Código da Estrada: Pode uma mulher conduzir em tronco nu?

34 Comentários

Com o calor que faz sentir em Portugal, são muitos os que têm o hábito de conduzir de chinelos e sem camisola. De acordo com o Código da Estrada não há nada errado, porém, importa que o calçado e o vestuário usados (ou a sua falta) não sejam um entrave para uma condução segura.

Mas e se for uma mulher, será que pode conduzir em tronco nu? O que diz o Código da Estrada?

Código da Estrada: Pode uma mulher conduzir em tronco nu?


Código da Estrada: Melhor ler o artigo 11º

A GNR diz que conduzir descalço, de chinelos ou em tronco nu “não constitui nenhuma infração” desde que isso não prejudique a segurança da condução. Mas, se isso acontecer, o condutor pode receber uma multa que varia entre os 60 e os 300 euros.

Conduzir de tronco nu levanta, no entanto, uma questão de género. Se uma mulher pretender conduzir sem roupa no corpo, será que pode… não será punida? Sendo este um tema sensível, que geralmente merece muitas discussões, nomeadamente, a de discriminação de género, o Código Penal afirma que a mulher pode vir a ser multada, se alguém se sentir incomodado.

Código da Estrada: Pode uma mulher conduzir em tronco nu?

Estas situações não estão definidas pelo Código da Estrada, mas o artigo 11.º refere que “os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança”. Esta prescrição genérica apela ao bom senso e, mais que isso, indica que se o agente da autoridade entender que os comportamentos que adota podem representar um risco à segurança rodoviária, o condutor pode vir a ser multado entre 60 e 300 euros

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Pela condução não. Mas se calhar atentado ao pudor, já que embora não lhe afeta a condução, vai de certeza afetar os outros (as) condutoras. O que constitui um problema. Eu por mim não me importava nada, mas ia ter que conduzir devagar isso ia.

    1. Avatar de Octávio
      Octávio

      A mim não afetava nada. Porque haveria de afetar? Não bebeu, não consumiu drogas, tem carta, apeteceu-lhe naquele dia…siga.

      1. Avatar de Paulo Silva
        Paulo Silva

        O meu problema é que os olhos fogem… Era uma boa distração. Mas isso é comigo, com os outros cada um sabe de si.

    2. Avatar de LessBras|happiness
      LessBras|happiness

      Não afeta nada, esta medida tem de ser apoiada em prol de igualdade, eu digo mais deve ser obrigatório.
      Ia poupar imenso em combustível logo haveria uma redução de reduções de emissões de carbono, posso acrescentar de fonte segura que as guerras iriam terminar também.
      É agir agora.

      1. Avatar de Paulop Baptista
        Paulop Baptista

        +1

  2. Avatar de Gaspar
    Gaspar

    Diria que seria um grande incentivo para o respeito pelos limites de velocidade dentro das localidades, 20 ou 30 km/h parece uma velocidade aceitável para uma observação com algum detalhe.

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Em compensação eram milhentos os condutores que faziam inversão de marcha para tentar voltar a passar por aquele carro. E isso ia causar embaraços enormes à circulação.

    2. Avatar de guarda noturno
      guarda noturno

      e os engarrafamentos seriam muitos mais suportáveis…

  3. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Se pode ou não, não é a questão mais importante. Devem todas (as giras) conduzir em tronco nu lol

  4. Avatar de Nuno
    Nuno

    Igualdade de género já!

  5. Avatar de Castro
    Castro

    “o Código Penal afirma que a mulher pode vir a ser multada, se alguém se sentir incomodado”
    O código penal não diz isso! O que o código penal codifica são actos de exibicionismo, e aplica-se quer a homens quer a mulheres. Por isso não basta alguém se sentir incomodado.

    1. Avatar de Samuel MGor
      Samuel MGor

      Sabes que o exibicionismo é mostrar os órgãos genitais, certo? E o próprio código penal que o diz!!

      1. Avatar de Castro
        Castro

        ? e isso invalida o que disse em que medida?
        O código civil não proíbe as pessoas em tronco nu… E mesmo estar nu não é automaticamente considerado exibicionismo, depende do contexto.

  6. Avatar de Filipe
    Filipe

    Então não pode? Até incentivo a que o façam e, como referenciou o Gaspar, conduzir devagar para permitir uma melhor observação para toda a gente

    1. Avatar de Profeta
      Profeta

      Isso e que e um servico publico bem aconselhado lol

    2. Avatar de Paulop Baptista
      Paulop Baptista

      +1

  7. Avatar de Grunho
    Grunho

    O artigo 11 aqui não se aplica. E não se aplica porque mulher a conduzir em tronco nu não é mais perigoso para a segurança da condução que mulher a pé em tronco nu. Tão simples como isso.

