Combustíveis: AUTOvoucher acaba já este mês. E agora?

16 Comentários

Face ao aumento do preço dos combustíveis e do seu impacto no rendimento dos cidadãos e das famílias, o Governo decidiu atribuir um apoio financeiro (AUTOvoucher) aos consumos em postos de abastecimento de combustíveis.

No entanto, no seguimento do Conselho de Ministros que terminou já na madrugada de sábado foram aprovadas algumas medidas. A grande novidade é o fim do programa AUTOvoucher. O que se segue?

Combustíveis: AUTOvoucher acaba já este mês. E agora?


É o fim do AUTOvoucher! Governo quer descer o limite mínimo do ISP até zero

A ministra da Presidência disse hoje que as medidas de emergência dos preços da energia e agroalimentar procuram dar uma resposta focada e que evite uma espiral de pressões inflacionistas.

A governante afirmou que as novas medidas de emergência direcionadas à contenção do aumento dos preços energéticos e agroalimentares decorrente da situação de guerra na Ucrânia têm como objetivo “proteger as famílias, apoiar as empresas, garantir a coesão social e garantir o crescimento económico” e querem evitar “pressões inflacionistas”.

Relativamente ao AUTOvoucher, este programa vai terminar porque nova medida “é mais eficaz que a anterior”. O  secretário de estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes revelou que o subsídio já ajudou as famílias portuguesas com “mais de 90 milhões de euros” desde novembro de 2021.

A descontinuação da medida acontece porque a redução do ISP no equivalente à redução para a taxa do IVA para 13%, segundo o secretário de estado, “é mais eficaz que a anterior”…

Vamos garantir que os cidadãos, quando vão à bomba, paguem o combustível como se o IVA fosse de 13% e não de 23%. No final do mês faremos a reavaliação para fazer corresponder o preço final a um preço que tenha uma taxa de IVA de 13%. Ao mesmo tempo vamos manter a fórmula semanal em que podemos mexer no ISP para poder devolver aos cidadãos, mantendo a carga fiscal. Estamos a fazer um compromisso com os cidadãos que exige um grande esforço de recursos públicos que se justifica nesta fase e que trará frutos

O Governo vai pedir “autorização temporária” ao Parlamento para descer “limite mínimo” do ISP até zero.

Comentários

16

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Lá se acabam às idas ao posto de gasolina para comprar uma chiclete

    1. Avatar de Samuel MGor
    2. Avatar de Aiai
      Aiai

      Mais ‘giro’ é comprar um maço de tabaco e no final… não só sai de graça como ainda se recebe dinheiro!

      1. Avatar de aaa
        aaa

        tranquilo. é para isso que eu pago impostos.

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    Agora andam a pe lol

  3. Avatar de Hugo
    Hugo

    Quem aderir este mês recebe quanto €€?

    1. Avatar de AJ
      AJ

      20€ aproveite enquanto pode.

    2. Avatar de eu22222
      eu22222

      Depende de quando tiver acumulado, pode ver no site do ivaucher. Em abril são +40€.

      1. Avatar de eu22222
        eu22222

        +20€*, não 40

  4. Avatar de Angelo
    Angelo

    O pessoal que achava que 20€ por mês era amendoins , agora fica feliz.

    1. Avatar de AJ
      AJ

      Agora vão dar valor

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Se virem bem, e analisarem bem, todos sofrem com os aumentos dos combustíveis. Não São só os que vão à bomba meter combustivel, se para se beneficiar do apoio se teria que aderir ao tal programa, ja não se pode dizer que seria para todos, logo a medida não seria minimamente justa ou constitucional.
    Sobre o tabaco talvez o próprio Estado, se obrigar as tabaqueiras a nao adicionarem determinadas manipulações que visa o viciar mais e mais rapido talvez fosse o mais correcto.

    Enfim.

  6. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Quem precisa de atestar um veículo, continuará a fazê-lo independentemente da “borla” portanto acabando a “mama” os veículos precisam sempre de combustível…

  7. Avatar de Ana
    Ana

    agora a chorar e mendigar por mais….

    Conheço tantos que gastaram tudo em raspadinhas, nem carro tinham!

    1. Avatar de Roy Almaister
      Roy Almaister

      Lá está, a “oferta” foi mal distribuída…