Combustíveis: Como está Portugal face a outros países da UE?

26 Comentários

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia veio destabilizar os preços dos combustíveis. Desde o início do conflito, o preço da gasolina e do gasóleo andam num sobe e desce, mas tal não acontece só em Portugal. Saiba como estão os preços dos combustíveis em Portugal face a outros países da UE.

Combustíveis: Como está Portugal face a outros países da UE?


A gasolina está mais cara e gasóleo mais barato em Portugal face à média da UE. O preço médio de venda da gasolina 95 simples em Portugal foi no segundo trimestre superior em 4,7 cêntimos por litro aos valores médios na UE-27, enquanto no gasóleo simples foi inferior em 5,1 cêntimos, segundo a ERSE.

O PMV (preços médios de venda) em Portugal da gasolina 95 fixou-se em 1,673 euros por litro, superior aos 1,626 da UE e aos 1,608 registados em Espanha. Sem contabilizar os impostos, Portugal praticou um PMV 2,9 cêntimos por litro inferior ao de Espanha.

Relativamente ao gasóleo simples, “o PMV nacional situou-se abaixo dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o 12.º lugar dos preços mais baixos”. No segundo trimestre, o PMV do gasóleo em Portugal foi de 1,463 euros por litro, inferior aos 1,514 da UE, mas superior aos 1,455 registados em Espanha.

Combustíveis: Gasolina 95 simples

O PMV (preços médios de venda) sem impostos da gasolina na UE-27 diminuiu 6,1 cent/l do 4.º trimestre de 2022 para o 1.º trimestre de 2023. Portugal praticou um PMV sem impostos 2,7 cent/l inferior ao de Espanha. Portugal apresenta uma maior carga fiscal (49%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português foi cerca de 4,8 cent/l superior ao de Espanha. Os PMV nacionais são mais altos do que a média UE-27, situando-se na 11.ª posição dos países com preços mais altos.

Preço médio de venda da gasolina 95 simples na Europa

Combustíveis: Gasóleo simples

O PMV sem impostos do gasóleo na UE-27 diminuiu 15,8 cent/l do 4.º trimestre de 2022 para o 1.º trimestre de 2023. Sem impostos, o preço médio nacional é 5,2 cent/l inferior ao do país vizinho. O peso fiscal em Portugal (42%) foi superior ao espanhol (41%).

Ainda assim, Portugal praticou um PMV 6,0 cent/l inferior ao de Espanha. O PMV nacional situou-se abaixo dos valores médios da UE-27, atribuindo a Portugal o 8.º lugar dos preços mais baixos. Sem impostos, Portugal ocupa a 7.ª posição dos países com preços mais baixos.

Preço médio de venda do gasóleo na Europa

Na seguinte imagem pode ver uma síntese comparativa do preço da gasolina 95 simples e gasóleo (com e sem imposto).

Segundo a ERSE, “Portugal apresentou uma maior carga fiscal (51%) no contexto da Península Ibérica, razão pela qual o PMV português foi cerca de 6,5 cent/l superior ao de Espanha”. O peso dos impostos representou 47% do PMV em Espanha e 50% do PMV na UE-27.

Preços médios praticados na UE-27

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Pedroso
    Paulo Pedroso

    Engraçado é que a marioria dos paises da UE tem o gasóleo mais caro que a gasolina, mas como aqui é um país de lobbys e falsas ideologias de proteção ambiental é mais barata …

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      A gasolina move os pequenos utilitários que levam a classe média assalariada para o trabalho, o gasóleo move os SUVs e carros de alta cilindrada da burguesia exploradora. E como é à burguesia exploradora que os governos prestam vassalagem (mesmo com o PS, com o PSD muitíssimo pior) a classe média que consome gasolina é obrigada a subsidiar fiscalmente o gasóleo barato com 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro.

      1. Avatar de Pierre
        Pierre

        Nem mais!

        O ambiente é c%##*a de hipocrisias….

        O elétrico é a transição mas não a solução…. falam e falam e falam mas em termos de eficiência ninguém (quase ninguém) diz que a eficiência é muito inferior ao carro a combustão… precisão de mais energia para o mover do que a combustão, porque, claro… são muito pesados… mas não poluem… pois, na locomoção, e como aparece o kw para carregar? Do ar?

        LOL

        Siga a procissão!!!!

        1. Avatar de Com cada um
          Com cada um

          LOL, com cada burro

          1. Avatar de Pierre
  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    No mapa, o caso da Hungria, ou o valor está errado, ou a cor erradamente atribuída.

