Código da Estrada: Quando se devem ligar as luzes de nevoeiro?

28 Comentários

Os carros possuem um conjunto de mecanismos para garantir a segurança dos seus condutores e dos outros. No entanto, alguns mecanismos são usados pelos condutores de forma incorreta.

O assunto de hoje está relacionado com as luzes de nevoeiro. Sabe quando as deve ligar?

Código da Estrada: Quando se devem ligar as luzes de nevoeiro?


Às vezes é comum vermos condutores com as luzes de nevoeiro ligadas sem que se justifique. Em alguns casos as luzes (traseira e/ou dianteira) podem ter ficado ligadas por esquecimento (apesar da informação no painel do carro), mas há quem a ligue para incomodar o condutor do veículo de trás por “estilo” e outras situações.

Código da Estrada: Sabe circular corretamente nas rotundas?

Para que serve afinal a luz de nevoeiro?

O veículo tem luz de nevoeiro à frente e da retaguarda com propósitos diferentes. Segundo o Artigo 60.º do Código da Estrada:

  • Luz de nevoeiro da frente: destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou outras situações de visibilidade reduzida;
  • Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade.

Código da Estrada: Quando se devem ligar as luzes de nevoeiro?

Quando se deve ligar a luz de nevoeiro?

De acordo com o que é referido no Artigo 61.º – Condições de utilização das luzes,  desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes luzes:

  • d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos que com elas devam estar equipados.
  • 2 – É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não justifiquem

A coima pelo uso indevido de faróis de nevoeiro pode ir dos €30 aos €150.

 

Leia também…

Código da Estrada: Sabe quando deve ligar os médios do seu carro?

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ramiro
    Ramiro

    Pois, a lei é muito bonita mas é extremamente ambígua… Não define o que é nevoeiro e depois aparece gente com a luz acesa só porque o céu está nublado… Deveria estar definido qual a distância a que seja visível o carro da frente para que a luz de nevoeiro deva ser ligada.

    1. Avatar de Fábio Cunha
      Fábio Cunha

      A lei é ambígua porque não define o que é nevoeiro… Vou andar sempre com as luzes de nevoeiro acesas porque a lei não diz que o nevoeiro tem que estar na minha localização, se me tentarem multar eu safo-me dizendo que há-de haver algum sítio no planeta em que está nevoeiro

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      E para eliminar a ambiguidade quem andava de fita métrica a medir a distância ao carro da frente?

    3. Avatar de Helio
      Helio

      À frente não é obrigatório, a luz pode ser branca ou amarela e não pode exceder os 30 metros nem causar encandeamento.

  2. Avatar de miguelito
    miguelito

    Quando vem um atrasado atrás de nós com os máximos ligados

    1. Avatar de Riasa
      Riasa

      Esse tipo de frustrações não são para este tema. Aqui fala-se de nevoeiro. Quanto muito podes reclamar dos que em vez de ligarem os médios preferem ligar as de nevoeiro.

    2. Avatar de Filipe Rafael
      Filipe Rafael

      +1
      Já me aconteceu isso muitas vezes

    3. Avatar de Rogério Simões
      Rogério Simões

      Espeta-lhe com as luzes de nevoeiro atrás até ele baixar as luzes e baixa os espelhos do teu carro

  3. Avatar de Marco
    Marco

    A resposta óbvia seria quando ocorre nevoeiro ou fraca visibilidade, no entanto, existem muitas almas (mais do que se imagina) que defendem o uso dos “quatro piscas” quando está nevoeiro intenso em vez da luz de nevoeiro traseira…se calhar percebem mais do fenómeno do que os construtores de automóveis! 😀

    1. Avatar de Técnico Meo
      Técnico Meo

      Já passei por nevoeiro intenso de tal magnitude de madrugada de inverno que nem as luzes de nevoeiro todas avessas de um carro se 2018 nem os 4 piscas ligados serviram para sensibilizar um jovem a acelerar por nevoeiro cerrado que não se via 2 metros na a25 ao encontro da sua morte 3 km mais á frente. E atrás de mim vinham muitos e ficaram atrás e ligaram os 4 piscas para alertar de perigo imediato, que é para isso que servem. E foi assim até encontrar uma saída pra umas bombas onde ficamos muitos até o nevoeiro levantar e a GNR desimpedir a estrada do acidente em cadeia que se seguiu. O nevoeiro já matou mais gente do que possas imaginar em acidentes em cadeira.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Exacto, mas só estava a me referir a quem não usa o farol de nevoeiro traseiro mas sim os 4 piscas. Se usar o farol de nevoeiro e os 4 piscas é porque achou necessidade e concordo plenamente, agora só os 4 piscas com nevoeiro não.

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Enquanto não houver actualização aos conhecimentos dos condutores, vamos ter condutores que conduzem com os faróis de nevoeiro ligados só porque é de noite e nem vestígios de nevoeiro existe e vamos continuar a ter condutores-morcego que dispensam as luzes e guiam-se pela eco-localização, porque para estes últimos inteligentes, não é preciso serem vistos, basta eles verem bem por onde passam!

