços de combustíveis em Portugal Continental – ver aqui.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Aves
    Aves

    Usando os dados da DGEG e preços médios mensais da gasolina simples 95:
    1,694€ (julho); 1,861€ (setembro), subiu 16,7cts; 1,655€ (dezembro), desceu 20,6cts desde setembro – os preços estão ao nível de junho.
    Com a subida dos preços de julho a setembro eram as televisões todas nas bombas de gasolina, a toda a hora, e o o pessoal a deitar as mão à cabeça “Mas que grande desgraça!”. Agora que desceu – ninguém diz nada.
    E qual é o principal factor por que é que sobe ou desce? É ver o preço do crude nos mercados internacionais (surpresa: subiu acentuadamente de julho a setembro e está agora ao nível dos preços de junho).
    https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

    1. Avatar de Aindanaoseitudo
      Aindanaoseitudo

      “Agora que desceu – ninguém diz nada”
      Diga-me uma coisa Caro Sr. (Aves) conhecedor da inteligência Humana.

      Se fizer 100 tarefas bem executadas, alguém (Ex: Patrão) o critica?
      Penso que não.
      E se fizer 1 tarefa mal feita com prejuízo, será que também vai haver silencio (Ex: Patrão)?
      De certeza que Cai a Carmo e a Trindade.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Eu digo-te: escreve alguma coisa que se perceba.
        E acrescento: as notícias na TV são de acontecimentos negativos – guerras, secas, inundações, inflação, crises políticas. E quando não são catástrofes – faz-se com que pareçam. É assim com os comentadores políticos seguidos de perto pelos jornalistas. Quando as coisas correm bem não são notícia.

        1. Avatar de Aindanaoseitudo
          Aindanaoseitudo

          “Quando as coisas correm bem não são notícia.”

          Afinal sempre percebeste. “escreve alguma coisa que se perceba.(By Alves)”

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Congelaram o aumento progressivo mensal da taxa do carbono e a descida progressiva mensal no apoio ao ISP. Razão: Eleições à porta.

      1. Avatar de Aves
        Aves

        Quantos cêntimos foi isso?

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          Com a vontade e velocidade com que vinham a carregar facilmente chegavam aos 15 cents para cobrir a diferença aqui em apreço!
          (ISP ainda tem margem para ser atacado em ~15 cents e taxa de carbono uns ~4 cents. Sem certezas, teria que ir confirmar)

  2. Avatar de Ze Carlos
    Ze Carlos

    PNS is on fire