Com medo de que os filhos fiquem presos após um acidente, donos de Teslas pedem soluções

50 Comentários

As preocupações com os puxadores das portas dos carros modernos intensificaram-se após relatos de mortes relacionadas com situações em que os ocupantes não conseguiram escapar após um acidente ou incêndio. Numa questão que tem o Model Y da Tesla como mote, um futuro pai pergunta como tirar uma criança de um veículo, em caso de incêndio, após um acidente.

Pai a sentar uma criança no banco traseiro de um automóvel. Ao lado, no banco, um cão

Além de exporem a Tesla ao escrutínio e motivarem exigências governamentais, como a que a China direcionou à empresa, a dificuldade de acesso aos puxadores internos das portas dos seus carros tem levantado preocupações entre os proprietários.

Muitos destes estão, agora, a perguntar-se o que podem fazer para garantir que os seus veículos estão preparados para acidentes, evitando repetições de tragédias anteriores, em que ocupantes morreram por não conseguirem sair do veículo.

No final da semana passada, por exemplo, um utilizador do Reddit tomou o Model Y como mote e abriu uma discussão:

Posts from the teslamodely
community on Reddit

Utilizadores deram sugestões para sair do carro em caso de acidente

No Reddit, o utilizador revelou que ele e a mulher têm um Model Y Juniper e, com um bebé a caminho, ele tem equacionado:

Tem um acidente. A bateria de alta tensão pega fogo, o interior enche-se de fumo, a bateria de 12 v morre. Usa o botão manual na porta do condutor para abrir a porta e pode sair.

Contudo, como tira o seu filho/ bebé do banco traseiro/ cadeira infantil do lado do passageiro? As outras três portas estão trancadas. Não há hipótese de alcançar o botão manual nessa porta a partir do banco do condutor.

O Model Y inclui um dispositivo de abertura manual de fácil acesso para as portas dianteiras, localizado perto dos comandos das janelas. Por isso, os ocupantes dos bancos dianteiros podem sair rapidamente, mesmo que o sistema elétrico falhe.

Por sua vez, o dispositivo de abertura manual na parte traseira do Model Y 2020-2024 é mais difícil de aceder, segundo o Carscoops. Para puxá-lo, os ocupantes precisam de remover um tapete, localizado na parte inferior do bolso da porta, pressionar uma aba vermelha para remover uma porta de acesso de plástico e, em seguida, puxar o cabo de abertura mecânica.

Para uma criança, especialmente numa emergência, que pressupõe algum pânico, o acesso será complexo.

Embora a Tesla tenha redesenhado o desbloqueio manual da porta traseira para o Model Y Juniper, ainda é necessário remover uma tampa de plástico antes de aceder ao cabo.

Conforme os testemunhos na publicação, alguns utilizadores optaram por soluções handmade, contando que adicionaram pequenas alças ao cabo de desbloqueio traseiro para ser fácil de localizar e puxar.

Corda para abertura de porta de carro de emergência, em caso de acidente

Particularmente útil, poderá ser instalar uma corda que se estende até à frente do habitáculo, dando ao condutor uma forma de abrir as portas traseiras.

O utilizador @1983Targa911 contou ter comprado um conjunto de fitas de abertura de emergência, desenhadas efetivamente para esse propósito, na Amazon.

Apesar de não terem sido desenhadas para alcançar o banco da frente, isso pode ser resolvido.

Escreveu o utilizador, que explicou tratar-se de uma simples tira preta, com uma ponta vermelha a indicar “emergency door open” (em português, “abertura de porta de emergência”), conectada à alavanca interna.

Corda para abertura de emergência

 

Leia também:

Depois de mortes dentro de Teslas, é hora de repensar os puxadores das portas dos carros

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de EVO
    EVO

    Evolução!
    Talvez seja mais simples os proprietários destes veículos com estas modernices, andarem com um pé-de-cabra ao pé do condutor. Na bagageira não porque esta pode também não abrir.
    Se os Sr. da autoridade perguntarem para que é o pé-de-cabra, só tem de responder que é para abrir as portas em caso de emergência 🙂

    1. Avatar de Animal
      Animal

      Não resulta, o condutor pode ficar encarcerado. Não terá força nem espaço para usar isso.