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Realmente, eu penso até que as autoridades iriam estar sempre atentas as mulheres em tronco nu.era uma operação stop de imediato. Ia ficar carro para elas. Uma descriminação. Enfim homens…

  8. Avatar de Sapo
    Sapo

    Tanto se me da como se me deu. Querem conduzir nus? Não é assunto meu se eu não estou no mesmo veículo e não estão fazendo alguma condução bizzara que ponham os outros utentes em risco

    1. Avatar de Elektro
      Elektro

      +1, e que façam piscas para não termos de advinhar quando entrar com o carro em uma rotunda

  9. Avatar de Cosa fare?
    Cosa fare?

    Não vejo qq problema. A maioria tem mulher em casa, qual a novidade de ver uma mulher em topless?

  10. Avatar de Sapo
    Sapo

    Ainda que não tenha eu garanto que já viram umas dezenas ou centenas pela inte afora… Supondo que estejam virados para “esse tipo de coisas” =)

  11. Avatar de Paulop Baptista
    Paulop Baptista

    Por mim, que defendo direitos iguais, independentemente do género, é claro que acho que pode mas, assim sendo, o limite de velocidade em zona urbana deveria passar para 30 km hora. Poupava-se imenso em campanhas publicitárias da ANSR e, acredito, seria uma redução drástica nos acidentes. Só vejo um problema. O vermelho dos semáforos teria de aumentar para o dobro do tempo. Agora a sério, se o problema são as mamas, então elas têm o direito de nos por a todos a andar de soutien.

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    E porque não ?? Quem não gosta que vire a cara para outro lado … tem liberdade para isso !!! Ou pergunto onde anda a liberdade ??
    Mundo cheio de regras, tudo serve para taxar !!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Sim. Existem regras no mundo e liberdade não é fazer o que te apetece e quando apetece.

  13. Avatar de JR
    JR

    🙂 🙂 Gostava de ver a hilariante fundamentação jurídica de uma multa destas no caso em concreto 🙂 🙂 🙂

  14. Avatar de OBravo
    OBravo

    Tem outro encanto.!!

  15. Avatar de PP
    PP

    Então a partir de agora cada vez que aparecer um tuga ou imigrantuga com a música aos berros sinto-me incomodado e chamo a bofia para passar a multinha.
    Já agora se for vestido de maneira tipo calcas ao fundo do rabo também me sinto ofendido e já para não falar nos cortes de cabelo, mulheres sem maquilhagem (principalmente se forem feiras – que são todas menos a minha mulher claro)!!!
    Isto é um regabofffffffff. Claro que podem andar como os hoemns em tronco nu, aliàs existem homens que têm mamas grandes e não lhes acontece nada.
    Mulheres tou com voces.

  16. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    Não sei a idade das pessoas aqui mas espero que se lembrem disto. Em 2013 Cicciolina (para quem não sabe quem seja era uma ” criadora de cavalos” em Itália. Criou o DNA, partido da democracia natureza e amor. Acho que conseguiu ir ao Senado italiano. Mais tarde, numa cidade italiana, em protesto contra algo que não me recordo, algumas senhoras, também da profissão semelhante da Cicciolina, promoveram um fim de semana gratuito. Anos mais tarde em alguns países nórdicos foram colocadas algumas senhoras, em vestes igualitárias, em algumas estradas onde havia muitos acidentes a pedir para cumprirem o código da estrada. Todas essas campanhas tiveram sucesso. Assim devo dizer que em termos de igualdade de gênero ou devemos que as mulheres andem de tronco nu ou então que os homens usem soutiens. Assim ficamos todos em igualdade. Mas como usar soutien pelos homens não é muito prático sugiro a primeira opção como muitos já subiram aqui. Cumprimentos

  17. Avatar de Eu
    Eu

    Eu acho que tudo depende da mulher!

    Se mostrar alguma coisa de jeito, pode e não deve ser impedida.

    Caso seja uma visão do inferno, multa elevada! 😀

  18. Avatar de Eu
  19. Avatar de secalharya
    secalharya

    Sim, pode. E nós agradecemos :d

  20. Avatar de joaomatos
    joaomatos

    Mulheres só podem conduzir todas nuas e só com um véu!