  3. Avatar de Joca
    Joca

    Diz o post que: “A guerra entre a Rússia e a Ucrânia veio desestabilizar os preços dos combustíveis.”
    A invasão da Ucrânia foi a 24 de fevereiro de 2022, houve uma forte subida dos preços dos combustíveis rodoviários até junho desse ano, depois uma descida significativa e atualmente estão abaixo dos de janeiro de 2022. Muitos, que não abastecem os carros, têm ideia que os preços só sobem – por causa da invasão na Ucrânia, quando há muitos outros efeitos.
    Para ver neste gráfico da DGEG https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/estatistica/preco-medio-diario/
    Selecionem:
    Data de início: 01/01/2022
    Combustível: Gasolina simples 95 e gasóleo simples
    Procurar
    Visualizar gráfico: mensal

  4. Avatar de Jota
    Jota

    Na Bósnia, Bulgária e Roménia a pouco mais de 1.30€!

  5. Avatar de Jota
    Jota

    Então se estabelecermos relação com o poder de comprar, ainda é mais revoltante!

  6. Avatar de Joaocesar
    Joaocesar

    As mafias dos partidos que governam têm de extorquir o dinheiro do povo o maximo que puderem , não se pode ter um povo rico , porque depois os tachos deles acabam.

  7. Avatar de jorge
    jorge

    Onde vivo estão se aproveitar bem, gasóleo está a 1,60 nas de marca branca e a 1,70 na Galp e na Repsol, o único sítio que está mais barato é na Prio, o top diesel a 1.51, mas o meu Corsa C parece um trator com esse combustível.

  8. Avatar de JS
    JS

    Quem me dera ter esse preço medio aqui
    Ainda ontem em V N Gaia meti Gasolina e paguei 1.854€ o litro
    Que se lixe o preço medio quando precisamos de combustível é que vemos quanto pagamos
    Ou vamos a todas as bombas meter para tirarmos a média?

    1. Avatar de jorge
      jorge

      A esses preços só se for na BP, mas também só mete na BP quem não se importa com o preço, porque se não, não punha numa bomba que é 15c mais cara que todas as outras de marca.

      1. Avatar de JS
        JS

        È então passe pela Galp na EN222 e depois diga algo
        ou va aqui`: https://precoscombustiveis.dgeg.gov.pt/estatistica/postos/ hoje esta mais 4 cent mais barata por ser fim-de-semana

  9. Avatar de Realista
    Realista

    Metam sempre €20 que assim fintam as subidas de preço…

  10. Avatar de EEQTR911
    EEQTR911

    Agora façam a média do ordenado pela Europa.
    O nosso poder de compra é 1/5 dos outros países.

    1. Avatar de Antonio Santos
      Antonio Santos

      Pois, ora lá está, “esqueceram-se” de fazer essa comparação!.

  11. Avatar de paulo
    paulo

    mais um elusao para o povo facao em relacao aos ordenados minimos!!!

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Calma, que o montenegro promete encher isto de migrantes para promover o dumping salarial. Aí é que vamos saber o que são ordenados mínimos.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Já cá estão!

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Para ele ainda não chegam, vai trazer muitos mais.

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    Valores absolutos não interessam nada, ou melhor, interessam mas nao neste contexto. A métrica deveria ser ajustada para ter em consideração o vencimento médio de cada país, pelo menos pois isso é que permite aferir a taxa de esforço que uma família faz para poder, por exemplo, ir trabalhar presencialmente todos os dias, etc. Esses é que são os dados que verdadeiramente interessam.

  13. Avatar de jorge
    jorge

    O estado já aumentará os preços em 20 cêntimos para a semana, não está dos mais caros da europa, mas não se preocupem que é por pouco tempo.

    1. Avatar de Mário
      Mário

      Os combustíveis não estão caros…. senão não estavamos a bater recordes de consumo em Portugal, nunca vi tanto carro de alta cilindrada e de luxo nas estradas como agora, autoestradas cheias, carros em todo o lado… portanto… não está caro.
      Se estivesse realmente caro, as pessoas paravam. Eu parei… reduzi o meu consumo de 150€ mensais para cerca de 70€ e ando todos os dias… Simplesmente ao fim de semana reduzi substancialmente.

    2. Avatar de Mário
      Mário

      Já para não falar no pessoal que anda para aí parece o need for speed nas estradas. A acelarar que nem doidos, a não respeitar ninguém, e depois queixam-se que o combustivel tá caro… Tivessem o pé menos pesado que reduzem logo o consumo em 1 ou 2 litros aos 100.

    3. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      Acho que é só 2 cents que é para ver se ng repara, lool