  2. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Há quem ache que para comprar um Tesla tem de se aprender a abrir um porta…

    1. Avatar de JL
      JL

      Quem diz isso ?

      O que tem de aprender é onde estão os dispositivos de segurança.

      1. Avatar de Nuno V
        Nuno V

        Argumento sem qualquer nexo. Ora sempre que andar de Taxi, TVDE, num carro de um amigo,… se calhar é melhor exigir o manual do veículo para saber onde estão os dispositivos de segurança. Dispositivos de segurança devem de ser normalizados, e apenas mudados quando o beneficio é evidente (que não é o caso).

        1. Avatar de JL
          JL

          Nesse caso é o driver que deve ter conhecimento disso.

          1. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            Driver? Eu pensava que estava em Portugal, mas afinal estou em Inglaterra.

            E se em caso de acidente o condutor ficar incapacitado, a responsabilidade passa para quem? Para o cangalheiro?

          2. Avatar de iDroid
            iDroid

            E se o condutor ficar incapacitado ou morrer?

          3. Avatar de JL
            JL

            Para os meios de socorro.

            Em Portugal chamam driver, mais um termo adotado.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Se o JL diz que é driver é driver pah, mas quem pensas que és nuno? 😀

          5. Avatar de JL
            JL

            Até são eles que se chamam, não eu.

          6. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            “Para os meios de socorro.”
            Quando se tenta defender o indefensável, cai-se sempre na absurdidade argumentativa. Pelo o teu argumento, até parece que os meios de socorro estão em cada esquina, á espera que um acidente aconteça. Ora se alguém for à pendura num Tesla, estiver envolvido num acidente e o condutor ficar incapacitado, a tua solução é esperar sabe se lá quanto tempo pelos meios de socorro, mesmo que corra risco de vida no imediato. Este pensamento até dá direito ao prémio de Darwin.

            “Em Portugal chamam driver, mais um termo adotado.”
            Estranho, porque o Priberam, Infopédia, e Léxico não reconhecem driver como termo adoptado referente á condução.

          7. Avatar de JL
            JL

            Eu defendi onde ? Mostre lá onde disse que concordo com o o sistema ?

            Se o condutor ficar incapacitado provavelmente o ocupante também, já que o condutor tem mais meios de proteção, além disso abrir as portas mesmo por meios ditos normais também é um problema.

            Eu disse chamam, neste caso a eles próprios.

          8. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            “Eu defendi onde ? Mostre lá onde disse que concordo com o o sistema ?”
            Então para quê que estás aqui a justificar o sistema, como se não houvessem preocupações de segurança com este. És um troll?

            “Se o condutor ficar incapacitado provavelmente o ocupante também, já que o condutor tem mais meios de proteção, além disso abrir as portas mesmo por meios ditos normais também é um problema.”
            Mais uma vez, argumentação da treta, em caso de impacto frontal, quem é que sofre de mais risco, o condutor, ou os ocupantes dos acentos traseiros?

            “Eu disse chamam, neste caso a eles próprios.”
            Quem? Os taxistas? Os TVDE? E se eles se chamarem a si próprios de presidente da república, então é porque o são?

          9. Avatar de JL
            JL

            Eu justifiquei onde ?

            Se a minha é da treta também a sua, quem sofre mais são os ocupantes detrás, que não têm tantas proteções como pode ver aqui:

            https://cdn.euroncap.com/media/87591/euroncap-2025-tesla-model-3-datasheet.pdf

            Por isso mesmo não se chamarem a eles próprios de presidentes.

          10. Avatar de Hugo
            Hugo

            LOOL Eu defendi onde? Eu justifiquei onde? Eu disse onde?
            TU NASCESTE ONDE ZÉ? É bom que não tenhas mais de 16 anos… caso contrário desejo coragem a quem te rodeia.

          11. Avatar de JL
            JL

            Então desta vez também é sarcasmo ?

