Código da Estrada: Conduzir de chinelos ou em tronco nu dá multa?

34 Comentários

Quando se fala em condução segura e contraordenações há várias questões que se colocam. O Código da Estrada é extenso e nesse sentido é comum acreditarmos no que se vai ouvindo por aí até porque são muitas leis.

Mas será que conduzir de chinelos ou em tronco nu dá multa?


É proibido conduzir de chinelos ou em tronco nu?

Não, não é proibido conduzir de chinelos ou em tronco nu. Estes são mitos urbanos que todos os verões são ouvidos e repetidos. Aliás, para os desmistificar, a GNR criou, no verão de 2020, uma campanha na sua página de Facebook que esclarecia estas questões. Pode ver as publicações aqui aqui.

Não existe qualquer indicação no Código da Estrada sobre não se poder conduzir de chinelos ou em tronco nu. Porém, importa que o calçado e o vestuário usados (ou a sua falta) não sejam um entrave para uma condução segura.

Relativamente a este assunto, aquilo que é referido no Código da Estrada, no nº2 do artigo 11º é que…

  1. Todo o veículo ou animal que circule na via pública deve ter um condutor, salvo as exceções previstas neste Código.
  2. Os condutores devem, durante a condução, abster-se da prática de quaisquer atos que sejam suscetíveis de prejudicar o exercício da condução com segurança.
  3. O condutor de um veículo não pode pôr em perigo os utilizadores vulneráveis.
  4. Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.

Agora que já sabe que conduzir de chinelos ou em tronco nu não dá multa, é preciso que tenha em consideração a sua segurança. Certos chinelos possuem solas grossas e demasiado largas que podem retirar capacidade para atuar convenientemente nos pedais do veículo, levando, por exemplo, ao pisar simultâneo de dois pedais. Às vezes, é o próprio calçado que fica preso no acelerador, não permitindo que o condutor trave. Quando estas situações acontecem, a segurança rodoviária fica em risco.

Se conduzir em tronco nu, não se esqueça de algo muito importante: o cinto de segurança — caso não o faça pode, efetivamente, ser multado independentemente de estar ou não completamente vestido. Porém, caso esteja a conduzir em tronco e tenha de fazer uma travagem mais repentina ou mesmo em caso de acidente, o risco de lesão é maior, dado que o cinto pode ferir o tronco, uma vez que está em contacto direto com a pele.

É por isso aconselhado que o calçado seja confortável e adequado à condução, quer se trate de sapatos, botas ou chinelos.

Via ACP

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Orlando
    José Orlando

    E nu?

    1. Avatar de Diego Fonseca
      Diego Fonseca

      só errado se o carro for emprestado

  2. Avatar de o consciente
    o consciente

    Se é mito, deve ser para a polícia também, porque entre amigos já foram vários multados por conduzirem de chinelos e tronco nu depois de virem da praia… é que dizer que não é proibido está ERRADO, porque se o polícia considera os chinelos de não adequados, pode multar! Inclusive creio que quando fiz o código, dizia que o tronco nu era penalizador (ou seja tudo o que se visse pela janela a um nível normal, que costuma ser parte do tronco) por ser imoral. Se fosse um todo terreno alto com porta alta já podia conduzir de tronco nu (ou todo nu) porque só se vê o pescoço / cabeça. Não acredito que tenha mudado…

    1. Avatar de Fulano
      Fulano

      Acho que devias estar inconsciente quando entre amigos alguém disse que que tinha um amigo, que tinha outro amigo e que tinha bebido umas cervejas mas depois foi multado por andar de chinelos!!

    2. Avatar de Fim do mundo
      Fim do mundo

      Outra vez arroz!!!!

      Isto já cansa, além de ser um mito, ainda vens para aqui contar historias sem fundamento, que foi do amigo do amigo da prima chegada, enfim…

    1. Avatar de riosj
      riosj

      Conduzir de chinelos claro que da multa. Sou Policia oficial superior e so se pode conduzir com sapato ou tenis de sola alta. Tronco nu so da multa se for homem, uma mulher pode e deve faze lo sempre que possível. De salientar também que não custa nada calcar um sapatinho de vela a saida da praia, chinelos poem em casa comducao segura pois tiram sensibilidade aos pes

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tb acho que essa lei está bem aplicada às mulheres! Mas se vires bem infelizmente só se aplica ás do fitness.