  5. Avatar de jorjão
    jorjão

    O artigo 61º não pode ser dissociado do artº 19, que transcrevo abaixo, uma vez que a definição de visibilidade reduzida ou insuficiente é fundamental para a obrigatoriedade/proibição de utilização das luzes mencionadas.

    Artigo 19.º – Visibilidade reduzida ou insuficiente
    Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente
    sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 metros.

    Espero ter ajudado a dissipar algumas dúvidas, que ninguém se lembrou de colocar.

  6. Avatar de T.
    T.

    A lei não é assim tao ambígua…

    Recomendação…adicionem a definição de visibilidade reduzida no presente artigo.

    “Artigo 19.o

    Visibilidade reduzida ou insuficiente
    Para os efeitos deste Código e legislação complementar, considera-se que a visibilidade é reduzida ou insuficiente sempre que o condutor não possa avistar a faixa de rodagem em toda a sua largura numa extensão de, pelo menos, 50 m.”

  7. Avatar de LSousa
    LSousa

    Não percebo porque é proibida noutras situações sem serem as previstas por lei. Aquilo não incomoda nada….

    1. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Não incomoda nada?! Só se for de óculos de sol… E então se a estrada estiver molhada, a refletir, é uma maravilha!

      1. Avatar de Jorge RIBEIRO
        Jorge RIBEIRO

        os leds diurno incomodam vem mais durante a noite do que as luzes de nevoeiro.

    2. Avatar de LFC
      LFC

      as da frente não incomodam mas a luz de nevoeiro atrás é tão ou mais forte que as luzes do travão. E, à noite, encandeiam.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Pode não incomodar a sí que provavelmente não usa óculos, mas se usar óculos e apanhar um nabo de frente com os faróis de nevoeiro ligados sem nevoeiro e o piso estiver molhado, o desgraçado nem distingue a estrada da berma, como já aconteceu comigo n vezes!!!!

        Experimente usar óculos, mesmo sem graduação e vá conduzir de noite, com a estrada molhada e de frente com um matarruano de faróis de nevoeiro ligados!!!!!

    3. Avatar de Rui
      Rui

      O LSousa que use óculos como eu uso e experimente encontrar um matarruano com faróis de nevoeiro ligados em alturas de chuva e vai ver que nem consegue distinguir a estrada, das bermas ou da terra à volta como já aconteceu várias vezes.

      É que estes faróis estão especificamente direccionados para a estrada, para aumentar a visibilidade a curtas distâncias, mas se não existir nevoeiro e for de frente com condutores que usem óculos, é como a vítima estivesse a conduzir contra o sol!!!!!! Não conseguindo distinguir a estrada as marcas quase imperceptíveis nem nada!

      Conduzir com faróis de nevoeiro sem nevoeiro é criminoso!!!!!!!

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Mesmo sem óculos é muito incomodativo.

  8. Avatar de JS
    JS

    Expliquem-me uma coisa… Tenho um carro recente com luzes diúrnas em LED automáticas, e quando faço uma curva/rotunda, isto é, um movimento que me obrigue a girar o volante, o farol de nevoeiro liga-se (mediante o lado da curva). Este farol é o mesmo de nevoeiro ou é outro farol ou o mesmo com menor potência ? Segundo a lógica da lei, a polícia pode alegar que estava a usar os faróis de nevoeiro e vir lá multar-me.

    1. Avatar de Gustavo Garcia
      Gustavo Garcia

      Essa é uma opção dos fabricantes absolutamente estúpida. Se querem luzes que orientem para as curvas, façam-no com faróis móveis. Com os faróis de nevoeiro é só um engana-tolos…
      A polícia não o vai multar porque, efectivamente se está nas tintas para estas infracções. Se não estivesse tinham multas para todos os dias que a quantidade de gente que conduz com os faróis de nevoeiro ligados sem necessidade é gigantesca. Mas podia, e devia… A ver se os fabricantes se deixavam dessa parvoíce dos carros pisca-olhos…

  9. Avatar de anon
    anon

    Alguém conhece o caso em que alguém foi multado por usar mal as luzes ou por falta deles? Vejo tanta gente a abusar dos máximos ou andar sem luzes à noite.

    1. Avatar de Tiago E.
      Tiago E.

      Sim.
      Um amigo meu foi multado por seguir em dia de chuva com as luzes desligadas.
      Segundo o polícia, com chuva, é obrigatório andar com as luzes ligadas, preferencialmente os médios.
      Sinceramente, concordo plenamente!

  10. Avatar de Sergio
    Sergio

    De facto luzes de nevoeiro frontal nunca me incomodaram, contrariamente aos médios mal calibrados que apontam mais para os olhos do que para o chão, então nos Smart é mato, deve ser de fábrica, os médios parecem máximos.

  11. Avatar de João Gouveia
    João Gouveia

    “Acho que todos os carros deviam ter uma faca no volante apontada ao peito do condutor, haviam 0 acidentes”, quem disse isto?