          12. Avatar de Hugo
            Hugo

            Foram perguntas tuas… não me culpes…

          13. Avatar de Nuno V
            Nuno V

            “O que tem de aprender é onde estão os dispositivos de segurança.”
            “Nesse caso é o driver que deve ter conhecimento disso.”
            “Para os meios de socorro.”
            “Se o condutor ficar incapacitado provavelmente o ocupante também, já que o condutor tem mais meios de proteção, além disso abrir as portas mesmo por meios ditos normais também é um problema.”
            Se isto não é justificar, é o quê?

            Um estudo nos EUA e outro na China discordam:
            https://pmc.ncbi.nlm.nih.gov/articles/PMC10927165
            https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S100812751730264X

            E mesmo nos resultados do teste que colocaste, se fores à secção das crianças, que é este o foco do artigo, pasmem-se, estas têm uma pontuação superior e menos chances de ferimentos que os adultos na frente.

            “Por isso mesmo não se chamarem a eles próprios de presidentes.”
            Eu não perguntei se eles se chamam a eles próprios de PR ou não. Mas estou ver que nem sequer consegues responder a um cenário hipotético, porque sabes que arrebenta com o teu argumento.

      2. Avatar de há cada gajo
        há cada gajo

        Você ! O manuseamento de uma porta não tem de ser um dispositivo de segurança que requeira conhecimento especifico. Isto é muito básico.

        1. Avatar de JL
          JL

          Para os meios de socorro.

        2. Avatar de JL
          JL

          Eu disse onde ?

          1. Avatar de há cada gajo
            há cada gajo

            Não sabe o que diz ? Pois, isso já não é de espantar. Não sabe e não se lembra. Dá jeito.

  3. Avatar de Max
    Max

    Para se perceber bem onde a Tesla se lembrou de colocar a abertura manual de portas nos bancos de trás no Model 3 (penúltima imagem, foto da direita)
    volto a por o vídeo que mostra bem (aos 00.02.20). Só vendo é que se acredita.
    O único motivo concebível para a Tesla por o puxador no fundo da bolsa da porta – e tapado – é para as crianças não lhe chegarem (mas que por certo haviam de descobrir, mesmo que os pais não dissessem). Assim, com a fita vermelha, podem ter tendência para puxar e abrir a porta quando não devem. A fita serve também para o pai abrir manualmente a porta de trás – porque, mesmo que abrisse manualmente a sua porta da frente e quisesse abrir a de trás do lado de fora – não conseguia se estivesse bloqueada, como é o caso da falta de bateria. Vejo a fita muito útil também para adultos que viajem no banco de trás que, numa emergência, andem à procura da abertura manual da porta e não imaginem (ou lhes tenham dito, mas não lhes ocorra numa aflição) onde a Tesla se lembrou de a colocar.
    Há anos que os carros têm fecho centalizado de portas e há anos que há proteções adicionais para a abertura acidental por crianças (como o botão vermelho que tranca a porta no sítio onde onde corre o fecho, inacessível com a porta fechada). Para que raio se põe a Tesla a inventar – e os reguladores aprovam (tirando agora o chinês que impôs, recentemente, novas regras) para a abertura interior e exterior das portas.
    https://www.youtube.com/watch?v=YFAeMOC18i0

  4. Avatar de Stanley
    Stanley

    Boa pergunta para o papai Musk, o Sr. Eugênico.

  5. Avatar de Factos
    Factos

    Só compra quem quer.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ora ai está,
      Não ha problema nenhum, quem compra é porque gosta.

  6. Avatar de jose
    jose

    É venderem esses telemóveis com rodas e comprarem um automóvel.

  7. Avatar de Pedro P.
    Pedro P.

    Para os donos de teslas que procuram soluções a Tesla já está a encaminhar para o Supervisor geral que dará os detalhes todos necessários: Mr JL

    “Lol”
    Next..

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      … ao que ele responderá, contrariando a tesla e os donos de teslas: “Não há problema nenhum com os teslas.”