        1. Avatar de riosj
          riosj

          As gordas é contra ordenacao grave com suspensao de carta

      2. Avatar de Juvenal
        Juvenal

        Então tenta-me multar e depois explica ao juiz a tua “lei”…

        1. Avatar de Tony
          Tony

          relaxa que era ironia… mas deves ter faltado a essas aulas..

      3. Avatar de joao
        joao

        Onde e que isso esta escrito?

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Mas custa assim tanto por uma t-shirt e calçar umas sapatilhas?
    Do meu ponto de vista nem é preciso haver uma lei para exigir tal coisa, é apenas bom senso.

    1. Avatar de João
      João

      O que importa é usar calçado confortável e que não complique a condução.
      No verão em viagens grandes uso sempre uns chinelos que são muito ergonómicos e ficam bem presos nos pés.

  4. Avatar de AndroidPolice
    AndroidPolice

    Os chinelos que mal se seguram nos pés são um perigo. Soltam-se e ficam presos debaixo dos pedais. Já me aconteceu.
    A GNR não multa em percursos curtos à saída da praia. Mas num percurso longo é motivo para se porem a catar até encontrar outra coisa qualquer para multar.

    1. Avatar de k
      k

      É isso. Pode não ser ilegal mas não consigo conduzir com chinelos. Prefiro conduzir descalço.

  5. Avatar de Micas
    Micas

    Ninguém multa ninguém pode andar de chinelos ou tronco nu.
    Era o que mais faltava.

    Se tiverem problemas telefonem .

  6. Avatar de PeFerreira
    PeFerreira

    E conduzir descalço, leva multa? Considero muito mais seguro que conduzir de havaianas.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Boa pergunta.

    2. Avatar de riosj
      riosj

      Isso não higienico. Descalco?? Use meias ao menos para melhor aderência

      1. Avatar de PeFerreira
        PeFerreira

        Se não limpa o carro com frequência, a culpa é sua.
        Claro que suja sempre um bocado mas basta lavar para solucionar o problema.
        Quanto à aderência, nunca tive problemas. Aliás, posso dizer que tenho mais aderência (e sensibilidade) descalço, do que com certas sapatilhas com a sola já um bocado gasta.

  7. Avatar de Mag
    Mag

    Se forem apanhados pelo polícia da moda podem levar multa

  8. Avatar de Infinity
    Infinity

    E as mulheres que conduzem de salto alto? De certeza que os chinelos são mais seguros

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Conduzem descalças.

  9. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Sempre condizi de chinelos mesmo no tempo do “mito” e em tronco nu tb de vez em quando.
    Nc tive problemas

  10. Avatar de João
    João

    Engraçado, vá em brasil existe os dois mesmos mitos.

  11. Avatar de Akiruim
    Akiruim

    Nunca mais conduzi com chinelos, desde que apanhei um valente susto, não sei como o chinelo saiu do pe e ficou debaixo do pedal do travão, tive que usar a caixa para reduzir à bruta… pode nunca ter acontecido a ninguem mas é um risco

  12. Avatar de Diego Fonseca
    Diego Fonseca

    se tiveres que estar no Brasil a trabalho ou passeio, fique atendo, lá é sim proibido conduzir de chinelos( sim eu entendo a ironia), o que normalmente é aceitável é conduzir descalço.

  13. Avatar de Grunho
    Grunho

    Se forem do tipo crocs e usados com a asa a fechar no calcanhar são tão seguros como sapatos. Se forem havaianas, são um óptimo atalho para o outro mundo.

  14. Avatar de Luis M S
    Luis M S

    Para além de não dar jeito nenhum, é desconfortável e perigoso conduzir de chinelos..
    sempre ténis disp para conduzir 🙂

  15. Avatar de Nuno Fernandes
    Nuno Fernandes

    E de sandálias já posso!!!?? Ahahha

  16. Avatar de João Viana
    João Viana

    Não é nada mito urbano, até ha uns 6 ou 7 anos atrás era proibido conduzir de chinelos.

  17. Avatar de David
    David

    E descalço?