      1. Avatar de JL
        JL

        Portanto assim se vê quem mente.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Não te vou voltar a explicar o que é sarcasmo. É óbvio, tanto o sarcasmo do pedro, o meu e a tua desonestidade ao fazeres-te, mais uma vez, de burrinho 🙂

          1. Avatar de JL
            JL

            Chama-lhe o que quiser, não deixa de ser uma mentira.

            Eu não preciso de dizer que é sarcasmo para me convencer que sou inteligente.

          2. Avatar de Hugo
            Hugo

            Pronto, é uma mentira, ainda que tenha assumido imediatamente que era sarcasmo e seria muito estúpida pois foi escrito no futuro e dependeria 100% de ti ser ou não verdade LOOOOOL As tuas mentiras sim…não são pra levar a sério.
            Se fosses inteligente não precisavas de o tentar reforçar perante completos anónimos com perfis anónimos. Nem o teu nome usas boneco. Cresce e aparece 🙂

          3. Avatar de JL
            JL

            É bom que assuma, nem tem como fugir.

            Eu uso o nome que quiser, não preciso das suas afirmações presunçosas .

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Oh zé… eu não fujo ao que digo. Concentra-te 🙂 És tu que estás desde o meu primeiro comentário a tentar fazer parecer que a minha ironia foi uma mera mentira premeditada LOLOOOL Acorda pra vida que já é dia.

          5. Avatar de JL
            JL

            Foi exatamente isso que eu disse, não sei porque tanto Bla Bla Bla.

          6. Avatar de Hugo
            Hugo

            Eu sei…e erradamente. Ninguém achou que eu estava a fazer uma afirmação séria LOL… e o pior de tudo é que tu também não… és doente. Trata essa compulsão miúdo. Terapia não é aqui…

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Para quê reinventar a roda…? O quem havia de mal nos puxadores de portas tradicionais? É tal e qual como o terem removido a manete dos piscas do Model 3 “highland” e colocado dois botões no volante… epah deixem de criar problemas onde não os há!

    1. Avatar de Max
      Max

      Vão reintroduzir em novas versões. Pode-se ter a alavanca dos piscas – pagando.

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Não comprar Tesla.
    Problema com as portas resolvido.
    Há que ser prático e sem complicar.

  10. Avatar de ahahah
    ahahah

    É um carro só para solteiros

  11. Avatar de SrBla
    SrBla

    Para mim o tema devia ser simples, é banir os puxadores elétricos…. No mínimo impedir mais do que 4 estrelas caso não sejam mecânicos.

    Nunca consegui entender esta cena, são mais botões, mais pontos de falha, peças e componentes de maior desgaste para uma coisa simples e que sempre funcionou….

    Como já disse, ando com o modelo 3 e não gosto deste tipo de puxadores, não são imediatos têm sempre latência e ao início quando fechava portas do carro logo após abrir (quando me tinha esquecido de algo ou ia apanhar algo rápido dos banco de trás) a porta ficava aberta e achava estranho, até que percebi que como estava a puxar o puxador quando empurrava a porta a porta quando fechava ainda tinha o botão de abrir activo (latência brutal)

  12. Avatar de Maçã podre
    Maçã podre

    soluções? troquem de carro, ou então andem com o martelinho no porta luvas…

  13. Avatar de João Damião
    João Damião

    Como se todos os problemas em acidentes fossem os puxadores. Num blindado capotado nem os bombeiros abrem.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Ou seja, ou resolvem TODOS os problemas ou mais vale estar quieto LOLOL

  14. Avatar de Paulex
    Paulex

    Que absurdo: a UE exige que os carros sejam mais tecnológicos para garantir segurança (exigência de sensores e limitadores) e depois este tipo de solução passa com distinção nos teste EURONCAP? Algo de errado não está certo!

  15. Avatar de PJA
    PJA

    Do texto “… é necessário remover uma tampa de plástico antes de aceder ao cabo.”. É a primeira coisa que as pessoas querem ao tentar sair de um carro acidentado é andar a abrir tampas. Tesla no seu melhor.

    1. Avatar de Paulex
      Paulex

      Imagina quem as quer socorrer do lado de fora… Ou um ocupante que não conhece o carro… Não percebo como soluções destas passam no controlo de segurança dos testes europeus